Autor Tópico: Lente para Canon Tamron AF 17-50mm f/2.8 XR ?  (Lida 8715 vezes)

David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 13 de Outubro de 2010, 21:58:58
Se uma lente tem FRONT FOCUS ou BACK FOCUS existe algum macete para que o foco fique no lugar desejado ou teria que ser feito o focus antes ou depois do objetivo?

Se estiver com front focus ou back focus, vc pode calibrar pelo microajuste de foco na própria câmera, mas nem todas as câmeras tem isso.


Pra fazer o foco antes ou depois, ou dar uma leve inclinada pra frente ou pra trás, não é tão simples assim. Se a câmera não tiver a fuinção de microajuste de foco, melhor fazer as fotos em F/5.6 ou menos, daí com pequenas aberturas, e leve erro de foco não se notará nessas aberuras.


samskr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #31 Online: 18 de Maio de 2011, 14:49:03
Olá pessoal, vou ressucitar um post antigo.

Acabo de comprar uma Tammy 17-50 f/2.8 sem IS (ou VC como é chamado pela Tamron).

50% das fotos saem excelentes. Os outros 50% saem borrados.

Fiz o teste do AF e percebi que a lente precisa de micro ajuste (está front focusing).

Vi em foruns das gringas que o micro ajuste de lente zoom se faz com a maior distância focal, que neste caso seria 50mm.

Uma vez que fiz o ajuste nos 50mm para +18 ~ +20, reparei que nos 17mm está back focusing e que nessa distância focal, a lente performa melhor sem ajustes, no zero.

O que fazer neste caso? Ajusto ou não? Deixo no meio termo?

Andei pesquisando na internet e acabei caindo nesse post. Se alguém tiver uma dica, agradeço!

Abs!


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 18 de Maio de 2011, 16:01:35
Olá pessoal, vou ressucitar um post antigo.

Acabo de comprar uma Tammy 17-50 f/2.8 sem IS (ou VC como é chamado pela Tamron).

50% das fotos saem excelentes. Os outros 50% saem borrados.

Fiz o teste do AF e percebi que a lente precisa de micro ajuste (está front focusing).

Vi em foruns das gringas que o micro ajuste de lente zoom se faz com a maior distância focal, que neste caso seria 50mm.

Uma vez que fiz o ajuste nos 50mm para +18 ~ +20, reparei que nos 17mm está back focusing e que nessa distância focal, a lente performa melhor sem ajustes, no zero.

O que fazer neste caso? Ajusto ou não? Deixo no meio termo?

Andei pesquisando na internet e acabei caindo nesse post. Se alguém tiver uma dica, agradeço!

Abs!

Se fazendo o ajuste melhora uma distância focal e estraga outra, melhor não mexer.

Mas se metade saem boas e metade ruins, talvez o local focado não tenha bom contraste pra focar precisamente.

Você fez o testes como ?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 18 de Maio de 2011, 16:08:56
http://focustestchart.com/focus10.pdf

Imprima a tabela final e siga as instruções para determinar front/back focus. Experimente diferentes DF's e aberturas para saber a relação de correção/front/back nas diferentes configurações setadas.
Confirmando back em uma DF e front em outra (fato que nuna vi ocorrer), seria o caso de troca de lente, se puder ser feita. Outra possibilidade é levar a uma Assistência, pra saber se dá pra corrigir (não sei se dá). Dê retorno aqui quando resolver essa questão. Fiquei interessado nesse caso. Abç, e boa sorte.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


samskr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #34 Online: 18 de Maio de 2011, 20:52:12
Você fez o testes como ?

Então, usei uma ferramenta similar ao postado pelo Mr. Hyde, que encontrei no seguinte link:
http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=750736&highlight=micro+lens+adjustment.

Como não consegui equilibrar o papel, resolvi deixá-lo na horizontal e inclinar a câmera em aprox. 45 graus. Talvez eu não tenha respeitado a distância mínima entre a lente e o papel.

Fora isso, fiz testes mais "práticos", fotografando objetos em casa, especialmente letras. O teste mais "consistente" foi utilizando o teclado do computador. Focava, por exemplo na tecla "H", mas as letras "B" e "N" ficavam mais nítidas.

Cheguei à conclusão de que precisava ajustar em +18, na distância focal de 50mm, o que dava nitidez para os dois testes acima. No entanto, quando tirei o zoom para 17mm, não havia foco algum. A tabela impressa chegou a ficar totalmente ilegível.

Desativando o Microadjustment, as letras perdem um pouco a nitidez em 50mm, mas ainda é possível lê-las.

Não sei se preciso fazer testes mais precisos, calculando DOF, etc. Só sei que já pressionei o shutter demais só fazendo testes  :D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #35 Online: 18 de Maio de 2011, 21:32:48
Back/Front Focus
http://www.invisicord.com/docs/invisicordfocuschart.pdf

Vou deixar esse endereço aqui pra poder indicar aos consulentes.


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova