Autor Tópico: Qual câmera comprar para o uso em um telescópio.  (Lida 6350 vezes)

gabmcbride@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 18 de Maio de 2011, 17:22:18
Olá Pessoal,

estou com uma dúvida, pois a fotografia não é meu forte.

Possuo o seguinte telescópio: http://www.astrobrasil.com/ecommerce_site/produto_114_4527_Telescopio-114mm-Toya-Skyview-900114THB-CD-ROM .
Gostaria de fazer astro-fotografias, e para isso, eu comprei um adaptador para câmeras digital compacta. Este adaptador da Toya, basicamente faz com que a câmera fique estavel e assim seja possui fazer uma gravação ou mesmo tirar as fotografias do que se vê no telescópio.
Para vocês terem idea do que estou querendo dizer, o acessório é este:
http://www.telescopios.ws/ecommerce_site/produto_10581_6653_Suporte-Adaptador-para-ligacao-entre-Telescopio-e-Camera-digital

O que estou buscando aqui, é qual câmera comprar, que seja boa para utilizar neste caso. Minha preocupação é quanto a lente da câmera ter que ficar quase encostando na lente do telescópio, e assim não conseguir foco.

Obrigado.


mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2011, 00:45:10
Olá

O ideal é uma camera DSLR. O pessoal acopla elas diretamente no telescopio, sem lente ocular no telescópio, e sem lente na câmera. Tem algumas pessoas que ainda tiram o filtro UV que tem na frente do CCD delas. Assim fica perfeito, mas é uma alternativa cara.

Utilizando câmeras mais baratas, alinhadas atrás da objetiva do telescópio, temos basicamente duas técnicas.
1 - Filmamos o astro por alguns segundos (tipicamente 60 s) e processamos o video em programas como o Registax, para sobrepor cada quadro e obter uma fotografia final.
2 - Fotografamos com longo tempo de exposição.

A primeira opção as vezes é melhor, pois assim é mais fácil driblar a turbulência atmosférica. Para isso, praticamente qualquer câmera serve, ela só tem que filmar, se for em HD, melhor.

As melhores marcas para astrofotografia é Canon e Nikon. Procure câmeras que filmem em HD e tenham longo tempo de exposição. Ter zoom otico grande é interessante também, pois permite fazer boas fotos da lua, sem o telescopio. Mas para fotografar usando o telescópio, o zoom não serve para nada.
Resolucão máxima já não é importante em astrofotografia, não precisa investir em câmera com grande resolução.
Se a câmera tiver foco manual, melhor.

Um modelo interessante é a Canon SX130. Outra opção, mais barata, é a Canon A495, que tem tempo de exposição de até 15s. Com ela já dá para começar a brincar.
Para alguns modelos existe um fimware de atualização que permite aumentar o tempo de exposição para até 64 s. Para a Canon A480 eu sei que existe.

Recentemente adquiri uma Panasonic FZ40. O objetivo dela não é astrofotografia, pois tenho outra específica para isso (MEADE DSI III). Mas a FZ40 pode ser regulada para exposição de até 60 segundos, e tem zoom grande. Consegui obter excelentes fotos da lua com ela, usando apenas um tripé. Os controles 100% manuais ajudaram muito. Controles manuais a Canon SX130 também tém.

Espero ter ajudado.
Boa sorte na escolha.
Abraço