Autor Tópico: SIGMA SD1 Uma Bagatela...  (Lida 13778 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 25 de Maio de 2011, 11:31:04
Amigos, ainda bem que já comprei minha câmera Foveon, porque o futuro é negro.  :doh:

Não sei como uma empresa vai se sustentar vendendo uma DSLR APS-C com preço de médio formato, e também não sei como ela vai sobreviver se perder o processo de quebra de patente que a Nikon promoveu contra ela, no valor de 154 milhões de dólares:

Citar
http://economictimes.indiatimes.com/news/international-business/nikon-files-patent-suit-against-japans-sigma-corp/articleshow/8567637.cms

Nikon Corp said on Wednesday it has filed a patent infringement suit against Japan's Sigma Corp in Tokyo district court over the manufacture and sale of interchangeable lenses with vibration reduction for single lens reflex cameras.

Nikon said it was seeking about 12.6 billion yen ($154 million) in damages in the patent suit.

Fim da Sigma em 5, 4, 3, 2, 1...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 26 de Maio de 2011, 12:23:02
Voltando dos mortos, aliás só dando uma passadinha

Como vocês sabem, o Bucephalus e eu temos câmeras da linha DP, e eu tenho também uma SD15, e sou um dos maiores entusiastas do Foveon, mas o que mata nessas câmeras SLR da Sigma é a baioneta SA, que implica o uso somente das objetivas da Sigma, que em geral são ruinzinhas. Existem excessões, mas usar uma câmera de mais de US$ 1000 somente com elas é dose pra leão.

Tanto que somente consegui a performance ideal usando as fixas macro 70/2.8 e algumas Fujinon super EBC. Nem a 30/1.4 presta muito, o Marcello Sokal tinha uma e vendeu de tão inconsistente.

Outro detalhe que talvez não conheçam é que o Silkipix Pro processa os RAWs dela muito melhor que o Sigma Photo Pro, se bem que é lentissimo no processo.

Ou seja, uma SD-1 com objetivas Sigma para mim estaria fora de questão. Melhor mesmo ir para uma MF digital. Mas acredito que o preço vá cair MUITO.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #47 Online: 26 de Maio de 2011, 12:31:25
Amigos, ainda bem que já comprei minha câmera Foveon, porque o futuro é negro.  :doh:

Não sei como uma empresa vai se sustentar vendendo uma DSLR APS-C com preço de médio formato, e também não sei como ela vai sobreviver se perder o processo de quebra de patente que a Nikon promoveu contra ela, no valor de 154 milhões de dólares:

Fim da Sigma em 5, 4, 3, 2, 1...

Kkkk.

A Nikon está de olho é no sensor Foveon. E quem não está?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #48 Online: 26 de Maio de 2011, 12:52:22
Voltando dos mortos, aliás só dando uma passadinha

Como vocês sabem, o Bucephalus e eu temos câmeras da linha DP, e eu tenho também uma SD15, e sou um dos maiores entusiastas do Foveon, mas o que mata nessas câmeras SLR da Sigma é a baioneta SA, que implica o uso somente das objetivas da Sigma, que em geral são ruinzinhas. Existem excessões, mas usar uma câmera de mais de US$ 1000 somente com elas é dose pra leão.

Tanto que somente consegui a performance ideal usando as fixas macro 70/2.8 e algumas Fujinon super EBC. Nem a 30/1.4 presta muito, o Marcello Sokal tinha uma e vendeu de tão inconsistente.

Outro detalhe que talvez não conheçam é que o Silkipix Pro processa os RAWs dela muito melhor que o Sigma Photo Pro, se bem que é lentissimo no processo.

Ou seja, uma SD-1 com objetivas Sigma para mim estaria fora de questão. Melhor mesmo ir para uma MF digital. Mas acredito que o preço vá cair MUITO.

Muito bom vê-lo de volta à vida!

Confesso que sou um grande entusiasta da tecnologia Foveon. É necessário um salto qualitativo na tecnologia de captura e o Foveon veio pra isso. Infelizmente esse salto se deu com uma companhia que não oferece um set amplo de lentes de qualidade para acompanhar e eu acho que isso rstringe muito o uso, ainda mais se fizerem a maluquice de colocar o preço lá em cima. Nessa condição, é melhor ir para um MF.
O que eu queria mesmo é que essa tecnologia se tornasse dominante, mas com os longos investimentos feitos pela Sony e Canon em desenvolvimento, evidentemente, elas não abandonarão suas tecnologias em prol de outra da concorrência. Mesmo a Nikon, que é quem hj é fortemente dependente de outra fabricante, não tá a fim de ficar na mão da Sigma, ao contrário, quer levá-la à bancarrota e quebrar a patente. Infelizmente o Foveon, se não for bem administrato, vai ficar no ostracismo. Lindo mas desconhecido. Excelente mas proibitivo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 26 de Maio de 2011, 21:10:29
Engraçado que no site da Sigma USA os preços dos kits SD1 anunciados estão ligeiramente menores:

http://www.sigmaphoto.com/shop/sd1-kits

SD1 + 85mm F1.4 EX DG HSM Kit
Price: $7,819.00

SD1 + 17-50mm F2.8 EX DC OS HSM Kit
Price: $7,529.00

SD1 + 24-70mm F2.8 EX DG HSM & 70-200mm F2.8 EX DG HSM Kit
Price: $8,649.00

SD1 + 30mm F1.4 EX DG HSM Kit
Price: $7,359.00
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #50 Online: 26 de Maio de 2011, 21:49:06
A B&H já colocou a Sigma SD1 na lista por US$6,899.00 Embora seja menos que o anunciado pelo DPreview, ainda é muito caro. Pelo mesmo preço você compra a Canon EOS-1Ds Mark III ou coloque mais mil dólares e você compra a Nikon D3x. Sem contar a Pentax 645D que custa dez mil dólares.

A questão que eu vejo no uso de uma câmera com sensor cropado para fotos de modelos é a distância entre o fotógrafo e a modelo. Além da qualidade superior do full frame, o fato de conseguir o mesmo enquadramento estando mais próximo fisicamente da modelo me ajuda bastante. Além de conseguir bons resultados em lugares menores, facilita a comunicação da pessoa fotografada.

Eu esperava que a SD1 fosse uma boa opção para balançar o mercado, mas acho que a Sigma errou feio no posicionamento de preço do equipamento e vai ser engolida pelos concorrentes.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/736546-REG/Sigma_SD1_Digital_SLR_Camera.html
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 30 de Maio de 2011, 18:59:28
Andei trocando umas palavrinhas com o CEO da Sigma, Kazuto Yamaki e o que roi relatado é que embora tenham tentado ficar na casa dos $3000, não foi possível por que a escala de produção do novo sensor ainda é muito baixa, e ela usa quatro processadores, um para cada quadrante do sensor.

A câmera aparentemente vai se voltada para o mercado de agências e profissionais altamente especializados, e não para o usuário comum.

Estou esperando que ele responda alguns questionamentos sobre a série DP, mais especificamente se vão lançar uma DP para micro 4/3. Bem, vamos ver.

A propósito, andei brincando com as Vario-Elmar e Summicron na SD15 e o resultado assusta.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #52 Online: 30 de Maio de 2011, 20:57:13
(...)
A câmera aparentemente vai se voltada para o mercado de agências e profissionais altamente especializados, e não para o usuário comum.
(...)


Eu não esperava que o preço ficasse tão alta. Em ficando, não há outra saída exceto manter em um pequeno grupo de usuário (profissionais especializados). Foi o que eu disse anteriormente... 1.000 usuários! É pouco??? 10.000. Ainda assim é um universo muuuito restrito.

(...)
A propósito, andei brincando com as Vario-Elmar e Summicron na SD15 e o resultado assusta.

Pô, podia postar uns samples só pra gente babar um tiquinho...rs Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 30 de Maio de 2011, 21:33:12
pode deixar Hyde... quando puder posto no meu site e aviso

Aqui vai umazinha com a 70/2.8 EX DC Macro , sem pós, reduzida pra 800 pixeis. A flor tem 10mm

« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 21:42:34 por Antonio Fernando Shalders »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #54 Online: 30 de Maio de 2011, 21:37:28
pode deixar Hyde... quando puder posto no meu site e aviso

 :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 30 de Maio de 2011, 21:43:55


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #56 Online: 30 de Maio de 2011, 22:13:18
Desfoque interessante a lente dá. Contraste muito bom e cores bem suaves. Os pontinhos pretos são da lente ou do sensor?

O DR desse sensor é fod#. Olha os pontos claros da flor. E o fundo escurecido. Há informação nos 2 extremos.
« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 22:14:39 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 31 de Maio de 2011, 08:03:29
"a escala de produção do novo sensor ainda é muito baixa, "

Infelizmente por causa na própria Sigma, que é um nome sem expressão nenhuma na indústra de cãmeras. Tivesse a Foveon sido adquirida por uma Kodak, uma Leica, uma Canikon da vida, a tecnologia já teria decolado. Já vai fazer *10 ANOS* que ela está por aí...
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #58 Online: 31 de Maio de 2011, 12:07:19
Daqui a pouco inventarão um sensor com 4 camadas... Uma coisa que me deixa intrigado nos foveon, é que diferentemente dos CMOS e CCD's tradicionais, o photosite é colorido, não tendo filtro bayer. Bem, pelo menos acho que é assim.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #59 Online: 31 de Maio de 2011, 12:53:20
Como disse o site LL: Quem compraria um Focus por US$150.000?
É um ótimo carro, mas está fora do preço.
Eu compraria uma D3x por US$1000 a mais. Aliás, quem não compraria?
Ou uma 1Ds?
Mesmo com os preços reais ligeiramente menores que os pré-anunciados.