Autor Tópico: Alguns levam muito a sério as regras da composição?  (Lida 14424 vezes)

Alexandre Freires

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Resposta #45 Online: 08 de Junho de 2011, 08:18:15
Natão,

Embora seja especialista em engenharia/administração e não em fotografia, penso exatamente como vc. As vezes até questiono minha participação nos fóruns (inclusive nesse). As obsessões pelas regras se tornaram "doentias" e ao invés de parabenizarmos e/ou contemplarmos a foto de um amigo do Forum pela excelente composição, nitidez, cores etc... etc... etc... à criticamos pelas quebras de algumas pequenas e benditas regras. Mas não podemos esquentar a cabeça, isso é mais tópico para passarmos nosso tempo, pois tenho certeza que durante o primeiro post desse tópico até esse meu "ultimo" varias criticas sobre regras foram feitas e o que se escreveu aqui foi esquecido. :ok:
Alexandre Freires
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JNelson

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Resposta #46 Online: 08 de Junho de 2011, 10:44:21
Fotografia, em minha opinião é arte, e em toda manifestação artistica, existem "licenças poéticas".
Fotografia também é tecnica e suas regras devem ser respeitadas, mas onde fica a "licença poética"?
Minha conclusão, o que vale é o conjunto, o resultado, o bom gosto, a arte em sí, com suas licenças poéticas, suas manifestações artisticas e bom gosto.
É como um quadro pintado, só que com luz e sombra, sem pincel.
Tem muita coisa boa de iniciantes, muita coisa estranha de super profissas. Mas gosto é gosto, arte é arte.


luizfcoimbra

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Resposta #47 Online: 09 de Junho de 2011, 01:10:40
Esse tipo de coisa me incomoda muito... A "regra" dos terços é apenas uma dica de composição, baseado no que tem melhores chances de agradar ao olhar. Na minha opinião, serve pra ajudar aos novatos - e aos que tem dificuldade pra enquadrar - a conseguirem uma composição agradável, equilibrada. Ultimamente, eu tenho curtido bastante o Mark Seliger, Craig Semetko e Paolo Pellegrin e sempre curti muito Elliott Erwitt. Procurem nas fotos deles a regra dos terços... Tá cheio de objeto no centro da imagem, no quarto, no quinto... rs


luizfcoimbra

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Resposta #48 Online: 09 de Junho de 2011, 01:15:24
Vejam no link abaixo a primeira imagem do Paolo: um retrato do Sean Penn, no CENTRO da foto, com horizonte TORTO um monte de FLARE:

http://blog.magnumphotos.com/2009/02/paolo_pellegrins_great_performers.html

No dia que eu fizer uma dessas, vou imprimir em Hahnemuehle Photo Rag 1.20x80cm, pendurar NO CENTRO da sala de estar e parar de fotografar.


Hector.

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Resposta #49 Online: 09 de Junho de 2011, 10:28:04
Vejam no link abaixo a primeira imagem do Paolo: um retrato do Sean Penn, no CENTRO da foto, com horizonte TORTO um monte de FLARE:

http://blog.magnumphotos.com/2009/02/paolo_pellegrins_great_performers.html

No dia que eu fizer uma dessas, vou imprimir em Hahnemuehle Photo Rag 1.20x80cm, pendurar NO CENTRO da sala de estar e parar de fotografar.

Luiz, olhe bem as fotos do cara e você verá que ele seguiu à risca a regra dos terços. A diferença é que ele compôs a cena (e os pontos)com outras coisas do meio em que foi feita a fotografia.


Natão

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Resposta #50 Online: 09 de Junho de 2011, 10:36:55
Luiz, olhe bem as fotos do cara e você verá que ele seguiu à risca a regra dos terços.

Tá vendo como mesmo a regra é uma questão de interpretação, eu não consegui ver nada aproximativo da regra dos treços aí. Bom, pelo menos nas primeiras fotos...
« Última modificação: 09 de Junho de 2011, 10:37:47 por Natão »


luizfcoimbra

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Resposta #51 Online: 09 de Junho de 2011, 11:28:39
A foto a que eu estava me referido era realmente a primeira. Também não consigo encontrar nada da regra dos terços aí, não vejo nada nos "pontos de ouro" a não ser a roda dianteira da pick-up no canto inferior esquerdo e uma placa no canto superior direito, bem desfocados, que não chamam atenção alguma. O objeto está no centro, com flare pesado e o horizonte está torto. Seria descartada em qualquer "concurso" e, na minha opinião, é um retrato fantástico, incrível.


Carolina A Castro

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Resposta #52 Online: 09 de Junho de 2011, 12:52:49
Luiz, olhe bem as fotos do cara e você verá que ele seguiu à risca a regra dos terços. A diferença é que ele compôs a cena (e os pontos)com outras coisas do meio em que foi feita a fotografia.
Adorei esse link, valeu!


Hector.

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Resposta #53 Online: 09 de Junho de 2011, 12:54:35
A foto a que eu estava me referido era realmente a primeira. Também não consigo encontrar nada da regra dos terços aí, não vejo nada nos "pontos de ouro" a não ser a roda dianteira da pick-up no canto inferior esquerdo e uma placa no canto superior direito, bem desfocados, que não chamam atenção alguma. O objeto está no centro, com flare pesado e o horizonte está torto. Seria descartada em qualquer "concurso" e, na minha opinião, é um retrato fantástico, incrível.

Veja que o edifíco ao fundo (no lado direito do ator) e os automóveis (no lado esquerdo do ator), preenchem os pontos de ouro. É questão de interpretação sim, como o Natão falou, mas eles estão lá e ajudaram na composição dessa fotografia. A questão dessa foto é que o fotógrafo uso bem da composição e quase não ousamos olhar o resto da fotografia. Paramos no ator e na luz do flare e esquecemos de ver que a foto não é só o objeto principal.

Tá vendo como mesmo a regra é uma questão de interpretação, eu não consegui ver nada aproximativo da regra dos treços aí. Bom, pelo menos nas primeiras fotos...

Natão, você está certíssimo. Mesmo na regra há interpretação. Aliás, inicialmente eu também focava só no primeiro plano, depois de ver comentários aqui mesmo no fórum, passei a perceber a composição como um todo.


Hector.

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Resposta #54 Online: 09 de Junho de 2011, 12:56:08
Adorei esse link, valeu!

Carolina, eu também gostei bastante do trabalho. Mas os méritos da dica são do Luiz Coimbra.


Natão

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Resposta #55 Online: 09 de Junho de 2011, 12:59:12
Natão, você está certíssimo. Mesmo na regra há interpretação. Aliás, inicialmente eu também focava só no primeiro plano, depois de ver comentários aqui mesmo no fórum, passei a perceber a composição como um todo.

Então, já é um ponto, afinal teria que se saber se tal regra vale pra primeiro, segundo plano, ou todo, ou quando vale pra cada caso. Daí se perguntar se ela tem a necessidade de valer pra esse e não pra aquele caso. Por isso é meio complicado dizer o que é e o que não é que segue a regra.
A segunda foto na cozinha, o armario ficaria na regra dos terços por esse lado, mas se ele não estivesse ali a composição seria a mesma. Daí já foge, então é bem complicado até mesmo determinar o valor da regra.


Hector.

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Resposta #56 Online: 09 de Junho de 2011, 14:14:00
Então, já é um ponto, afinal teria que se saber se tal regra vale pra primeiro, segundo plano, ou todo, ou quando vale pra cada caso. Daí se perguntar se ela tem a necessidade de valer pra esse e não pra aquele caso. Por isso é meio complicado dizer o que é e o que não é que segue a regra.
A segunda foto na cozinha, o armario ficaria na regra dos terços por esse lado, mas se ele não estivesse ali a composição seria a mesma. Daí já foge, então é bem complicado até mesmo determinar o valor da regra.

Sim, concordo.

Agora veja a foto abaixo, para mim a foto já não tem a mesma expressão.
http://events.magnumphotos.com/exhibition/point-interest

Entendo que ele tentou seguir as regras de composição, mas na minha opinião não obteve êxito por causa do excesso de detalhes (folhas e galhos das árvores) na imagem.


decarlos

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Resposta #57 Online: 09 de Junho de 2011, 15:50:55
Dificil ver um fotografo preencher suas horas de folga fazendo engenharia ou medicina como hobby, mas e muito facil ver um engenheiro ou medico fotografando. >:D Pra mim fotografos que tem tempo de seguir regras em fotografia na maioria  sao os amadores.  ;Aqueles que tem tempo de estudar a cena e enquadrar, seguir a regra dos terços. porque para a maioria dos fotografos profissionais, que ganham a vida atraves da fotografia, o mais importante e o click. Registrou vendeu. Nao registrou, fica pra proxima.
http://1.bp.blogspot.com/_TRoXj3wHEZI/TLYCCrq2zcI/AAAAAAAAAWY/OpENjhlUHS4/s1600/Henri_Cartier_Bresson.Ille_de_la_Cite_Paris.1952.jpg
« Última modificação: 09 de Junho de 2011, 16:08:33 por decarlos »
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Carolina A Castro

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Resposta #58 Online: 09 de Junho de 2011, 16:10:10
Carolina, eu também gostei bastante do trabalho. Mas os méritos da dica são do Luiz Coimbra.

ah é, eu vi, peguei o citar do post errado...


mvaraujo

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Resposta #59 Online: 14 de Julho de 2011, 23:33:14
Afe... muito se falou até aqui. Excelentes as contribuições.

Quero escrever sobre três grandes temas que apareceram aqui. Então, seguem três mensagens na sequência.

A primeira...

...
Kadu, em relacao as fotos que voce utilizou como exemplo, na primeira, o quadro esta torto. Nada melhor que uma foto torta para combinar com o quadro torto :).

Na foto do bresson, o horizonte torto proporcionou formas triangulares que nao seriam possiveis com o horizonte reto.
...

Sério que você acha que o Bresson pensou em todos esses detalhes geométricos e de linhas antes de clicar?
...

Colegas, lembremos que a verdadeira arte na fotografia é a escolha dos registros pós-revelação!

Qualquer coisa antes disso é técnica, experiência, mais experiência, seguida de muita experiência, OLHAR e alguma (ou muita) sorte.

Quantos registros daquele dia haviam no rolo? Quantas tomadas foram feitas daquela imagem, cada uma sutilmente ou radicalmente diferentes uma das outras?

Mais importante, desse mesmo rolo, quantas outras composições foram descartadas após a revelação?

Vamos lá, quem aí ousa afirmar que aproveita mais que, digamos, optimisticamente, 30% dos registros?

Mas, o colega Malheiros já havia discorrido sobre isso.

...
Tenho absoluta certeza que o Bresson não compôs as fotos assim (pelo menos não conscientemente), mas, depois que ele as viu reveladas, é certo que ele sentiu essas qualidades geométricas delas, senão não as teria divulgado (esse é o segredo dos grandes fotógrafos: mostrar as fotos boas e esconder as fotos ruins).
...

Eu só não tenho cojones para afirmar o que Bresson via quando abriu o obturador!  :D
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