Autor Tópico: Alguns levam muito a sério as regras da composição?  (Lida 14375 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Maio de 2011, 12:56:54
Ultimamente tenho ouvido pessoas comentar em minhas fotos e também nas fotos de outras pessoas que "a foto ficaria melhor se você respeitasse as regras de composição" ou "a foto podia estar melhor se você não centralizasse o objeto".

Por acaso vi ontem no corredor uma foto muito boa onde um usuário a criticou por estar centralizada. Centralizar o objeto foi uma das coisas que deixou a foto interessante, na minha opinião... se ele fizesse de acordo com as regras ficaria bem genérica.

O que vocês acham disso? Acho legal seguir as regras dos terços, mas vejo algumas pessoas obcecadas com isso. Vejo fotos bem ruins, sejam em termos de exposição, cores ou assunto abordado, que são veneradas como excelentes porque a pessoa enquadrou de acordo com as regras clássicas. Parece ser um erro bem primário e juvenil.

Podemos mudar essa visão?

Opiniões?


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2011, 13:10:54
Gostei do tópico... :ok:

Na minha opinião, as regras podem ser quebradas sim...
No caso de motivos centralizados, isso depende da composição...
Por exemplo: um barco na regra dos terços dá mais movimento a cena do que o barco no centro do frame... na regra dos terços ele dá mais dinamismo a cena...
Depende da composição... tem fotos lindas com motivos centralizados, outras, nem tanto...

Vejo isso como um gosto pessoal tb... tem gente que gosta da centralização, outros não...
Dependendo do caso, uma opção seria fazer duas fotos: uma com motivo centralizado e a outra não, depois podemos fazer as comparações...

Eu já fiz isso algumas vezes, e confesso que seguindo as regras, as fotos ficaram mais interessantes...

Mas... como tudo tem um "porém" existe casos em que não seguir as regras tb têm seu "charme"... hehehehe...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2011, 13:12:39
Hahhah, eu não respeito regra nenhuma, sou um legítimo "out of law" na fotografia... regras? Até parece que os olhos, o olhar segue uma regra inerente a todo e qualquer tipo de visão. Não, bom senso é necessario, mas achar que tudo se enquadra numa determinada "coisa" é ser absolutista demais... Fotografia é arte, e arte, poíesis está muito além de uma determinada regra de concepção. Criação é livre.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2011, 14:05:53
Acho que 2 coisas devem ser pensadas...
A 1ª: regras são importantes e por isso se tornaram regras. Mas não são absolutas... É muito bem vindo quando a quebra da regra agrega valor à foto. Ou seja, se a regra fosse seguida a foto não seria tão boa.
A 2º: quase todo mundo se esquece que a centralização de motivo também é uma regra. Então quando se fala em 'seguir a regra dos terços para, descentralizando o motivo, conferir maior dinamismo à cena', na verdade estamos já quebrando uma regra, qual seja, a da centralização.

EU, pessoalmente, acho que todas as regras devam ser conhecidas e exercitadas. Depois de dominada a técnica, incluindo-se aí as de composição, é que podemos, e até mesmo devemos, subverter a regra e, quebrando-a, aplicar aquilo que nossa imaginação, livre e consciente, nos indicar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2011, 21:57:10
Na minha humilde opinião, para uma boa fotografia não existe regras. as regras foram feitas para serem cumpridas e tambem quebradas dependendo da nescessidade. essa tal regra dos terços, tem muita gente que se apega tanto a ela que acaba não fazendo uma boa foto.
Fotografia é arte e como tal tem a exeslencia de fugir a regra.
« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 22:00:55 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2011, 22:02:00
Eu me perguntei isso varias vezes tambem. Sempre fiquei encucado por que os livros de fotografia que eu vi sempre estavam com fotos com horizonte torto, objeto centralizado e por ai vai. É como estudar um monte pra aprender a rimar e no final escrever uma musica de sucesso sem nenhuma rima. Coisas da arte.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2011, 22:14:32
"Quebrar as regras" é uma regra que eu sempre quebro. Tento seguir todas, no limite da minha competência.

Infelizmente, essa filosofia de que em "arte" "vale tudo" tornou-se hoje em dia salvo-conduto para incompetentes e ineptos. Por isso vemos tanta m**rda por aí sendo vendida como "arte". De minha parte, estou com os gregos e não abro.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2011, 22:29:36
"Quebrar as regras" é uma regra que eu sempre quebro. Tento seguir todas, no limite da minha competência.

Infelizmente, essa filosofia de que em "arte" "vale tudo" tornou-se hoje em dia salvo-conduto para incompetentes e ineptos. Por isso vemos tanta m**rda por aí sendo vendida como "arte". De minha parte, estou com os gregos e não abro.
Há uma grande diferença em uma regra de terço quebrada propositalmente e pura falta de conhecimento quem já fotografa ha algum tempo percebe isso logo de cara quando ver uma fotografia.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2011, 22:43:44
Há uma grande diferença em uma regra de terço quebrada propositalmente e pura falta de conhecimento quem já fotografa ha algum tempo percebe isso logo de cara quando ver uma fotografia.

Mas o leigo / cliente / consumidor não percebe. E uam mentira repetida mil vezes acaba passando por verdade...
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2011, 23:15:31
Seria interessante regar o topico com exemplos. A maioria diz que nao respeita a regra e que da super certo. Parece que fica menos amador do que respeita-la. blablabla
Ja vi diversos topicos dizendo que nao devemos obedecer certas regras de composicao. Acho que mais um topico nesse sentido nao acrescenta em nada. O que realmente poderia acrescentar alguma coisa seria um topico em que se discuta claramente de que maneira essa regra pode ser quebrada e em que momento deve ser respeitada. Tudo isso seria mais facil de ser analisado com exemplos concretos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2011, 23:38:54
gente me desculpem, mas se estamos falando da foto do veleiro, ela realmente nao esta centralizada... o horizonte esta la em cima no primeiro terco e depois o barquinho la em baixo...sera que so eu vi isso?
Eu nao me considero nenhuma expert, mas quando aprendi sobre composicao em uma foto com horizonte sempre olhavamos o enquadramento quando existe horizonte em respeitar a linha nos tercos...
Sera q estou viajando??? ... a posicao do horizonte e do barco exatamento nos tercos me parece super balanceada...alguem opina?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2011, 23:44:58
gente me desculpem, mas se estamos falando da foto do veleiro, ela realmente nao esta centralizada... o horizonte esta la em cima no primeiro terco e depois o barquinho la em baixo...sera que so eu vi isso?
Eu nao me considero nenhuma expert, mas quando aprendi sobre composicao em uma foto com horizonte sempre olhavamos o enquadramento quando existe horizonte em respeitar a linha nos tercos...
Sera q estou viajando??? ... a posicao do horizonte e do barco exatamento nos tercos me parece super balanceada...alguem opina?

Carolina, não estamos falando sobre UMA foto em particular. Estamos falando sobre um fenômeno que ocorre em todos os fóruns por aí que é todo mundo malhar as fotos dos colegas porque ela não seguiu a famosa 'Regra dos Terços'. Mas essa foto dita por vc ilustra bem o desconhecimento das pessoas sobre regras, aplicação e subversão delas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2011, 23:45:47
gente me desculpem, mas se estamos falando da foto do veleiro, ela realmente nao esta centralizada... o horizonte esta la em cima no primeiro terco e depois o barquinho la em baixo...sera que so eu vi isso?
Eu nao me considero nenhuma expert, mas quando aprendi sobre composicao em uma foto com horizonte sempre olhavamos o enquadramento quando existe horizonte em respeitar a linha nos tercos...
Sera q estou viajando??? ... a posicao do horizonte e do barco exatamento nos tercos me parece super balanceada...alguem opina?
Que foto eh essa? Nao vi essa foto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2011, 23:48:36
Oi spider, desculpa eu sou nova e nao sei colocar as fotos no forum mas essse eh o link la do corredor polones
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56878.0

« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 01:55:52 por Davi Sato »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova