Pois então Carlos, muitas empresas de eletrônicos fizeram parcerias com fabricantes de lentes pra lançar suas digitais (Panasonic-Leica, Sony-CarlZeiss, Samsung-Schneider, etc). Dessas, a que mais se deu bem foi a dupla Panasonic-Leica, que investiu pesado no desenvolvimento das câmeras, e se beneficiou do know-how da Leica... Tanto é que as Leica digitais são todas produzidas pela Panasonic também. Hoje os caras têm o melhor estabilizador do mercado entre as digitais de lente fixa, têm uma linha de câmeras com bom compromisso entre preservação de detalhes x ruído (enquanto a Sony por exemplo "lava" suas imagens), têm as melhores UZs do mercado e também as únicas supercompactas a possuírem estabilizador (de fato, todas as câmeras da Panasonic usam lentes estabilizadas Leica). Minha FZ15 por exemplo, que tu acha na faixa dos 1.600 reais, tem óptica com elementos ED e gera pouquíssima aberração cromática... Claro que há muitas câmeras que também geram pouca aberração, mas que custem tão pouco e com esse comprimento focal? A qualidade de construção das câmeras também é muito boa, só ficam devendo mesmo mais botões, e nas FZ (fora a FZ30) ficam devendo o RAW, o que é lamentável. O resto, como um melhor EVF, também não se faz milagre por este preço... Mas enfim, veja fotos minhas no meu site aqui na assinatura, veja também fotos do pksato (que acabou de pegar uma FZ5) e conclua por si só (esses 420 mm estabilizados são viciantes, heheh). Eu só não recomendo as UZ (qualquer UZ) pra quem vai fazer mais internas do que externas, porque aí o conjunto mais adequado seria sensor grande + lente luminosa + sapata pra flash + bom foco noturno (algo da Canon G6 pra cima portanto). E por último, a Matsushita é um grupo grande pra caramba, os caras fazem desde microondas a peças de alta tecnologia pra indústria, eles não têm muito daquela filosofia "vender pelo nome" como a Sony, eles querem é fazer tecnologia (barata ou não) e vender pra quem quiser. No fim das contas eles fazem mais e muitas vezes melhor que outras empresas de eletrônicos, só que sem aquele marketing pesado que a gente tá acostumado.