Autor Tópico: [ARTIGO] A Escolha da Câmera  (Lida 177058 vezes)

Cortez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #75 Online: 25 de Julho de 2006, 20:32:52
Ola!
Caros colegas, li os textos de todos. Muito bons, esclarecedores e contribuem pra definir na escolha da camera, no entanto, penso que quem ja trabalha e conhece varias cameras, podem em muito melhor contribui r na escola. Nao sou profissional, quero uima digital com mais recursos, gosto mt de fotografia, meu objetivo alem de fotos do dia a dia eh fazer trabalhos para pequenas exposicoes, album / catalogo fotografico... ENfim, pesquisei algumas mais ainda tenho duvida, no mercado consegui encontrar a SOny R1 e a H5. Penso numa camera de bom zoom otico, a h5 eh de 12x a r1 de 5x, Qual a opiniao de voces sobre essas cameras ou outra q possa atender. Outra coisa, estive na 25 de marco em sao paulo, vale apena comprar por la devido ser mais barato? O q me dizem?! Obrigado!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 25 de Julho de 2006, 20:35:55
Qual o orçamento.
Os preços da R1 e da H5 são bem diferentes.
E bem vindo ao fórum.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


NelmaToledo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #77 Online: 31 de Julho de 2006, 18:39:57
Eu estou um pouco perdida, eu queria uma câmera que tivesse boa nitidez, que desse pra tirar fotos de insetos (formiga, borboleta, gafanhoto), objetos próximos, paisagens e pessoas.
Seria uma prosumer?? Qual a melhor até uns R$1500-R$2000??
Eu vi as fotos do Pictus e babei!! É uma A60?? Esse modelo é da Canon?
 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #78 Online: 01 de Agosto de 2006, 18:07:21
Heheheheh  :drinks2:

A A60 é um modelo velho e muito limitado da Canon, infelizmente os
modelos novos não me agradam, pretendo passar para um brinquedo
de gente grande.
Talvez para vc uma PanaSonic Fz-5
http://www.recreiodigital.com.br/ecommerce...?CodProduto=898
O Jack aqui do fórum usa uma...
E para fotografar formigas vc vai precisar tb de um filtro como este
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...oughType=search

 


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #79 Online: 08 de Agosto de 2006, 09:46:15
Citar
Heheheheh  :drinks2:

A A60 é um modelo velho e muito limitado da Canon, infelizmente os
modelos novos não me agradam, pretendo passar para um brinquedo
de gente grande.
Talvez para vc uma PanaSonic Fz-5
http://www.recreiodigital.com.br/ecommerce...?CodProduto=898
O Jack aqui do fórum usa uma...
E para fotografar formigas vc vai precisar tb de um filtro como este
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...oughType=search
Já vi varias fotos com a A60, e até hoje, achei umas das series que produz fotos mais "limpas" das compactas Canon. hehe

Legal o seu album.

Se bem que o PS ajuda a "embelezar" as fotos neh ? hehehe

 
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Alexandrefoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:02:25
Como vão meus irmãos fotógrafos? :bye1:
Peço a opinião pessoal de vcs, sou fotógrafo profissional, trabalhando ainda com a convencional Nikon, agora scaneando os rolos de negativos e tratando no photoshop.
Pode deixar que já namorei e estudei bastante, inclusive as explicações do Georges :denken:

Oq eu quero:
*Eu quero uma compacta para momentos de lazer, mais para brincar, eu não gosto de ficar carregando equipamentos pra lá e pra cá nas horas de lazer
*Melhor qualidade de cores e definição entre as compactas
*Assunto: pessoas, ambiente externo e interno, paisagens.
*Recursos no qual possa aproveitar um pouco a minha experiência de fotógrafo

Na sua opinião pessoal, qual a melhor maquina digital compacta?
[size=8](vi que uma boa eleita é a F30 da fuji, mesmo perdendo em alguns pontos, parece a melhorzinha das compactas, em qualidade de fotos)[/size]

pra quem teve a paciência de ler tudo... obrigado!
Mateus 10:39


sergio moya

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #81 Online: 03 de Outubro de 2006, 23:35:45
Citar
Informações adicionais

Zoom óptico ou digital?

Ao contrário do que se pode pensar, o zoom digital de forma alguma substitui o zoom óptico. De fato, o zoom digital sequer pode realmente ser chamado de zoom, pois ou trata-se de um "crop" (recorte) da imagem em alta resolução, ou uma interpolação de pixels que resultará em imagens de qualidade questionável. O zoom óptico pode ser entendido como o trabalho de ampliação das imagens através da alteração da distância focal, com o consequente movimento dos elementos da lente, e normalmente é acompanhada também da projeção da mesma. Nas máquinas que não possuem tal recurso, a distância focal é dita do tipo "fixa", e a lente fica "embutida" na câmera. Embora seja possível com isso diminuir a espessura, peso e tamanho da câmera, também teremos a limitação da ausência de zoom real. Ao acionar o zoom digital, teremos ou de trabalhar em resoluções inferiores (no caso do "smart" zoom), ou arcar com perdas de qualidade pela interpolação (criação) de pixels. Como se sabe, é perfeitamente possível (e mais aconselhável) fazer tal interpolação usando um software, e dessa forma o zoom digital será simplesmente inútil e/ou desaconselhável para a maioria dos usuários. Resumindo: se ter controle sobre a ampliação da imagem é importante para você, procure câmeras com um bom zoom óptico, e simplesmente ignore os valores de zoom digital.
Ola Georges,

Gostei e aprendi muito com o seu material sobre equipamentos digital, muiito elucidador, principalmente pra mim que estou  iniciando agora no mundo digital.
vou continuar visitando este site para continuar apreendendo mais sobre fotografia.
Obrigado
Sergio Moya


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #82 Online: 14 de Outubro de 2006, 13:11:41
. Resumindo: se ter controle sobre a ampliação da imagem é importante para você, procure câmeras com um bom zoom óptico, e simplesmente ignore os valores de zoom digital.[/QUOTE]

Perfeito, George,

Voce pode me ajudar a decidir, já vi que vai demorar mais um pouco...rsrsrsrs...

Estou começando, vou comprar uma máquina melhor, (tenho um Sony s-90), para clicar o Aikido, que exige velocidade,  e também para aprender mais sobre o assunto, já que sempre fiz , ou procurei fazer , fotos mais incomuns, com macro, e tudo mais, então, dá sua opinião:
*  que modelos posso pensar em escolher,( pode ser usada),  uma digital ( Olympus c-8080, Canon xt,  Pentax k100d, etc) e uma analógica  ( Om1, K1000, )  considerando tudo que vc escreveu, que tira muitas dúvidas e desmistifica alguns conceitos, para que caminho devo partir, se total digital ou  não, onde comprar no rio , qual loja é mais confiável nas usadas, etc.

Agradeço desde já,

(pode responder para razinva@yahoo.com.br)

gde abraço,

Sinval
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Francis Sato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #83 Online: 16 de Outubro de 2006, 07:01:58
Citar
Como essa é a dúvida de muita gente, gostaria de colocar aqui algumas considerações pra quem está em busca da primeira digital, ou mesmo em trocar a atual por uma mais adequada às suas necessidades. Como o mercado está em constante mutação, é importante atualizar-se com os reviews (análises) antes de adquirir uma câmera simplesmente porque um amigo indicou, ou porque o vendedor disse maravilhas sobre a mesma. Também é importante considerar o uso do equipamento, pois uma máquina considerada "poderosa" por alguns pode ter um desempenho pífio nas mãos de quem não sabe operá-la.

Antes de partir para a seleção

O erro mais comum no processo de escolha da câmera, é simplesmente procurar "a melhor digital", sem questionar quais são suas reais necessidades. O melhor equipamento será aquele que atende melhor ao consumidor, não necessariamente sendo o mais completo, o mais caro, ou de marca mais popular. Como já dito, vendedores estão longe de serem os melhores guias de compras. A tarefa de pesquisa cabe ao consumidor, que deve procurar informações completas e confiáveis sobre o produto, bem como compará-lo com os oferecidos pelas marcas concorrentes em seu segmento.

Quais são minhas necessidades?

Ao fazer esta pergunta, deve-se enumerar os possíveis usos da câmera, de forma buscar o equipamento mais adequado às características exigidas. Um biólogo, por exemplo, pode desejar um longo zoom e um bom macro, além de operação silenciosa. É possível que tenha de arcar, no entanto, com uma máquina maior e mais pesada, em vista da objetiva multi-uso. Já alguém que pretende carregar a câmera consigo o tempo todo, fazendo fotos em modo automático e sem maiores pretensões, certamente se dará melhor com um equipamento de tamanho mínimo e baixo peso. Poderá neste caso arcar com uma máquina de recursos mais limitados e de pouco (ou nenhum) zoom, mas que no entanto trará facilidade de uso e portabilidade acima de tudo. Há também os hobbystas por fotografia, que buscarão maior qualidade fotográfica e recursos, mas desta vez podendo abrir mão em parte da praticidade em prol da qualidade.

Então como achar câmeras com as características que necessito?

Podemos separar a grosso modo as digitais em algumas categorias:

1) Point-and-shot automáticas: Supercompactas e compactas. Exemplos: Na primeira categoria, Canon SD30, e na segunda, Fuji F10 e Olympus FE-100. São câmeras que oferecem poucos ajustes manuais, embora possam fornecer diversos efeitos e modos de cena. Não são adequadas a quem pretende aprender fotografia, pois não é possível ter controle sobre os parâmetros básicos da luz (abertura/exposição). No entanto, são as câmeras de menor custo e maior facilidade de uso, sendo voltadas pra fotos descompromissadas e praticidade acima de tudo. O ponto forte é sem dúvida o tamanho reduzido, que permite carregá-las facilmente por toda parte.

2) Digitais com recursos manuais: compactas e "high-end" (prosumers). Alguns exemplos: Canon A610 e Fuji S9000, respectivamente. Na primeira categoria temos "point-and-shots" aprimoradas, que ganharam modo manual (exposição/abertura/foco), além de eventuais acréscimos de recursos. Estas câmeras são voltadas àqueles que fazem questão de ter controle sobre a trabalho fotográfico, mas que no entanto não podem ou desejam investir em um equipamento de um segmento superior. Embora haja maior controle sobre o processo, tais câmeras não necessariamente possuem o melhor conjunto óptico. Na segunda categoria, temos aquelas que almejam ser o ápice das digitais "práticas", por reunirem um bom conjunto óptico do tipo fixo, direcionado ao uso misto. São chamadas de "prosumers", que vem de "professional consumer", ou aquele consumidor que julga ter necessidades profissionais, mas que não deseja investir em um equipamento muito grande e/ou complexo. Não são necessariamente "grandes", e comparadas às SLR (especialmente quando equipadas com lentes de maior comprimento focal) podem ser bastante compactas na realidade. As prosumer oferecem um desempenho superior na qualidade fotográfica, recursos e velocidade em relação às compactas, porém preservando também a sua praticidade.

3) Digitais SLR: câmeras de características profissionais. Sendo utilizadas por hobbystas ou profissionais da área, as DSLR representam uma categoria bem diferente das demais. SLR vem de "single lens reflex", que na prática implica que a imagem observada no visor é exatamente a mesma obtida à altura do sensor (diferente do EVF ou LCD, que fornece uma imagem já digitalizada e processada, e que dificilmente corresponderá com perfeição à imagem real). A grande maioria das SLR possibilitam troca de lentes, o que confere a elas vantagens óbvias, mas também alguns incômodos (cada situação requer uma lente adequada), mas que no entanto confere a elas possibilidades muito maiores (uma vasta gama de lentes à venda), além de um ganho absoluto na qualidade (quando devidamente equipadas com boas lentes).

Testando a câmera

A melhor forma de definir a escolha, é indo até uma loja e manuseando a câmera. Muitas das características técnicas exibidas pelas análises, não dizem muito sobre os principais aspectos da câmera: seu uso e a qualidade de suas imagens. Através de comparativos com fotos em tamanho original, é possível ter uma idéia mais apurada de como são tratados os ruídos, da nitidez natural (que é resultado de boas lentes) ou agressiva (aquela verificada pela presença de transição ruidosa entre contornos, imposta pelo algoritmo do processamento interno da câmera), da fidelidade das cores (visíveis especialmente quando comparadas a fotografias de outras câmeras). Imagens de cores vibrantes, não necessariamente correspondem às obtidas pelas melhores câmeras, no entanto. É notório que algumas marcas utilizem-se do recurso de fornecimento de cores supersaturadas com o objetivo de "maquiar" outras deficiências da câmera (como imagens pouco nítidas). Além disso, imagens muito "prontas" (com muito sharpness e saturação feita pelo processamento interno da câmera) possuem menor margem para trabalho no pós-processamento, o que em geral interessa menos aos que desejam ter maior controle sobre todo o processo. Por outro lado, podem interessar justamente aos que desejam fotos mais descompromissadas.

ISO, fotometria, abertura? Qual a importância destes recursos?

Não saber o que significam estes termos, não significa que não poderá sentir necessidade de utilizá-los após algum tempo. De fato a maioria dos consumidores de digitais jamais utilizam ajustes manuais em suas câmeras, mas também é verdade que muitos passaram a sentir tal necessidade ao apaixonarem-se pelo hobby fotográfico. Na dúvida, pode ser boa idéia adquirir uma câmera que possua um maior número de recursos, em especial ajustes manuais de exposição e abertura. Estes últimos também são fundamentais a quem planeja aprender fotografia, e na execução de fotos mais trabalhadas.

E quanto aos cartões de memória?

Embora substituam os filmes químicos no armazenamento da fotografia, eles não são análogos. Enquanto o filme é sensibilizado pela luz, este papel não é desempenhado pelo cartão de memória, e sim pelo sensor da câmera. O cartão é um mero repositório digital de imagens, e não possui influência na qualidade fotográfica. De fato, o formato digital implica que os "bits" que compõem a imagem serão exatamente os mesmos sempre, não importando a mídia digital em que sejam armazenados, nem sua marca. Com o uso de resoluções cada vez mais altas nas câmeras, é importante adquirir um cartão de capacidade superior ao fornecido com o equipamento. Cartões de 512 MB e 1 GB são os mais vendidos atualmente, mas cartões de 2 e 4 GB já estão se tornando comuns no mercado.

A questão dos megapixels

Escolher a câmera somente pela quantidade de megapixels costuma ser um erro fatal. Infelizmente, devido ao marketing agressivo pelo qual somos bombardeados, ocorre que o consumidor seleciona o produto somente pela força da marca e dos números estampados na frente do equipamento. Inicialmente, é importante esclarecer que não há uma ligação direta entre quantidade de megapixels e a qualidade das imagens. Eles são importantes sim: o tamanho máximo de impressão depende da resolução da imagem. É a isto que os megapixels estão diretamente relacionados, com o tamanho das fotos. De fato, podemos como exemplo multiplicar 1600 x 1200 pixels, obtendo 1.920.000 pixels de área, ou 1.9 megapixels (que costuma ser aproximado pra 2 MP). Este tamanho de imagem permite impressões de 10 x 15 cm (formato mais comum) mantendo a densidade de pontos de 270 DPI. De fato, a resolução máxima da maioria dos minilabs em lojas de fotografia é de 300 DPI (como os Fuji Frontier). Conclui-se que, com "somente" 2 megapixels, é possível obter impressões perfeitas em 10 x 15 cm. Sabemos também que, mantendo a densidade mínima de 200 DPI (ou 80 pixels/cm), não se nota queda de qualidade nítida da fotografia, de forma que com os mesmos 2 megapixels é possível imprimir em até 15 x 21 cm, obtendo impressões satisfatórias pra maioria dos usos. Câmeras de 4 megapixels, por exemplo, fornecem impressões de boa qualidade em até 20 x 30 cm, mais do que o suficiente para a grande maioria dos consumidores. Em resumo: a resolução é importante, como fator limitador do tamanho de impressão, e também como elemento que permite alguma margem pra recortes na fotografia (de forma a corrigir enquadramentos ruins, porém mantendo a resolução alta o suficiente para a impressão), mas não deve ser vista como sinônimo de qualidade geral das imagens, jamais. Este papel cabe melhor ao conjunto óptico, ao processamento e à tecnologia do sensor, entre outros fatores.

O consumidor consciente busca informações além do marketing

Finalizando, é fundamental que o consumidor tenha uma postura de desconfiança sobre o pesado jogo de marketing despejado sobre nós. As marcas mais populares não necessariamente oferecem os produtos de maior qualidade, bem como a política de preços elevados não garante estar levando o melhor produto. De fato, muitas vezes o consumidor é "responsável" pela postura das empresas, ao fazer julgamentos qualitativos ruins. Um exemplo é o consumidor que crê serem as máquinas digitais de mais alta resolução as que fornecem melhor qualidade de imagem. Em vista disso, a maioria das empresas têm no mercado máquinas extremamente ruins, porém de alta resolução, pois é o que o consumidor procura. Mas o preço a pagar é a baixa qualidade geral, que muitas vezes não é percebida pelo consumidor desatento, por não possuir parâmetros comparativos. Ter boas informações não assegura estar fazendo sempre a melhor compra possível, mas certamente pode livrá-lo de adquirir uma grande decepção.
Informação muito importante pena que tem gente que não "fuça" direito o MF e posta tópicos que se lessem esse aqui já teriam pelo menos 50% das dúvidas respondidas.
Francis Keniti Sato

São Gotardo/Patos de Minas


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #84 Online: 16 de Outubro de 2006, 11:43:48
Citar
Estou começando, vou comprar uma máquina melhor, (tenho um Sony s-90), para clicar o Aikido, que exige velocidade,  e também para aprender mais sobre o assunto, já que sempre fiz , ou procurei fazer , fotos mais incomuns, com macro, e tudo mais, então, dá sua opinião
Olá Sinval, sem dúvidas hoje recomendaria começar com uma reflex! Alguns dos modelos de entrada são a Canon Rebel XT (e a nova XTi), a Nikon D50 (e também a nova D80), entre outras. Pra fotografar esportes "indoor" a curtas/médias distâncias, é muito importante um bom flash, já que vais ter dificuldades com a iluminação interna. O flash vai ser determinante pra que consigas congelar movimentos rápidos.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


MBraga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #85 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:39:01
Olá Georges,

Este é o meu primeiro post aqui.  Parabéns pelo artigo.  Estou procurando definir minha primeira digital e foi bacana seu texto.  Tenho uma Pentax tradicional mas quero comprar uma digital.  Meu perfil é aquele definido por você no item 1 de seu artigo de 2004 (usuário point-and-shot).  Tenho lido alguns comentários no dpreview e aqui no MF e é difícil pro leigo definir o que comprar: Canon, Panasonic, Leica, .... Estou pensando algo na faixa dos $500 lá na BH (nem sei se funciona a compra lá !!!) ....

Agradeceria se você pudesse fornecer alguma orientação.

UA,
Marcos.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #86 Online: 17 de Outubro de 2006, 22:20:46
Citar
Olá Georges,

Este é o meu primeiro post aqui.  Parabéns pelo artigo.  Estou procurando definir minha primeira digital e foi bacana seu texto.  Tenho uma Pentax tradicional mas quero comprar uma digital.  Meu perfil é aquele definido por você no item 1 de seu artigo de 2004 (usuário point-and-shot).  Tenho lido alguns comentários no dpreview e aqui no MF e é difícil pro leigo definir o que comprar: Canon, Panasonic, Leica, .... Estou pensando algo na faixa dos $500 lá na BH (nem sei se funciona a compra lá !!!) ....

Agradeceria se você pudesse fornecer alguma orientação.

UA,
Marcos.
Fala Marcos, vale a pena sim, o problema é a demora na entrega caso tu compre pelo "Brazil Special"... Com 500 dólares não dá pra pegar um kit de reflex, mas como tua intenção é algo mais amador, podes pegar uma UZ de boa qualidade, como a Canon S3 IS e a Panasonic FZ50, ou ainda uma Fuji S9100. A Fuji é melhor pra fotografar pessoas e eventos, enquanto a Canon e a Panasonic citadas são mais interessantes pra paisagens. Dê uma pesquisada nelas, são ótimas câmeras. Já se tua intenção for uma compacta "aponte-e-clique", pequenina e discreta, eu recomendaria as Canon série SD (SD600, SD630 e SD700), ou as Fuji F20 e F30. São sem dúvida as melhores câmeras nesse segmento hoje. Abraço!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Carlos_RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 01 de Novembro de 2006, 15:44:12
Olá pessoal, a uns 8 meses tive total ajuda de vcs na compra de uma máquina pra minha esposa, na época pra minha necessidade foi indicada um Panasonic FZ5.
Foi o q fiz, comprei esta máquina e ela está satisfeitíssima. Valeu muito a ajuda de vcs.  :clap:

Mas aí começaram os "meus" problemas, dificilmente consigo tirar fotos com a FZ5 sem deixar embaçar.  :doh:

Agora q a FZ5 tá paga  :laughing:  queria comprar uma máquina pra mim, mas vcs já devem ter percebido q não entendo nada de fotografia.  :wallbash:
Então preciso de uma máquina sem ajustes manuais mas q me proporcione fotos nítidas, enquadre rápido pq tenho uma filha de 3 anos e como ela não para as fotos na FZ5 nunca saem nítidas (claro q com meu uso), consiga tirar boas fotos de dia ou a noite e um bom flash.
Enfim, basicamente isso e q tenha um vlr máximo de R$1.200,00.  :thmbup:

Mais uma vez, obrigado pela ajuda de vcs.  :thmbup:

P.S.: Não sei se o local correto de pegar essa dica seria aqui, qq erro da minha parte por favor movam para o local correto.  
« Última modificação: 01 de Novembro de 2006, 15:48:46 por Carlos_RJ »


aglc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://
Resposta #88 Online: 02 de Novembro de 2006, 14:19:53

  Parabéns pela matéria. Estou querendo comprar uma camera digital, mas realmente, é muito dificil a escolha, os modelos são diversos, e o marketing são bastante contrario ao consumidor.
 Comprei uma camera Fujifilm finepix A120, para fotos noturnas fica muito ruim. Qual camera vc indica para fotos noturnas, de familia, aniversários?
 Desde já obrigado.


alex3838

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/alexanderclopes
Resposta #89 Online: 05 de Novembro de 2006, 18:54:12
:thmbup: Olá a todos!  :clap: Parabéns Geoges pela explicação! Mas continuo com dúvidas, preciso urgentemente comprar uma câmera, disponho de R$1.300,00 já consegui a "H5 Sony" por este preço mas percebi que a "S9000" é um fênomeno, o que faço? Pretendo fotografar insetos animais a longa distância, natureza, acho que vou usar tanto o macro quanto o zoom óptico. Me ajuda, se não acabo fazendo uma besteira...Vlw. Alex
Canon 60D