Autor Tópico: [ARTIGO] A Escolha da Câmera  (Lida 174370 vezes)

Jibóia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://
Resposta #30 Online: 21 de Julho de 2005, 14:20:11
Citar
O quesito mais importante para vc na escolha da camera é macro,
olha o que fiz com uma A60
http://www.dhost.info/pictus/

Opa,
É exatamente o que preciso. Grato pela dica!
Grato,

Mauricio Pecci


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #31 Online: 18 de Agosto de 2005, 01:44:22
Estou dando uma pesquisada em câmeras compactas/prossumers de 10 a 12X zoom.

Estão me agradando muito as FZ20/30, a Minolta Z5 e a Canonn S2IS (pena a S2 não ter hot shoe...)

agora que fui ver que a Sony H1 tbm tem zoom 12X. Mas e lente que ela usa é da própria Sony.
Atualmente tenho uma 717 com Carl Zeiss. A FZ20 tem lente da Leica, e a S2 IS da rópria fabricante, a Canon.

A qualidade da lente Sony é muito inferior às outras? Ou tá no páreo?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 02:04:43 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #32 Online: 18 de Agosto de 2005, 03:25:01
É bem inferior sim Xiru... Tem muitas aberrações e resolve menos detalhes. Some a isso o sensor pequeno, e o tratamento super agressivo que a Sony colocou na H1, e o resultado são imagens excessivamente tratadas, com resíduos de sharpening e pouca textura. Nessa categoria, não é só porque tenho uma Panasonic não (não sou nem um pouco "fiel" a marcas), mas as FZ são as melhores da categoria sem dúvidas. A FZ30 por exemplo tá muito à frente das demais, e se tu puder pegar ela lá fora, será sem dúvida a melhor compra possível no segmento.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2005, 04:05:08
Pois é, é exatamente o que "pretendo tentar".... mas primeiro tenho q conseguir vender a minha (já a venda) e ainda juntar uns trocos pra comprar memória SD... Considerando que por enquanto a grana ta MUITO curta... Mas vamos ver que que vai dar.... E tbm toda aquela espera, pq provavelmente será via BH.

Valeu a dica!
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 04:36:21 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Liana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #34 Online: 19 de Agosto de 2005, 02:06:01
Georges,
Há alguns dias tirei umas duvidas na Comunidade do Orkut: Fotografia Digital e acabei optando pela máquina Nikon Coolpix 5400. Sou iniciante e ando "apanhando" da maquina mas amo fotografia e sempre senti vontade em me iniciar mais fortemente no hobby e essa câmera me pareceu muito boa.  fato de ser "maiorzinha" do que câmeras semelhantes como a W5 (a que eu inicialmente compraria) me rendeu algumas criticas mas creio que a opção foi mais acertada. A opção das marcas em deixar os equipamentos cada vez menores não acabam por deixá-los mais vulneráveis?
Obrigada pelas dicas.


csb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #35 Online: 23 de Agosto de 2005, 15:33:01
propritários de a95

alo pessoal
Tive roubada minha w1 e estou com uma duvida sobre a a95 que estou querendo adquirir.
Na w1  o tamanho do clip era um só, dependendo do tamanho do cartão,porém na a95 li que o seu modo movie grava 180 segundos.Como é isso?
 grava somente um clip  em cada cartao ,ou pode gravar varios clipes de 180 seg em cada cartao ?
 grato,
carlos


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #36 Online: 23 de Agosto de 2005, 23:56:57
Liana: já tais com a câmera? Que tais achando? :) Pois é, o pessoal tem essa mania de que tudo que é menor, é melhor... Isso veio dos celulares. Só que com as câmeras fotográficas acaba sendo o contrário... Não que tamanho seja sinônimo de qualidade, mas na grande maioria das vezes o modelo maiorzinho é capaz de fazer mais e melhor. O problema com o tamanho reduzido, é que acaba sendo necessário usar sensores muito pequenos, pra acomodar uma óptica também muito pequena. Com isso a densidade do sensor sobe, a sensibilidade cai e o resultado são imagens mais ruidosas (granuladas), o que leva os fabricantes a colocarem no programa interno dessas câmeras um tratamento super agressivo. Ao eliminar parte da granulação, também texturas são perdidas, as imagens ficam com aspecto menos real e mais plástico. Além disso, as supercompactas são limitadíssimas em recursos, e normalmente usam uma óptica bem inferior, com elementos de grande dispersão e baixa nitidez. Só que como o brasileiro não tem tradição em fotografia, infelizmente permanece essa idéia de que "quanto menor, melhor", como se fossem celulares.

Carlos: a A95 grava vários clipes de 3 minutos. Tu já considerou esperar mais um pouco pra pegar a sucessora da A95, a A610? O duro é saber quando ela chega por aqui :/
« Última modificação: 23 de Agosto de 2005, 23:58:17 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


csb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #37 Online: 24 de Agosto de 2005, 11:39:58
valeu georges,

ja me informei, e parece que a a610 vai ficar na faixa ate U$ 400, eu consigo adquirir lá  fora.
Aproveitando  a oportunidade,ja observei aqui no forum que vc é fan das fz, e  me parece que sua vantagem é o zoom optico, certo?
Tem coisas que sem querer impressionam negativamente quanto à marca pois para mmim panasonic é sinônimo de tv,microondas e videocassete,então dá medo de pensar em equipamento optico dessa marca.
é realmente boa?
um abraço,
carlos


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #38 Online: 24 de Agosto de 2005, 14:51:36
Pois então Carlos, muitas empresas de eletrônicos fizeram parcerias com fabricantes de lentes pra lançar suas digitais (Panasonic-Leica, Sony-CarlZeiss, Samsung-Schneider, etc). Dessas, a que mais se deu bem foi a dupla Panasonic-Leica, que investiu pesado no desenvolvimento das câmeras, e se beneficiou do know-how da Leica... Tanto é que as Leica digitais são todas produzidas pela Panasonic também. Hoje os caras têm o melhor estabilizador do mercado entre as digitais de lente fixa, têm uma linha de câmeras com bom compromisso entre preservação de detalhes x ruído (enquanto a Sony por exemplo "lava" suas imagens), têm as melhores UZs do mercado e também as únicas supercompactas a possuírem estabilizador (de fato, todas as câmeras da Panasonic usam lentes estabilizadas Leica). Minha FZ15 por exemplo, que tu acha na faixa dos 1.600 reais, tem óptica com elementos ED e gera pouquíssima aberração cromática... Claro que há muitas câmeras que também geram pouca aberração, mas que custem tão pouco e com esse comprimento focal? A qualidade de construção das câmeras também é muito boa, só ficam devendo mesmo mais botões, e nas FZ (fora a FZ30) ficam devendo o RAW, o que é lamentável. O resto, como um melhor EVF, também não se faz milagre por este preço... Mas enfim, veja fotos minhas no meu site aqui na assinatura, veja também fotos do pksato (que acabou de pegar uma FZ5) e conclua por si só (esses 420 mm estabilizados são viciantes, heheh). Eu só não recomendo as UZ (qualquer UZ) pra quem vai fazer mais internas do que externas, porque aí o conjunto mais adequado seria sensor grande + lente luminosa + sapata pra flash + bom foco noturno (algo da Canon G6 pra cima portanto). E por último, a Matsushita é um grupo grande pra caramba, os caras fazem desde microondas a peças de alta tecnologia pra indústria, eles não têm muito daquela filosofia "vender pelo nome" como a Sony, eles querem é fazer tecnologia (barata ou não) e vender pra quem quiser. No fim das contas eles fazem mais e muitas vezes melhor que outras empresas de eletrônicos, só que sem aquele marketing pesado que a gente tá acostumado.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2005, 14:53:03 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #39 Online: 24 de Agosto de 2005, 17:47:48
Georges,...

diz uma coisa.... na tua FZ15, quantas fotos 4mp e JPG, em média, cabem num SD de 512?

abraço
« Última modificação: 24 de Agosto de 2005, 17:51:19 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


csb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #40 Online: 24 de Agosto de 2005, 21:09:08
valeu georges
obrigado pela atenção,por enquanto como ainda estou começando, vou ficar na a95 ou sua sucessora, e quando surgir a necessidade de maiores recursos,a fz já é uma opção,pois com certeza estou me tornando maior conhecedor da panasonic.
obs: dei uma olhada rápida no seu site ,muito bonitas as fotos,principalmente o colorido de um casario antigo.
um abraço,
xcarlos


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #41 Online: 25 de Agosto de 2005, 03:57:36
Xiru, fiz umas aproximações com minhas fotos aqui, e fotografando com JPEG em qualidade máxima e 4 MP, cabem em média 353 fotos num cartão de 512 MB na FZ15.

Carlos: valeu o elogio, tu vai estar pegando uma boa câmera nessa linha da Canon também :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Jibóia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://
Resposta #42 Online: 03 de Setembro de 2005, 21:29:25
Citar
Mas enfim, veja fotos minhas no meu site aqui na assinatura

Georges,
Todas essas fotos foram feitas com sua FZ15? Parabéns. Belas imagens!
« Última modificação: 03 de Setembro de 2005, 21:29:49 por Jibóia »
Grato,

Mauricio Pecci


Liana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #43 Online: 11 de Setembro de 2005, 00:06:36
Olá Georges, desculpa a demora em te responder.
Obrigada pelas explicações sobre a tendencia a se diminuir as maquinas e essas serem julgadas como melhores por esse aspecto. Estou adorando a maquina (Coopix 5400) mas percebi que nao há um modo intermediario quanto ao tamanho da imagem, ela possui 2592 X 1944 e, abaixo, 1600 X 1200 apenas. Para economizar espaço no cartao opto  pelo segundo tamanho mas ainda nao imprimi nenhuma foto apenas passei para o computador. Há grande diferença?
Obrigada pela ajuda e parabens pelos diversos artigos e opnioes, ajudam bastante.

Liana


Mônica Meine

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • http://
Resposta #44 Online: 11 de Setembro de 2005, 00:15:11
Liana, quanto pagaste por essa câmera??Eu tenho uma Canon A 400, mas tô pegando gosto pela coisa, e pensando em ver coisa mehor, apesar de gostar muito da minha!
Mônica Meine  -  Ivoti /RS
Super iniciante, querendo aprender!!
[span style=\'color:blue\']Canon A400
[/span]

My Webpage