Autor Tópico: Botão AE-L  (Lida 2553 vezes)

Rogério Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 21 de Maio de 2011, 18:37:54
Boa noite a todos

Possuo uma K10D e estou em dúvida em algumas funções:
1 - Botão AE-L: como funciona esta função? Em que me ajudaria :(
2 - Botão verde, aquele que fica ao lado do botão liga e desliga e disparador, como funciona? :assobi:
Desculpe minha ignorância, mas já li o manual, mas eu gostaria de algumas explicações a mais

Desde já agradeço e um abraço a todos :)


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2011, 23:11:45
Boa noite Rogerio,

Ambos botoes sao importantes e realmente vale a pena brincar com eles para entender como funcionam.

1- AE-L (AutoExposure Lock)eh basicamente isso: trava a exposicao da cena, e pode ser usada em qualquer modo semi-manual ou manual. Por exemplo, coloque a camera em modo M e confirme a exposicao desejada. Se vc apertar o "AE-L", a camera mantera aquela exposicao, entao depois de AE-L ativado, tente mudar a abertura ou tempo, e vc verah que a camera "automaticamente" ajustara o outro componente para manter a exposicao geral que vc travou anteriormente. Quando vc brincar com isso vc entendera a dinamica do processo. Eh interessante observar que quando vc utiliza o AE-L em modo manual, o modo "M" praticamente vira um modo "HyperP", e vc tem automaticamente Av & Tv com exposicao travada.

2. Botao verde: botaozinho magico da Pentax, e se vc usa lente manual ou modo manual, eh muito utilizado: quando vc esta em modo "M", vc aperta o botao verde para resetar a exposicao. Simples e magico, principalmente por vc nao ter que perder tempo zerando a exposicao. Com lentes manuais ele funciona da mesma forma.

Espero que tenha ajudado um pouco!

BB


Rogério Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2011, 08:40:28
Muito obrigado pelas informações.

Neste final de semana estarei realizando testes conforme sua orientação lhe dando um parecer.

Desde já agradeço :ok: