Autor Tópico: Modo manual, prioridade de abertura ou velocidade em eventos ?  (Lida 8246 vezes)

bellows70

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Olá pessoal.

Depois que aprendemos a dominar o modo manual e sair da prisão do modo automático (no evoluir do aprendizado
da fotografia), ficamos muito exigentes e acabamos esquecendo outros dois modos da câmera: o de prioridade de abertura e o de
prioridade de velocidade.
Gostaria de saber na prática qual prioridade usam com maior frequencia os colegas que fotografam profissionalmente em eventos (sempre o manual ?). Alguém utiliza porventura as prioridades de abertura ou velocidade, já que a regulagem
da abertura ou velocidade seriam feitos automaticamente pela câmera uma vez escolhido o parâmetro o qual se
deseja fixar, restando apenas controlar o iso e o outro parâmetro que nos resta.

Só para esclarecer sou um adepto incondicional do modo manual e não saberia deixar de utilizá-lo.

Deixo o tópico em discussão para opinarem.

Abraço

André Luiz


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2011, 22:22:30
Se é adepto do modo manual,não vejo necessidade de mudar.fotografando com prioridade de abertura ou velocidade,muitas vezes a máquina não faz a leitura correta de luz ou abertura.

Já no modo manual vc tem controle total da camera.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2011, 22:52:55
Olá pessoal.

Depois que aprendemos a dominar o modo manual e sair da prisão do modo automático (no evoluir do aprendizado
da fotografia), ficamos muito exigentes e acabamos esquecendo outros dois modos da câmera: o de prioridade de abertura e o de
prioridade de velocidade.
Gostaria de saber na prática qual prioridade usam com maior frequencia os colegas que fotografam profissionalmente em eventos (sempre o manual ?). Alguém utiliza porventura as prioridades de abertura ou velocidade, já que a regulagem
da abertura ou velocidade seriam feitos automaticamente pela câmera uma vez escolhido o parâmetro o qual se
deseja fixar, restando apenas controlar o iso e o outro parâmetro que nos resta.

Só para esclarecer sou um adepto incondicional do modo manual e não saberia deixar de utilizá-lo.

Deixo o tópico em discussão para opinarem.

Abraço

André Luiz


Eu não tenho certeza que você saia do modo manual usando a prioridade de velocidade. Está é para você atingir o FPS máximo da câmera. No caso da minha câmera a única coisa que pode impedir as fps máximas é o flash.

O resto tudo você controla. Abertura, iso, exposição e velocidade. Neste caso a velocidade de exposição eu ainda consigo alterar.
« Última modificação: 22 de Maio de 2011, 22:55:09 por Hector. »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2011, 23:43:17
Se é adepto do modo manual,não vejo necessidade de mudar.fotografando com prioridade de abertura ou velocidade,muitas vezes a máquina não faz a leitura correta de luz ou abertura.

Já no modo manual vc tem controle total da camera.

Uhm, alguém me corrige se eu estiver enganado, mas acho que não tem muita diferença de fotometria entre os modos de prioridade e o modo totalmente manual.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2011, 23:47:32
Uhm, alguém me corrige se eu estiver enganado, mas acho que não tem muita diferença de fotometria entre os modos de prioridade e o modo totalmente manual.

Pois é, eu também não vi diferença.

Na verdade via diferença na velocidade da câmera, e não na velocidade do obturador. Mesmo em prioridade de velocidade eu continuo controlando a velocidade do obturador. Os outros controles seguem a mesma configuração do modo manual.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2011, 00:01:09
Se é adepto do modo manual,não vejo necessidade de mudar.fotografando com prioridade de abertura ou velocidade,muitas vezes a máquina não faz a leitura correta de luz ou abertura.

Já no modo manual vc tem controle total da camera.
Uhm, alguém me corrige se eu estiver enganado, mas acho que não tem muita diferença de fotometria entre os modos de prioridade e o modo totalmente manual.

Acho que o que o Amarildo tentou se refer foi na desnecessidade de se utilizar a compensação de exposição quando usamos o modo manual da cam, já que fazemos essa 'compensação' aos 'filtramos a quantidade' da luz através do ISO, abertura e velocidade.
Nesse sentido, o modo manual é melhor para definirmos quanta luz queremos atingindo o sensor, e podemos mesmo desconsiderar a fotometria da cam. Eu faço muito isso... Meço pontualmente em várias partes do quadro pra ver como está a quantidade de luz e me guio pelo histograma.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2011, 01:58:00
Uso normalmente qualquer um dos 3 modos, cada qual pode ser mais adequado para determinada situação. No caso de eventos, tanto o prioridade de velocidade quanto ao de abertura podem ser úteis, dependendo do tipo de evento, e do resultado que se quer. Tudo tbm depende da iluminação, da uniformidade/variações de luz do ambiente, ou até mesmo da necessidade de utilização do flash.

Só para dar um exemplo, falando em eventos noturnos, e imaginando um local com variações de intensidade da iluminação, para fotos que necessitam congelar o movimento, p modo prioridade de velocidade (o modo Tv da Canon) pode ser útil. É o caso de palco com dança, apresentações de teatro, shows, etc... ou seja, se o assunto tem possibilidade de movimentos rápidos, muito útil para congelar os movimentos o modo Tv. Mas mesmo nesta situação pode-se preferir a prioridade de abertura ou até mesmo mesmo o modo manual, é uma questão relativa, depende da sua criatividade, da iluminação e do resultado que se espera.

O importante é entender o timing da necessidade, e onde "Tv" ou "Av" podem ser úteis, afinal ambos modos automáticos visam facilitar a velocidade de raciocínio, para situações onde existem variações de iluminação, ou possíveis problemas com movimento.

Se as suas diversas posições de disparo permitem sempre a mesma luz, ou se você tem tempo para raciocinar e regular a maquina, antes de clicar, então melhor entender o resultado que se consegue no modo manual, para libertar a sua criatividade/expressão.

E digo mais ainda, se tiver que usar o modo de ISO automático, uso sem preconceito, descobri recentemente que em algumas situações, o ISO automático aumenta as possibilidades, trazendo agilidade e fôlego para sua câmera. é que normalmente não muito adepto ao resultados dos speedlights, então o ISO automático pode ajudar bastante a resolver algumas situações.


Abraços!

Conhecimento importa mais que equipamento.


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2011, 11:17:23
Acho que o que o Amarildo tentou se refer foi na desnecessidade de se utilizar a compensação de exposição quando usamos o modo manual da cam, já que fazemos essa 'compensação' aos 'filtramos a quantidade' da luz através do ISO, abertura e velocidade.
Nesse sentido, o modo manual é melhor para definirmos quanta luz queremos atingindo o sensor, e podemos mesmo desconsiderar a fotometria da cam. Eu faço muito isso... Meço pontualmente em várias partes do quadro pra ver como está a quantidade de luz e me guio pelo histograma.

Mais ou menos isso hyde.
Não vi que eram fotos de eventos,onde a luz varia muito,e o fotografo não tem muito tempo para ficar regulando a máquina,ai até acho válido usar modos de prioridade.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2011, 18:44:20
Pois é, eu também não vi diferença.

Na verdade via diferença na velocidade da câmera, e não na velocidade do obturador. Mesmo em prioridade de velocidade eu continuo controlando a velocidade do obturador. Os outros controles seguem a mesma configuração do modo manual.
Eu nao vejo diferença nenhuma, so certa praticidade dependendo do momento.
Exemplo: quando mudo rapido de luz ambiente, uso A,e a maquina muda sozinha a velocidade.
abs.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2011, 19:50:56
Eu nao vejo diferença nenhuma, so certa praticidade dependendo do momento.
Exemplo: quando mudo rapido de luz ambiente, uso A,e a maquina muda sozinha a velocidade.
abs.

Então, acho que estou fazendo alguma confusão. Pois fiz esta configuração (prioridade modo de velocidade) no menu da minha 7D e ela passou a fazer as 8 fps uma atrás foto da outra.
Mas esse modo que estolhi nada tem a ver com o modo Tv da minha câmera. O dial continua em modo manual.

Se for isso mesmo que fiz, acho que se pode desconsiderar os meus comentários anteriores.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2011, 20:22:37
Uso somente o modo manual. Considero a fotometria parte indissociável do ato de fotografar, gosto de interpretar a luz da cena e estabalecer como quero registrá-la. Faço isso desde que comecei a aprender a fotografar, cobrindo shows e dança, e acabei pegando prática e agilidade. Há anos não vejo motivo para usar nada que não seja o manual. :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2011, 09:50:36
Uso somente o modo manual. Considero a fotometria parte indissociável do ato de fotografar, gosto de interpretar a luz da cena e estabalecer como quero registrá-la. Faço isso desde que comecei a aprender a fotografar, cobrindo shows e dança, e acabei pegando prática e agilidade. Há anos não vejo motivo para usar nada que não seja o manual. :ok:
com tempo de oficio,
e sem necesidade de mudanças muito rapidas ,
e o melhor sem duvida.
abs.


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2011, 16:34:45
Caso a luz esteja boa, eu gosto de usar prioridade de abertura para trabalhar o DOF... Mas a luz tem que estar boa para sair velocidades legais que não façam borrões ou exijam um ISO muito alto!

Abs!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2011, 08:23:02
particularmente tenho usado muito Prioridade de Abertura (AV)....
Mas partindo do ponto que uso medição pontual e sempre escolho um parte qualquer da cena que será o "zero" do fotômetro, não vejo porque não ser modo manual...só acho mais rápido que o manual....

aponto o centro para onde quero captar a luz, travo a exposição, enquadro e tiro a foto... acho mais rápido assim que ficar girando o botão no manual pra chegar na exposição correta...



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2011, 10:47:32
particularmente tenho usado muito Prioridade de Abertura (AV)....
Mas partindo do ponto que uso medição pontual e sempre escolho um parte qualquer da cena que será o "zero" do fotômetro, não vejo porque não ser modo manual...só acho mais rápido que o manual....

aponto o centro para onde quero captar a luz, travo a exposição, enquadro e tiro a foto... acho mais rápido assim que ficar girando o botão no manual pra chegar na exposição correta...


claro, e mas rapido
quando necessario, eu faço o mesmo.
abs.