Autor Tópico: PERMUTA?  (Lida 1262 vezes)

cavalos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 24 de Maio de 2011, 23:02:14
PRECISO URGENTE DA AJUDA DE VOCÊS.
Fiz um trabalho durante 4 dias, onde no mesmo local foi cedido um espaço para expor meus trabalhos fotográficos (no varal, mas em local coberto), entendi que em troca faria as fotos do evento. No total resultou 2000 fotos editadas.(provas eqüestres dentro da arena, cavalgadas, sendo estas em cima de camionetes em movimento, expondo meu equipamento (D60-lente 18/200) ao sol do meio dia.
Minha pergunta? Este trabalho seria uma permuta? Poderia negociar? As fotos levariam o meu logo? Porque estão me cobrando as fotos e não querem pagar o meu preço. :no:
Agradeceria a ajuda.

« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 23:04:59 por cavalos »


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2011, 02:30:59
oi cavalos

vc tem um aprendizado de isto: precisa negociar antes.
é bom também ler e entender a lei de direito autoral.
As fotos que vc vai entregar tem que ter a tua assinatura porque vc é dono delas.
Vc também não precisa entregar arquivos em alta qualidade, nem cópias em papel se vc não prometeu isso.
O normal é entregar um Cd com arquivos de boa qualidade
para ver no monitor com assinatura discreta e se alguém
se interessar por uma cópia em papel deverá comprar de vc.
Pode ser que vc tenha prometido arquivos em alta para os donos do evento vender para os participantes, se vc fez esta promessa tem que cumprir.
Um bom local para expor custa dinheiro se for alugar, e se o local tem uma freguesia boa pode ser o primeiro passo para ganhar bons clientes. E se o local é privado
vc fotografou com autorização dos donos isto implica uma contra-partida, vc não pode simplesmente entrar numa festa privada e querer vender tuas fotos, isto
seria mesma coisa que qualquer outro vendedor ambulante de pamonha, churros etc.
Por isso fazer de fotos um negocio depende de entender esta palavra: "negocio",
é preciso deixar as coisas claras entre as partes.
 :ok:





cavalos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2011, 10:40:54
Oi Kiran! Muito obrigada pelas informações, mas ainda tenho mais perguntas... :ok:  
Então... estas imagnes seriam para um projeto cultural da cidade e minhas fotos foram consideradas como fine-art (isso eles é que falam :ponder:  ), sendo assim, o trabalho altera em valores?
- Caso for considerado como permuta este trabalho, seria necessário fazer um documento esclarecendo sobre meus créditos e assinatura nas fotos?
- Poderia ainda cobrar um valor só da ajuda de custo e desgaste de meu equipamento?
- Valeria a pena ceder estas imagens em troca da publicidade das mesmas?
- Caso eu não entregue as fotos por não concordarem com os valores, quais seriam os meus danos?
- Pensei em entregar as fotos em média resolução com minha assinatura ou meu logo, assim meu trabalho estaria sendo divulgado, apesar do meu nome ser bem conhecido e respeitado no meio eqüestre. :worship:  
Desculpem meu desespero. Ainda bem que encontrei vocês aqui para me ajudarem. :)
Abraços.
« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 10:45:06 por cavalos »