Autor Tópico: Falei mais que a boca?  (Lida 1344 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 21 de Março de 2013, 22:55:36
boa noite. Bom, eu fiz uma coisa agora e depois que fiz fiquei me sentindo um pouco receoso. O caso é que eu havia publicado no Facebook algumas fotos de uma moça que fotografei em janeiro. Publiquei algumas que ela nem comprou. Mesmo tendo autorização eu as exclui do Facebook a pedido dela que alegou ser timida. Agora entrei no Facebook e vi que ela está usando uma dessas fotos como foto do perfil. E com minha marça d'agua cortada. Então eu mandei uma mensagem a ela dizendo que nao me importava com o fato de ela ter salvo as fotos, mas gostaria que ela só as publicasse com o marca d'agua do estudio uma vez que a fotos não estava dentre as que ela comprou. Agora nao sei se devia ter enviado a mensagem. Vocês acham que fiz certo?
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2013, 23:07:20
Sim, claro !! Se ela não pagou, a foto é sua e não dela
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2013, 23:24:56
bom, voce postou a foto que ela nao comprou, vacilou, é bem logico que ela ia salvar... eu mandaria uma mensagem só pedindo para ela usar a foto com a marca dágua se possivel, mas nao colocaria o fato de nao ter pago... afinal de contas ela nao invadiu seu computador e roubou a foto, voce que postou pra todos verem...


just my 2 cents
@jacobfotografiacriativa


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2013, 23:31:31
Claro que eu fiz sabendo que ela ia salvar a foto e nao me importei com isso. So passei a me importar quando ela voltou atras vetando a exposiçao em rede social. Enfim. Ela ja respondeu e compreendeu os motivos. Antes todos os clientes fossem assim.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2013, 00:16:36
Olha só. Eu acho que nem compensa o stress. Se for ter que brigar com cada cliente que usa uma foto sua e a modifica, voce vai ficar doido. O ideal é tentar informar ao cliente atraves de um contrato. A maioria vai ter medo de modificar a foto. O poucos que não respeitarem isso, deixa pra lá. Não vale a pena se stressar por pouca coisa. Agora, se o cliente estiver ganhando dinheiro com a sua foto ou divulgando-a em algum blog, resvista, etc., a coisa já muda de figura
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2013, 08:16:04
Se você for arrumar briga com cada cliente por causa disso, vai perder todos, numa próxima, específica melhor no contrato, e caso for postar alguma, poste apenas as que a cliente comprou, para evitar desgastes futuros para você e também para seus clientes...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2013, 08:26:19
Amigo, vou dar meu exemplo.

Fiz um 15 anos, mes passado, e como sempre, eu entrego um "cd-copião" em baixa resolução, com marca no canto.

A menina publicou no face, nada menos que 280 fotos do aniver dela.

Se eu fiquei chateado? De forma alguma, ela postou aquelas fotos que a debutante faz com os convidados e convidadas. Entre essas convidadas, muuuitas meninas de 14 anos!  :D

Desse evento, já surgiram três orçamentos, sendo que um já tá fechado!  :ok:

Porém...


Tem um moleque chato, amigo dela, e todas as fotos que ele aparece ele "Instragou", fez aqueles efeitos de instagram, blablabla... Recortou a foto, tirou a marca, etc...

Aí, nesse caso eu mandei umaMP pra ele, dizendo que não havia problema algum em publicar minhas fotos, mas que ao alterá-las, ele estaria cometendo crime contra direitos autorais (Nem sei se é de fato, aiseuhsaeiuahse)

A pressão psicológica deu efeito. O mané excluiu todas, e republicou as originais, aseuhieuasheiaush



Eu, deixaria quieto, até porque o que ela poderá fazer com essas fotos do Face? Imprimir em 10x15? Acho que nem assim fica bom.

As vezes, é melhor engolir um sapinho e ficar de boa na praça que bancar o exigente e ficar com fama de chato...  ;)

Abraço.


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2013, 12:29:30
Sim, Mike, quando publiquei foi pensando nos contatos dela que veriam as fotos, mas ela cortou a minha marca antes de publicar.  Mas tá tudo bem. Ela compreendeu e já aproveitou até pra marcor uma sessão com a mãe dela semana que vem. Obrigado a todos que responderam.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2013, 14:26:46
Sim, Mike, quando publiquei foi pensando nos contatos dela que veriam as fotos, mas ela cortou a minha marca antes de publicar.  Mas tá tudo bem. Ela compreendeu e já aproveitou até pra marcor uma sessão com a mãe dela semana que vem. Obrigado a todos que responderam.

Então tá resolvido! Se ela não se chateou e vc tá de boa, beleza!

Abraço!


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2013, 15:18:58
Amigo, vou dar meu exemplo.

Fiz um 15 anos, mes passado, e como sempre, eu entrego um "cd-copião" em baixa resolução, com marca no canto.

A menina publicou no face, nada menos que 280 fotos do aniver dela.

Se eu fiquei chateado? De forma alguma, ela postou aquelas fotos que a debutante faz com os convidados e convidadas. Entre essas convidadas, muuuitas meninas de 14 anos!  :D

Desse evento, já surgiram três orçamentos, sendo que um já tá fechado!  :ok:

Porém...


Tem um moleque chato, amigo dela, e todas as fotos que ele aparece ele "Instragou", fez aqueles efeitos de instagram, blablabla... Recortou a foto, tirou a marca, etc...

Aí, nesse caso eu mandei umaMP pra ele, dizendo que não havia problema algum em publicar minhas fotos, mas que ao alterá-las, ele estaria cometendo crime contra direitos autorais (Nem sei se é de fato, aiseuhsaeiuahse)

A pressão psicológica deu efeito. O mané excluiu todas, e republicou as originais, aseuhieuasheiaush



Eu, deixaria quieto, até porque o que ela poderá fazer com essas fotos do Face? Imprimir em 10x15? Acho que nem assim fica bom.

As vezes, é melhor engolir um sapinho e ficar de boa na praça que bancar o exigente e ficar com fama de chato...  ;)

Abraço.

Mike,

Excelente visão. Gostei muito da sua maneira de ver as coisas e o tino comercial! Abraços,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2013, 16:56:44
Mike,

Excelente visão. Gostei muito da sua maneira de ver as coisas e o tino comercial! Abraços,

Adam

Serio, Adam?

Obrigado, fico lisonjeado com o elogio!

As vezes eu me acho um manézão do comércio, srrsrsrsr

Abraço.