Autor Tópico: Estudo Sobre Fotografia Digital  (Lida 1834 vezes)

wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Online: 09 de Fevereiro de 2006, 12:11:07
Companheiros, estou aprendendo muito com este fórum. Interesso-me muito por fotografia digital, por isso tenho lido pequenos manuais que encontro na Internet, revistas e tudo que há sobre fotografia, para no momento certo comprar a câmera adequada e com os recursos dos quais necessito. Peço, por favor, um norte para meu aprendizado, gostaria de saber se estou no caminho certo, se estes são os assuntos (Fotômetro, Abertura do Diafragma, Profundidade de Campo, Obturador, ISO, Flash, Ruídos, Distância focal, Lentes...) que preciso focar para adquirir uma câmera semi-profissional para tornar este meu hobby cada vez mais sério.
Agradeço pela colaboração e tão logo eu me sinta capacitado (com conhecimento necessário) estarei aqui pedindo uma ajuda para a escolha da câmera certa para o objetivo pretendido.
No momento tenho uma Sony DSC – S40, totalmente limitada para as minhas pretensões, visto que quero adquirir uma câmera que me possibilite total controle.

Um abraço, wafeoli.
 
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 12:45:37
Amigo sao todos assuntos muito amplos...
Em primeiro lugar sugiro que visite a área de artigos e leia os artigos que temos por lá.
São todos muito legais para começar a ter uma noção.
O glossário também é interessante, tem um link para ele na barra de ferramentas do fórum.
Ai procure usar a ferramenta de busca e caso não encontre coloque suas dúvidas um pouco mais espcíficas, porque discutir tudo isso em apenas um tópico seria quase escrever um pequeno livro de fotografia... :)
Sendo de SP ou Rio eu sugiro que vc fique atento aos WS tbm, que estamos cosntantemente organizando nessas cidades.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 12:50:35
Seja bem vindo =)


Paula.lc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 15:07:21
Como já foi dito, o assunto é bem amplo!
Nesse tópico aí em baixo o pessoal deu várias dicas, incluindo dicas de fotografias e dicas de cursos que vc pode fazer pela internet...

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...topic=4864&st=0
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2006, 15:07:50 por Paula.lc »
Ana Paula Luz Caixeta
Equipamento: Nikon D50, 18-55mm, 50 mm 1.8, SD 1 Gb e Sony T1
Brasília - DF


wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 20:57:03
Citar
Amigo sao todos assuntos muito amplos...
Em primeiro lugar sugiro que visite a área de artigos e leia os artigos que temos por lá.
São todos muito legais para começar a ter uma noção.
O glossário também é interessante, tem um link para ele na barra de ferramentas do fórum.
Ai procure usar a ferramenta de busca e caso não encontre coloque suas dúvidas um pouco mais espcíficas, porque discutir tudo isso em apenas um tópico seria quase escrever um pequeno livro de fotografia... :)
Sendo de SP ou Rio eu sugiro que vc fique atento aos WS tbm, que estamos cosntantemente organizando nessas cidades.
Olá Leo e amigos.

Acho que eu não me expressei corretamente. Concordo completamente quando diz que estes assuntos são vastíssimos, ademais, pedir para discorrer sobre cada assunto seria totalmente indevido e inadequado para o processo de conhecimento e pesquisa que quero buscar. Quando mencionei estes assuntos (Fotômetro, Abertura do Diafragma, Profundidade de Campo, Obturador, ISO, Flash, Ruídos, Distância focal, Lentes...) estava querendo saber se o conhecimento deles já me dariam uma base inicial e necessária para fazer experiências iniciais, visto que, já estou pesquisando e conseguindo compreender alguns conceitos e explicações postadas pelos colaboradores do Fórum. Portanto há outros conceitos nos quais devo me ater?

PS. Como faço para colocar minha foto no fórum?

Um abraço a todos vcs.

Wafeoli
 
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 21:44:07
Wafeoli, nesse caso a resposta é sim, conhecendo esses elementos dá para fazer muuuita coisa em fotografia. Mas é importante agregar também estudos sobre composição.

Sobre colocar sua foto, dê uma olhada nesse link:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...p?showtopic=164


wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 01:11:24
Citar
Wafeoli, nesse caso a resposta é sim, conhecendo esses elementos dá para fazer muuuita coisa em fotografia. Mas é importante agregar também estudos sobre composição.

Sobre colocar sua foto, dê uma olhada nesse link:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...p?showtopic=164
Obrigado Bruno, continuarei dando sequência aos meus estudos e assim que possível participarei de Workshops para aprender cada vez mais.

Um abraço.

Wafeoli
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 10:47:27
Um jeito interessante de aprender tb é sair pra fotografar com mais gente.... aprendi e aprendo muito nas saídas que faço com o pessoal daqui.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 12:41:19
Obrigado Alex, assim que eu consiguir dominar alguns conceitos, com certeza irei fazer parte desses passeios.

Um abraço.

Wafeoli.
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 13:08:19
Cara. se tem a câmera, nem precisa esperar os conceitos, apareça nos passeios.... rs

Vai misturando teoria e prática.... mesmo pq ninguém que vai sabe tanto assim.,...rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 00:16:32
Citar
Cara. se tem a câmera, nem precisa esperar os conceitos, apareça nos passeios.... rs

Vai misturando teoria e prática.... mesmo pq ninguém que vai sabe tanto assim.,...rs
Concordo com vc Alex, mas tenho uma Sony DSC - S40 (que aliás vou passar pra frente), e ela está muito aquém do que vi aqui entre os companheiros e do que quero buscar. Agora que estou realmente tendo a noção do que é Fototgrafia desejo um equipamento melhor. Já estou com uma quantia legal para comprar uma Panasonic FZ15...ou quem sabe o teu modelo da Fujifilm.

Um abraço.

Wafeoli.
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i