Autor Tópico: Objetivas para Nikon FM e Nikon F2 e assistência Nikon competente  (Lida 9148 vezes)

Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2011, 20:34:04
Ó povo do cajuzeiro,

estou aqui, solitário,

esperando uma luz forte,

que esclareça este vivente,

e tire minhas câmeras do armário.

Nós três agradecemos

ao caminhante sabido,

que desça do cajuzeiro,

e atenda a esse pedido.

Assim, de "perninhas" e "asinhas"

eu vou ficar bem esclarecido,

e minhas amigas Nikon

não terão nenhum ferido.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2011, 21:04:37
Ó povo do cajuzeiro,

estou aqui, solitário,

esperando uma luz forte,

que esclareça este vivente,

e tire minhas câmeras do armário.

Nós três agradecemos

ao caminhante sabido,

que desça do cajuzeiro,

e atenda a esse pedido.

Assim, de "perninhas" e "asinhas"

eu vou ficar bem esclarecido,

e minhas amigas Nikon

não terão nenhum ferido.


  :worship:

Temos um poeta!!! O MF revelando talentos. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2011, 21:18:41
Obrigado, Mr. Hyde.

Mas os versos são bem singelos, fruto do desespero de não entender quase nada... Feitos na esperança de que alguém desça ao rés do chão, onde eu estou e dê uma explicação simples, porém completa.

Abraço.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #18 Online: 03 de Junho de 2011, 18:41:48
...
Mas, quanto às lentes, e agora, José, como diria o Drummond...É que, novato como sou, não entendo algumas coisas que, para ti, certamente, são banais: o o que são a asinha da lente e a perninha do fotômetro?  Acho até que, intuitivamente, sei o que podem ser, mas não tenho certeza. E mais importante: como é que se colocam as lentes na máquina? Como é a tal coisa de recolher a perninha??? E como se põe no lugar, de novo? E o que é engatar a asinha? Onde engatar?

Outra coisa:

a) para F2 - naquela sopa de siglas, como eu digo (AI, não AI, AF, A na N...), qual lente (objetiva) é melhor para alguém atrapalhado, que não quer ter muito trabalho, só colocar lente e sair a fotografar? Sem estresses de recolher isso ou aquilo, apertar botões, etc?;

b) idem para FM.

Abraço.

Oi, Tom, vamos por partes;

1 - "a asinha da lente" - As lente da Nikon mais antigas têm uma pecinha prateada aparafusada no anel da abertura. Uns chamam de asinha, outros de orelhas de coelho. Ela tem uma abertura bem no meio, onde se engata o sistema mecãnico para que o fotômetro das Nikons anteriores a 1977 (pré AI) saiba qual a abertura da lente.

2 - "perninha do fotômetro" - Olhe este tópico "Coupling Lever Lock/Release Operation" desta página - http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikonf2/f2/nikonf2a/index4.htm que fica mais fácil visualizar como travar e liberar a perninha.

3 - "como é que se colocam as lentes na máquina" - Alinhe a bolinha ou risco que fica no meio da marcação prata das lentes com a bolinha na lateral da câmera e encaixe a lente no sentido anti-horário. Para soltar a lente, aperte o botão preto no lado direito da câmera (olhando-a de frente) e gire a lente no sentido horário. Veja este tópico na mesma pg acima - CHANGING THE LENS

4 - "engatar a asinha" - se sua Nikon é pré AI, ao colocar a lente, gire o anel de abertura da abertura mínima até a máxima que a asinha se engata automaticamente.

5 - As lente mais práticas, "encaixar sem pensar", são as AI/AIS. Elas têm asinha e encaixe no anel de abertura, então funcionam sem "pensar" em qualquer corpo Nikon, seja pré AI ou AI.


É isto, qualquer coisa pode continuar colocando aqui que, podendo, eu te esclareço. Aqui - http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikonf2/index.htm - tem a história e um "como funciona" da F2. Se você lê em inglês, é bem interessante, você ficará com uma boa noção do que estas máquinas representaram na história da fotografia.

Abs,

José Azevedo


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2011, 20:08:21
Oi, José! Boa noite!

Olha, muito legal e acessível tua explicação, até mesmo um rematado "dummie" como eu consegue entender...

Já dei uma olhada nos links indicados, bem esclarecedores. Agora, estou a treinar com a F2 e a FM.

Acho que peguei o jeito. Mas 2 coisas ainda não captei bem:

primeira)  - aquele lance de engatar, na F2 parece que engata automaticamente, sem eu fazer nada. E desengata também automático, se bem que nesse desengate parece que a perninha do fotômetro dá um pulo, talvez eu esteja fazendo algo errado.

segunda) na FM, tenho uma lente AF, então não tem asinha nenhuma. Essa lente na F2 serve? Digo, como fotometra?
E aquela lente que está na F2, que tem asinha, serve na FM?

Mais uma vez, muito obrigado pela paciência e pelo ensinamento.

Grande abraço.




joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #20 Online: 06 de Junho de 2011, 01:26:36
Oi Tom,

vamos por partes de novo:

1 - "aquele lance de engatar, na F2 parece que engata automaticamente, sem eu fazer nada. E desengata também automático, se bem que nesse desengate parece que a perninha do fotômetro dá um pulo, talvez eu esteja fazendo algo errado" - Você olhando pro fotômetro, do lado direito tem escrito A ou AS?

2 - "na FM, tenho uma lente AF, então não tem asinha nenhuma. Essa lente na F2 serve? Digo, como fotometra?" - Se o seu fotômetro for AI, sim. Senão, você tem que fotometrar em "stop-down", como já descrevi numa resposta anterior.

3 - "E aquela lente que está na F2, que tem asinha, serve na FM?" - Sim, mas se ela for pré-AI, lembre-se de liberar o encaixe do mecanismo AI, senão você irá danificá-lo. A explicação de como fazê-lo está nos links que eu já passei antes.

Como saber se a sua lente é pré-AI ou AI?

1 - Olhe na asinha. Se ela tiver o encai central apenas, provavelmente é pré-AI. Mas, caso ela tenha mais dois buraquinhos ao lado do encaixe central, muito provavelmente é AI.

2 - Olhe no anel das aberturas. Se ele for regular, lisinho, sem nenuma protuberância na parte que se encaixa na câmera, muito provavelmente é pré-AI. Caso ele tenha um corte e/ou uma protuberáncia pequena para fora, é uma lente AI.

Abs,

José Azevedo


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Junho de 2011, 14:11:44
Oi, José! Boa tarde!

1- Devo ser muito lerdo (ou mal alfabetizado...), mas não consigo ver nem A nem AS.......;  :aua:

2- Sim, lembro dessa fotometragem em "stop-down". Vou tentar entendê-la melhor...E como saber se meu fotômetro é AI ou não? Dependo do A e do AS (item 1) ?;
 
3- Quanto à liberação do encaixe do mecanismo AI: isso p/ tirar da F2, não? Porque acho que a FM não tem encaixe Ai...Então, para colocar na FM, não teria problema, certo? Só para tirar da F2? Ou não entendi?;  :o

4- A lente que está na F2 creio que é pré-AI. Só tem um encaixe central na asinha. Quanto ao anel, fiquei um pouco em dúvida, mas acho que é pré-AI,sim;

5- Cheguei a uma conclusão, José, para, mais tarde, tirar essas pedras do meio do caminho: quero trocar a lente pré-AI por uma AI e, futuramente, só comprar lentes AI e AF. E, se meu fotômetro for pré-AI, tentar trocá-lo por um AI. Mas isso (troca do fotômetro) sei que vai ser complicado. Talvez o lance seja vender ou trocar a F2 com alguém. Por outra c/ fotômetro AI ou pela FM2, ouço falar muito bem.

Bem, era isso.

Grato por tudo, até aqui. Espero, algum dia, poder ensinar algo aqui no forum, também... :hysterical:

Abraço.

Antônio



joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #22 Online: 08 de Junho de 2011, 18:47:42
Oi Tom,

- "Devo ser muito lerdo (ou mal alfabetizado...), mas não consigo ver nem A nem AS...." - Nada disto, só significa que ela é pré AI  :D

- A FM é AI, por isto não precisa das garrinha/asinha. A leitura da abertura é feita por um encaixe na base do anel do diafragma. Comos as lentes pré AI não têm este engate, se você montar uma na FM sem liberar o engate poderá danificá-lo. Olhe para a baioneta da FM sem uma lente. Mais ou menos na posição de 1 hora (como se fosse um relógio), você verá esta pequena protuberância que se engata nas lentes. Ao lado tem um botãozinho que a libera, ela fica solta em direção ao corpo e você pode instalar lentes pré AI.

- Pelo que você descreveu, a lente na F2 deve ser pré AI sim

- Olha, falando, escrevendo ou lendo, tudo parece mais complicado do que realmente é. Sem dúvida a melhor opção são lentes AI/AIS/AF (com anel de diafragma). Trocar o fotômetro é difícil pois há décadas eles não são fabricados. Neste caso, o mais fácil é comprar um fotômetro de mão, tipo o Minolta IVF por exemplo.

Abs,

José Azevedo


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 09 de Junho de 2011, 15:49:39
"você verá esta pequena protuberância que se engata nas lentes. Ao lado tem um botãozinho que a libera, ela fica solta em direção ao corpo e você pode instalar lentes pré AI."

José:

Depois de liberar a dita cuja (protuberância) e instalar a lente pré AI, engato a dita protuberância de novo, até a hora de desinstalar a lente, ou deixo a protuberância solta todo o tempo em que estiver c/ a lente AI? Desculpa a redundância, mas achei que ficaria mais claro se repetisse a palavra (protuberância)...

E uma outra pergunta, relacionada com esse tira e bota de lentes. Às vezes, quando estava tirando as lentes da F2, ficava meio difícil de sair, não sei porque. Eu ficava apertando o botão que libera a lente, e girando a mesma para um e outro lado até conseguir que saísse.

Além de apertar o botão de liberação e girar a lente em sentido horário, há mais alguma coisa a fazer???

E, nesse processo kafkiano, de tentativa de retirada da lente da F2, seguidamente as lâminas do diafragma ficavam visíveis (digamos, se estava em f 2.8, ficava com essa abertura aparecendo, com 16, a respectiva, e assim por diante. Porque isso?

Bem, era isso. Meus respeitos ao Mestre do Cajuzeiro. Estou, enfim, tendo alguma compreensão...A luz está chegando!!!

Abraço.

Antônio



Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Junho de 2011, 16:00:00
JosÉ:

E mais uma pergunta ( >:D ): dá para instalar a asinha na Lente AF? E aí ela fotometrará , mesmo no fotômetro pré-AI?  :ponder:

Sentado à beira do cajuzeiro, esperando, ansioso, as respostas... :D :D :D

Grato.

Antônio


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Junho de 2011, 15:19:11
Convido a todos do Forum para comparecerem aqui e trazerem seu ensinamento. Até porque acho injusto ficar "alugando" o simpático e prestativo José Azevedo.

Meu muito obrigado.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2011, 04:08:41
JosÉ:

E mais uma pergunta ( >:D ): dá para instalar a asinha na Lente AF? E aí ela fotometrará , mesmo no fotômetro pré-AI?  :ponder:

Sentado à beira do cajuzeiro, esperando, ansioso, as respostas... :D :D :D

Grato.

Antônio

Oi Tom,

Acho que você está confundindo e misturando as coisas. Releia o tópico pois você está perguntando coisas que eu já respondi  :assobi: hehehe...

- Sim, dá pra instalar a asinha nas lentes AF. As AF são AI por natureza e ela irá fotometrar na F2 pré AI normalmente se estiver com a asinha.

- A abertura da lente muda quando você a retira da F2 pois a asinha está presa no fotômetro e precisa soltar-se. Só. Quando você acoplar a lente, gire-a da abertura mínima à máxima, para garantir o engate da asinha.

- Se o acoplamento lente/corpo está duro, pode haver alguma coisa empenada.

- Na FM, só libere o engate AI quando usar lentes Pré AI, senão você fica sem fotometragem com as lentes AI.

Abraço,

José Azevedo


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 14 de Junho de 2011, 14:16:06
José:

Mais duas  8-) :

1 - quanto à última parte da resposta: o que desejo saber, quanto à liberação do engate AI na Nikon FM, é se, durante o tempo de uso da lente pré-AI, ele fica sempre liberado, ou se é só liberado quando da colocação e, assim que colocada a lente pré-AI, ele é recolocado no lugar.

Com as AI, já entendi que precisa estar preso. Desculpa a transcendental burrice... :aua: :aua: :aua:

2 - dá para transformar as lentes pré-AI em AI????? Se der, será a glória.... :ok:

Bem, vou parando por aqui. Mais uma vez, meu muito obrigado por tua paciência e vontade de ensinar. Apesar do aluno embotado.

E perdão por reperguntar algumas coisas, não fiz por mal, foi mera falta de atenção ou de entendimento, mesmo.

Grande abraço.

Antônio


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #28 Online: 15 de Junho de 2011, 02:55:57
Oi Tom,

- Deixa liberado, senão você vai quebrar o dito.

- Sim! Basicamente é fazer um corte no anel do diafragma para que ele acione o mecanismo AI. Mas isto deve ser feito por quem entende, para que o engate seja correto e o comprimento do corte bata com a abertura máxima da sua lente, senão o fotômetro lerá tudo errado. Não sei se a TTanaka faz pois não é uma adaptação "oficial", mas é possível que eles recomendem alguém ou procure outras na região da 7 de abril aqui em SP.

Quanto à sua "transcedental burrice", nem esquente. A gente é sempre burro até começar a aprender. E, mesmo assim, nunca sabe tudo. Senão não tem graça, né?  :ok:

Abs,

José Azevedo


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 15 de Junho de 2011, 12:12:34
José:

Estou ficando doutor em lentes! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Também, com tal Mestre... :worship:

Mas ainda ficou uma dúvida >:D: "transformada" a lente pré-AI em lente AI, ainda assim há que tomar aquele cuidado quando a puser na Nikon FM (liberar o engate) ou a "transformação" é total e o engate pode ficar no seu lugar?

Abraço.

Antônio