Autor Tópico: Objetivas para Nikon FM e Nikon F2 e assistência Nikon competente  (Lida 9118 vezes)

Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Amigos: sou iniciante na área, recém fiz um curso básico e tirei as primeiras fotos com máquina analógica, manual.

Comprei uma Nikon F2, mas, como está com algum problema no fotômetro (não aparecem todas as informações), acabei adquirindo uma Nikon FM também.

Minha dúvida é a seguinte: quais lentes (objetivas) servem para a F2 e a FM? Podem ser as mesmas? Todas?

Outra questão é: onde achar uma boa assistência técnica para essas câmeras no Brasil? T Tanaka?

Sou de Porto Alegre, no curso que fiz indicavam duas assistências, numa delas quem me vendeu a F2 levou-a (é do lado de sua loja) para ver o que achavam a respeito do fotômetro e disseram que teria de ficar lá por um ou dois meses.Também queriam diagramas ou manuais do fotômetro...Não senti muita firmeza. Fiquei achando que aqui em POA não seria muito confiável de arrumar.

Enfim, agradeço a quem puder dar dicas.

Abraço.



Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2011, 20:47:08
Peço ajuda encarecidamente aos mestres... Onde andam Elmo, Azevedo e outros???


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2011, 22:04:02
Tom, infelizmente, o Elmo deixou de frequentar o fórum. Mas, acredito, que ele ainda seja o presidente do FotoClube BH. Dá uma 'Googada' e tenta falar com ele. O Zé ainda frequenta mas aparece de caju em caju.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2011, 22:04:51
tom,assistencia técnica eu não sei te informar não.mas as objetivas servem tanto numa como na outra,mas na f2 eu acho que só fazem fotometria as objetivas que tem uma orelhinha de metal no anel de abertura.se eu estiver errado me corrijam.de uma pesquisada no google que vc deve achar alguma coisa.abç!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2011, 22:06:26
Mas tenta encontrar alguma coisa nesse tópico aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2011, 22:36:53
Marcos França e Mr. Hyde: muito obrigado pela ajuda. Vou tentar descobrir algo. E Mr. Hyde: gostei da expressão "de caju em caju", não a conhecia. De onde vem?

Os participantes que tiverem mais dicas são super bem-vindos.

Abraço.

P. S.: E vou tentar achar o mail do Elmo...


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2011, 22:54:46
Gente, e aquela sopa de siglas (AI não AI, AS, DX, "A na N"......). Quais servem e quais não?

Grato.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2011, 22:57:22
Marcos França e Mr. Hyde: muito obrigado pela ajuda. Vou tentar descobrir algo. E Mr. Hyde: gostei da expressão "de caju em caju", não a conhecia. De onde vem?

Os participantes que tiverem mais dicas são super bem-vindos.

Abraço.

P. S.: E vou tentar achar o mail do Elmo...

Nordeste. Caju, diz a lenda, só dá uma vez no ano. O que é uma verdade mas tb uma lenda. Embora seja fato que só há um florada anual, o período germinativo pode-se estender, a depender da espécie, ensolação e irrigação, até 10 meses no ano.
De caju em caju é o mesmo que raramente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2011, 23:11:42
Muito obrigado pelas dicas e pela presteza, Mr. Hyde. Este forum é dez, mesmo.

Grande abraço.

P. S.: e vou começar a usar o "de caju em caju". Muito bom!


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2011, 13:52:25
Ói nóis aqui 'travêiz... Caindo do cajuzeiro, hehehe  :assobi:

Oi Tom,

o problema do fotômetro da F2 geralmente é a corrosão de um potenciômetro interno - ou coisa do gênero, pelo que eu já li, mas não me pergunte qual. O "Rei da cocada preta" mundial das F2 fica em Londres - Mr. Sover Wong http://www.soverf2repair.webs.com/ - que o cara que vai deixá-la como nova.

Ok, enviar a câmera pra Londres não é simples. E a nossa eficaz Receita ainda vai querer te cobrar imposto de importação na hora da volta...

O que eu faço com as minhas é levar no T.Tanaka mesmo. Agora, dependendo da situação, é possível que não haja solução. Aí você tem duas opções: comprar um outro fotômetro para ela no Ebay - por aqui são raros - ou comprar um fotômetro de mão e pronto. Acho a segunda mais viável e você pode usá-lo com outras câmeras também. E, com a prática, chega um momento em que você mesmo já consegue adivinhar a medição. Mas precisa de bastante prática. Eu, infelizmente, já perdi este dom.

Abs,

José Azevedo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2011, 14:25:43
Ooooops! Depois de tanto tempo no cajuzeiro, esqueci metade da mensagem  :D

Com relação às lentes:

Na F2 encaixam TODAS as lentes Nikkor com baioneta F.

AGORA, ATENÇÃO: o funcionamento do fotômetro varia conforme o modelo de fotômetro da sua F2. Se ele for Pré-AI(geralmente antes de 1977), funcionará baseado no engate daquelas "asinhas" prateadas que ficam no anel da abertura da lente. Se ele for AI (de 1977 a 1980), funcionará baseado num corte na base do anel das aberturas.

Entretanto, TODA e qualquer lente com baioneta F se encaixa, permitindo a você fotografar. MAS nem tudo irá funcionar...  :shock:

O que acontece:

1 - Lentes Pré-AI - Se o fotômetro é Pré-AI, ok. Engate a "asinha" e pronto.

                    Se o fotômetro é AI: ATENÇÃO - RECOLHA a "perninha" AI do fotômetro ANTES de engatar a lente para não danificá-lo!! Depois, encaixe a lente e fotometre em "stop-down" - feche o diafragma na abertura desejada, aperte o botão de profundidade de campo e fotometre a cena. Use esta abertura e velocidade manualmente. Então, pode soltar o botão de profundidade de campo pra focar e fotografe normalmente.


2 - Lentes AI/AIS - Se o fotômetro é Pré-AI, ok. Engate a "asinha" e pronto.

                    Se o fotômetro é AI, ok. Encaixe a lente e pronto.


3 - Lentes AF (menos as AF feitas para a F3 AF) - Se o fotômetro é Pré-AI: elas não têm "asinhas". Se quiser, podem ser instaladas numa assistência técnica. Encaixe a lente e fotometre em "stop-down" - feche o diafragma na abertura desejada, aperte o botão de profundidade de campo e fotometre a cena. Use esta abertura e velocidade manualmente. Então, pode soltar o botão de profundidade de campo pra focar e fotografe normalmente.

                                                  Se o fotômetro é AI, ok. Encaixe a lente e pronto. As lentes AF são AI.


4 - Lentes G - Qualquer fotômetro. O diafragma delas é eletrônico. PORTANTO, você só poderá fotografar com elas na abertura máxima.


5 - Lentes DX - são AI, muitas são G. O problema é que elas produzem um círculo de imagem MENOR que o necessário para um filme 35mm. Portanto, na maioria você terá apenas um círculo com a imagem dentro ou com uma forte perda de luz nas bordas. Poucas cobrem a área de um filme 35mm e eu não sei quais são.

Tom, de cabeça, é isto que eu me lembro. Como você pode ver, a versão da F2 mais versátil é a sua segunda série, que vai de 1977 a 1980. Adoro estas máquinas, são verdadeiras misturas de tanque de guerra com instrumento de precisão. Cuide bem da sua, faça uma manutenção básica de tempos em tempos (limpeza, regulagem e lubrificação) e ela poderá ficar para os seus netinhos.

Mais uma coisinha: o fato de algumas das lentes modernas fotometrarem apenas em "stop-down" - que é muito chato - é mais um motivo para você adquirir um fotômetro manual.

Qualquer dúvida, estamos aí no cajuzeiro mais próximo, hehehe  :ok:

Abs,

José Azevedo


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2011, 17:59:09
Prezado José Azevedo e povo do cajuzeiro:

Grato pela resposta.

Acho que tentarei o TTanaka. Se não resolver, quem sabe Mr. Wong?

Mas, quanto às lentes, e agora, José, como diria o Drummond...É que, novato como sou, não entendo algumas coisas que, para ti, certamente, são banais: o o que são a asinha da lente e a perninha do fotômetro?  Acho até que, intuitivamente, sei o que podem ser, mas não tenho certeza. E mais importante: como é que se colocam as lentes na máquina? Como é a tal coisa de recolher a perninha??? E como se põe no lugar, de novo? E o que é engatar a asinha? Onde engatar?

Outra coisa:

a) para F2 - naquela sopa de siglas, como eu digo (AI, não AI, AF, A na N...), qual lente (objetiva) é melhor para alguém atrapalhado, que não quer ter muito trabalho, só colocar lente e sair a fotografar? Sem estresses de recolher isso ou aquilo, apertar botões, etc?;

b) idem para FM.

Abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2011, 18:12:43
ve na www.portssar.com.br
e uma otima assistencia em Sao Paulo!!!!
abs.


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2011, 18:23:33
Agalons:

Obrigado pela dica de assistência. Vou conferir.

Abraço.