Autor Tópico: Qual escolher? Canon 60D ou Nikon D7000  (Lida 47423 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #30 Online: 30 de Maio de 2011, 20:38:36
Parece que a D7000 tem um problema que acho que pode ser uma boa dor de cabeça. Aparentemente, o sistema de obturação/espelho respinga óleo sobre o sensor, exigindo constantes limpezas.

Vi os primeiros relatos no DF, onde um usuário reclamou de sujeira no sensor mesmo sem praticamente trocar a lente. Agora começam pipocar relatos semelhantes na internet. Um usuário em seu blog afirmou que precisou mandar fazer 3 limpezas no intervalo de um mes. E o pior, como é óleo, não adianta usar bomba fuc-fuc, tem que ser limpeza úmida mesmo.

No Flickr também existem comentários sobre isso

http://www.flickr.com/groups/d7000-club/discuss/72157625681752931/

Será ??? Se for verdade, é uma grande mancada da Nikon, até pior do que o famoso espelho solto da 5D. Este pelo menos vc levava na autorizada eles trocavam e vc ficava livre do problema.

:doh:
Li os posts do tópico lá no Flickr. Aparentemente há problemas internos evidentes. O relato de pontos de óleo no passa baixa e ao mesmo tempo no elemento ótico traseiro é esclarecedor. Indicativo que que o problema é na fabricação é a limpeza gratuita do passa baixa, já que não abrangido pela garantia. Para o bem dos usuários, tomará que sejam apenas os lotes iniciais. Mas há relatos de lotes posteriores problemáticos. Como sempre, não adianta esperar um posicionamento oficial da empresa, já que ela jamais ira admitir a falha. É esperar pra ver se os relatos diminuem.  :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #31 Online: 30 de Maio de 2011, 20:56:56
Está bem Natão, e olha que o Thunder avisou. rsss
Lá vou eu cavocar coisa do fundo do baú, e enquanto isso a Thais arma a confusão no fórum Canon e depois corre para a Nikon....Rsss.

Hector, primeiramente que interpolação é tanto para mais quanto para menos... e todas elas perdem detalhes, afinal se eu interpolar uma foto de 10mpx para 1mpx quanto de detalhe eu perderei... na interpolação para mais não, aquilo que a câmera conseguiu revelar de detalhes estará lá.
Caso clássico de redimensionamento de imagem e que, inclusive, mostra claramenete a questão do ruído como fica. Este mesmo site tinhe feito o teste da D700 x 5Dmk2 dando vantagem de ruído para a D700. Depois refez o teste redimensionando o arquivo da 5Dmk2 para o mesmo tamanho da D700.
http://www.photographybay.com/2008/12/27/canon-5d-mark-ii-vs-nikon-d700-in-depth-iso-comparison/
Uma pena que poucos fizeram o mesmo que o PhotographyBay.

Agora quando aos reviews mostrarem que tem mais linhas, o DPreview é um que diz exatamente o contrário. O imagem resource também... principalmente em iso hi... Mas daí é usar isso contra ou a favor... pois muita gente aqui usa um review quando lhe bem entende, na hora que ele diz o que queremos ouvir, dá-se credibilidade, na hora que não nos favorece, não se dá... olha só que o exemplo da revista Fotografe melhor, mostra que a 60d alcança maior resolução... mas e agora? Confiar no DPreview que diz que a Nikon tem maior resolução, ou na "Fotografe melhor com a Nikon" que diz que a Canon tem maior resolução (com objetivas "x" claro).
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D7000/D7000A.HTM
Conclusão do IR:
Detail comparison. Digital cameras generally do better with a black and white target, so we also look at that closely, here at ISO 100, 3,200, and 6,400. Though at ISO 100 the Canon 60D really looks impressive, note how dramatically it's punched up the contrast and the sharpening. You can see the sharpening at work with the bright halo around the black lines. The Nikon D7000 has a little lower resolution, and also applies the sharpening, but not quite as dramatically. The result is a more even performance across the three ISO settings. I'm not saying which to prefer; more resolution is quite good, and the Canon delivers in this case across the board. All six cameras look pretty good, with the D90 outclassed with its 12mp sensor, the GH2 resolving more lines inside the letters, and the Pentax and Sony also manage to edge out the D7000 in terms of lines rendered. But remember the overall performance of the more real-world, lower-contrast subjects in the multi-color crops above these.
Also bear in mind that we shoot these shots with the best lenses we have available for each platform. In this case, they are all shot with a Sigma 70mm f/2.8; all but the GH2, which uses the very sharp Olympus 50mm f/2 lens.

http://www.dpreview.com/reviews/nikond7000/page13.asp
There is a clear difference in detail resolution between the D7000's JPEG and RAW output. Whereas in the JPEG files, the D7000 cannot accurately describe the 9 lines on our test chart much beyond 2600LPH (roughly), the RAW file still shows all nine lines distinctly at 2600LPH, and they only begin to merge at around 2800LPH. This is still some way off the Nyquist limit (equal to the number of vertical pixels in the D7000's output - i.e. 3264LPH) but impressive nonetheless.

Also worthy of note is the fact that even beyond Nyquist, some line detail is still visible in the D7000's RAW file. Of course this isn't 'accurate', (and represents merely how good the camera's demosaicing algorithms are at 'guessing' what lies beyond Nyquist) but it enhances the impression of fine detail. At the same point on our chart the JPEG file shows only a monotone gray mush. Comparing results from the D7000 against those from the Canon EOS 550D (which also boasts an 18MP sensor), there isn't a great deal between them in terms of absolute resolution. The Canon's JPEG files are slightly higher in contrast, which makes detail (at default settings) look slightly sharper, but this is the only significant difference.

Mas não somente isso... quando digo que a D7000 é mais câmera, digo que é no geral... em todos os seus aspectos. Mas aí é que está... a Canon vem com um preço mais atrativo, a difereça pra alguns compensa, para outros não...

Natão, aí você está usando a sua opinião pessoal. Esta eu respeito, pois tenho a minha. Imagine eu segurando a 7D em uma mão e um METZ 60 CT-4 em outra. E tendo que regular o iso na 7D. Fácil não? Já na Nikon eu preciso usar o botão exclusivo que foi feito para facilitar os acessos (facilitar?). Ou então tenho que reprogramar os botões.
Nas Canon eu acesso as principais regulagens com uma só mão, e na Nikon eu preciso das duas ou então reconfigurar toda a câmera.

Acho que é mais fácil admitirmos que são equipamentos idênticos para as mesmas propostas. O resto para mim continua sendo questão de gosto e quem vai determinar o melhor resultado é o fotógrafo.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #32 Online: 30 de Maio de 2011, 20:59:50
Chama o Pictus que ele poe ordem na casa kkkkkkkk  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #33 Online: 30 de Maio de 2011, 21:36:58
Ponto 1... Estes reviews são feitos de forma específica. Não dá para dizer que cameras com características semelhantes sejam superiores umas às outras. Exemplo, segundo o popphoto, a 60D tem um ganho de quase 1 ponto em ISO alto em relação a D7000 usando os programas de conversão originais, o DPP e o CaptureNX. E não dá para dizer que os programas originais são ruins, pelo contrário, eles podem não ser completos a nivel de edição de fotos, mas no quesito conversão do RAW eles são sem dúvida superiores ao ACR.

Em relação ao auto-foco, em várias condições o tempo é semelhante, com vantagem para a 60D em ambientes escuros (2EV), o que mais ou menos fecha com o que se ouve falar nos fóruns. Como curiosidade, em ambientes claros, segundo a popphoto, as mais rápidas são a E-5 e a A55.

Ponto 2, em relação às cores ou qualquer coisa assim, gosto pessoal não se discute. O Thunder prefere as cores da D7000, já conheço um forista que tem D7000 e 60D e ele prefere 60D para o social por causa das cores, enquanto prefere a D7000 para externas em função do DR em ISO baixo. Alguém está errado ?? Eu acho que não.

E a D7000 tem itens que considero importantes, como o sistema de foco (se fosse mais rápido, claro), o dual-card, o micro-ajuste de foco. Em relação ao DR, acho mesmo que o DR da D7000 é maior, aliás esta é uma boa característica dos sensores Sony, desde a D90. Mas gostaria de ver uma comparação usando os conversores específicos e não o ACR.

Quanto ao corpo da D7000, alguns pensam erradamente que é de liga,mas não é, é chassi de policarbonato com um top plate e rear plate de magnésio. A 60D é chassi de alumínio revestido de policarbonato. A D7000 é mais resistente, mas está longe da resistência de uma 7D por exemplo (se é que isso é alguma vantagem para fotógrafo de social, até hoje me pergunto sobre isso...)

E a D7000 ainda tem a vantagem de fazer HSS com flash's fora da sapata, que nenhuma Canon ainda faz.

Então, são cameras extremamente semelhantes e dizer que uma é substancialmente superior à outra é temerário. Para o meu uso, eu continuaria escolhando 60D por ser bem mais barata, pelo menos por aqui. Mas se eu fizesse books em externas por exemplo e quisesse TTL fora da sapata em HSS, a Nikon seria melhor escolha.

Agora, também temos que esperar o que vai acontecer com este problema do óleo na D7000. Se realmente for comprovado, é um problema sério que pode remontar até ao projeto do obturador. E já tem uma pilha de usuários de D7000 furiosos com isso, ainda mais que os serviços de limpeza não estão sendo cobertos pela garantia.. Olhem a cartinha que um deles mandou para a Nikon...

http://blog.robynalman.com/post/5211434387/my-letter-to-nikon-service-repair-regarding-my-d7000

Eu sinceramente não investiria em uma D7000 até saber se este problema é localizado e se tem solução.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2011, 02:06:45
Calmaaa pessoal!!! hehehehe
Não vou me arriscar com a D7000 por conta desse problema do óleo, até porque são cameras muito semelhantes e a Canon ganha no preço.
Agradeço a todos aqui que contribuiram para a minha escolha..
Mas nao precisam brigar viu...rsss
Obrigada pessoal!!!

Thais Jacob


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2011, 17:00:11
Que óleo gente, isso é intriga da oposição  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Andei olhando la na garagem e não vi nenhuma gotinha de óleo ou respingado.   :clap: :clap: :clap:
Duvido que essas marcas tipo canon, nikon, sony dariam uma mancada dessas.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2011, 17:12:23
Oi Thunder!!!
Vi o preço da D7000 e esta até 100,00 mais barata que a 60D..
Meu...ou eu sou muito indecisa ou é muito dificil adquirir a primeira camera..rs
Tenho até amanha pra decidir...
Fiquei na duvida denovo..

Aproveitando posso comprar sem medo la na santa efigenia?? Alguem ja comprou la??
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 17:12:58 por Tha Jacob »


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2011, 17:28:36
Por quanto achou ? Engraçado que a 7000 sempre foi mais cara, vc viu com lente 18-105 ???


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #38 Online: 31 de Maio de 2011, 17:49:16
Esta 3.500,00 com a lente 18-105...
la na santa efigenia


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #39 Online: 31 de Maio de 2011, 18:55:01
Esta 3.500,00 com a lente 18-105...
la na santa efigenia

Mas Thais, nada contra a Santa Efigênia, eu mesmo já comprei lá. Mas eu só te recomendaria uma loja do tipo MonteCarlo no Paraguay. Está muitíssimo estranho esse preço da Sta Efigênia. Recomendo pagar mais, independente do equipamento escolher, mas ter maiores garantias.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #40 Online: 31 de Maio de 2011, 19:00:22
ENtão Hector, esse preço esta equivalente a monte carlo, la a D7000 esta 1.700 dolares, com a entrega sai 3.490,00.
Aqui na santa ifigenia eles dao 1 ano de garantia. Claro q esse valor q te falei é avista, pois no cartao  de credito fica mais caro.
O produto é igual se eu comprar numa loja aqui no Brasil pelo dobro do preço?


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #41 Online: 31 de Maio de 2011, 19:02:28
ENtão Hector, esse preço esta equivalente a monte carlo, la a D7000 esta 1.700 dolares, com a entrega sai 3.490,00.
Aqui na santa ifigenia eles dao 1 ano de garantia. Claro q esse valor q te falei é avista, pois no cartao  de credito fica mais caro.
O produto é igual se eu comprar numa loja aqui no Brasil pelo dobro do preço?


Para mim, alguém comprou, não gostou e colocou a venda na Santa Efigênia. Se duvidar é a única peça.
Mas, posso estar enganado. Neste caso a compra depende de você.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #42 Online: 31 de Maio de 2011, 19:07:49
Esta 3.500,00 com a lente 18-105...
la na santa efigenia
Ta bom de preço, ta na média, eu acho tranquilo, coloca um cartão e testa lá na hora, ja comprei várias coisas por lá, tudo sem problemas. Veja só se não é refurb, no selo em baixo.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #43 Online: 31 de Maio de 2011, 19:09:50
Sera Hector?
Mesmo estando o mesmo valor da monte carlo?


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #44 Online: 31 de Maio de 2011, 19:10:39
Para mim, alguém comprou, não gostou e colocou a venda na Santa Efigênia. Se duvidar é a única peça.
Mas, posso estar enganado. Neste caso a compra depende de você.
Ta enganado Hector, vem tudo do mesmo lugar, do jeito que chega na Monte Carlo chega por aqui, pagar mais caro pra deixar o Palocci mais rico ???  :hysterical: :hysterical: :hysterical: