Autor Tópico: Existe foto que ainda não tirada?  (Lida 6361 vezes)

Alexandre Freires

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.816
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Junho de 2011, 16:49:18
Germano,
Tenho certeza que existem lugares que o homem ainda não chegou, pelo menos o civilizado. Vivi 5 anos dentro da selva a amazônica e tenho certeza que fui o primeiro a ver diversos lugares e que não tive a oportunidade de ver varios outros, logo, existem vários lugares da qual não fotografamos.
Alexandre Freires
Site: www.duasrodasbrasil.com.br


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 01 de Junho de 2011, 16:53:18
O que voce vai fotografar eh o que menos importa. O importante mesmo eh a sua maneira de fotografar, a sua forma de se expressar. A busca pelo unico esta dentro de voce, pequeno Jedi. ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2011, 17:11:34
Dá uma procurada no livro "Estética da Fotografia" do François Soulages, editora Senac. É um bom começo para entender o ente fotografia sem ficar em definições "chutadas".  :ok:

[ ]s

Formel


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2011, 18:03:24
Germano,
Tenho certeza que existem lugares que o homem ainda não chegou, pelo menos o civilizado. Vivi 5 anos dentro da selva a amazônica e tenho certeza que fui o primeiro a ver diversos lugares e que não tive a oportunidade de ver varios outros, logo, existem vários lugares da qual não fotografamos.


A sensaçao da selva e indescriptivel,
eu morei no Para e Amapa 2 anos,
e tambem andei em lugares que jamais um ser humano colocou um pe.
A natureza e magnifica e eternamente superior ao limitado "homem".
abs.


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2011, 15:14:32
oi galera
eu sou novo no forum, um aprendiz na fotografia ainda, apanho da camera mais do que consigo bons resultados mas acho q ja consigo ter uma opiniao mais definida sobre os conceitos da fotografia

no começo eu me preocupava muito em fazer fotografias que os outros gostassem e aprovassem e isso estava me atrapalhando muito, dai a galera aqui do forum começou a dar opinioes, sugestoes e principalmente a fazer criticas construtivas sobre minhas fotografias, agora consegui entender que as tecnicas e conceitos precisam ser seguidos (mas nem sempre), para que possamos atingir os resultados desejados para uma fotografia de qualidade, mas como a galera ja comentou, o mais importante é a composição e o momento que voce quis registrar independente se outros ja o fizeram, afinal a sua fotografia é uma criação particular de satisfação propria e pessoal, e acho q é isso que particularmente me deixa muito contente e feliz com minhas fotografias e o aprendizado

nao sei se falei besteira ou se conseguir passar a mensagem kkkkkk
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #20 Online: 07 de Junho de 2011, 11:25:05
Existe!!! se não a gente não tava aqui ; P
Por falar nisso, meio nada a ver, mas muito que ver tb, vcs conhecem o Ben Heine, não é só fotografia, mas muito legal, o cara super inovador, e tb aquele outro q fotografa as escullturinhas minúsculas...tudo atual, tudo novo!
o ben heine no flickr
http://www.flickr.com/photos/benheine/
Abs.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #21 Online: 07 de Junho de 2011, 13:04:42
Acho que a maioria das pessoas e incluo aí os "fotógrafos", sequer sabem o que é uma fotografia. Saber no sentido de definir.  :assobi:

[ ]s


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Junho de 2011, 14:13:00
definição do dicionario

fotografia
(foto- + -grafia)

s. f.1. Arte de fixar a imagem de qualquer objecto!objeto numa chapa ou película com o auxílio da luz.
2. Retrato, vista fotográfica. = foto
3. Oficina fotográfica.


essa foi facil, agora todo mundo ja sabe
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #23 Online: 07 de Junho de 2011, 14:48:44
definição do dicionario

fotografia
(foto- + -grafia)

s. f.1. Arte de fixar a imagem de qualquer objecto!objeto numa chapa ou película com o auxílio da luz.
2. Retrato, vista fotográfica. = foto
3. Oficina fotográfica.


essa foi facil, agora todo mundo ja sabe
 

:doh:

...Isso foi sério?


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 07 de Junho de 2011, 14:52:28
pra descontrair

mas ta isso mesmo no dicionario
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #25 Online: 07 de Junho de 2011, 15:22:16
Acho que a maioria das pessoas e incluo aí os "fotógrafos", sequer sabem o que é uma fotografia. Saber no sentido de definir.  :assobi:

[ ]s
define ai p gente entao?
até fiquei curiosa agora, deve ser algo muito bom, divide ai com a galera!  :ok:


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #26 Online: 07 de Junho de 2011, 16:34:52
Não existe "a definição". Até o significado léxico pode ser válido. Bom mesmo seria cada um pensar a respeito e depois quem sabe discutir sobre. Acho que, no geral, as pessoas tem muita preguiça de pensar e acabam vendo tudo de forma muito superficial.

Um significado que achei muito bacana para a fotografia foi o do livro que citei anteriormente neste tópico mesmo. Dentre outras coisas o autor escreve sobre o problema da fotografia e de seus mitos, como o mito da realidade.

Resumindo um pouco, do que eu lembro, ele diz: Uma fotografia não é um momento congelado, pois uma foto é apenas a redução possível daquele momento que é passado e no entanto a fotografia em si é inacabável, pois além de permanecer ela ainda é passível de trabalhos posteriores a própria existência do fotógrafo. Ao mesmo tempo é perda e infinita. Perda pois retrata algo que já não existe e infinita pela própria natureza da fotografia que pode ser retrabalhada, copiada, reinterpretada, reorganizada, etc.

Não sei se a definição dele é a que eu considero como "a definição", ainda estou pensando sobre. Minha definição talvez não seja a mesma que a sua, mas tentando entender a sua definição quem sabe eu chegue mais perto da "a definição".

É viajem?!? Claro que é! Fotografia é arte! Se mescla com filosofia, se você não pensar sobre, vai continuar sem entender o que é fotografia.

[ ]s

Formel


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #27 Online: 07 de Junho de 2011, 17:06:00
Pois é, muito legal, mas por isso mesmo que fica dificil dizer que alguem nao sabe definir... Para cada pessoa e para cada fotografo a fotografia representa um coisa diferente, certamente que nao é o mesmo p mim ou p vc ou qualquer outro, mas acho impossivel dizer que algum fotografo nao sabe o que é fotografia, pois na minha opiniao é uma arte e a arte esta relacionada diretamente com o autor, e mesmo que a definicao de algum autor seja totalmente louca em meus olhos ainda assim acho que ele entende sobre sua propria criacao e respeito isso.  Eu nao acho que fama traz genialidade artistica, muitos artistas consagrados morreram na miseria... e muitos artistas geniais nunca nem foram reconhecidos, a genialidade depende de quem esta interpretando.
Tem um topico aqui no forum que eu achei ate meio engracado tb e resolvi nem comentar sobre as tecnicas fotograficas vs arte. Como a musica, e todas outras formas artisticas existem regras, existe logica, existe a a matematica regendo as regras, independentemente de vc saber dela ou nao. Mas isso nao tem nada que ver com a genialidade artistica. Por exemplo, O Djavan, um musico fantastico brasileiro, aprendeu a tocar violao sem saber as notas, sem saber as regras musicais, isso nao fez diferenca a genialidade misical dele achou toda matematica sem saber. Tb tem alguem que estuda a vida inteira sobre musica, sabe ler as partituras mais complexas e tocar as musicas mais dificeis, mas, no entanto nao pode compor uma musica...
acho q viajei demais, ne...  :snack: foi mal... so por diversao.
o, ja vou avisando desculpa a preguica de colocar acentos q nao interferem na leitura... 8-)  :D


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Junho de 2011, 17:16:57
Galera,

Acho que o objetivo da pergunta do título está sendo atingido, que é a "reflexão sobre".

Gostei muito das respostas que li, e pra eu chegar num acordo comigo mesmo, resolvi separar as coisas:

- Uma coisa é a fotografia como arte, e como ela atinge as pessoas, vou em busca da emoção. Fazendo isso, chuto as regras, esqueço a originalidade da cena e procuro registrar algo que realmente me emocione, ai me sinto original.

- Outra coisa é a fotografia como conceito, e a utilização da técnica e das regras. Nesse caso vou em busca de algo diferente, inusitado, mas sinto que fazendo isso me afasto da emoção e intelectualizo demais a fotografia, caindo na mesmice.

Por isso, questionei à todos sobre a foto ainda não tirada...

Pra mim, a foto que ainda não foi tirada é aquela que vai me emocionar ainda mais (como arte), independetemente de métricas e regras.

[]s

Marcos


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #29 Online: 07 de Junho de 2011, 17:57:17
A questão que eu coloquei é que a definição nem importa tanto, mas pensar sobre uma definição sim. Nesse sentido, e isso é o que vejo, a maioria dos fotógrafos, incluindo gente muito boa, sequer parou para pensar sobre o que é uma fotografia.

O exemplo que vc usou é de um gênio, uma exceção a regra. A maioria de nós tem que estudar e se esforçar, seja para compor ou fotografar. E esse é outro problema da fotografia, é muito fácil apertar um botão.

Lembrei de um fotógrafo que criou uma de suas obras a partir de fotos tiradas por crianças de um hospital hospício, as fotos delas eram fotos a esmo, sem técnica. Mas ele as classifica e faz destas fotos o material para o seu trabalho. As fotos são transformadas em arte por intermédio deste fotógrafo e da forma como ele as arruma. A arte surge a posteriori por interferência de um artista. Infelizmente não lembro o nome dele, mas vou dar uma procurada e posto aqui quando achar.

Lembrei dele pq até a foto tirada simplesmente apertando um botão (sem respeitar regras, fora de foco, etc) pode ser arte. Na minha concepção desde que isso seja feito de modo consciente, pode sim ser considerado arte.

Classificar fotos como artísticas ou não, sequer é possível. Uma foto que é hoje jornalistica, ou até de família ou mais ainda um documento, pode ser amanhã base para uma obra de arte. A fotografia é atemporal não apenas no passado e presente, mas no futuro também.

E lá vou eu viajando na batatinha!  ;)

[ ]s

Formel