Autor Tópico: Existe foto que ainda não tirada?  (Lida 6358 vezes)

MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Maio de 2011, 16:41:56
Pessoal,

O título parece tolo, mas a proposta é um exercício, um brainstorming...

Estava estudando fotos das décadas de 60-70-80, e notei que muitas delas foram premiadas (e elogiadas) simplesmente por terem sido únicas.

Esbarra-se naquela velha discussão sobre as regras, e nessas premiadas, poucas regras foram seguidas, mas elas eram únicas.

Hoje em dia, cada portador de um celular é um fotógrafo potencial... DSLR´s jã não são mais tão raras por ai... Longe já é um lugar que não existe...

Dito isso, deixo a pergunta à ser respondida por cada um:

Existe foto que ainda não foi tirada?

[]s

Marcos
« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 16:43:10 por MGermano »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2011, 16:45:15
Claro que existem fotos que ainda não foram tiradas, mesmo pq existem coisas que ainda aconteceram, luzes que ainda não iluminaram, pessoas que ainda não passaram, conceitos sociais e artísticos ainda não explorados...

As vezes dá mesmo a impressão que a fotografia se esgotou, mas é um equívoco, a fotografia se renova junto com o tempo, a sociedade e sua cultura.

Abraço!


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2011, 17:09:20

As vezes dá mesmo a impressão que a fotografia se esgotou, mas é um equívoco, a fotografia se renova junto com o tempo, a sociedade e sua cultura.

Abraço!

curti... :ok:


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2011, 17:30:20
Claro que existem fotos que ainda não foram tiradas, mesmo pq existem coisas que ainda aconteceram, luzes que ainda não iluminaram, pessoas que ainda não passaram, conceitos sociais e artísticos ainda não explorados...

Dondon,

Brother, valeu pela resposta!

Mas, isso é o óbvio, é pensar no lugar comum.

A minha proposta é outra, existe algo em fotografia que ainda não foi feito, não foi experimentado?

A foto de uma cena tirada hoje já não causa mais o mesmo espanto que uma foto premiada no passado...

O que é preciso hoje pra se ter algo novo em fotografia, haja vista que em cada esquina há uma câmera???

[]s

Marcos


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2011, 17:50:34
Sem contar que "cada um é um universo diferente". Não somente no campo das ideias, como essa frase costuma ser empregada, mas no campo da interpretação também (lê-se aqui interpretação em seu sentido máximo, não simplesmente a textual).

Dê uma olhada nos simpósios sobre  Platão, por exemplo. Até hoje surgem novas e interessantes interpretações de suas ideias que ainda não haviam sido formadas. Ou seja, minha maneira de ver e interpretar o mundo, e falo estritamente do sentido da visão, é realmente bastante influenciada por outros fotógrafos de quem admiro o trabalho. Mas em meu ato de aplicação certamente terei uma maneira diferente de pensar aquela imagem. E tal maneira pode ser inovadora, única ou até mesmo mais um clichê.

Ex.: Já ouvimos bastante a respeito de Newton e sua Lei da Gravidade, onde, reza a lenda, ele curtia a pregiça e uma maçâ lhe cai sobre a cabeça. Trata-se de algo do conhecimento de milhões. Mas inspirado nisso, porque não uma imagem captada em velocidade lenta mostrando a tragetória de uma maçâ e um flash em segunda cortina congelando-a a alguns centímetros do solo (podendo ser grama, ou branco em leve sobra por luz sobre a maçã)?

Graças às diferenças entre cada um de nós, nunca poderá se falar em esgotamento de possibilidades fotográficas. Sem mencionar os aspectos cultural e temporal, que o dondon citou muito bem.
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2011, 18:48:42
O mais do mesmo também pode impressionar só na mudança das cores. Fiz uma foto simples esse final de semana, mas ficou realmente muito boa. As cores, a nitidez, os detalhes fotografados, etc.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2011, 18:52:44
acho que o canal e parar de beber, :hysterical:
a foto que nao foi feita e do casamento do meu filho, ainda nao nasceu, :hysterical: :aua:
brincadeira, rsrsrs!!!!
abs.


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2011, 00:05:04
acho que o canal e parar de beber, :hysterical:
a foto que nao foi feita e do casamento do meu filho, ainda nao nasceu, :hysterical: :aua:
brincadeira, rsrsrs!!!!
abs.

Cara, tu não perde uma, hein?! rsrsrs...  :clap:  :hysterical:
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2011, 12:58:24
Cara, tu não perde uma, hein?! rsrsrs...  :clap:  :hysterical:
e uma bricadeirinha inocente, para pasar o frio!!!!!
abs.


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2011, 14:21:03


Muito bom DONDON.

Marcos Germano. Talvez você não está enchergando os bons fotógrafos de hoje, só no Brasil temos alguns que são reconhecidos Mundialmente e são referências (JR Duran, Sebastião Salgado, Araquem Alcântara, entre outros).

O problema é que na maioria das vezes achamos que só o passado é bom. Engano, o presente e o futuro também são.

Hoje vivemos de forma diferente e retratamos de forma diferente, seria muito chato ficar parado no tempo.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2011, 15:17:48
Pessoal,

Agradeço a participação, opiniões, brincadeiras, etc...
________________

Michel, o ponto em questão não é esse (enxergar ou não enxergar), posso não ser um profissional, mas tb não me considero um tapado a ponto de não enxergar o óbvio.

O que eu propus, e estou tentando brincar aqui é o seguinte:

Vc tira uma determinada fotografia e a considera maravilhosa, inovadora, única...

Ai vai em sites/fóruns etc, e encontra pelo menos 10 fotos similares, com o mesmo conceito, com a mesma idéia, ou retratando um furo que vc pensou que só vc tinha registrado.

A questão a ser respondida é: Como inovar em fotografia? A inovação conceitual em fotografia se esgotou?
 
Só isso... Simples assim.

Por isso o meu questionamento conceitual: "Existe foto que ainda não foi tirada?"

[]s

Marcos


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2011, 16:35:55
Claro que existe, a que vamos tirar amanhã...  ;)


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2011, 16:39:52
Pelo que entendi, o Germano tá falando não do que é fotografado, mas do como fotografar.

Acho que não tem muito mais o que inventar, não.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2011, 16:48:28
Acho que a questão é justamente o fim da "individualidade". A fotografia deixou de cumprir o papel de obra única, exclusiva e inovadora faz algum tempo. A força de um trabalho fotográfico hoje se dá na sua importância sócio-cultural-artística-temporal, do conceito explorado e ganha força na convergência midiática.

Pensar hoje que "uma" fotografia será sua obra de arte, sua exclusividade ou será notória não dá. ;)

Para os que têm esse anseio de pensar o presente e futuro da fotografia, fiquem de olho no Paraty em Foco desse ano, o tema é justamente esse.

Abraços


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2011, 17:13:26
Malheiros/Dondon,

É isso mesmo, a idéia era essa.

Se considerarmos a importância de uma foto pela gravação de um momento cultural-temporal, o que eu concordo, podemos concluir, como o Malheiros mesmo disse, que não há muito o que inovar, ficando a sensação de que não existe uma foto que ainda não foi feita.

Há de fato uma certa mesmice na concepção, que nos dá a nítida sensação de que o "como" vem se repetindo continuamente ("Eu já vi essa foto antes."), e a importância de uma foto se dá de fato mesmo pelo contexto do "quando".

[]s

Marcos
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 17:15:15 por MGermano »