Autor Tópico: Existe foto que ainda não tirada?  (Lida 6413 vezes)

luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #30 Online: 09 de Junho de 2011, 00:53:34
Sou novo no Forum e achei esse tópico dos mais interessantes... Tenho bastante coisa pra falar e não sei se vou conseguir organizar os pensamentos. Já estou bem cansado de um dia longo de trabalho, mas vamos lá:

A FOTO QUE AINDA NÃO FOI TIRADA:

Eu comecei a fotografar mais seriamente (no sentido técnico) com uns 14/15 anos. Aprendi com uma Nikon F2, 50/1.8 e 300/4 AI-S, muito Tri-X, Tmax e D76 no laboratório. Tomei gosto e pulei pra F90X (depois trocada por F5), 28-70/2.8 (Tokina porque não tinha Nikon na época!) e 80-200/2.8; gostava muito de negativo colorido Reala, ou Kodak Portra.

Fiz alguns trabalhos (eventos, etc.), mas acabei me envolvendo muito com a faculdade de direito e, como começaram a aparecer as câmeras digitais e eu não estava utilizando nada do meu equipamento, botei tudo à venda. Virei advogado e só uns três anos depois de formado é que tive tempo de voltar a ter algum hobby. Brinquei com equipamentos digitais de amigos, mas não consegui me entender com a rendição de cor e talvez com a (difícil adjetivar) falta de "tridimensionalidade" das imagens. Aproveitei o digital para comprar Hasselblads e Leicas com as quais eu sempre sonhei por preços irrisórios perto daqueles praticados na época do filme.

Fui viajar pra Europa pra fotografar acompanhado de um amigo, fotógrafo profissional de arquitetura. Fiz fotos incríveis com a 503CW e a M6, mas, muitas vezes, quando comparadas com as fotos do meu amigo (equipamento digital), a diferença era gritante. Não quero inaugurar um debate sobre digital x filme, pelo amor de Deus... Até mesmo porque, não falei melhor nem pior, mas apenas DIFERENTE. O ponto é que, comparando algumas fotos nossas de Amsterdam, havia uma diferença tão grande em temperatura de cor, a ponto de fazer crer que foram tiradas em lugares completamente diferentes.

Eu reclamei da infidelidade do registro dele, que simplesmente não retratava a atmosfera e a qualidade de luz que eu havia presenciado naquela cidade. Ele me disse: "eu vejo amsterdam desse jeito". Fiquei embasbacado. Finalmente, tinha caído a minha ficha! Por mais que eu utilizasse filtros, revelação cruzada, sub ou sobre exposição, foto feita com Velvia, tinha cara de Velvia. Foto de Reala, cara de Reala, foto de Provia, cara de Provia... Mesma coisa os PB's, ou, ainda, a diferença óbvia entre cromos e negativos coloridos.

Com digital, não! O cara conseguiu manipular de tal forma aquele arquivo raw, que a imagem foi capaz de traduzir a atmosfera que ELE havia enxergado e/ou sentido em Amsterdam de um jeito único! Vejam bem: não estou falando do enquadramento, da exposição, nem tampouco do objeto. To falando da luz do lugar, do cheiro, da sensação. Em resumo, por um lado é verdade que hoje em dia todo mundo tem uma câmera, seja no celular, na cybershot para as fotos do Natal ou nas MkII e D700 da vida. Mas, por outro, também é verdade que hoje em dia as pessoas têm muito mais liberdade para colocar nas fotos - via tratamento das imagens  - alguma coisa mais pessoal do que era possível antes, quando todo Fuji Velvia teria rendição de cor semelhante. 

Não estou falando de manipulação pesada como trocar o sol de lugar, apagar um prédio, ou então "plantar" uma árvore na foto. To falando, sim, da capacidade de mostrar para o mundo uma visão única de cores, luzes e sombras, que antes estava limitada pelo suporte que utilizávamos.

Então, pra responder ao Germano, acredito que existe sim, muita foto que não foi tirada. Eu vejo cada tratamento tão diferente hoje, mais quente, mais frio, mais ou menos magentado, mais ou menos saturado, que com certeza enxergo muita coisa nova e, por conta disso, acabei até me desfazendo das queridas Leica e Hasselblad pra investir no digital e tentar aprender a trabalhar os raws para conseguir mostrar ao mundo as cores, a saturação e o contraste que eu vejo e sinto na cenas que eu registro! Mais novo, diferente e único do que isso, acho que não existe!


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 09 de Junho de 2011, 07:37:25
isso porque voce estava cansado quando escreveu o post ein, parabens gostei muito da resposta e do raciocinio que voce usou, é mais uma otima opiniao dada sobre esse assunto
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Gabrielz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 09 de Junho de 2011, 08:59:31
Acho que a questão é justamente o fim da "individualidade". A fotografia deixou de cumprir o papel de obra única, exclusiva e inovadora faz algum tempo. A força de um trabalho fotográfico hoje se dá na sua importância sócio-cultural-artística-temporal, do conceito explorado e ganha força na convergência midiática.

Pensar hoje que "uma" fotografia será sua obra de arte, sua exclusividade ou será notória não dá. ;)

Para os que têm esse anseio de pensar o presente e futuro da fotografia, fiquem de olho no Paraty em Foco desse ano, o tema é justamente esse.

Abraços

A questão que eu coloquei é que a definição nem importa tanto, mas pensar sobre uma definição sim. Nesse sentido, e isso é o que vejo, a maioria dos fotógrafos, incluindo gente muito boa, sequer parou para pensar sobre o que é uma fotografia.

O exemplo que vc usou é de um gênio, uma exceção a regra. A maioria de nós tem que estudar e se esforçar, seja para compor ou fotografar. E esse é outro problema da fotografia, é muito fácil apertar um botão.

Lembrei de um fotógrafo que criou uma de suas obras a partir de fotos tiradas por crianças de um hospital hospício, as fotos delas eram fotos a esmo, sem técnica. Mas ele as classifica e faz destas fotos o material para o seu trabalho. As fotos são transformadas em arte por intermédio deste fotógrafo e da forma como ele as arruma. A arte surge a posteriori por interferência de um artista. Infelizmente não lembro o nome dele, mas vou dar uma procurada e posto aqui quando achar.

Lembrei dele pq até a foto tirada simplesmente apertando um botão (sem respeitar regras, fora de foco, etc) pode ser arte. Na minha concepção desde que isso seja feito de modo consciente, pode sim ser considerado arte.

Classificar fotos como artísticas ou não, sequer é possível. Uma foto que é hoje jornalistica, ou até de família ou mais ainda um documento, pode ser amanhã base para uma obra de arte. A fotografia é atemporal não apenas no passado e presente, mas no futuro também.

E lá vou eu viajando na batatinha!  ;)

[ ]s

Formel

Posso entrar na discussão também? ;p


Formel, o que é técnica?
O que é arte?
O que é o ato de fotografar?

Veja bem, você discorreu sobre isso tudo, mas será que temos uma concepção certa sobre esses conceitos? Uma "obra de arte" pode ser definida pelo autor como tal, ou ainda por quem a vê. Um exemplo é a Fonte, do Duchamp. Aquilo é arte porque definiram como arte, ou porque o autor definiu como arte?

Cara, sejamos objetivos: é um mictório! Então... o que é arte?



Técnica? O que é um fotógrafo técnico? É alguém que domina os recursos de uma câmera? É alguém que segue as regras, ou alguém que as usa quando quer e que as ignora pelo mesmo motivo?


E fotografar? O que é? Escrever com luz? Como assim? É recortar um determinado espaço-tempo da realidade que já passou, que já "morreu"?


Deixo as perguntas. :D
Pra gente chata o negócio é assim: chute na cara. Sem mais.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #33 Online: 09 de Junho de 2011, 19:28:57
Técnica é fácil de definir, no caso acho que até a definição léxica serve como definição, ao menos para mim. Embora no radical ela tenha se confundido com a definição de arte, vejo a técnica como o domínio do conhecimento específico de algo. Essa vale uma consultada no Aurélio.  :ok:

Arte é bem mais difícil de definir. E sim, até um mictório pode ser arte. Existem muitas definições para arte, gosto de pensar em arte como sendo qualquer obra feita de forma consciente por um artista. Hoje tento manter a mente mais aberta para a definição de arte e procuro compreender o contexto no qual a obra está inserida. Talvez Duchamp estivesse criticando o conceito de arte ao fazer essa obra, mas para isso ele cria obra e por conseguinte faz arte. Arte não precisa ser bonita ou agradável ela pode, e acho até que deve, ser contestadora.

A fotografia não recorta a realidade, nem a armazena, ou a mantém. Ao menos como ela (realidade) de fato é. Quando vc vê um algo e mais tarde tenta explicar esse algo para outra pessoa, o que vc retém do ocorrido é uma mera redução do que aconteceu, sua memória não apreende a realidade e até a forma como vc conta o ocorrido não é suficiente para retornar ao ocorrido e a pessoa que escuta sua versão automaticamente faz uma nova versão. A fotografia não é realidade capturada, ela é sombra que apenas remete ao ocorrido, mas ela não apreende o ocorrido e os motivos disso são muitos. Desde a simples representação de um mundo multidimensional em duas dimensões, até o próprio enquadramento, ou a pose feita para parecer natural (mesmo que inconsciente), etc.

Eu gostava de definição de Bresson para fotografia, mas hoje acho que ela, embora ainda válida, não é suficiente. Capturar o momento decisivo é uma fábula.

[ ]s

Formel



Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #34 Online: 10 de Junho de 2011, 10:08:33
- Cara sua pergunta (tópico é ótimo) mas assim como as fotografias já foram feitos (((risos))))

- Do ponto de vista artístico sim todas já foram feitas ou pelo menos 99%... Deixo este 1% em nome da fé !!!! (((risos))))

- Se alguém discorda posta aqui a sua obra nunca feita...

- Todos os aspectos da fotografia COMO NÓS A CONHECEMOS, já foram abordados e estudados, feitos e refeitos... Nós aprendemos e acabamos refazendo aquilo que gostamos ( mas já foi feito ).

- Do ponto de vista "jornalístico" ou seja do momento em que aconteceu... Este sempre estará por ser feito... É a notícia o acontecimento registrado... Mas mesmo esta foto será feita dentro dos conceitos já conhecidos e vistos a exaustão... Não há nada de novo...

- O colega luizfcoimbra  fez a colocação chave, A EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS.

- A foto q ainda não foi feita é aquela em q o o equipamento (ainda não existe)tem novas perspectivas em relação ao frame, este por sua vez já foi explorado de todas as formas... E ele será sempre a regra básica, não há como fugir deste retângulo. Mas haverá como explorar ele de forma diferente...

copiryght - IDEIA NIKON D4s 69

- Dividir o frame em 6 partes e cada uma ter sua aréa de velocidade independente assim como os multiplos pontos de AF definidos por área 1/6 além de ISO e EV tbm definidos por área e todos ligados pela escolha do WB

- E ainda assim acho q não haverá nada de novo dentro do FRAME ((((risos))))

- A humanidade esta sempre se renovando (EMBORA O SER HUMANO SEJA SEMPRE O MESMO), a cada geração haverá muito mais coisas a serem aprendidas e p/quem esta conhecendo agora, TUDO É NOVO !!!!  E este será o segredo p/que a coisa nunca acabe. Uma boa foto será sempre uma boa foto, uma foto inovadora ???   Vou ficar no aguardo aqui com vc  :snack: :snack: :snack: :snack: :snack:

PS; Assim q chegar minha D4s69 trago fotos diferentes ((((risos)))))

- Fora as brincadeiras, acho q todos os apaixonados p/fotografia tem sempre de sair com esta idéia, como vou fazer DIFERENTE de tudo q eu já ví ( ou seja quanto maior for o seu conhecimento tanto mais árdua é a tarefa  8-) )

- O resto é filosofia de boteco !!!!!   :assobi:


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 10 de Junho de 2011, 11:26:06
Paolo, meu amigo, vc foi na veia!

Concordo contigo em gênero, número e grau, e acho que era essa a resposta que eu estava esperando!

Um ponto importantíssimo que vc destacou, e eu estou vivenciando isso, é que quanto mais aprendo (e reconheço que sei muito pouco), mais sinto dificuldade em inovar... tudo parece já ter sido feito, por isso, agora alço vôos em busca de emoções.

Grande abraço!

Marcos


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #36 Online: 10 de Junho de 2011, 11:41:43
Deveriamos nos preocupar menos em fazer algo inovador e mais em expressar nossas vivencias, experiencias, maneira de ver o mundo, sentimentos, etc. Isso sim eh inovador e peculiar a cada um. O que me importa na fotografia eh a maneira como ela me ajuda a ver o mundo, a enxergar a vida sempre buscando emocao e estetica. To cagando e andando se eh novo, velho, batido, modinha, etc. Nao trabalho minha fotografia pela logica capitalista, portanto, ela so tem que agradar a mim e nada mais. Tudo que espero dela eh que ela continue me transformando como pessoa.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 10 de Junho de 2011, 12:13:49
Deveriamos nos preocupar menos em fazer algo inovador e mais em expressar nossas vivencias, experiencias, maneira de ver o mundo, sentimentos, etc. Isso sim eh inovador e peculiar a cada um. O que me importa na fotografia eh a maneira como ela me ajuda a ver o mundo, a enxergar a vida sempre buscando emocao e estetica. To cagando e andando se eh novo, velho, batido, modinha, etc. Nao trabalho minha fotografia pela logica capitalista, portanto, ela so tem que agradar a mim e nada mais. Tudo que espero dela eh que ela continue me transformando como pessoa.

Spider,

Traduzindo em miúdos, vc tb está em busca de emoções!

Abração!

Marcos


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #38 Online: 10 de Junho de 2011, 16:57:05
- Cara sua pergunta (tópico é ótimo) mas assim como as fotografias já foram feitos (((risos))))

- Do ponto de vista artístico sim todas já foram feitas ou pelo menos 99%... Deixo este 1% em nome da fé !!!! (((risos))))

Acho justamente o contrário, dentro da arte apenas 1% foi feito, o mundo, as pessoas e as coisas estão ai "virgens" disponíveis para serem exploradas por olhares e mentes criativas/inovadoras/contestadoras. "A gente" faz uma parcela insignificante de todo esse potencial. ;)

- Se alguém discorda posta aqui a sua obra nunca feita...
Bom, fundamentalmente toda foto postada aqui é uma obra única. Agora, uma obra única e que tenha relevância no contexto é o "difícil". Enfim, tenho não. rs

- Todos os aspectos da fotografia COMO NÓS A CONHECEMOS, já foram abordados e estudados, feitos e refeitos... Nós aprendemos e acabamos refazendo aquilo que gostamos ( mas já foi feito ).

Sim, se partirmos do princípio técnico "tudo" já foi feito.

- Do ponto de vista "jornalístico" ou seja do momento em que aconteceu... Este sempre estará por ser feito... É a notícia o acontecimento registrado... Mas mesmo esta foto será feita dentro dos conceitos já conhecidos e vistos a exaustão... Não há nada de novo...

- O colega luizfcoimbra  fez a colocação chave, A EVOLUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS.

- A foto q ainda não foi feita é aquela em q o o equipamento (ainda não existe)tem novas perspectivas em relação ao frame, este por sua vez já foi explorado de todas as formas... E ele será sempre a regra básica, não há como fugir deste retângulo. Mas haverá como explorar ele de forma diferente...

copiryght - IDEIA NIKON D4s 69

- Dividir o frame em 6 partes e cada uma ter sua aréa de velocidade independente assim como os multiplos pontos de AF definidos por área 1/6 além de ISO e EV tbm definidos por área e todos ligados pela escolha do WB

Dá pra fazer isso em software "numa boa", se fosse realmente um diferencial importante você faria, eu faria, o Iphone faria... :P

- E ainda assim acho q não haverá nada de novo dentro do FRAME ((((risos))))

- A humanidade esta sempre se renovando (EMBORA O SER HUMANO SEJA SEMPRE O MESMO), a cada geração haverá muito mais coisas a serem aprendidas e p/quem esta conhecendo agora, TUDO É NOVO !!!!  E este será o segredo p/que a coisa nunca acabe. Uma boa foto será sempre uma boa foto, uma foto inovadora ???   Vou ficar no aguardo aqui com vc      

PS; Assim q chegar minha D4s69 trago fotos diferentes ((((risos)))))

- Fora as brincadeiras, acho q todos os apaixonados p/fotografia tem sempre de sair com esta idéia, como vou fazer DIFERENTE de tudo q eu já ví ( ou seja quanto maior for o seu conhecimento tanto mais árdua é a tarefa   )

Nem sempre, nem sempre... Nem tudo na fotografia tem que ser diferente, inovador, contestador ou afins. Às vezes precisamos do "bonito", outras do "certo" e outras do "experimento". Inovar é só uma parte do que podemos fazer com a fotografia.

- O resto é filosofia de boteco !!!!!
Sim, isso aqui é a maior conversa de buteco. Falta a cerveja e  porção de pastel. :D


Uma vez um amigo que começou a estudar fotografia me disse: "Não me interesso pela fotografia em si, mas sim no que eu tenho pra dizer com ela." Esse eu acho que é forte candidato a fazer fotos "inovadoras e relevantes"

Abraços!
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 16:59:16 por dondon »


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #39 Online: 10 de Junho de 2011, 17:20:50
Nem sempre, nem sempre... Nem tudo na fotografia tem que ser diferente, inovador, contestador ou afins. Às vezes precisamos do "bonito", outras do "certo" e outras do "experimento". Inovar é só uma parte do que podemos fazer com a fotografia.

Isso! Esse é o espirito da coisa! Fotografia é muito mais que um mero registro, mas também é um mero registro.

- O resto é filosofia de boteco !!!!!
Sim, isso aqui é a maior conversa de buteco. Falta a cerveja e  porção de pastel. :D

Agora ficou bom! Vou pedir um provolone pra acompanhar meu chopp.  :ok:

[ ]s

Formel


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #40 Online: 11 de Junho de 2011, 13:30:00
Ok dondon entendi oq vc quis dizer, mas vamos nos "ATER" somente a ideia do tópico
 "SERÁ QUE AINDA EXISTA UMA FOTO QUE NÃO FOI TIRADA ?"

- Quanto mais eu vejo fotos (e eu vejo muitas tenho um BCO de 10.000 sem contar as minhas "aprendo principalmente olhando") Chega a ser desanimador... Tudo ja foi feito de Bresson em diante o frame ja foi explorado de todas as formas possíveis, lógico cada foto é uma foto "única"  mas de igual semelhança e principalmente de Técnica identica, isso pode ser as su-reais (geralmente PS pesado)ou montagens, baixa ou alta velocidade, as com pseudo assunto (que não aparecem no frame) mas estão devidamente dentro da imaginação e etc... Tudo ja foi feito... Hoje em dia eu busco isso quando olho fotos dos colegas INOVAÇÃO !!!! Ou algo que me traga ideias p/que eu mesmo busque algo inovador... E aí estão os 1% A FÉ ((((RISOS)))) Acharei, tentarei, farei, mas ainda não fiz (((risos)))
- Óbvio que isso não significa parem de fotografar ou... Acabou não há mais nada a ser feito ... Todos nós buscamos algo dentro da fotografia e continuaremos a fazer, mas INOVADOR ???? NUNCA FEITO ???   :aua:

- Formel, diga ao garçom suspender o provolone, tenho intestino preso  :doh:    :hysterical: :hysterical: :hysterical:

hummm outra, como vc mesmo comentou o Paraty em Foco, além de outros foruns que tem como assunto principal este INOVAçÃO !!! Eles acabam sem nada realmente palpável... Só bla-blá-blá... Não é por isso que eu não continuarei atrás do meu martin pescador no momento do peixe, eu ja ví algumas assim, mas eu nuca fiz, e é isso que me move a fotografar, os meus limites, as minhas fotos, mas que ja foram feitas ((((risos))))

Abração amigos...  :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #41 Online: 11 de Junho de 2011, 18:10:34
Mas, Paolo, a inovação está justamente no conteúdo do "blá-blá-blá". rs
Inovar na foto em si, no frame, na técnica, realmente é complicado e talvez até descartável.

abraço!


Gelson

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
    • http://
Resposta #42 Online: 12 de Junho de 2011, 03:43:17
Sinceramente acredito que os fotógrafos que de fato inovaram em alguma coisa não estavam preocupados em inovar uma coisa...Talvez um de nós já tenhamos deletado "a foto" inédita porque nos preocupamos com determinadas convenções e regras ou simplesmente queríamos algo "diferente" e não percebemos a importância daquela imagem...e deu no que deu.
Abs.
GelsonAcácio


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 12 de Junho de 2011, 09:04:59
"Inovar na foto em si, no frame, na técnica, realmente é complicado e talvez até descartável."

Eu diria: Desnecessário. E passo a refletir:

A "inovação" é um bem absoluto? É um "dever" do fotógrafo?

Onde está escrito que eu DEVO ser inovador? Inovar por quê e para quê?

Sei por experiência própria (até por ter eu mesmo ter sido esse tipo de pessoa) que as pessoas mais "radicais", mais "contestadoras", mais "anárquicas" são também as mais dogmáticas e as mais intolerantes.

Pessoas assim adoram "desconstruir criticamente" os "paradigmas" dos outros, mas os próprios paradigmas são vaca sagrada, inquestionáveis.

Então proponho também essa "reflexão da reflexão", este "espelho no espelho" com diz o livro do Michael Ende: se ainda há foto que não foi tirada, ou se todas já foram feitas - que importãncia isso tem?
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #44 Online: 13 de Junho de 2011, 07:42:43
A fotografia não recorta a realidade, nem a armazena, ou a mantém. Ao menos como ela (realidade) de fato é. Quando vc vê um algo e mais tarde tenta explicar esse algo para outra pessoa, o que vc retém do ocorrido é uma mera redução do que aconteceu, sua memória não apreende a realidade e até a forma como vc conta o ocorrido não é suficiente para retornar ao ocorrido e a pessoa que escuta sua versão automaticamente faz uma nova versão. A fotografia não é realidade capturada, ela é sombra que apenas remete ao ocorrido, mas ela não apreende o ocorrido e os motivos disso são muitos. Desde a simples representação de um mundo multidimensional em duas dimensões, até o próprio enquadramento, ou a pose feita para parecer natural (mesmo que inconsciente), etc.

:clap: :clap: :clap:
Concordo em gênero, número e grau. :D
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva