Autor Tópico: Ajuda para o cara que menos sabe de fotografia no fórum...  (Lida 5418 vezes)

alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Junho de 2011, 14:43:37
Bom... Sou novo no fórum e também sou bem iniciante na fotografia. Por enquanto eu tenho só uma Fujifilm Finepix S 9000 e muita boa vontade de aprender. Acaba acontecendo que a vontade de ter um equipamento melhor é cruel... Aliada a esta vontade, tenho certa necessidade de ter uma "tele" com bom poder de zoom, pois faço algumas trilhas e acabo querendo aproximar paisagens e objetos distantes. Meus objetivos não são profissionais, mas gostaria de ter uma DSLR. Outro problema é a grana, que está curta no momento. A minha oportunidade de compra vai acontecer em outubro, quando vou para NY e acabarei visitando a B&H. Outra opção seria comprar uma câmera usada aqui no Brasil.

Entrando no site da B&H, as câmeras que poderei adquirir são:

Sony A290, A390, Alpha SLT-A33
Nikon D3000
Canon EOS Rebel XS, Canon EOS Rebel T1i ou Canon T3 EOS
Pentax K-r

Gostaria de dicas sobre estas DSLR de menor valor, quem puder ajudar, agradeço.






Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2011, 14:47:50
Hum, são várias as possibilidades... hoje, dentre todas, eu iria de Pentax K-r.


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2011, 15:17:37
Dentre essas opções eu iria de T3,a sony muitos falam mal,a pentax não conheço.O corpo da cam até não é muito caro se comparado com as lentes,uma boa lente custa mais que o corpo.Super tele são mais caras ainda,a que sai mais em conta é a canon 100-400mm,depois disso dão um salto enorme de preço.


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2011, 16:28:42
***EDITADO***

Sistema Canon é mais barato que o sistema Nikon, não dá pra errar com nenhuma dessas duas escolhas.

2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 22:17:55 por Mr. Hyde »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2011, 16:54:43
Complementando a questão, se alguém puder ajudar...

Estou comparando as câmeras Canon T3 e a XSi. Ambas são bem semelhantes, com estas diferenças:

Type: Eye-level pentamirror vs. Eye-level SLR with fixed pentamirror

Metering Modes: 35-zones TTL vs. 63-zone SPC TTL

Estas "diferenças" dizem respeito a coisas muito importantes?


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2011, 18:14:03
A Xsi é meio antiga já,acho que esta fora de linha,a T3 é lançamento,vá de t3 e seja feliz.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2011, 18:21:14
***EDITADO***
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.


***EDITADO*** A pentax hoje tem a melhor APS-C do mercado, a sony tem uma tecnologia fantástica em vários aspectos e lentes baratas antigas que podem ser usadas sem precisar de adaptador nem nada... Uma nikon AI ou AI-S custa mais caro do que uma AF ultimamente, flash podes usar Metz que não terás problema...
Quer uma câmera que te de bons resultados, eu escolheria pentax hoje.

2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 22:38:14 por Mr. Hyde »


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2011, 19:44:52
***EDITADO*** A pentax hoje tem a melhor APS-C do mercado, a sony tem uma tecnologia fantástica em vários aspectos e lentes baratas antigas que podem ser usadas sem precisar de adaptador nem nada...
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.

A D7000 da ***EDITADO*** deve toda a sua excelente IQ (bom, 99%, vá lá) ao sensor fabricado pela Sony.

E as câmeras da Leica e da Hasselblad são equipadas com sensores da... Kodak.






** Só pra constar: ***EDITADO***, ok? ^^
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 22:42:31 por Mr. Hyde »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2011, 08:15:09
Eu comprei a T3 e estou feliz. Tb sou iniciante e comprei a marca que a maioria dos meus amigos usam, daí podemos trocar lentes com facilidade. Em vários tópicos coloquei meus argumentos por tê-la comprado, dê uma procurada, tem mta informação útil por aqui.

abs


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2011, 17:35:21
Eu iria de Canon, T1i, T2i ou T3i, depende da sua grana. Pentax e Sony são "tão boas quanto", mas a oferta de acessórios, lentes e afins é maior para o sistema Canon, além de eventuais reparos serem mais fáceis (ou menos difíceis), e ter mais liquidez no mercado de usados.

Ah sim, eu sou um "Canonzeiro" feliz, nunca tive problemas com minhas câmeras, lentes e acessórios Canon. Recomendo. Mas acho que não seria diferente com nenhuma outra "grande marca".

Abraço.

« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 17:37:34 por dondon »


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2011, 18:48:01
Deixa eu acrescentar mais uma questão.

Meu pai tem uma Nikon Analógica e ele tem algumas lentes bem bacanas, entre elas uma teleobjetiva bem interessante. Acho que é uma 75-300 mm.

Essa possibilidade de aproveitar a lente do meu pai poderia ser interessante, o que me economizaria uma boa grana de início na compra da tele. Eu poderia pegar uma D3100 só com o corpo ou com uma angularzinha de 18-55mm e aproveitar a tele do meu pai sem gastar muita grana logo de início. Sei que a lente do meu pai não vai funcionar com o autofocus da Nikon, vai ter que ser foco manual mesmo.

Vc's considerariam isto? Escolher uma DSLR pelas lentes que poderiam pedir emprestado?

Outra coisa: Considerando que a DSLR esteja comprada e eu queira uma tele bacaninha. Vi várias na B&H, mas estou achando elas muito "escuras" (f/4.6-5). Para adquirir uma Tele mais clara (2,8-5 ou 3,2-5) é mais interessante a Canon ou a Nikon. Existe uma ou outra que seja mais "resistente" ou "robusta".

Valeu!


ffelicio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2011, 11:56:22
Vai de Canon T3 sem pensar...
Fernando Felicio
Canon Eos Rebel T2i | Lente Canon 18-55mm | Lente Canon 55-250mm | Flash Canon 430 EX II


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2011, 11:25:08
***EDITADO*** A pentax hoje tem a melhor APS-C do mercado, a sony tem uma tecnologia fantástica em vários aspectos e lentes baratas antigas que podem ser usadas sem precisar de adaptador nem nada... Uma nikon AI ou AI-S custa mais caro do que uma AF ultimamente, flash podes usar Metz que não terás problema...
Quer uma câmera que te de bons resultados, eu escolheria pentax hoje.

2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.

Não só de sensor vive a fotografia, mas sim de lentes, flashes, etc. No dia que você tiver alguns milhares de reais investidos em lentes de qualidade de um determinado sistema verá que não faz muito sentido olhar para os outros sistemas, a não ser que o outro lado te ofereça algo que realmente mereça a sua atenção ao ponto de trocar de sistema.

Para quem não tem muito equipamento, por que deixar de comprar equipamento das duas marcas que oferecem ótima qualidade além de suporte técnico, autorizadas no mundo todo? Não é muito melhor ter um sistema que TODO MUNDO tem? E poder experimentar lentes, e outros acessórios dos diversos colegas? Seria chato ter um sistema que NINGUÉM tem e não poder compartilhar seu equipamento? Imagina que você precisa urgentemente de algo emprestado e não ter ninguém para pedir ajuda?
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 22:45:10 por Mr. Hyde »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2011, 11:59:21
Não só de sensor vive a fotografia, mas sim de lentes, flashes, etc. No dia que você tiver alguns milhares de reais investidos em lentes de qualidade de um determinado sistema verá que não faz muito sentido olhar para os outros sistemas, a não ser que o outro lado te ofereça algo que realmente mereça a sua atenção ao ponto de trocar de sistema.

Para quem não tem muito equipamento, por que deixar de comprar equipamento das duas marcas que oferecem ótima qualidade além de suporte técnico, autorizadas no mundo todo? Não é muito melhor ter um sistema que TODO MUNDO tem? E poder experimentar lentes, e outros acessórios dos diversos colegas? Seria chato ter um sistema que NINGUÉM tem e não poder compartilhar seu equipamento? Imagina que você precisa urgentemente de algo emprestado e não ter ninguém para pedir ajuda?

Eu tenho alguns milhares de reais investido num sistema e nem por isso digo que é o melhor, ou que quero trocá-lo por outro. Principalmente pras câmeras que ele mencionou, de ENTRADA. É bacana sim poder emprestar lentes e tudo mais, mas sabe o que é mais engraçado, tenho câmera a três anos e nunca fiz isso. O problema é que há pessoas que acham que as únicas marcas que prestam são Canon e Nikon. Afinal se fosse por causa dessa forma de pensamento medíocre a Pentax já estaria falida e que eu saiba está firme e forte, pode não ter a mesma quantidade de usuários de uma Canikon, mas e que diferênça isso faz? Assitência técnica pra essas câmeras tem por aqui também. Realmente, nem só de sensor vive a fotografia. Ela vive da criatividade dos fotógrafos, independente de qualquer sensor usado. Ah, a pentax tem uma gama enorme de excelentes lentes, além de que se botar um metz numa, esquece... vais ter muito menos problema do que tens com os SB's e EX's da vida.

Cada um é cada um, eu fiz a escolha de um sistema pois sei o que ele pode me proporcionar e sabia que ele era o único a me proporcionar aquilo. Agora se investisse menos, só pra coisas simples, bem, com certeza teria escolhido Pentax.






Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2011, 11:16:00
Quem avisa, amigo é.

Ainda bem que tem gente que sabe apreciar boas dicas... ***EDITADO***.
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 22:48:13 por Mr. Hyde »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com