Autor Tópico: Eu pensava em comprar uma 5D MKII, mas esse cara me deixou em dúvidas.  (Lida 5649 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Segue o link de um blogueiro americano Karel Donk onde ele fala muito mal do sistema de foco da 5D MK II, camera que eu pensava em comprar, mas fiquei preocupado com o que ele diz.

O que vocês acham? O cara pegou pesado?

Abraços?

http://blog.kareldonk.com/canon-eos-5d-mark-ii-not-all-it-could-have-been/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2011, 12:28:58
É assim mesmo... a gente acha que uma câmera é boa nisso, mas daí peca naquilo... Eu só escolhi a D700 em vista da 5DII por causa do sistema de foco. Pra trabalho noturno e com esportes é muito mais preciso.
Mas daí perdi os MPx, a filmagem em full HD... e assim vai... são escolhas mesmo.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2011, 13:13:37
Ele não pegou pesado, mas a visão dele é de consumidor e não de negócio/mercado.

Assim como todas as outras câmeras a 5D Mk II tem seu nicho. Não existe câmera que sirva pra todos os tipo de fotografia, pois não daria lucro. Se a 5D tivesse um bom sistema de foco* talvez a 7D nunca saísse na prateleira. O texto do cara começa falando justamente isso... "But as it is now, it will only be really useful for studio and landscape photography, unless you can put up with its shortcomings."

*não quer dizer que o sistema dela é ruim...


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2011, 13:46:37
Em relação a D700, foi a que eu tive em mente. Tudo bem que estamos falando de um equipamento fotográfico, mas seria muito bom se já tivesse pelo menos a opção de filmagem, pois se paga caríssimo em uma máquina que não tem ao menos a função de filmagem. Também admiro a D700. Mas confesso que o vídeo da 5D MKII é magnífico, mas o sistema de foco não é lá essas coisas. Foi que nem o Natão disse, não terá  uma que atenda a todos os nichos.....até teria: Série 1, mas é surreal!

O grande lance da nikon (não querendo entrar no mérito da briga das marcas) é que são bem mais caras.

Grato.


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2011, 13:46:45
querer achar uma camera completa em todos os aspectos eh como querer encontrar uma mulher perfeita em todos os requisitos (bumbum perfeito e durinho, peitos lindos e pra cima, sorriso, boca, olhos, simpatia...). Desse jeito vc vai ficar solteiro pra vida toda e nunca vai comprar uma camera.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2011, 14:23:53
Você tem razão, mas sempre tem uma câmera mais "walkaround" para se escolher, quando ainda não se tem definido o campo em que se deseja atuar. Vejo a 7D como um exemplo.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2011, 15:07:54
Segue o link de um blogueiro americano Karel Donk onde ele fala muito mal do sistema de foco da 5D MK II, camera que eu pensava em comprar, mas fiquei preocupado com o que ele diz.

O que vocês acham? O cara pegou pesado?

Abraços?

http://blog.kareldonk.com/canon-eos-5d-mark-ii-not-all-it-could-have-been/

Achei que o cara iria dizer que a câmera errava o foco, se perdia no escuro, o foco era lento.

Nada a ver com a qualidade do auto-foco. Ele reclama da quantidade de pontos de foco.

Na prática há quem fique apenas com o ponto de foco central para ser mais rápida a focagem.

Me desculpe, mas mesmo que existam outros equipamentos com mais pontos de foco, não dá para comparar um sistema de foco com outro baseado nisso.


japaknot

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2011, 15:11:31
ate o fim do ano vai sair a 5d mkiii
entao espere um pouquinho
e veras


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2011, 15:14:06
Achei que o cara iria dizer que a câmera errava o foco, se perdia no escuro, o foco era lento.

Nada a ver com a qualidade do auto-foco. Ele reclama da quantidade de pontos de foco.

Na prática há quem fique apenas com o ponto de foco central para ser mais rápida a focagem.

Me desculpe, mas mesmo que existam outros equipamentos com mais pontos de foco, não dá para comparar um sistema de foco com outro baseado nisso.

Hector, então mesmo a 5DII tendo menos pontos de foco eu conseguiria ter a mesma facilidade em ter uma foto bem focada que a 7D ou a D700? Ou precisaria ter mais experiência para se conseguir cravar o foco? Desculpe a ignorância, estou começando....


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2011, 15:42:42
Hector, então mesmo a 5DII tendo menos pontos de foco eu conseguiria ter a mesma facilidade em ter uma foto bem focada que a 7D ou a D700? Ou precisaria ter mais experiência para se conseguir cravar o foco? Desculpe a ignorância, estou começando....

Rafael, eu não conheço a 5DMK2 e não vou fazer uma afirmação acerca da precisão do foco. Só vi que a reclamação do cara é quanto ao número de pontos de foco, que pode gerar uma focagem em um ponto em que não o que se quer.

Além disso, a imagem que o cara usou como exemplo não condiz com a exigência a que ele se refere. Ele usou uma paisagem e pelo que percebi deixou a lente na menor distância focal. Com isso veja que praticamente tudo ficou no foco.

Inúmeros pontos de foco nem sempre são vantagem pois deixam a focagem mais lenta. Sei de pessoas que usam a D700 com o ponto de focagem no centro (um único ponto), focam no ponto de interesse e corrigem a câmera na hora do disparo (exatamente como um comentário feito no blog que você citou).
Além disso, os inúmeros pontos de foco nem sempre darão o foco no ponto de interesse. Falo isso porque tenho uma 7D, e estando de frente não tem como errar, mas tendo objetos mais próximos na cena, pode ser que o ponto mais próximo atrapalhe a execução, neste caso corrijo dando mais um leve toque no botão de disparo para trocar os pontos de foco.

A 5Dmk2 é uma câmera mais voltada para o social, também serve para esportes, mas não tem o mesmo dom que uma 7D, 1DMK4, D300s ou D700 na questão da velocidade (fps), e não que eu saiba pelo sistema de focagem.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2011, 17:19:44
Hector, então mesmo a 5DII tendo menos pontos de foco eu conseguiria ter a mesma facilidade em ter uma foto bem focada que a 7D ou a D700? Ou precisaria ter mais experiência para se conseguir cravar o foco? Desculpe a ignorância, estou começando....

A questão aí não é ser iniciante é, na verdade, se adaptar. Tanto para o foco quanto para a fotometria, muita gente só usa um único ponto central. Claro que no início é mais dificultoso obter os resultados, mas com o passar do tempo vc estará tão adaptado que os resultados falarão por si só. Ademais, com a experiência, as correções necessárias no momento do clique serão feitas com mais rapidez do que utilizando outros métodos de focagem e medição.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2011, 17:51:38
Posso estar errado, pois nao tiro fotos de esportes, mas usar apenas o ponto central para motivos que oscilam entre diversos planos focais rapidamente me parece ser inviavel.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2011, 21:20:22
Posso estar errado, pois nao tiro fotos de esportes, mas usar apenas o ponto central para motivos que oscilam entre diversos planos focais rapidamente me parece ser inviavel.
Eu ia comentar exatamente isso... pra esporte o mais adequado seria certeza uma câmera que tem mais pontos de foco. Agora falar que um sistema é tão eficiente quanto o outro com pelo menos 42 pontos de foco a menos é estar de sacanagem...
A vantagem que se ganha é enorme... eu mesmo não uso somente o ponto central da câmera, uso todos os outros muito bem! Além de que tem um único ponto tipo cross. Ou seja é ficar bem limitado a um ponto. O sistema de foco da 5D merecia uma atualização sim. Manteram o mesmo sistema arcaico da primeira versão.

Mas daí tem outras vantagens, tem que ponderar o uso...


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2011, 23:10:01
Eu ia comentar exatamente isso... pra esporte o mais adequado seria certeza uma câmera que tem mais pontos de foco. Agora falar que um sistema é tão eficiente quanto o outro com pelo menos 42 pontos de foco a menos é estar de sacanagem...
A vantagem que se ganha é enorme... eu mesmo não uso somente o ponto central da câmera, uso todos os outros muito bem! Além de que tem um único ponto tipo cross. Ou seja é ficar bem limitado a um ponto. O sistema de foco da 5D merecia uma atualização sim. Manteram o mesmo sistema arcaico da primeira versão.

Mas daí tem outras vantagens, tem que ponderar o uso...

Natão, isto significa dizer que precisa-se de 51 pontos de foco para pegar um goleiro, um centro-avante ou um cruzamento a centenas de distância? É esporte também, mas é preciso 51 pontos de foco para fazer a diferença? Acho que neste caso a velocidade é que é primordial.

Outra coisa, 51 pontos de foco não significa que o foco vai ser mais rápido e preciso. Obviamente não estou dizendo que é o caso da 5Dmk2, e sim questionando a afirmação de que o número de pontos de foco é determinante para o sucesso da fotografia.
Não vejo a 5Dmk2 a mais recomendada para esportes, mas não significa que não possa ser usada em algumas circunstâncias.


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2011, 08:43:20
indo no mesmo caminho do Hector, a uma distancia grande o motivo a ser fotografado nao vai precisar de muitos pontos de foco para ser capturado de forma satisfatoria. Mas e se nao estiver tao longe assim? Por exemplo um fotografo por tras do gol, sera que uma numero imenso de pontos de foco serao uteis ou sera que nao vao atrapalhar por se enganarem com a rede do gol, por exemplo?
Eu na minha leiguice (e me perdoem se eu falo besteira) acho que mais vale a experiencia do fotografo e o quanto ele conhece a camera e esta habituado com ela do que a quantidade de pontos de foco.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II