Autor Tópico: Qual a Kilometragem da sua câmera?  (Lida 4886 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2011, 11:28:43
Cara, o evento todo de um casamento compreende a preparação dos noivos, a igreja, a entrada, os padrinhos, a cerimônia, a saída da igreja, a festa e closes diversos. Ainda entre os convidados podem haver as fotos que não foram contratadas. Dependendo da quantidade, faz-se tranquilamente 300 fotos sem repetição.

Como não faço diagramação de álbum, não tenho como dizer a média de fotos que vai em um álbum de casamento.

OK. Mas aí fica entre o meio termo do que vc falou inicialmente e o que o Natão disse.
Pra resumir o que penso: Exceder acima do pedido original do cliente OK. Exceder em muuuuito acima do pedido original do cliente há problema!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #16 Online: 05 de Junho de 2011, 11:46:14
OK. Mas aí fica entre o meio termo do que vc falou inicialmente e o que o Natão disse.
Pra resumir o que penso: Exceder acima do pedido original do cliente OK. Exceder em muuuuito acima do pedido original do cliente há problema!

Ok. Também.
Só que para cada momento há uma transição diferente, onde muitas vezes os noivos vão fazer parte da escolha. Acho um risco muito grande fazer uma única foto de cada momento e dar como garantia o seu gosto pessoal aos noivos, sem direito a uma segunda escolha, sem direito a um erro. A discussão começou com o número de disparos, e não ao número de fotos aproveitadas. O que eu quis fazer foi inserir elementos que fazem com que o número de clicks aumentam.

Recentemente fizemos fotos em dois fotógrafos profissionais e mais um amador(eu), em todos os casos tiveram fotos que ficaram muito boas devido a percepções diferentes de cada um.
Acho que no final cada um faz o seu trabalho da forma que lhe é mais conveniente, mas eu não concordo em poupar equipamento e ao mesmo tempo em fotografar indiscriminadamente. Mas sempre que achar que vale a pena, vou apertar o botão de disparo. Depois eu vejo o que valeu a pena. Rsss.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 05 de Junho de 2011, 12:04:50
Cheguei a fazer mais de 700 cliques num ensaio, mas a meu favor alego que estava cru ainda na profissão.

Muitos clicks , pelo menos no contexto profissional, é sinal de que vc não tem muita certeza do que fazer, do que está dando certo e do que está dando errado, etc. Com o tempo vc tem mais segurança, mais conhecimento, e acaba fazendo mais fotos aproveitáveis com menos clicks.
Clarissimo,
excesso de fotos e insegurança
e falta de conhecimento, ,
necesidade de "se garantir",
e "mostrar serviço",
isto e no ambito profissional de freelance,
ou no caso dos novatos.
meu equipamento nao e metralhadora, a media por casamento e 600 fotos,
mas depende muito do tamanho do evento.
Um casamento de"coxinha e salton",
nao e um evento com duas bandas e outros shows ao vivo no jantar.
tenho colegas novos no oficio que fazem 300!!!!!!, fotos somente de um making of,
40 fotos dos sapatos da noiva!!!???!!!, 15 do vestido!!!!!, 20 da fachada do salao!!!!!,
eu nao entendo para que!!!???!!!.
Agora entre amadores as quantidades sao bem menores.
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2011, 12:09:17
Minha T1i está perto dos 12 mil cliques, em um ano e meio.  :eek:

A 5D não chegou aos 500 ainda, tá cheirando a leite.  :)


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2011, 12:09:25
Clarissimo,
excesso de fotos e insegurança
e falta de conhecimento, ,
necesidade de "se garantir",
e "mostrar serviço",
isto e no ambito profissional de freelance,
ou no caso dos novatos.
meu equipamento nao e metralhadora, a media por casamento e 600 fotos,
mas depende muito do tamanho do evento.
Um casamento de"coxinha e salton",
nao e um evento com duas bandas e outros shows ao vivo no jantar.
tenho colegas novos no oficio que fazem 300!!!!!!, fotos somente de um making of,
40 fotos dos sapatos da noiva!!!???!!!, 15 do vestido!!!!!, 20 da fachada do salao!!!!!,
eu nao entendo para que!!!???!!!.

Agora entre amadores as quantidades sao bem menores.
abs.

Mas aí estamos fugindo do racional. Eu entendo que tudo que estamos falando seja em termos racionais.

Me permita perguntar quantos convidados para 600 fotos?
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 12:10:12 por Hector. »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2011, 13:26:48
Bem, num bom album, bem diagramado de um casamento, não vai mais do que 300 fotos... daí fazer mais do que 900 como prova pro cliente é mais do que suficiente. Agora imagine fotografando tudo isso em RAW e editar uma por uma. O cara tem que pagar, muito, mas muito bem. Daí fala-se de fazer tratamento em lote do LR... bem eu acho isso loucura, pra algumas fotos dá sim, mas pra um grupo muito grande ficará bem pior do que o JPG direto da câmera, pois nem sempre os mesmos "prests" funcionarão com todas as fotos...





Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2011, 13:33:13
Imagino que cada tipo de serviço pressuponha uma quantidade média de clicks.

Um produto paradinho bonitinho na mesa de still não vai exigir muitos.

Já um megaevento vai exigir muito mais.

Mas a tendência é realmente exagerar, até pela facilidade propiciada pelo foto digital. O cartão de memória é o limite.

Um amigo meu, profissional das antigas, me conta que trabalhava com câmeras Rollei TLR médio formato (o formato dos profissionais - 35mm é filme de amador) e num casamento as fotos eram administradas rigorosamente. Tipo, uma câmera com 10 poses: eram 10 fotos registrando a chegada da noiva na igreja; 10 fotos ela andand na nave; 10 fotos a cerimônia com o padre; 10 fotos pras alianças e o beijo; e assim ia. Nada de disparar feito um louco, pra depois separar o que prestou.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2011, 14:21:50
Imagino que cada tipo de serviço pressuponha uma quantidade média de clicks.

Um produto paradinho bonitinho na mesa de still não vai exigir muitos.

Já um megaevento vai exigir muito mais.

Mas a tendência é realmente exagerar, até pela facilidade propiciada pelo foto digital. O cartão de memória é o limite.

Um amigo meu, profissional das antigas, me conta que trabalhava com câmeras Rollei TLR médio formato (o formato dos profissionais - 35mm é filme de amador) e num casamento as fotos eram administradas rigorosamente. Tipo, uma câmera com 10 poses: eram 10 fotos registrando a chegada da noiva na igreja; 10 fotos ela andand na nave; 10 fotos a cerimônia com o padre; 10 fotos pras alianças e o beijo; e assim ia. Nada de disparar feito um louco, pra depois separar o que prestou.
Exato
cada trabalho tem uma quantidade media necessaria.
eu faço fotojornalismo de eventos desde 1994, para isso se utilizavam 30 ou 40 filmes de "amador de 35mm" por evento.
Para entregar 2 ou 3 albums de 150 fotos c/u de 20x25, para os noivos e o mesmo para cada casal de pais
1350 fotos encadernadas por casamento.
essa era a moda da epoca, para certo padrao alto de eventos.
Ja os mas tradicionais que usavam medio formato usavam menos filmes.
Nem falar da doideira das"metralhadoras digitais"!!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2011, 14:29:18
Mas aí estamos fugindo do racional. Eu entendo que tudo que estamos falando seja em termos racionais.

Me permita perguntar quantos convidados para 600 fotos?
Alo Hector.
Qualquer festa simples de 200 convidados.
tenho feito infantil corrido com 400 fotos
Entregue a semana passada um album com 54 paginas 30x30
com 130 fotos e fiz 350 brutas, foi so um almoço e um estudio do casal, bem tranquilo.
falando em irracional, esta cheio de frila que fazem 1500/1800 c/u
sendo entregues 3000 fotos para os noivos com um contrato de 100 fotos,
depois os bananas "empresarios da produtora",
se queixam que os clientes nao fecham os pedidos.
Mas como os coitados dos noivos vam escolher 100 de 3000!!!!!!!!!
abs.
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 14:30:43 por agalons »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #24 Online: 05 de Junho de 2011, 18:26:03
Pô gente, mas aí estamos falando a mesma coisa...rssss

Eu ia precisar mais ou menos 3 a 4 fotos para cada situação em condições diferentes. 80 convidados de 240 a 320 fotos. Eu iria dizer em média 300 fotos.

Malheiros, Agalons e Natão. Acho que os números são esses mesmo.

Agalons, com os photoalbuns, 600 fotos se coloca em um album só.
O mais próximo que vi de um photoalbun foi no site da Universal: http://www.photoalbumuniversal.com.br/produtos/encadernado.html
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 18:27:53 por Hector. »


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #25 Online: 05 de Junho de 2011, 22:43:35
a minha tá 8 meses e 3000 clicks... mas estive pensando aqui... quanto ao aproveitamento? uma coisa que eu tenho tentado aumentar nas minhas fotos é o aproveitamento... dessas 3000 muita coisa foi teste e brincadeiras descompromissadas em casa, mais pra prática mesmo...

fiz uma cobertura de um evento uma vez (nada profissional, fui por minha conta mesmo) e fiz 400 fotos. Dessas aproveitei menos de 10%. Fiquei super frustrado... Da última vez que fui cobrir um evento (na mesma situação) já aproveitei um pouco mais de 25%. Fiquei consideravelmente mais feliz... Sexta agora fui fotografar uma amiga na praça da liberdade, mas ainda não terminei de editar. Quero ver quantas ficaram boas...

Mas e aí, o que vocês consideram uma porcentagem de aproveitamento boa?
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 22:44:41 por AugustoL »
flickr.com/augustoo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2011, 10:22:10
Pô gente, mas aí estamos falando a mesma coisa...rssss

Eu ia precisar mais ou menos 3 a 4 fotos para cada situação em condições diferentes. 80 convidados de 240 a 320 fotos. Eu iria dizer em média 300 fotos.

Malheiros, Agalons e Natão. Acho que os números são esses mesmo.

Agalons, com os photoalbuns, 600 fotos se coloca em um album só.
O mais próximo que vi de um photoalbun foi no site da Universal: http://www.photoalbumuniversal.com.br/produtos/encadernado.html
Hector
Eu nunca jamais vi um album com 600 fotos.
O que eu faço começa com 30 paginas com 60/70 fotos.
Meu trabalho e bem limpo "clean",
valorizo muito a foto, sem muito enfeite,
por ser um trabalho jornalistico-testimonial,
considero que deve ser assim, e modestamente,
todo mundo gosta bastante, dificilmente alguem pede alteraçao
tambem ja vi album com muitas fotos por lamina,
gosto nao se discute.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2011, 10:25:43
Pô gente, mas aí estamos falando a mesma coisa...rssss

Eu ia precisar mais ou menos 3 a 4 fotos para cada situação em condições diferentes. 80 convidados de 240 a 320 fotos. Eu iria dizer em média 300 fotos.

Malheiros, Agalons e Natão. Acho que os números são esses mesmo.

Agalons, com os photoalbuns, 600 fotos se coloca em um album só.
O mais próximo que vi de um photoalbun foi no site da Universal: http://www.photoalbumuniversal.com.br/produtos/encadernado.html
Voltando ao ponto das quantidades de fotos feitas por evento, eu nao tenho nada predeterminado.
devo ter tudo o que acontece "em foto", teu criterio de 3 ou 4 de cada cena principal e bem equilibrado.
abs.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2011, 17:32:14
Minha média por casamento é de 1500 clics, divididos entre 2 cameras.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2011, 18:12:53
Hector
Eu nunca jamais vi um album com 600 fotos.
O que eu faço começa com 30 paginas com 60/70 fotos.
Meu trabalho e bem limpo "clean",
valorizo muito a foto, sem muito enfeite,
por ser um trabalho jornalistico-testimonial,
considero que deve ser assim, e modestamente,
todo mundo gosta bastante, dificilmente alguem pede alteraçao
tambem ja vi album com muitas fotos por lamina,
gosto nao se discute.
abs.

Agalons, no álbum tradicional fica difícil colar 600 fotos, comentei que é possível no photoalbum, mas de fato não é de bom grado colocar 600 fotos em um álbum de 100 folhas, por exemplo. Seria o mesmo que colocar em média 3 fotos em todas as páginas.

Mesmo assim há páginas que se bem diagramado um álbum, dá para colocar 4 ou 5 fotos em uma página, só não dá para fazer isso em todo o álbum. Aí claro, fica pelo bom gosto e criatividade o profissional a escolha da quantidade de fotos e páginas para o álbum não ficar carregado e cansativo.