Autor Tópico: Lentes para T2i (muitas dúvidas)  (Lida 3670 vezes)

raomferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Raom.Lens
Online: 06 de Junho de 2011, 17:59:03
Olá a todos,

Primeiro, perdão pelo texto 'grande' abaixo e por fazer muitas perguntas assim de primeira, mas fiz questão de me apresentar apropriadamente e contextualizar bem a minha situação, espero que tenham paciência.


Me chamo Raom, sou Designer Gráfico e iniciante em fotografia. Sempre tive interesse pela área e diria que hoje tenho um conhecimento teórico razoável para a execução, as ainda me faltam muita referência e sobretudo, prática (problema no qual estou trabalhando no momento).

Possuo uma Nikon D70 com um kit básico: 28-80mm f3.5-5.6 e 70-400mm f4.5-5.6

Lido com a fotografia de duas maneiras: Como hobby, para um lado mais artístico e como trabalho quando surgem necessidades eventuais de produzir algo para algum projeto de design.

Porém, gosto de ter um material que vá me permitir realizar a maioria das coisas que "der na telha", entendem?

Recentemente, tenho me envolvido bastante com projetos áudio-visuais e estou sendo cada vez mais seduzido pela área. Por isso, resolvi trocar minha câmera. Como vou para a Europa mês que vem, resolvi aproveitar a oportunidade. Depois de pesquisar bastante o quesito custo x benefício, decidi que comprarei uma T2i.

Porém, para a escolha das lentes, ainda estou cheio de dúvidas. Gostaria de compartilhá-las com vocês e pedir alguma ajuda, se possível.



Algumas premissas:

1 - Assim como é com a minha Nikon, gostaria de ter lentes "suficientes" para abrangir a maioria das necessidades de distância. Ou seja, um conjunto que no total, me permitisse cobrir 18-300, aproximadamente. Gosto da flexibilidade e da possibilidade que as lentes Zoon trazem.

2 - Gostaria MUITO de ter uma lente 1.4 ou pelo menos 2.8, pois sei o valor e a diferença que faz na obra uma capacidade maior desfoque entre primeiro e segundo plano, sem falar que como pretendo ter um conjunto que cubra o máximo de situações possíveis, isso inclui fotografia noturna e/ou com pouca luz.



E agora as dúvidas:

1 - Naturalmente, meu orçamento é limitado. Primeira coisa que observei (apesar de ser meio óbvio) é que lentes "genéricas" são muito mais baratas, como é o caso das Sigma e das Tamron. Andei lendo sobre a questão das Canon série L e tudo mais, mas a real necessidade de tudo ainda é um pouco abstrado pra mim. A primeira vista, me pareceu uma boa idéia comprar lentes Sigma ou Tamron para que eu pudesse economizar e assim poder adquirir uma variedade maior. O que pensam sobre isso?

2 - Sobre a escolha das lentes, após pesquisar um pouco, pensei que resolveria meu problema adquirindo uma lente Zoom que tivesse um alcance grande , tipo essa 18-270 (http://www.pixmania.com/es/es/8866075/art/tamron/objetivo-18-270-mm-f-3-5.html) para uso mais "geral" e uma 1.4 ou 1.8 (http://www.pixmania.com/es/es/91656/art/canon/objetivo-ef-50mm-f-1-4-us.html) fixa - por ser mais barata - para necessidades mais específicas. Acham que estou no caminho certo?

3 - Ainda assim, além de todas essas possibilidades e combinações de 'range' (uma 18-70 + uma 70-300 ou somente uma 18-270 ou uma 18-135 etc) existem umas questões técnicas que me deixam um tanto perdido. Os preços variam bastante de acordo com fatores que eu gostaria de pedir ajuda pra esclarecer (e inclusive entender qual tipo eu realmente preciso / é adequado para o que eu quero). Estou falando de siglas como "IS", "OS", "EF", "DI", "VC"... Sei que algumas se referem a estabilizador de imagem e outras tecnologias que facilitam a vida. Mas o que valeria a pena agora e o que eu devia evitar? E principalmente, o que eu preciso observar para ter certeza de que vão ser compatíveis com a T2i?



Dúvidas extras (de menor prioridade):

4 - Devido ao meu interesse pela área audio-visual, também almejo comprar um microfone externo para melhor captação de áudio (aliás, a T2i tem entrada para ligar microfone externo?). Tenho uma ideia razoável de que um bom, vá sair muito caro. Porém, existe alguma dica de um modelo que "quebre um bom galho" e não seja muito caro?

5 - E sobre flashes? Desse assunto, realmente não entendo nada. Gostaria de ter alguma "luz", com o perdão do trocadilho. Algo bom para fotos em festas/nights, por exemplo.



Galera, perdão novamente pelo tamanho do texto, espero não estar abusando da boa vontade de vocês. Tentei ser bastante claro e acabei me estendendo.

Desde já, muito obrigado a todos!
« Última modificação: 06 de Junho de 2011, 18:08:48 por raomferreira »
Canon 600D (T3i)
Lentes: Canon 17-55mm 2.8 IS USM, Canon 55-250mm 4.5-6 IS, Lente Canon 50mm 1.8
Flash Speedlight 430 EX / Video Light YONGNUO YN-160 LED
Microfone Direcional ( Shotgun ) Yoga Ht 81 Boom
DSLR Rig Shoulder Mount


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2011, 18:33:19
Eu, no seu caso ficaria com uma EF-10-22, uma EF-35mm f/2, uma 18-270 para fotografias sem grande exigência (uma walkaround) e uma 50mm F/1.8

As melhores que lhe citei são a 35mm e a 50mm, mesmo assim não são tops. Mas são o suficiente para a T2i.
A Tamron 18-270 não é a melhor opção, mas quem quer ter muito e pagar pouco, dá para extrair alguns bons resultados. Falo isso porque tenho uma EF-S 18-200 que muita gente torce o nariz e mesmo assim dá excelentes fotos.

Agora boas mesmo, é só olhar as lentes L da Canon.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2011, 20:19:47
Olha vou te dar duas dicas, até pq nao da p responder tudo e outras pessoas vao te ajudar. No caso de siglas, duas sao importantes saber eu acho...
Quando uma lente da canon tem EF- s esse s se refere que ela só pode ser usada com cameras de sensor com crop, ou seja se vc for passar p uma 5d ou 1d que tem sensor full frame essa lente com o s nao serve. As lente EF sem o s depois servem em todas dslr canon. Mas talvez vc nem queira ter uma full frame um dia ou talvez esse dia esteja muito longe...
IS é bom, significa image stabilization da canon ou seja o estabilizador de imagens, p comprar lente sem IS vai ter que usar tripé ou monopé ou velocidade super alta.
O lance do microfone....todo mundo reclama do audio das dlsr da canon...nao sei se a t3i agora esta com audio manual tb, mas que eu saiba a unica é a 60d. Bom, o q acontece é q as outras tem o gain em automatico, ou seja, vc esta falando ai o gain esta em um nivel, ai quando para de falar p compensar isso o automatico aumenta o gain resultando num chiado bem chato no audio... Até a 60d tem um chiado ruim com o gain bem baixo... mas...pesquisa isso na internet que vc vai ver do que estou falando...
De qualquer maneira o pessoal usa muito o microfone da Rode p elas.
Pq nao vais de t3i? É a nova versao dessa camera que acabou de sair, tem q pesquisar mas tvz ate tenha controle manual de audio tb
Bom, espero que seja alguma ajuda, boa sorte.


raomferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Raom.Lens
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2011, 15:46:56
Eu, no seu caso ficaria com uma EF-10-22, uma EF-35mm f/2, uma 18-270 para fotografias sem grande exigência (uma walkaround) e uma 50mm F/1.8

As melhores que lhe citei são a 35mm e a 50mm, mesmo assim não são tops. Mas são o suficiente para a T2i.
A Tamron 18-270 não é a melhor opção, mas quem quer ter muito e pagar pouco, dá para extrair alguns bons resultados. Falo isso porque tenho uma EF-S 18-200 que muita gente torce o nariz e mesmo assim dá excelentes fotos.

Agora boas mesmo, é só olhar as lentes L da Canon.

Hector, é bem por aí que eu estava pensando mesmo. Uma que cobrisse todo esse range e fosse mais barata em contra partida a uma ou duas mais específicas. Pelo pouco de experiência que tive, concordo com a questão de que bons resultados não dependem necessariamente de um equipamento mais caro. Nesse caso, o principal seria a flexibilidade de opções.

Agora, entrando no âmbito do vídeo, um amigo que atua muito bem na área me deu um toque: Ele disse que o ideal seria eu conseguir comprar uma lente Zoom que não variasse a abertura diafragma, mas que elas são muito mais caras e cobrem ranges menores (tipo 28-55, por exemplo). A vantagem disso seria que numa Zoom 'comum', ao dar Zoom, perderia-se luminosidade no vídeo, coisa que na foto é possível simplesmente regular antes de bater a segunda foto, mas no vídeo é 'contínuo'.

Alguém tem experiência com esse ponto? Uma lente com abertura fixa eu acho que seria muito cara pra mim agora. O que eu penso é: o 4.5-5.6 é uma variação pequena e é proporcional a um range enorme (18-270). Na prática em um vídeo, fazendo uma tomada com zoom, não usaria essa variação toda, o que faria com que a variação de luminosidade talvez fosse bem discreta. Talvez não influenciasse tanto, não sei. Seria ótimo se eu pudesse testar todas antes de comprar, ao inves de ficar na teoria. haha
Canon 600D (T3i)
Lentes: Canon 17-55mm 2.8 IS USM, Canon 55-250mm 4.5-6 IS, Lente Canon 50mm 1.8
Flash Speedlight 430 EX / Video Light YONGNUO YN-160 LED
Microfone Direcional ( Shotgun ) Yoga Ht 81 Boom
DSLR Rig Shoulder Mount


raomferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Raom.Lens
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2011, 16:00:06
Olha vou te dar duas dicas, até pq nao da p responder tudo e outras pessoas vao te ajudar. No caso de siglas, duas sao importantes saber eu acho...
Quando uma lente da canon tem EF- s esse s se refere que ela só pode ser usada com cameras de sensor com crop, ou seja se vc for passar p uma 5d ou 1d que tem sensor full frame essa lente com o s nao serve. As lente EF sem o s depois servem em todas dslr canon. Mas talvez vc nem queira ter uma full frame um dia ou talvez esse dia esteja muito longe...
IS é bom, significa image stabilization da canon ou seja o estabilizador de imagens, p comprar lente sem IS vai ter que usar tripé ou monopé ou velocidade super alta.
O lance do microfone....todo mundo reclama do audio das dlsr da canon...nao sei se a t3i agora esta com audio manual tb, mas que eu saiba a unica é a 60d. Bom, o q acontece é q as outras tem o gain em automatico, ou seja, vc esta falando ai o gain esta em um nivel, ai quando para de falar p compensar isso o automatico aumenta o gain resultando num chiado bem chato no audio... Até a 60d tem um chiado ruim com o gain bem baixo... mas...pesquisa isso na internet que vc vai ver do que estou falando...
De qualquer maneira o pessoal usa muito o microfone da Rode p elas.
Pq nao vais de t3i? É a nova versao dessa camera que acabou de sair, tem q pesquisar mas tvz ate tenha controle manual de audio tb
Bom, espero que seja alguma ajuda, boa sorte.

Carolina, obrigado pelas dicas! Vou ficar atento a essa questão do "EF" e "EF-s". E sim, seria bom mesmo uma com IS né?

Sobre a T3i, dei uma olhada aqui e vi que o maior diferencial dela, é o display móvel, que sem duvida é muito útil para foto e vídeo, mas não sei se a variação de preço compensaria agora. Pelo que li, a parte tecnologica dela é muito parecida com a T2i. Vou pensar com mais calma... Os vídeos de preview, claro, deixam super tentado:

Sobre o microfone, me aconselharam um direcional, chamado Yoga, mais conhecido como Shotgun. Ao que parece, vende-se no mercado livre e é bem barato (150 reais em média). Alguém conhece?

Obrigado à todos novamente!
Canon 600D (T3i)
Lentes: Canon 17-55mm 2.8 IS USM, Canon 55-250mm 4.5-6 IS, Lente Canon 50mm 1.8
Flash Speedlight 430 EX / Video Light YONGNUO YN-160 LED
Microfone Direcional ( Shotgun ) Yoga Ht 81 Boom
DSLR Rig Shoulder Mount


raomferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Raom.Lens
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2011, 16:20:31
Complementando:

Após ler esse review (http://meiobit.com/85667/tamron-18-270mm-di-ii-vc-pzd/), fiquei mais confiante com escolha da Tamron 18-270 como "walkaround" como o Hector colocou. Compartilho aqui pois talvez possa interessar à mais alguém.

Agora permanece a dúvida levantada pela Carolina entre T2i e T3i, e a escolha de uma lente 1.4 ou pelo menos 2.8, rs.
Canon 600D (T3i)
Lentes: Canon 17-55mm 2.8 IS USM, Canon 55-250mm 4.5-6 IS, Lente Canon 50mm 1.8
Flash Speedlight 430 EX / Video Light YONGNUO YN-160 LED
Microfone Direcional ( Shotgun ) Yoga Ht 81 Boom
DSLR Rig Shoulder Mount


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2011, 17:02:26
Complementando:

Após ler esse review (http://meiobit.com/85667/tamron-18-270mm-di-ii-vc-pzd/), fiquei mais confiante com escolha da Tamron 18-270 como "walkaround" como o Hector colocou. Compartilho aqui pois talvez possa interessar à mais alguém.

Agora permanece a dúvida levantada pela Carolina entre T2i e T3i, e a escolha de uma lente 1.4 ou pelo menos 2.8, rs.

Acho que tem uma nos classificados para vender. Claro, falta a câmera, que acho que tem nos classificados também para vender.


raomferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Raom.Lens
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2011, 17:13:02
Obrigado pela dica Hector, mas como vou ter a oportunidade de comprar la fora, acho que vai sair mais em conta, pelo que andei pesquisando. Pelo menos sobre a câmera. A lente até fiquei interessado em comprar, mas vi que já foi vendida, rs. Sem falar que sou um pouco neurótico com coisas de segunda mão, sem querer desmerecer ninguém. É mais uma exigência minha mesmo zerada. =)
« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 17:18:05 por raomferreira »
Canon 600D (T3i)
Lentes: Canon 17-55mm 2.8 IS USM, Canon 55-250mm 4.5-6 IS, Lente Canon 50mm 1.8
Flash Speedlight 430 EX / Video Light YONGNUO YN-160 LED
Microfone Direcional ( Shotgun ) Yoga Ht 81 Boom
DSLR Rig Shoulder Mount