Autor Tópico: Time Lapse de uma construção - Como fazer?  (Lida 6066 vezes)

Rodrigo_N

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
    • Flickr
Online: 07 de Junho de 2011, 10:49:23
Olá galera!

Tenho como cliente uma construtora que deseja fazer um time lapse de uma obra que vai durar cerca de dois anos para ficar pronta. A idéia é fazer um vídeo desse time lapse e colocar no site da empresa com uma atualização mensal do mesmo.
Minha dúvida é: a cada quantos dias devo registrar as imagens?
Pensei logo em dias como espaço de tempo, já que é difícil notar mudanças num prédio em construção.

Usarei uma Nikon D90, que não possui o timer interno. Alguém recomenda um programa para isso? Ou será que com um intervalo de dias não é preciso usar o timer?
Enfim, gostaria da opinião de vcs sobre a melhor forma de executar isso.

Abraços
 :D
"Que belas fotos, qual equipamento usou?"
-Um cérebro, um olho e um dedo!

-- Nikon D90, 18-105VR, 70-300mm, 50mm f1.8, Flash: Sb-600, Batery Grip e muita ousadia. --

Paulo Machado

• Trade Count: (6)
  • Referência
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2011, 12:34:26
Rodrigo, primeiro vc tem que saber quanto tempo vai durar o filme. Se durar 2 minutos, digamos, a 24fps vc vai precisar de 60 x 24=1440 frames. Em 730 dias isso dá 2 fotos por dia no mínimo, se for registrar os dias de forma linear. Talvez vc deva diminuir os frames do início e aumentar no final na fase de acabamento, quem sabe?
O enquadramento deve ser preciso, não pode mudar ou vc vai ter um problema sério para corrigir depois. E a exposição pode ser complicada com a variação de luz. Acho que as fotos devem ser nos mesmos horários para minimizar isto.
Existem vários programas freeware para fazer timelapse, isto não é problema. É só dar uma googlada.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams

michel_caetano

• Freqüentador(a)
  • **
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2011, 13:28:51

A questão não é "a cada quantos dias" deve fotografar. Não adianta você ir a cada 4 dias, por exemplo, e a obra estar parada por 3 semanas. Além disso cada construtora tem um rítmo diferente da outra.

Você tem que ter o cronograma de obras. E acompanhar de perto com os engenheiros responsáveis.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!

rodrigofaria

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2011, 23:46:52
Posso te perguntar qt você está cobrando por este trabalho?

lgmmachado

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2011, 01:41:22
Posso te perguntar qt você está cobrando por este trabalho?

e uma boa pergunta kkk, isso deve dar um trabalho enorme!!!!
Acho que fica mais facil se alugar um apartamento do lado da obra e fazer os shots todos os dias, excluindo os dias de obra parada.

Outra coisa interessante e vc fazer a previsao do tamanho da construcao e ja considerar isso no enquadramento inicial e se puder ate fazer uma simluacao em 3D do predio pronto dentro do enquadramento previsto para garantir que no meio do trabalho vc tenha errado o enquadramento.

A tecnica em si nao e dificil, ela e trabalhosa e voce deve ficar atento ao andamento sempre usando como referencia as fotos iniciais do projeto e nunca as fotos anteriores as atuais.

lgmmachado

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2011, 01:49:27
Este video mostra bem como a tecnica foi aplicada...

http://www.youtube.com/watch?v=lhJZJbLij-c

Existem momento onde ele faz as fotos com maior frequencia e outros momento onde ele usa intervalos maiores de tempo de acordo com a velocidade do andamento da obra e luz do dia. Pelas sombras isso fica bem claro.

Outra coisa interessante foi a mudanca em alguns momentos do angulo de tomada para valorizar o momento da obra.

O fechamento do Time lapse com a obra pronta e o inicio do movimento do predio foi muito bom para valorizar o termino da obra.

tem muita coisa disponivel para pesquisa e referencia.

YuriPallaro

• Novato(a)
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2011, 21:35:56
Eu iria ver se eles topam comprar uma camera para fazer o serviço.
Iria tentar arrumar um lugar para a câmera ficar e verificar se existe uma possibilidade de deixar a camera ligada sempre e colocar uma foto a cada 6 horas na configuração e deixar ligada lá tirando.

ABS