Autor Tópico: Time Lapse de uma construção - Como fazer?  (Lida 13911 vezes)

Rodrigo_N

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 07 de Junho de 2011, 10:49:23
Olá galera!

Tenho como cliente uma construtora que deseja fazer um time lapse de uma obra que vai durar cerca de dois anos para ficar pronta. A idéia é fazer um vídeo desse time lapse e colocar no site da empresa com uma atualização mensal do mesmo.
Minha dúvida é: a cada quantos dias devo registrar as imagens?
Pensei logo em dias como espaço de tempo, já que é difícil notar mudanças num prédio em construção.

Usarei uma Nikon D90, que não possui o timer interno. Alguém recomenda um programa para isso? Ou será que com um intervalo de dias não é preciso usar o timer?
Enfim, gostaria da opinião de vcs sobre a melhor forma de executar isso.

Abraços
 :D
"Que belas fotos, qual equipamento usou?"
-Um cérebro, um olho e um dedo!

-- Nikon D90, 18-105VR, 70-300mm, 50mm f1.8, Flash: Sb-600, Batery Grip e muita ousadia. --


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2011, 12:34:26
Rodrigo, primeiro vc tem que saber quanto tempo vai durar o filme. Se durar 2 minutos, digamos, a 24fps vc vai precisar de 60 x 24=1440 frames. Em 730 dias isso dá 2 fotos por dia no mínimo, se for registrar os dias de forma linear. Talvez vc deva diminuir os frames do início e aumentar no final na fase de acabamento, quem sabe?
O enquadramento deve ser preciso, não pode mudar ou vc vai ter um problema sério para corrigir depois. E a exposição pode ser complicada com a variação de luz. Acho que as fotos devem ser nos mesmos horários para minimizar isto.
Existem vários programas freeware para fazer timelapse, isto não é problema. É só dar uma googlada.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2011, 13:28:51


A questão não é "a cada quantos dias" deve fotografar. Não adianta você ir a cada 4 dias, por exemplo, e a obra estar parada por 3 semanas. Além disso cada construtora tem um rítmo diferente da outra.

Você tem que ter o cronograma de obras. E acompanhar de perto com os engenheiros responsáveis.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2011, 23:46:52
Posso te perguntar qt você está cobrando por este trabalho?


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2011, 01:41:22
Posso te perguntar qt você está cobrando por este trabalho?

e uma boa pergunta kkk, isso deve dar um trabalho enorme!!!!
Acho que fica mais facil se alugar um apartamento do lado da obra e fazer os shots todos os dias, excluindo os dias de obra parada.

Outra coisa interessante e vc fazer a previsao do tamanho da construcao e ja considerar isso no enquadramento inicial e se puder ate fazer uma simluacao em 3D do predio pronto dentro do enquadramento previsto para garantir que no meio do trabalho vc tenha errado o enquadramento.

A tecnica em si nao e dificil, ela e trabalhosa e voce deve ficar atento ao andamento sempre usando como referencia as fotos iniciais do projeto e nunca as fotos anteriores as atuais.


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2011, 01:49:27
Este video mostra bem como a tecnica foi aplicada...

http://www.youtube.com/watch?v=lhJZJbLij-c

Existem momento onde ele faz as fotos com maior frequencia e outros momento onde ele usa intervalos maiores de tempo de acordo com a velocidade do andamento da obra e luz do dia. Pelas sombras isso fica bem claro.

Outra coisa interessante foi a mudanca em alguns momentos do angulo de tomada para valorizar o momento da obra.

O fechamento do Time lapse com a obra pronta e o inicio do movimento do predio foi muito bom para valorizar o termino da obra.

tem muita coisa disponivel para pesquisa e referencia.


YuriPallaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2011, 21:35:56
Eu iria ver se eles topam comprar uma camera para fazer o serviço.
Iria tentar arrumar um lugar para a câmera ficar e verificar se existe uma possibilidade de deixar a camera ligada sempre e colocar uma foto a cada 6 horas na configuração e deixar ligada lá tirando.

ABS


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2011, 16:50:22
Eu iria ver se eles topam comprar uma camera para fazer o serviço.
Iria tentar arrumar um lugar para a câmera ficar e verificar se existe uma possibilidade de deixar a camera ligada sempre e colocar uma foto a cada 6 horas na configuração e deixar ligada lá tirando.

ABS

Se falar isso pra eles, desse jeito, vão achar que não precisam de você.  :D

Não sei se o pagamento vale a pena, mas eu reservaria uma câmera só pra isso. Escolheria o lugar e deixaria ela quetinha lá, no tripé, até o fim da obra.
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2011, 22:14:37
eu nao faria com intervalos fixos de 6 horas pois depende da velocidade de cada etapa da obra...

no video que te coloquei como exemplo esta claro que algumas tomadas de fotos usaram tempos bem menores em alguns momentos e outros momentos com intervalos bem maiores. e um otimo exemplo de time lapse de obras.

vai do feeling e acredito que vc deva estar disponivel em boa parte do tempo para execucao deste trabalho visando uma boa qualidade.

Se nao puder ficar disponivel o tempo todo programe fotos, no minimo a cada meia hora por dia para garantir todo processo e no final e so acelerar o time speed do video... bem melhor que faltar fotos no meio do caminho... numa conta rapida sao 12hrs por dia em media de luz e uma foto a cada meia hora que ficam 24 fotos por dia... Se trabalharem todos os dias do ano (o que nao vai acontecer) sao por volta de 8760 fotos no ano o que geram num frame rate de 30fps 292 segundos ou pouco menos de 5 minutos de video.

Eu particularmente se precisasse deixar no automatico deixaria intervalos de 10 ou 15 minutos e depois na pos edicao faria a exclusao do que nao fosse necessario.  sei la, seguro morreu de velho!!!! melhor garantir....


Ernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2017, 07:38:25
Pessoal, eu vi várias respostas, mas pra mim resolveu comprando a câmera TLC200 da Brinno, comprei duas e fico trocando o cartão.

Segue link do amazon:
https://www.amazon.com/Brinno-TLC200-Lapse-Motion-Camera/dp/B006ICOK00/ref=as_li_ss_tl?tag=techf095-20&s=electronics&ie=UTF8&qid=1460023524&sr=1-3&keywords=time+lapse+camera&linkCode=sl1&linkId=c79d4f9699b93bd9359725d36dd9b5f9


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2017, 08:06:34
Acho que isso vai dar tanto trabalho quanto construir o prédio  :snack:

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2017, 09:34:00
Interessante. Nunca tinha parado para imaginar quantos detalhes técnicos tem para a criação de um TL de construção.

Acompanhando aqui.  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2017, 13:12:10
mas sendo bem feito, é bacana acompanhar a construção. vi um de veleiro e achei fantástico. tem certos momentos que são determinantes numa construção. isso não pode perder de jeito nenhum. já tem outros que é uma rotina monótona e deve ser retirado na edição.
boa sorte.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2017, 13:26:07
Já vi alguns TLs de contruções mais longas (no caso, foi de um equipamento submarino, que demorou alguns meses), e já vi como são feitos.

Me parece que a melhor forma de fazer isso é com câmera de segurança, que é à prova de chuva e de sol, e que pode ficar parafusada em uma parede ou poste, e um computador. Se quiser facilitar ainda mais a operação, use uma camera wifi. As imagens ficam gravadas direto em um computador.

Pra fazer com uma Nikon D90, acho que a melhor maneira seria com um microcontrolador do tipo Arduino ou nodeMCU ligado a um controle remoto infravermelho. Mas pelo fato de não ter tethering (até onde sei), vc teria que recolher as imagens com frequência.

Recolha as imagens e faça backup semanalmente. Depois monte o vídeo como quiser.

Mas note, se todo este aparato sair do seu bolso, cobre caro. Dois anos alimentando uma câmera e um computador, fora o serviço de vigilância "embutido", não sai barato.


EDITADO: Pô, não vi que o tópico era de 2011, a obra deve ter acabado faz tempo...  :aua:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2017, 13:27:28 por felipemendes »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2017, 13:48:57
Já vi alguns TLs de contruções mais longas (no caso, foi de um equipamento submarino, que demorou alguns meses), e já vi como são feitos.

Me parece que a melhor forma de fazer isso é com câmera de segurança, que é à prova de chuva e de sol, e que pode ficar parafusada em uma parede ou poste, e um computador. Se quiser facilitar ainda mais a operação, use uma camera wifi. As imagens ficam gravadas direto em um computador.

Pra fazer com uma Nikon D90, acho que a melhor maneira seria com um microcontrolador do tipo Arduino ou nodeMCU ligado a um controle remoto infravermelho. Mas pelo fato de não ter tethering (até onde sei), vc teria que recolher as imagens com frequência.

Recolha as imagens e faça backup semanalmente. Depois monte o vídeo como quiser.

Mas note, se todo este aparato sair do seu bolso, cobre caro. Dois anos alimentando uma câmera e um computador, fora o serviço de vigilância "embutido", não sai barato.


EDITADO: Pô, não vi que o tópico era de 2011, a obra deve ter acabado faz tempo...  :aua:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

p q parau meu .... agora que vi também...

Seria legal ver pelo menos como a história desenrolou...

Alguém tem contato com o dono do tópico pra perguntar pra ele?

kkkkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.