Autor Tópico: Nikon F com photomic Ftn e lentes  (Lida 1672 vezes)

AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Online: 07 de Junho de 2011, 20:33:32
Não soube nem como procurar isso na busca... Se existir algum tópico a respeito, me mandem...

Seguinte... Estive olhando lentes para que servissem para minha analógica e para minha digital. Mas reparei que as lentes produzidas mais recentemente (as com anel de diafragma e CPU) não tem aquela garrinha pra movimentar o pino que tem no fotômetro pra mudar a abertura... Fiquei pensando: existe alguma maneira de adaptar essas lentes mais recentes? Ou se eu quiser compartilhar as lentes vou ter que optar por ficar sem fotometria na digital (como já faço com minha paixão, a 50mm f/1.4)?
« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 20:35:05 por AugustoL »
flickr.com/augustoo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2011, 18:27:36
Oi Augusto,

esta garrinha é colocável em qualquer destas lentes, veja no TTanaka se eles têm, senão procure em assistências paralelas. Ela é aparafusada no anel do diafragma.
Agora, para você ter fotometria nas digitais com lentes manuais é preciso a instalação de CPU nas lentes manuais. E, mesmo assim, muitas digitais não entendem as CPUs adaptadas. Não sei se isto é feito por aqui, mas lá fora existe gente que faz. Existem digitais que entendem as manuais - geralmente os modelos top de linha, como a D3, mas mesmo assim sem acesso todas as funções de exposição programada - só manual, prioridade de abertura e/ou velocidade.

Abs,

José Azevedo


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2011, 20:42:48
Sim, a idéia seria comprar uma que já viesse com CPU, mas com anel de diafragma. Assim eu poderia usar na minha analógica... Mas que bom que é colocável, me deixou mais tranquilo. Muito obrigado.
flickr.com/augustoo


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2011, 15:35:41
Aproveitando o embalo da resposta do José Azevedo: a D200 e a D300 também entendem as manuais, não é?


renatocpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2011, 08:10:45
Posso afirmar que a D300 fotometra com lentes manuais.
renatocpaiva


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2011, 09:13:54
Pelo que já vi, a D200 também faz fotometria com as lentes manuais. E acho que qualquer Nikon dá a confirmação de foco com lentes manuais, acendendo a luzinha verde no visor, pelo menos a minha D50 fazia isso e já ví outras que fazem.
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2011, 02:47:04
Oi pessoal,

conformação de foco, sim, fotometragem, poucas. No caso da D200/D300, acredito que, se elas não reconhecerem a lente, você pode digitar os dados dela para que o fotômetro "entenda" e é possível que você só tenha alguns modos de exposição.

Abs,

José Azevedo