Autor Tópico: [TUTORIAL] Como montar um Little Planet - Planetinha  (Lida 31924 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Online: 08 de Junho de 2011, 17:15:19
Atendendo alguns pedidos resolvi tentar montar um passo a passo de como montar um Little Planet, e para mostrar como não precisa de nenhum equipamento fotográfico especial, o tutorial é todo baseado em fotos tiradas com meu celular.

Procurei fazer algo bem simples, e também não me aprofundei em detalhes em deixar uma super edição, é apenas para mostrar o caminho de uma das muitas maneiras de como fazer o seu Planetinha ;)

Para o exemplo foram usadas 54 fotos, mas da pra montar o mesmo planetinha com apenas duas fotos usando uma lente fisheye circular.

1 Passo - montando a panorâmica.

Para unir as fotos vamos usar o Photomerge

File > Automate > Photomerge



Normalmente eu coloco todas as fotos em uma pasta e faço a seleção por pasta, acho mais prático, costumo usar o "Layout" Cylindrical, mas no exemplo vamos usar em Auto.



Após o photoshop processar as imagens ele fica assim:



Agora é só unir os layers, selecione todos e de um "Ctrl + e". Ficando tudo em apenas um Layer de imagem vamos duplicar (Ctrl + j) para unir os cantos da panorâmica, um dos layers eu arrasto para direita deixando seu canto ao centro, faço a mesma coisa com o outro layer mas arrastando para a esquerda.



Após esse processo vamos fazer uma limpeza geral na imagem, acertando as falhas onde Photomarge não conseguiu unir corretamente, não vou colocar detalhes por que cada imagem necessita de um tipo diferente de acerto da outra, mas segue exemplo básico que costumo usar.

Aqui temos uma falha que segue desde a rua até as arvores, para acertar isso vamos fazer uma pequena seleção da imagem e usar a ferramenta warp (Edit > Transform > Warp) para alinhar as falhas.

Faça uma seleção parcial usando o Lasso Toll



Aplicando o Warp



E a imagem alinhada



Os Ajustes finais eu faço com a ferramenta Clone Stamp

A falha



E após usar a ferramenta Clone Stamp



Terminando todas as pequenas correções vamos acertar os cantos da panorâmica, para isso uso uma guia para marcar nos cantos onde a imagem começa a se repetir.



Agora é só dar um Crop na imagem



Terminada a panorâmica vamos transforma-la em um planetinha, depois desse processo eu costumo usar o programa Pano2Vr que já faz a conversão para o planetinha, mas como não é um programa popular vou mostrar um jeito simples de fazer no próprio Photoshop.

2 Passo - Planetinha

Agora vamos pegar essa panorâmica e deixa-la "quadrada", usando o image size (image > image size), nesse caso vamos deixar a imagem com 1600x1600 para que possa servir nos ajustes finais que vou sugerir, mas podem deixar ela maior caso queiram usar outros meios de acabamento.



Após ter deixado ela quadrada vamos inverter em 180º (Image > Transform > Rotate 180º), ela vai ficar assim.



Com a imagem invertida é só aplicar o filtro Polar Coordinantes (Filter > Distort > Polar Coordinantes) selecionando "Retangular to Polar" e temos nosso Planetinha.



Agora com ele montado fazemos os retoques finais, arrumando o centro (usando novamente o Clone Stamp) e recortando o céu, em alguns casos costumo deixar o céu original da foto, mas como estava um tempo nublado preferi recortar.



Esta pronto o planetinha!

Caso não tenha muito assunto ao centro você pode aproximar as bordas do planetinha para o centro, existem diversas formas de se fazer isso, nesse caso vamos usar o Liquify ( Filter > Liquify) para fazer.

Use a ferramenta Pucker com o Pincel no tamanho máximo (1500), fazendo diversas regulagens de Densidade e a Pressão do pincel conforme vai moldando seu planetinha.



Agora é só colocar um fundo e editar a gosto do freguês!



Esse é um Planetinha feito no mesmo esquema, com fotos de celular tb, mas do Vale do Anhangabaú.



:ok:
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, 15:14:26 por Leo Terra »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2011, 19:07:27
Muito bom o tutorial, Leo!!
Confesso que alguns passos estão além de meu domínio em PS, mas nada que um exercício e alguns tutos e vídeos não resolva.
Parabéns!! Excelente trabalho.
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2011, 08:33:58
Belo trabalho! Só que vou ter que dar bela treinada, pois o meu não ficou muito interessante, rs.

Muito bom, amigo!
Valeu a dica.
:ok:
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


Leonardo Juliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Em busca da captura perfeita.
Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2011, 09:56:47
Muito bom ein cara! vou dar um praticada aqui também!
valew.. abraço.


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2011, 22:47:23
eu fiz aqui, mas acho q errei alguma coisa na hora de tirar as fotos... na hora do photomerge vira um bolo de fotos pregadas nos lugares errados. qual o segredo na hora de fazer as fotos?
« Última modificação: 25 de Junho de 2011, 23:01:11 por AugustoL »
flickr.com/augustoo


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2011, 14:28:35
Valeu Hyde, wirian, Leonardo! só fuçar que uma hora sai  :ok: rs

eu fiz aqui, mas acho q errei alguma coisa na hora de tirar as fotos... na hora do photomerge vira um bolo de fotos pregadas nos lugares errados. qual o segredo na hora de fazer as fotos?

Salve AugustoL, o ideal é na hora de você bater as fotos procurar fazer todas no mesmo eixo e manter a sequencia na mesma linha horizontal, pode fazer tomadas em ângulos diferentes,  começar uma em 45º tenta manter toda sequencia em 45º, depois outra em 90º e assim por diante, dependendo do seu equipamento... muita gente "peca" achando que apenas com o tripé vai dar certo, mas sem uma cabeça especial para pano eu acho que da mais certo fazendo na mão mesmo  :ok:
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, 14:29:19 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2011, 06:44:43
Excelente :ok: :clap:!

Deve ser legal fazer uma versão bem grande e mandar imprimir para colocar na parede.


rodrigo.araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • Perfil no Behance
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2016, 15:46:38
Muito bom. Gostei da técnica. Parabéns.

 :ok:


duas caras

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2016, 01:39:02
Parabéns pelo tutorial e obrigado por compartilhar o conhecimento!
Eu acabei de me registrar neste fórum pra postar neste tópico agradecendo ao autor e mostrar o planetinha que eu mesmo montei seguindo o tutorial.
Já fiz muita pesquisa neste fórum, espero continuar aprendendo e ajudando outros.

planetinha by Maurício Guardiano, no Flickr
« Última modificação: 02 de Agosto de 2016, 01:40:21 por duas caras »


pabloslb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2016, 16:54:02
Excelente tutorial. Obrigado por compartilhar o conhecimento. Vou tentar brincar e fazer uma dessas.


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2016, 17:41:57
Excelente tutorial. Obrigado por compartilhar o conhecimento.

Só nos resta agradecer mesmo  :worship:  muito legal, valeu!
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2016, 17:43:27 por Nataniel »
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:42:36
Muito interessante... Tutorial muito didático...

 :worship:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Bruno Kons

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • Design Gráfico
    • Conheça o portfólio e tutoriais
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 09:28:10
Que show cara, muito legal esse mini mundo, quanto mais o cara ficar em cima dos detalhes sempre melhor né! Abraço.
Bruno Kons

Designer Gráfico


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 14:09:09
 :clap: :clap: :clap:


NetoDKRAP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • RKS Music
Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2018, 22:37:41
Muito obrigado! Faz tempo que andava procurando saber como faz.
Canon T5i