Autor Tópico: Crop versus Zoom  (Lida 1879 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 12 de Fevereiro de 2006, 10:48:56
Estou olhando algumas ultra compactas e surgiu uma questao. Num crop (sem interpolação) de uma câmera com mais resolução, exemplo, Fuji F10 ou SD550, ele poderia ser considerado equivalente a um zoom extra?

Se o raciocínio estiver correto, alguém saberia quanto cada megapixel extra renderia em equivalente ao comprimento focal, por exemplo, uma câmera de 7 mp, com lente 35-105mm (3X) renderia 4X de zoom num crop que a deixasse com resolução equivalente a uma 3mp?

Isso já ocorre na prática com a FZ30 e a FX9, o tal extra optical zoom da Panasonic, que em modo 3 mp rende 1.1 de zoom óptico, mas é possível considerar como um recurso eficaz por exemplo para ter uma ultra-compacta como uma câmera para usar em shows onde se precisaria de um "boost" no zoom?

Considerando que falo de crop sem interpolação, o resultado desse falso zoom óptico de 4X por exemplo, seria inferior ao de uma câmera com lente de zoom 4X, ou não necessariamente?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2006, 10:51:04 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 11:17:34
Gustavo, eu não saberia te dizer qtos megapixels são necessários para compensar um zoom, mas vou te dar um exemplo prático meu.

aqui em floripa tenho um trabalho extra que consiste em fotografar e acompanhar obras em construção de uma construtora local.
antes do meu upgrade, tinha uma d60 com uma lente 28-90, e como as fotos para o site desta construtora são um jpg bem pequeno e compactado, eu sempre fotografei com 1 megapixel, que ja era mais que suficiente. dpois do meu upgrade, fiquei com uma 20D + lente 10-20, então para compensar esta diferença de distância focal (em algumas situações, eu fotografo em 8megapixel e dpois cropo.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 11:36:22
exemplos:


Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 11:37:26
É que de 8 mp para usar 1 mp rende um crop bem abusado, Murilo. A idéia é mais ou menos a seguinte, apesar de ainda não certo, eu estou a fim de me desfazer da FZ5 com a chegada da D50, metade investir em uma lente, e a outra metade comprar uma compacta de bolso, não que 35-105mm seja pouco, mas para um showzinho uns 150mm pelo menos seriam interessantes, aí comecei a pensar que mesmo não precisando de mais de 3mp (resolução boa para meu uso médio), eu poderia pegar uma 7mp pensando no crop, e forçar um zoom que não existe.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2006, 11:37:38 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 11:38:54
Caramba, isso ficou melhor do que eu esperava, pq a distância do prédio é absurda.
Nikon/Panasonic Gear


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 11:53:33
Pois é Gustavo, a diferença é grande. Mas na real na real, eu soh ganhei 2megapixel de zoom (entre uma câmera e outra) caso as lentes fossem as mesmas.
Ahhh, esqueci de dizer... ambas as fotos foram feitas a partir do mesmo ponto.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 16:40:43
Um pouco de trigonometria ajuda a responder quanto o crop rende em comprimento focal aparente.
Pegue uma folha de papel, caneta/lápis e uma regua.
Desenhe um triangulo com o lado do angulo interno perto da margem da folha, use um cateto oposto de uns 4cm, eo adjacente de uns 10cm.
No mesmo triangulo, marque um ponto no meio do cateto oposto, e trace uma nova hipotenusa partindo da mesma aresta, mas continue desenhando até onde caber na folha.
Prolongue também o cateto adjacente, procure com a regua, onde o novo triangulo vai fechar.
Se o desenho que fiz aqui estiver certo, o cateto adjacente do novo triangulo vai ter 20cm.
Não fiz as contas, so o desenho, sou pessimo em calculo trigonométrico. :)
Cateto oposto ea resolução,
O adjacente o comprimento focal.
Logo, ao reduzir pela metade a resolução (crop) o comprimento focal vai dobrar.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 18:17:22
Gustavo, esse crop tem em todas as compactas da Sony também (o smartzoom).
Nas minhas fotos de teresópolis, por exemplo, eu usei o crop em todos os macros.
Bem, a qualidade não ficou boa, mas foi por causa da câmera mesmo =P

Sei que uma P200 pode chegar a 14x zoom em VGA, sendo que ela tem 7MP e 3x zoom ótico...


amiltonbicas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 23:10:14
Olá, procurei no glossário do fórum e não achei o que significa CROP, alguém deveria inserir CROP lá!!!!

Obrigado!!!


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 23:41:13
Bem lembrado!
Moderadores, por favor, providenciem! ;)

Fiquei contente, isto mostra que o pessoal aqui usa as ferramentas do fórum!
Falow!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 00:30:09
Na Fuji S5100 só tem zoom digital em resoluções menores que a máxima. Por exemplo:

3.6x em 640x480,
1.8x em 1280x960 e
1.4x em 1600x1200.

Basicamente é um crop do sensor.

Uso muito a camara em 2MP com o zoom digital de 1.4x, isso dá uma objetiva equivalente a 370x1.4=518mm. A qualidade não parece ser muito diferente de um crop feito a partir da resolução máxima (4MP). Creio que as outras compactas Fuji sejam iguais.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2006, 00:31:36 por dantonvb »


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 11:22:55
teoricamente alguns megapixels a mais te dão esta margem para o crop, mas o que vai limitar tb é a qualidade da lente e da própria foto, uma vez que se ela estiver um pouco OOF já vai dar pra perceber muito mais num crop.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]