Autor Tópico: POR FAVOR ME AJUDEM! CANON S95 ou CANON SX 230 HS???  (Lida 14379 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2011, 16:57:54
Eu já desisti de superzoom. As duas últimas que comprei, não ficaram comigo nem 2 meses. Passei pra frente. A superzoom que tenho hoje, já é antiga, e nem é tãaaao super assim. A lente vai só até 300mm. Vou conservá-la com muito carinho, pois me rende boas fotos, apesar do "pouco" zoom. Tem só 6 megapixel, sensor maiorzinho do que o normal.

Hoje eu tenho uma LX5 e estou bem satisfeita com ela. Qualquer uma das 4 que citei antes, vai ser boa escolha.


Piatã

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2011, 17:03:31
vc nem imagina o quanto me ajudou.
acabei de decidir pela canon s95, Olympus XZ-1 ou a Lumix LX5 .
tinha muita vontade de uma superzoom, mas o tamanho me incomodava.
e, o que procuro mesmo é uma boa qualidade de foto com a melhor portabilidade possível e acredito que encontrarei em uma das tres.
pergunto: qual possui melhor portabilidade?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2011, 17:12:40
A diferença entre as 4 não é muito grande, mas a Canon, se não me engano, é a menorzinha das 4. Mas tbém não tem sapata para flash externo, coisa que as outras 3 tem, e que ampliam bastante suas possibilidades...
Em qualidade de imagem, com certeza as 4 vão ser semelhantes, pois utilizam sensores praticamente do mesmo tamanho, e com 10 megapixels.
De resto, vc pode escolher baseado em alguma característica que agrada, como lente um pouco mais clara (f/1.8 na Olympus e Samsung), sapata para flash (as outras 3 que não a Canon), mais ou menos zoom (todas tem pouquinho zoom, mas uma tem um pouquinho mais do que a outra), tamanho, capinha da lente (a canon mesmo, não usa capinha na lente. Tem aquele sistema de proteção na lente que nem as compactas, tipo uma "portinha" que abre e fecha)... são várias características físicas diferentes entre elas, e a escolha final vai acabar sendo em cima disso, já que, repetindo, a qualidade da imagem vai ser praticamente a mesma, nas mãos de quem souber utilizar a câmera.
Ah, não sei se interessa... A Lumix LX5 tem controles manuais tbém durante a filmagem. Vc pode alterar abertura do diafragma na filmagem. Nunca usei isso, rsrs. Mas pra quem gosta de brincar com vídeo, de repente é uma coisa legal. Enfim, veja reviews sobre essas 4 câmeras, dê uma olhada em todas as características delas, pra poder escolher a que mais te agrada.
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, 17:13:27 por Helena Bsb »


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2011, 23:01:13
Muito obrigado, Helena. Suas respostas são sempre bem esclarecedoras. Como leigo em fotografia só não entendi uma coisa. Sempre achei que quanto maior fosse a quantidade de MP de uma máquina, melhor seria a imagem das fotos, e pelo que entendi, você diz o contrário. Tinha uma Canon Powershot, vou comprar outra (acho que vai ser a S95 mesmo, apesar da perda do zoom em relação à SX230). A minha antiga era de 10MP. Troquei porque achei que ao comprar uma com um valor de MP superior teria fotos melhores. Pelo visto me enganei, né? rs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 17 de Junho de 2011, 15:45:48
Sim, vc se enganou. Megapixel é só tamanho de imagem.
vou dar um exemplo bem fuleiro, rsrs, mas que vai fazer vc entender mais ou menos porque muitos megapixels não significa melhor qualidade.
Primeiramente, megapixel diz respeito ao tamanho da foto. Qto mais megapixel tiver a foto, mais vc pode ampliá-la sem perder resolução, sem ficar com aquele efeito quadriculado. E só. Aí termina a vantagem de se ter mais megapixels. Se vc não trabalha com grandes ampliações, fuja, na medida do possível, da maldita corrida dos megapixels.
Vamos ao exemplo. Suponhamos que vc quer fazer uma tatuagem no corpo. Vc achou o desenho que queria (uma borboleta, por exemplo), ideal, lindo, cheio de detalhes e ele tem um tamanho digamos de 10x7 cm. Mas vc não quer um desenho desse tamanho no seu corpo. Vc reservou para esse desenho, uma área pequena, mais discreta. Digamos que vc quer fazer esse desenho com a metade do tamanho, 5x3,5 cm. Vc acredita que vá conseguir reproduzir em uma área menor, da metade do tamanho, a mesma riqueza de detalhes do desenho maior?? Vc com certeza vai precisar fazer alguma adaptação pra o desenho caber na área pequena. E provavelmente, ele vai perder detalhes.
Pois bem... imagine um milhão de megapixels espremidos num sensor minúsculo, como o das câmeras. Os megapixels aumentam, mas o sensor, continua minúsculo... IMPOSSÍVEL manter a mesma qualidade de imagem.
Bem, essa é uma analogia meio toscona, mas acredito que vá fazer vc enxergar porque não é legal ficar aumentando indefinidamente a qtdade de megapixel sem aumentar o tamanho do sensor que vai receber essa informação.


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 19 de Junho de 2011, 16:27:32
Pois é Helena, bom saber disso para não me deixar enganar mais por esses números. Muito obrigado pela explicação.

Realmente estou muito interessado na S95, mas fico com medo de não conseguir tirar todo o proveito possível da máquina no modo manual e me arrepender depois, já que o custo é um pouco mais elevado. Como já disse não sou nenhum profissional. Faço alguns vídeos de vez em quando. Fotografo normalmente. A minha canon anterior não fazia boas fotgrafias noturnas, pelo visto a s95 faz. Isso me incomodava um pouco. O zoom também não era lá essas coisas.

Mas a grande questão é: a qualidade de imagem dessas duas câmeras são realmente relevantes? Acha que vale a pena investir mais, perder em vídeo e zoom para ficar com a S95? E o mais importante: para quem não entende ainda quase nada de fotografia mas tem um grande interesse em se aperfeiçoar nisso, é muito complicado fotografar com essa máquina?

http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/digital_cameras?pageKeyCode=65&category=0901e0248006113a&compare=0901e024801cff65&compare=0901e024802713a8


Preciso decidir isso rápido. Já adiei mais do que devia. E sinceramente, vou no que você falar, porque minha indecisão aumenta a cada dia que passa. rsrsrsrs

Obrigado.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 20 de Junho de 2011, 12:56:44
Olha, só quem sabe se  vale à pena perder no zoom e vídeo, é quem vai utilizar a câmera.
Essas câmeras podem produzir imagens de qualidade superior, mas logicamente a pessoa precisa saber extrair isso da câmera. Colocar no automático e sair clicando, pode ser decepcionante.É necessário conhecer todos os recursos que a câmera oferece (lendo o manual) e é preciso conhecer os princípios básicos da fotografia (fazendo um curso, lendo um livro ou lendo sobre o assunto na internet). Com esse conhecimento, com certeza será possível extrair o máximo que a câmera pode oferecer.
E a fotografia noturna, apesar de a S95 ter melhor desempenho, ainda vai perder para as câmeras reflex.


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2011, 15:43:36
Existem "compactas" com um sensor diferente que dão bons resultados noturnos, as sigma dp por exemplo, mas já vai fugir um pouco do que vc quer até por serem lentes fixas, não zoom

No geral as compactas normais todas vão ter a mesma perfomance noturna, todas vão precisar ou de flash ou alta exposição, tirando uma vantagem mínima das mais novas em relação às mais antigas pela perfomance do sensor um pouco maior (o ISO400 da S90 por exemplo já não tem comparação com o da minha A510 velhinha)

O que eu levaria em consideração primeiro é ela ter modo manual, segundo qualidade de imagem (que não acho diferença nenhuma relevante entre essas em dúvida), ter rosca pra filtros e por último sapata pra flash, esses 2 últimos dependem se vc vai querer investir em mais equipamento mais pra frente

Não acho essa diferença entre 10 e 12mega relevante pra escolher, é verdade que 12 não vai dar qualidade maior que 10, mas isso não significa também que seja pior (até por poder escolher que resolução), no máximo é desperdicio de espaço no cartão
Entre S95 e SX230 eu iria na segunda pelo range maior, velocidade maior (3 fotos por segundo contra 1 da S95), resolução maior no video e de quebra é uns trocados mais barata
a vantagem que eu vi na S95 é tirar foto em RAW, um formato sem compressão, se você pretende editar bastante as fotos isso vai ser vantagem

Aqui tem um lado a lado com mais info que o do site da canon
http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_s90&products=canon_s95&products=canon_sx230hs
coloquei a S90 junto
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 24 de Junho de 2011, 10:57:13
É, depois de muitas dúvidas acabei optando pela S95 mesmo. Espero que eu consiga fazer boas fotos com ela... Agora estou esperando chegar.

Abraço e obrigado!


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 29 de Junho de 2011, 13:45:07
iihhh galera minha máquina só chegará daqui uns 20 dias. Alguém indica alguma coisa para ir lendo e aprendendo um pouco para mexer nela depois?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 29 de Junho de 2011, 17:09:42
Que tal o "Manuel"?!?!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2011, 11:24:13
Em princípio, quanto mais MP no mesmo tamanho de sensor, mais ruídos na imagem. Mais MP serve p/ fazer ampliações maiores ou efetuar cortes na imagem.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #27 Online: 30 de Junho de 2011, 11:53:18
E esse "ruído" aparece como falta de nitidez inclusive em ISO baixo e muita luz. Uma tristeza.


blue

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #28 Online: 05 de Julho de 2011, 18:20:11
123_enic ou Pauloijui ou alguém que saiba...hehehe Aonde vocês compraram suas câmeras? Quero comprar uma Canon mas ainda não estão a venda aqui, não sei aonde comprar.

Obrigada.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 05 de Julho de 2011, 21:07:59
BH
MonteCarlo
AudioPhone

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova