Autor Tópico: Iluminação - Fundo 100% Branco: 2 f-stop?  (Lida 3243 vezes)

AAEndo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 10 de Junho de 2011, 20:44:10
Oi pessoal,

Desculpe minha pergunta mas somente para entender melhor e, me corrijam se eu estiver enganado. Para ter uma foto com um fundo 100% branco pelo que li o ideal é ter -2 f-stop de luz, mas o que isto significa? Poderiam me dar um exemplo?

Outro coisa, o que preciso para não ficar um tipo de estouro de luz em torno do objeto fotografado? Acho que este defeito se chama "Flare". Isto acontece principalmente quando tiro fotos de pessoas usando roupas brancas ou mesmo na pele da pessoa fica um brilho muito forte. Entendo que teria que afastar a pessoa do fundo, mas quanto seria o ideal?

Existe uma configuração ideal para isto? Por exemplo, tirar a foto do objeto com 1/125 e f11, se eu medir a luminosidade do fundo teria que ser f16 ou f18 e, nas costas do objeto medir um f11 ou menor?

Agradeço a ajuda novamente.


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2011, 21:03:25
Cada f-stop é aproximadamente raiz de dois (aproximadamente 1,4). Ou seja, para fechar um f-stop diafragma em f2, você precisa multiplicar 2 * 1,4 que vai dar f2.8, para abrir um f-stop você precisa dividir 2 por 1,4 que vai dar aproximadamente f1.4

A medida de luz é feita em uma escala de cinza 18% (acho que pode variar). Se quer estourar, ou seja, deixar branco o fundo, você precisa abrir a medida encontrada pelo fotometro em dois f-stops: 1,4 x 1,4 = 2 (já que um f-stop é raiz de dois). Então se o fotometro indica que a abertura do fundo é f4, para abrir dois f-stops você divide por 2, se quer deixar o fundo preto multiplica f por dois.

Então no teu exemplo teria que multiplicar o 11 por dois, que daria f22. Para não dar estouro em torno do objeto, ele tem estar a uma distância do fundo onde ele não receba luz do fundo.

Espero ter ajudado.