Autor Tópico: Fotografias de gotas  (Lida 13409 vezes)

irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #30 Online: 17 de Junho de 2011, 21:52:53
LOL (na verdade, ROTFL)

alfredo risk: ótimas fotos mermão.. bem em cima. Vc poderia aproveitar a fazer um tutorial explicando como chegou ao resultado tão bom :)

bem, o recadinho a seguir o agalons vai entender melhor do que os demais - devido às atividades extra-foto, de informática (que é minha área atual) - mas valeria a pena que o MGermano e Tom Photo lessem com atenção:

agalons: lendo o artigo vc vai entender bem rapidinho (imagino, pelo menos) o porque algumas respostas te pareciam ásperas ou desnecessáriamente cheia de "technalities":

http://www.contraditorium.com/2006/02/15/como-fazer-perguntas-inteligentes/#rtfm

e, em outro artigo (que perdi, lamentávelmente) era explanado o motivo do PORQUE as respostas NÃO PODEM ser "na boquinha do nenezinho, vem cá bem.. ": se descermos o nivel técnico ABAIXO de um mínimo razoável, os melhores, os mais conhecedores.. vão embora. Simples assim. Exemplo recente (ou nem tanto) foi o Elmo, lembram? tive pouquissimas oportunidade de ler seus posts e menos ainda de formular perguntas, êle se foi antes que eu "tomasse pé" aqui.  Não quer dizer que devemos ignorar os iniciantes (isso seria ignorancia porque todos nós, de algum modo, somos iniciantes em alguma coisa). Mas se começarmos a "espremer o cérebro" para ficar no nivel da musculatura do atual perguntante, vamos nos cansar. E o forum acaba ficando cheio de perguntantes e nenhum respondente - exceto mr.Hyde, Aria, Elis, Aranha (Aranha na verdade nem responde, só fotografa melhor do que eu possa me propor, assim como Elis e Aria - rs).

em tempos idos eu participava INTENSAMENTE dos forums técnicos (www.under-linux.org, www.vivaolinux.org). Mas começaram a me incomodar (a moderação) dizendo que eu deveria "baixar o nível".. Aí, comecei a rememorar os primórdios da informática.. foi como subir a montanha brigando com vários cães.. nada fácil. Os nerds (àquela época) eram MUITO nerds/hackers. (rss). Os forums (não existiam, na verdade) chamavam-se "underground net", posteriormente transformados em algo mais comportado. Participantes: phrozen crew (não existe mais) um grupo.. underground (risos), assim como os vários grupos (chamou-se depois undernet, existe até hoje, mas só pra patricinhas e mauricinhos) tais como: viruses.pro.virus, criminal.hack, phishing, malware..   ;) onde aprendiamos "coisinhas meigas" ou .. a fabricar os viruses que vão atacar vcs amanhã - risos - dentre outras coisas. Bem, tanta peroração pra chegar lá:

me aborreceram tanto para "baixar o nível" que eu apenas saí.. hoje estou em outros lugares, com outros "saídos" - rs. Fica aborrecido porque raramente alguém tem alguma dúvida, virou uma espécie de "clubinho" e não temos mais como COMPARTILHAR CONHECIMENTO. E GOSTAMOS de compartilhar conhecimento - por mais que julguem que não, ou que somos ásperos ou coisa assim. Não -  como vão ler no artigo, nós apenas temos um autismo muito leve e vivemos em um outro mundo onde DE QUANDO EM VEZ surge alguém interessante ;)

aqui, claro, não tenho nem mesmo como TENTAR me igualar com aranha, elis, aria, hyde e tantos outros. Na verdade, nem vou fotografar mais - risos - vou ficar mesmo na informatica, onde eu não preciso ser criativo como êles (vcs todos, na verdade), basta apenas ser técnico.

mas o fato é: cuidado em querer "adotar" os desvalidos, em querer ficar "ao nível dêles, coitadinhos".. isso pode matar o forum ou deixa-lo desinteressante

apenas meu pitaco. Ou $.0.02 de libra libanesa, que não vale nada.

saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 18 de Junho de 2011, 12:58:25
Concordo com o Mgermano e Tom Photo ,mas não discordo com o Irado.Pela colocação do autor do tópico da para saber que ele é iniciante...Acho que ele se ofendeu pela forma que o irado deu sua resposta,quem conhece o irado sabe que ele é assim,é a linguagem que ele usa(nada contra vc Irado,muito pelo contrário,vc acrescenta muito ao fórum).Quem é iniciante não vai entender respostas muito complexas,devemos atender as expectativas do iniciante com respostas que ele entenda,e claro, acrecentar ao tópico respostas mais complexas tb,para maior aprendizado de todos...Mas isso não da o direito do autor a ofender algum membro do fórum,pq ele não entendeu ou pq achou que o post era uma ofensa.
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 13:05:12 por Amarildo Cardoso »


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 18 de Junho de 2011, 13:29:45
LOL (na verdade, ROTFL)

alfredo risk: ótimas fotos mermão.. bem em cima. Vc poderia aproveitar a fazer um tutorial explicando como chegou ao resultado tão bom :)

Valeu Irado... nesse caso não precisa de muito não, eu peguei uma 7D que tira 8 fps e isso ajuda e muito
Mirei no aquário para pegar o foco mais ou menos de onde iria cair o objeto e pedi para minha mãe soltar o objeto no momento que ela ouvisse a máquina disparar, ou seja eu disparava antes e ela jogava o objeto ( No caso das fotos, utilizei um Coco que caiu do pé e uma Pulseira) e ai só deixar q a máquina faz td o resto.

- A maioria das fotos eu deixei em velocidade 1/1000s, mas você pode variar dependendo do efeito que você quer. É que nem fotografar cachoeira, se quiser q apareça mais o rastro diminua a velocidade, eu deixei em 1/250s 1/320s, mas nunca abaixo disso. Se quiser pegar menos rastro ai aumente a velocidade de 1/1000s pra cima.
- Deixei a diafragma em f/8,0 para ter mais nitidez e deixar mais pontos com sensação de foco, já que você pode errar o foco escolhido, ainda mais sem tripé.
- ISO eu deixem em 100 nas velocidades mais baixas e subi um pouco nas velocidades maiores para compensar a fotometria. O ideal é ISO até 400 no máximo.

Vou deixar uma sequencia de 4 fotos.

Abraços

1-


2-


3-


4-



« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 13:31:50 por Alfredo Risk »
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #33 Online: 18 de Junho de 2011, 15:12:45
LOL (na verdade, ROTFL)

alfredo risk: ótimas fotos mermão.. bem em cima. Vc poderia aproveitar a fazer um tutorial explicando como chegou ao resultado tão bom :)

bem, o recadinho a seguir o agalons vai entender melhor do que os demais - devido às atividades extra-foto, de informática (que é minha área atual) - mas valeria a pena que o MGermano e Tom Photo lessem com atenção:

agalons: lendo o artigo vc vai entender bem rapidinho (imagino, pelo menos) o porque algumas respostas te pareciam ásperas ou desnecessáriamente cheia de "technalities":

http://www.contraditorium.com/2006/02/15/como-fazer-perguntas-inteligentes/#rtfm

e, em outro artigo (que perdi, lamentávelmente) era explanado o motivo do PORQUE as respostas NÃO PODEM ser "na boquinha do nenezinho, vem cá bem.. ": se descermos o nivel técnico ABAIXO de um mínimo razoável, os melhores, os mais conhecedores.. vão embora. Simples assim. Exemplo recente (ou nem tanto) foi o Elmo, lembram? tive pouquissimas oportunidade de ler seus posts e menos ainda de formular perguntas, êle se foi antes que eu "tomasse pé" aqui.  Não quer dizer que devemos ignorar os iniciantes (isso seria ignorancia porque todos nós, de algum modo, somos iniciantes em alguma coisa). Mas se começarmos a "espremer o cérebro" para ficar no nivel da musculatura do atual perguntante, vamos nos cansar. E o forum acaba ficando cheio de perguntantes e nenhum respondente - exceto mr.Hyde, Aria, Elis, Aranha (Aranha na verdade nem responde, só fotografa melhor do que eu possa me propor, assim como Elis e Aria - rs).

em tempos idos eu participava INTENSAMENTE dos forums técnicos (www.under-linux.org, www.vivaolinux.org). Mas começaram a me incomodar (a moderação) dizendo que eu deveria "baixar o nível".. Aí, comecei a rememorar os primórdios da informática.. foi como subir a montanha brigando com vários cães.. nada fácil. Os nerds (àquela época) eram MUITO nerds/hackers. (rss). Os forums (não existiam, na verdade) chamavam-se "underground net", posteriormente transformados em algo mais comportado. Participantes: phrozen crew (não existe mais) um grupo.. underground (risos), assim como os vários grupos (chamou-se depois undernet, existe até hoje, mas só pra patricinhas e mauricinhos) tais como: viruses.pro.virus, criminal.hack, phishing, malware..   ;) onde aprendiamos "coisinhas meigas" ou .. a fabricar os viruses que vão atacar vcs amanhã - risos - dentre outras coisas. Bem, tanta peroração pra chegar lá:

me aborreceram tanto para "baixar o nível" que eu apenas saí.. hoje estou em outros lugares, com outros "saídos" - rs. Fica aborrecido porque raramente alguém tem alguma dúvida, virou uma espécie de "clubinho" e não temos mais como COMPARTILHAR CONHECIMENTO. E GOSTAMOS de compartilhar conhecimento - por mais que julguem que não, ou que somos ásperos ou coisa assim. Não -  como vão ler no artigo, nós apenas temos um autismo muito leve e vivemos em um outro mundo onde DE QUANDO EM VEZ surge alguém interessante ;)

aqui, claro, não tenho nem mesmo como TENTAR me igualar com aranha, elis, aria, hyde e tantos outros. Na verdade, nem vou fotografar mais - risos - vou ficar mesmo na informatica, onde eu não preciso ser criativo como êles (vcs todos, na verdade), basta apenas ser técnico.

mas o fato é: cuidado em querer "adotar" os desvalidos, em querer ficar "ao nível dêles, coitadinhos".. isso pode matar o forum ou deixa-lo desinteressante

apenas meu pitaco. Ou $.0.02 de libra libanesa, que não vale nada.



Caro Irado
assim que puder vou ler o artigo e te conto.
Eu citei a informatica, porque uma vez precisava uma ajuda,
sou um simples usuario de micro.
e pensei consultar um forum da materia.
como e logico, um cara que manja da um conselho tecnico,
que para um ignorante nao serve, porque o coitado nao entende nada.
ai alguem mais didatico, da uma dica mas popular,
ali o ignorante pega alguma coisa.
Forum nao e a lampada de aladin, que faz milagres.
Todos temos que ser gratos por existir esta opçao de consulta sem levantar da cadeira.
Antes de existir a internet,o alguem te dava uma dica
ou so fazendo cursos,estudando mesmo e que se aprendia.
A popularizaçao do aprendizado, o imediatismo do tio google que sabe tudo,
junto com o titio youtube que te mostra tudo,
leva a certas pessoas a achar que o conhecimento e igual nescafe,instantaneo,
e nao e!!!!
O assunto e aprender sempre, e agradecer todos os tipos de respostas recebidas no forum,
agora ficar "emburradinho" porque nao lhe deram a papinha na boca,
ai so dando risadas!!.
A ver nenem, olha o aviaozinho, bruuuuuuu!!! :aua: :eek:
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 18 de Junho de 2011, 15:24:19
LOL (na verdade, ROTFL)

alfredo risk: ótimas fotos mermão.. bem em cima. Vc poderia aproveitar a fazer um tutorial explicando como chegou ao resultado tão bom :)

bem, o recadinho a seguir o agalons vai entender melhor do que os demais - devido às atividades extra-foto, de informática (que é minha área atual) - mas valeria a pena que o MGermano e Tom Photo lessem com atenção:

agalons: lendo o artigo vc vai entender bem rapidinho (imagino, pelo menos) o porque algumas respostas te pareciam ásperas ou desnecessáriamente cheia de "technalities":

http://www.contraditorium.com/2006/02/15/como-fazer-perguntas-inteligentes/#rtfm

e, em outro artigo (que perdi, lamentávelmente) era explanado o motivo do PORQUE as respostas NÃO PODEM ser "na boquinha do nenezinho, vem cá bem.. ": se descermos o nivel técnico ABAIXO de um mínimo razoável, os melhores, os mais conhecedores.. vão embora. Simples assim. Exemplo recente (ou nem tanto) foi o Elmo, lembram? tive pouquissimas oportunidade de ler seus posts e menos ainda de formular perguntas, êle se foi antes que eu "tomasse pé" aqui.  Não quer dizer que devemos ignorar os iniciantes (isso seria ignorancia porque todos nós, de algum modo, somos iniciantes em alguma coisa). Mas se começarmos a "espremer o cérebro" para ficar no nivel da musculatura do atual perguntante, vamos nos cansar. E o forum acaba ficando cheio de perguntantes e nenhum respondente - exceto mr.Hyde, Aria, Elis, Aranha (Aranha na verdade nem responde, só fotografa melhor do que eu possa me propor, assim como Elis e Aria - rs).

em tempos idos eu participava INTENSAMENTE dos forums técnicos (www.under-linux.org, www.vivaolinux.org). Mas começaram a me incomodar (a moderação) dizendo que eu deveria "baixar o nível".. Aí, comecei a rememorar os primórdios da informática.. foi como subir a montanha brigando com vários cães.. nada fácil. Os nerds (àquela época) eram MUITO nerds/hackers. (rss). Os forums (não existiam, na verdade) chamavam-se "underground net", posteriormente transformados em algo mais comportado. Participantes: phrozen crew (não existe mais) um grupo.. underground (risos), assim como os vários grupos (chamou-se depois undernet, existe até hoje, mas só pra patricinhas e mauricinhos) tais como: viruses.pro.virus, criminal.hack, phishing, malware..   ;) onde aprendiamos "coisinhas meigas" ou .. a fabricar os viruses que vão atacar vcs amanhã - risos - dentre outras coisas. Bem, tanta peroração pra chegar lá:

me aborreceram tanto para "baixar o nível" que eu apenas saí.. hoje estou em outros lugares, com outros "saídos" - rs. Fica aborrecido porque raramente alguém tem alguma dúvida, virou uma espécie de "clubinho" e não temos mais como COMPARTILHAR CONHECIMENTO. E GOSTAMOS de compartilhar conhecimento - por mais que julguem que não, ou que somos ásperos ou coisa assim. Não -  como vão ler no artigo, nós apenas temos um autismo muito leve e vivemos em um outro mundo onde DE QUANDO EM VEZ surge alguém interessante ;)

aqui, claro, não tenho nem mesmo como TENTAR me igualar com aranha, elis, aria, hyde e tantos outros. Na verdade, nem vou fotografar mais - risos - vou ficar mesmo na informatica, onde eu não preciso ser criativo como êles (vcs todos, na verdade), basta apenas ser técnico.

mas o fato é: cuidado em querer "adotar" os desvalidos, em querer ficar "ao nível dêles, coitadinhos".. isso pode matar o forum ou deixa-lo desinteressante

apenas meu pitaco. Ou $.0.02 de libra libanesa, que não vale nada.


Otimo artigo.
Gostei dos "LOSERS" :hysterical:,melhor adotar um cachorrinho e nao um desses
E muita preguiça!!!.
abs..


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 18 de Junho de 2011, 17:55:23
Pessoal,
Muito importante as ponderações de todos, tenho certeza que de alguma forma poderá contribuir para a evolução da troca de conhecimento aqui no MF.
Sem entrar no mérito do 'pra que serve um fórum', pra mim serve pra absorver conhecimento, desde o mais simples, até o mais complexo, quem determina a linha uso e aprofundamento sou eu, e cada um tem a sua própria definição de fórum.
Agora, faço apenas uma única observação pra reflexão, pois não se trata apenas de 'passar a mão na cabeça dos pobres coitados amadores e iniciantes que querem tudo mastigado'.
Sou advogado há uns bons anos e tb sou professor numa universidade, então sei um pouquinho sobre transferir conhecimento, talvez um pouco mais do que alguns daqui, e a única situação que dou zero pra uma resposta de um aluno meu é quando ele sequer entendeu a pergunta, independentemente do brilhantismo e do conhecimento contido na resposta dele.
Pode ser um tratado, mas se não responde à minha pergunta, o objetivo não foi atingido.
No caso desse tópico, a coisa foi clara: "Eu tenho equipamento 'X' e quero fazer fotos 'Y', alguém pode me ajudar?".
Ele não perguntou como se faz fotos profissionais de gotas, que equipamentos ele tem que comprar, etc, etc... Ele quer apenas saber como ele faz essas fotos com o equipamento que ele tem, e ponto! Se não dá, basta um 'amigo, com esse equipamento não dá, vc quer saber como fazer?' (isso se tiver a nobreza de querer ensinar à título gratuíto).
Por isso, não tem ninguém errado aqui, todos estão corretíssimos no teor das respostas, só que alguns não entenderam a pergunta, e pra mim, isso é pior do que não ter um vasto conhecimento técnico.
Pode até ser um tremendo fotógrafo, mas será sempre apenas um excelente fotógrafo...
Alguns gênios em suas áreas, simplismente são péssimos 'professores', tive vários professores e colegas de trabalho assim ao longo da minha carreira, talvez seja o caso de alguns aqui, e saber reconhecer isso é muito importante.
[]s
Marcos
« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 17:56:14 por MGermano »


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #36 Online: 18 de Junho de 2011, 18:04:11

... mas se não responde à minha pergunta, o objetivo não foi atingido.
No caso desse tópico, a coisa foi clara: "Eu tenho equipamento 'X' e quero fazer fotos 'Y', alguém pode me ajudar?".
Ele não perguntou como se faz fotos profissionais de gotas
Alguns gênios em suas áreas, simplismente são péssimos 'professores', tive vários professores e colegas de trabalho assim ao longo da minha carreira, talvez seja o caso de alguns aqui, e saber reconhecer isso é muito importante.
[]s
Marcos

LOL.. vestida a carapuça, até o joelho: realmente, eu NÃO respondi dentro do limite da pergunta (risos). Vou me policiar um bocadinho (mas só um BOCADINHO BEM PEQUENO) risos..
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #37 Online: 18 de Junho de 2011, 18:22:31
Sou mais um que não achei a resposta do Hyde ou Irado técnica d+, pelo contrário se eu tivesse visto o tópico antes minha resposta seria bem próxima às dadas... todos temos dúvidas, sejamos Leigos ou Profissionais, mas aí vai de cada um ter humildade para assumir que tem dificuldade em um determinado assunto, e ir atrás do conhecimento, seja ele técnico ou "receita de bolo".

Enfim, se você não possui um Gotejador Eletrônico, nem um dispositivo que dispare um flash externo por interupção de feixe Infra-Vermelho ou Som, 10 minutos de "googlada", paciência, e muitas tentativas, poderiam fazer você chegar a resultados como estas abaixo:





Mais aqui

Como fiz essas fotos?

Coloquei a torneira para Pingar, apaguei TODAS as luses da cozinha, armei a máquina em um tripé, e fui ajustando as configurações da máquina até conseguir acertar o momento exato da gota explodindo, e como não possuo flash externo utilizei o interno da Canon XTi mesmo.

-Update-
Esqueci de falar, para sair 10 fotos "aceitáveis", gastei + ou - 1h (20 minutos só para acertar as configurações), e umas 100/150 fotos para "salvar" 10!

« Última modificação: 18 de Junho de 2011, 18:29:00 por Oberdan Gomes »


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #38 Online: 18 de Junho de 2011, 20:07:40
Eu tambem fiz!! Na epoca, eu era tao valente que amarrava a faixinha na cabeca e gritava YAAAAAHH!!

So me faltou um professor igual a esse http://www.youtube.com/watch?v=3PycZtfns_U  pra eu prosperar e me tornar valente igual ao autor do topico. Faria splash com geral!

:hysterical: :hysterical:
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 18 de Junho de 2011, 20:19:26
Melhor fazer sem flash com muita iluminação e usar modo burst da cam,uma 7D seria ideal,dificil de errar com 7 disparos por segundo,no video que postei o cara usa o flash só para dar efeito no splash.


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #40 Online: 18 de Junho de 2011, 20:29:13
Não vou acabar com o consenso que já existe, mas sim reforçá-lo, temos que saber que até para perguntarmos temos que saber como fazê-lo, é a mesma coisa do cara que sai para uma viajem sem saber para onde vai, neste caso qualquer destino serve.

Sou de TI também e descobri, há muito tempo, que é muito mais proveitoso esboçarmos o mapa antes de pedir o GPS e como o Oberdan Gomes provou, sair do zero absoluto é só questão de tentativa e paciência, se a partir dos resultados escolhidos você não gostou, você já terá embasamento suficiente para seguir em frente seja com qual conselho for.

Como hobbysta, eu vejo a produção de um novo tipo de técnica fotográfica que vc não domina como a utilização de um método de pesquisa, determina-se o critério de qualidade aceitável e faz-se "N" tentativas até chegar a um ponto de fadiga, chegou neste ponto, você está pronto para perguntar, receber qualquer resposta e ter condições de tirar partes úteis de cada resposta.

Curti o artigo enviado mostrando como fazer perguntas.
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 19 de Junho de 2011, 02:00:38
Prezados foristas:

Primeiramente, parabéns, de novo, ao Alfredo Risk, pelas fotos.

E ao Oberdan Gomes, igualmente. A ele, devo dizer que ninguém questionou a resposta dada por Mr. Hyde, apenas a de Irado.

Congratulações ao Amarildo Cardoso, pela análise.

E ao MGermano, pelo olhar ponderado e abrangente, mais uma vez.

A manifestação infeliz de Guilherme_ji já foi por todos nós criticada, inclusive por mim. E nada justifica seus termos.

Mas convenha-se que a primeira intervenção de Irado no tópico também não foi exatamente um primor de boa educação (sendo de notar que sua deselegância dirigia-se mais diretamente aos respondentes, não ao autor do tópico). Com efeito, começar uma resposta por uma expressão do tipo "que p**** (ou m****) é essa? " não é cabível, entre pessoas minimamente cordatas, a não ser, em alguns raros contextos, em reuniões privadas, e desde que haja extrema intimidade entre elas.

E, depois, sua resposta continuou, aparentando fazer pouco caso das colocações dos que responderam ao tópico: "velocidade? ...aquele efeito...os profissionais (na minha época, claro) usavam assim...".

Veja-se que nenhuma das respostas anteriores ao tópico (dadas por Carolinaacastro, Mr. Hyde e Majewski), com as quais Irado parece divergir,
apresenta erro, parece-me. Podem, apenas, não serem as mais adequadas para um profissional. Mas apresentam resultado (e muito bom), do que dão exemplo as fotos postadas. Então, não havia motivo para desqualificá-las, muito menos tão agressivamente. A não ser que o intuito fosse o de demonstrar mais conhecimento que os outros.

Há, também, data vênia, alguma arrogância (o que, seguidamente, decorre de grande insegurança...) nas linhas citadas, também presente ao final da manifestação: "claro como lama....e tão simples quanto...".

Ainda, não entendi o motivo de ele estar a rolar de tanto rir. Ou de ficar todo sorridente ao, admitindo que sua resposta estava totalmente inadequada ao tópico, afirmar que tentará policiar-se (mas bem pouco...). Estamos a tratar de coisas sérias, de educação, de elegância, de transmissão de conhecimentos, não é hora para tais manifestações pretensamente humorísticas. Seria o momento, isso sim, de admitir também que foi deselegante, e desculpar-se, o que não fez.

Afirma que, anteriormente, participou bastante de foruns de informática, acabando por sair deles em razão da moderação solicitar que "baixasse o nível". À vista do teor de suas manifestações, fico pensando se não saiu deles, além do motivo alegado (quererem que não fosse tão técnico), pelo fato de os colegas reclamarem da virulência de suas manifestações.

Não cabe ficar passando a mão por cima da cabeça do outro (mesmo que seja competente, ainda que seja nosso amigo), sempre desculpando-o, aceitando as grosserias cometidas, as impropriedades gritantes.Há que frear esses arroubos indevidos. Isso beneficiará a todos, inclusive ao destemperado.

Quanto aos que (como ele) resolvem retirar-se de foruns, em razão de pressões tendentes à democratização do meio, tal é simplesmente lastimável.

Há que ter a sensibilidade necessária para adequar-se ao contexto: se está a falar com um novato, o linguajar há de ser um, já se o diálogo for com um interlocutor avançado, os debates podem acontecer em outro patamar. Questão de inteligência, inclusive.

E aqueles verdadeiramente competentes e grandes, em qualquer área do conhecimento, são os que sempre estão dispostos a ajudar os caminhantes, sem escárnio, sem sarcasmo, sem petulância, sem arrogância, com doação gratuita. E que sabem que essa viagem a um plano de conhecimento abaixo daquele em que se encontram não prejudicará em nada sua real sapiência. Ao contrário, a vivificará, ao influxo de dúvidas e questionamentos de uma multiplicidade imensurável. Muitas vezes, inclusive, uma dúvida banal de um aprendiz estudioso e/ou criativo faz com que o "expert" tenha de buscar subsídios mais sólidos para sustentar suas respostas, (re)aprendendo conteúdos que julgava saber razoavelmente.

Espanta-me a empáfia desses senhores que, julgando-se os "bambambãs", as "cerejas do bolo", os indizivelmente maiorais (aqui lembro de um provérbio latino - "de omni re scibili, et quibusdam aliis" (em tradução livre, "de todas as coisas sabíveis, e mais algumas"), resolvem que, muito superiores que são à patuléia, devem isolar-se do vulgo e criar fraternidades dos eleitos...

E sua estultícia é tão incomensurável que julgam que, entre eles, a transmissão de conhecimentos não é mais possível, pois já chegaram ao fim da senda, mumificados nos píncaros do saber...

Bem, quem tem tal visão limitada, excludente e egoísta do saber, quem não tem grandeza para ensinar adequadamente aos iniciantes, quem não tem controle sobre si mesmo, deveria mesmo ir para essas academias de inadequados, esses conciliábulos de sábios excelsos e modestos. Lá, qual numa ABL, poderão tomar seu chá das cinco, ao lado de confrades tão ilustres e sábios como os da ABL (por exemplo: Sarney, Paulo Coelho, Merval Pereira)...E não responder a tópicos claramente postados por iniciantes. Se negam-se a ensinar, de maneira adequada, melhor não colocarem suas colheres tortas.

Tão superiores são tais criaturas que muito raramente vêem alguém minimamente interessante! Ora, ora...

Quanto à questão da "comida na boca do nenê" ou "de ficar emburradinho" ou de "ficar ao nível dos coitadinhos", tal é uma simplificação completamente equivocada, uma elaboração grosseira, primária. O iniciante que pergunta algo está em busca do saber, seja aqui no forum, seja num curso, numa apostila ou num livro. E isso é algo deveras elogiável. Portanto, há de ser ajudado. Como já disse, e repito, entendo que quem sabe mais tem um dever moral de ajudar a quem sabe menos.

Mas o fato de perguntar não significa querer a resposta mastigada. Apenas, devido a seu conhecimento do assunto ser muito tênue, necessita que a solução seja apresentada de maneira simplificada, o que qualquer um, desde que dotado de conhecimento, educação e boa vontade, pode e deve fazer.
 
Quanto a fazer-se perguntas inteligentes: a pergunta de Guilherme_ji não tem nada de burra (e, mesmo que fosse um tanto básica, mereceria respeito e consideração, não agressividade, petulância, sarcasmo). Já a resposta de Irado, como se viu, fugiu à questão proposta...

E no que tange ao forum ficar desinteressante, ou morrer, devido a uma convivência harmônica com os novatos (o que, na visão de Irado, significa "baixar o nível"), tal constitui uma falácia. Sempre existirão confrades sapientes e generosos que não negarão auxílio aos discípulos dedicados e sinceros. E a falta daqueles excelsos e modestos senhores das fraternidades, com rompantes disparatados, nem será sentida. Ao contrário, ouvir-se-ão inúmeros suspiros de alívio.

Por fim, saliento que nas colocações acima não tive o intuito de ferir qualquer forista, pessoalmente. Se alguém assim entender, minhas sinceras escusas.Entendi relevante, apenas, manifestar minha candente inconformidade com algumas idéias apresentadas (as quais, travestidas de defesa do saber e da técnica, em realidade veiculam visões selvagemente  individualistas e elitistas do mundo e do saber, além de tornarem a deselegância e/ou os maus tratos uma coisa aceitável, um pecadilho venial).

Grande abraço.


Alfredo Risk

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 19 de Junho de 2011, 02:08:29
Thank's Tom
Alfredo Risk
Flickr:  http://www.flickr.com/alfredorisk/
Fotojornalismo: Canon 7D | Canon T2i | Lente Canon 50mm f/1.8 || Lente Sigma 10-20mm f/3.5  | Lente 16-35mm f/2.8 L II USM | Lente 70-200 f/2.8L IS II
USM | Flash Canon 430 EX II
Eventos Sociais: Canon 6D|Lente 28mm f/1.8|
Lente 50mm f/1.4| Lente 85mm f/1.8| Flash Canon 430 EX II


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #43 Online: 19 de Junho de 2011, 09:31:44
Bom, eu estou rindo até agora, de tudo, inclusive do "pecadilho venial".


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #44 Online: 19 de Junho de 2011, 11:23:13
Prezados foristas:

Primeiramente, parabéns, de novo, ao Alfredo Risk, pelas fotos.

E ao Oberdan Gomes, igualmente. A ele, devo dizer que ninguém questionou a resposta dada por Mr. Hyde, apenas a de Irado.

Congratulações ao Amarildo Cardoso, pela análise.

E ao MGermano, pelo olhar ponderado e abrangente, mais uma vez.

A manifestação infeliz de Guilherme_ji já foi por todos nós criticada, inclusive por mim. E nada justifica seus termos.

Mas convenha-se que a primeira intervenção de Irado no tópico também não foi exatamente um primor de boa educação (sendo de notar que sua deselegância dirigia-se mais diretamente aos respondentes, não ao autor do tópico). Com efeito, começar uma resposta por uma expressão do tipo "que p**** (ou m****) é essa? " não é cabível, entre pessoas minimamente cordatas, a não ser, em alguns raros contextos, em reuniões privadas, e desde que haja extrema intimidade entre elas.

E, depois, sua resposta continuou, aparentando fazer pouco caso das colocações dos que responderam ao tópico: "velocidade? ...aquele efeito...os profissionais (na minha época, claro) usavam assim...".

Veja-se que nenhuma das respostas anteriores ao tópico (dadas por Carolinaacastro, Mr. Hyde e Majewski), com as quais Irado parece divergir,
apresenta erro, parece-me. Podem, apenas, não serem as mais adequadas para um profissional. Mas apresentam resultado (e muito bom), do que dão exemplo as fotos postadas. Então, não havia motivo para desqualificá-las, muito menos tão agressivamente. A não ser que o intuito fosse o de demonstrar mais conhecimento que os outros.

Há, também, data vênia, alguma arrogância (o que, seguidamente, decorre de grande insegurança...) nas linhas citadas, também presente ao final da manifestação: "claro como lama....e tão simples quanto...".

Ainda, não entendi o motivo de ele estar a rolar de tanto rir. Ou de ficar todo sorridente ao, admitindo que sua resposta estava totalmente inadequada ao tópico, afirmar que tentará policiar-se (mas bem pouco...). Estamos a tratar de coisas sérias, de educação, de elegância, de transmissão de conhecimentos, não é hora para tais manifestações pretensamente humorísticas. Seria o momento, isso sim, de admitir também que foi deselegante, e desculpar-se, o que não fez.

Afirma que, anteriormente, participou bastante de foruns de informática, acabando por sair deles em razão da moderação solicitar que "baixasse o nível". À vista do teor de suas manifestações, fico pensando se não saiu deles, além do motivo alegado (quererem que não fosse tão técnico), pelo fato de os colegas reclamarem da virulência de suas manifestações.

Não cabe ficar passando a mão por cima da cabeça do outro (mesmo que seja competente, ainda que seja nosso amigo), sempre desculpando-o, aceitando as grosserias cometidas, as impropriedades gritantes.Há que frear esses arroubos indevidos. Isso beneficiará a todos, inclusive ao destemperado.

Quanto aos que (como ele) resolvem retirar-se de foruns, em razão de pressões tendentes à democratização do meio, tal é simplesmente lastimável.

Há que ter a sensibilidade necessária para adequar-se ao contexto: se está a falar com um novato, o linguajar há de ser um, já se o diálogo for com um interlocutor avançado, os debates podem acontecer em outro patamar. Questão de inteligência, inclusive.

E aqueles verdadeiramente competentes e grandes, em qualquer área do conhecimento, são os que sempre estão dispostos a ajudar os caminhantes, sem escárnio, sem sarcasmo, sem petulância, sem arrogância, com doação gratuita. E que sabem que essa viagem a um plano de conhecimento abaixo daquele em que se encontram não prejudicará em nada sua real sapiência. Ao contrário, a vivificará, ao influxo de dúvidas e questionamentos de uma multiplicidade imensurável. Muitas vezes, inclusive, uma dúvida banal de um aprendiz estudioso e/ou criativo faz com que o "expert" tenha de buscar subsídios mais sólidos para sustentar suas respostas, (re)aprendendo conteúdos que julgava saber razoavelmente.

Espanta-me a empáfia desses senhores que, julgando-se os "bambambãs", as "cerejas do bolo", os indizivelmente maiorais (aqui lembro de um provérbio latino - "de omni re scibili, et quibusdam aliis" (em tradução livre, "de todas as coisas sabíveis, e mais algumas"), resolvem que, muito superiores que são à patuléia, devem isolar-se do vulgo e criar fraternidades dos eleitos...

E sua estultícia é tão incomensurável que julgam que, entre eles, a transmissão de conhecimentos não é mais possível, pois já chegaram ao fim da senda, mumificados nos píncaros do saber...

Bem, quem tem tal visão limitada, excludente e egoísta do saber, quem não tem grandeza para ensinar adequadamente aos iniciantes, quem não tem controle sobre si mesmo, deveria mesmo ir para essas academias de inadequados, esses conciliábulos de sábios excelsos e modestos. Lá, qual numa ABL, poderão tomar seu chá das cinco, ao lado de confrades tão ilustres e sábios como os da ABL (por exemplo: Sarney, Paulo Coelho, Merval Pereira)...E não responder a tópicos claramente postados por iniciantes. Se negam-se a ensinar, de maneira adequada, melhor não colocarem suas colheres tortas.

Tão superiores são tais criaturas que muito raramente vêem alguém minimamente interessante! Ora, ora...

Quanto à questão da "comida na boca do nenê" ou "de ficar emburradinho" ou de "ficar ao nível dos coitadinhos", tal é uma simplificação completamente equivocada, uma elaboração grosseira, primária. O iniciante que pergunta algo está em busca do saber, seja aqui no forum, seja num curso, numa apostila ou num livro. E isso é algo deveras elogiável. Portanto, há de ser ajudado. Como já disse, e repito, entendo que quem sabe mais tem um dever moral de ajudar a quem sabe menos.

Mas o fato de perguntar não significa querer a resposta mastigada. Apenas, devido a seu conhecimento do assunto ser muito tênue, necessita que a solução seja apresentada de maneira simplificada, o que qualquer um, desde que dotado de conhecimento, educação e boa vontade, pode e deve fazer.
 
Quanto a fazer-se perguntas inteligentes: a pergunta de Guilherme_ji não tem nada de burra (e, mesmo que fosse um tanto básica, mereceria respeito e consideração, não agressividade, petulância, sarcasmo). Já a resposta de Irado, como se viu, fugiu à questão proposta...

E no que tange ao forum ficar desinteressante, ou morrer, devido a uma convivência harmônica com os novatos (o que, na visão de Irado, significa "baixar o nível"), tal constitui uma falácia. Sempre existirão confrades sapientes e generosos que não negarão auxílio aos discípulos dedicados e sinceros. E a falta daqueles excelsos e modestos senhores das fraternidades, com rompantes disparatados, nem será sentida. Ao contrário, ouvir-se-ão inúmeros suspiros de alívio.

Por fim, saliento que nas colocações acima não tive o intuito de ferir qualquer forista, pessoalmente. Se alguém assim entender, minhas sinceras escusas.Entendi relevante, apenas, manifestar minha candente inconformidade com algumas idéias apresentadas (as quais, travestidas de defesa do saber e da técnica, em realidade veiculam visões selvagemente  individualistas e elitistas do mundo e do saber, além de tornarem a deselegância e/ou os maus tratos uma coisa aceitável, um pecadilho venial).

Grande abraço.
Apesar do pedantismo totalmente desnecessario do seu discurso, o que o torna extremamente contraditorio, acho o seu manifesto valido. Nao creio que o amigo Irado tenha tido a intencao de ofender alguem em seu discurso. Quem o conhece um pouco melhor sabe que ele tem o humor bastante peculiar. Porem, e sempre ha um porem, cabe TAMBEM ao emissor se preocupar com a mensagem transmitida e com a decodificacao desta pelo receptor. Logicamente, nada justifica a atitude agressiva e, ate mesmo patetica, do autor do topico.
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 11:23:52 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya