Autor Tópico: Fotografias de gotas  (Lida 13399 vezes)

Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 19 de Junho de 2011, 11:31:53
Natão:

Realmente, às vezes temos que usar o humor para suavizar certos aspectos da vida...

Abraço.




Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #46 Online: 19 de Junho de 2011, 11:53:00
Natão:

Realmente, às vezes temos que usar o humor para suavizar certos aspectos da vida...

Abraço.

Em boa parte do tempo eu faço isso! Muito melhor do que "esquentar a cabeça" em vários aspectos. Até mesmo porque, necessariamente, as opiniões, aqui dentro, quanto em qualquer outro lugar, serão sempre diferentes. Logo, melhor rir do que se preocupar.

Abs.


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 19 de Junho de 2011, 12:05:36
Spiderman:

Agradecendo tua manifestação, devo salientar que não entendo minha escrita como pedante, caro colega. Sempre, em minha profissão, utilizei tal linguajar, que, aliás, é padrão. E sempre valorizei muito o bom uso da língua.

Mas admito que, nessa "modernidade líquida", não haja tempo nem paciência com a escrita cuidadosa. E o expressar-se bem seja confundido com pedantismo. Sou uma pessoa simples. Porém, creio que, nas manifestações formais (sejam escritas, sejam orais), temos obrigação de colocar nossas idéias com propriedade, estilo, etc., se tivermos condições técnicas para tanto.

Mas admito que o uso do cachimbo entorta a boca... E peço perdão se alguém sentiu-se intimidado ou desconfortável com o estilo ou as palavras empregadas. Embora não retire uma vírgula do que foi posto.

O cuidado com o idioma, entretanto, não me leva a desprezar quem expressa menor intimidade com as palavras, ao contrário dos elitistas a quem me refiro no texto em questão. Posso, e devo, tentar ajudá-los, se quiserem. Então, à vista disso, não vejo qualquer contraditoriedade no texto referido.

Quanto à rejeição à atitude infantil do autor do tópico, já deixei bem claro meu repúdio. Creio que o próprio guilherme_ji (a quem não conheço) deve estar envergonhado com seu proceder.

Agora, não cabe ficar (e insisto muito nisso) passando sistematicamente a mão na cabeça de quem (como o colega Irado) é sistematicamente deselegante. O uso de pesos e medidas diferentes é indevido.

Grande abraço.



Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #48 Online: 19 de Junho de 2011, 12:10:40
Bom, eu tinha resolvido ficar fora desse topico ja q o WTF foi dirigido p mim, mas acho que chega, ne gente?!
Vamos ter um pouco de bom senso de todos os lados e parar com essa culpa toda. O nosso amigo novato ja obviamente se retirou do forum e bem verdade que meio que da vontade mesmo, mas ainda acho legal poder aprender e passar coisas q ja aprendi p os outros, nao tenho o minimo receio da meu conselho p iniciante, a camera dele nem reflex eh, acho q meu conselho foi muito valido p ele, mas tb acho legal como disse o mr hyde, q outras pessoas com a duvida e que estejam em um nivel diferente poder olhar o topico e ter a resposta tecnica adequada a seu proprio nivel. Antes de participar desse forum ja fui a diversos foruns procurando respostas e as achei olhando topicos antigos com perguntas de outras pessoas. Nao me sinto muito ofendida pelo WTF do irado tb, alias Irado WTF, se ecreve twitter viu?! ;) brincadeiras a parte acho que essa escolha de nome e as coisas q ele escreve na assinatura da p ver que essa eh a personalidade dele, e ate eh divertido ter uma pessoa irada e furiosa com tudo as vezes, acho q o autor do topico nao entendeu a ironia e sarcasmo do personagem. O que ficou bem claro p mim e fica claro com todos seus deboches, nao da p tentar mudar isso, tem que rir mesmo, afinal ele esta bem explicito com a figurinha dele com cara de doido. Nao estou dizendo que tudo eh justificavel, mas um pouco de bom humor nao mata ninguem. :ok:
Sinceramente acho que devemos esquecer as diferencas de opiniao e claro tentar ao maximo sermos cordiais, mas tb acho que podemos ser tolerantes e tentar entender a visao dos outros. Eu concordo que as vezes podemos perder varios iniciantes com muita arrogancia, mas acho q todas respostas e tb as tecnicas sao boas p os topicos, afinal nao eh so a pessoa que pergunta que le o topico.
De qualquer maneira gostei muito do texto do Tom, e nao achei pedante, achei um texto muito bem escrito e coerente, na verdade nao discordo ou faco conflito com a opiniao de ninguem, acho tudo valido e achei o irado debochado e divertido, nao tenho problemas com sarcasmo, alias eh meu tipo de humor tb.
peace  :D
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 12:37:43 por carolinaacastro »


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #49 Online: 19 de Junho de 2011, 12:18:59
Aprendi tantas palavras ao ler este tópico. :)
Peço desculpas se estiver falando besteiras. Mas acho que o tópico acabou caminhando para a avaliação do comportamento de outros foristas. Acho isso complicado. Sempre achei que a convivência entre as pessoas não é algo simples. Muitas vezes em minha vida avaliei e julguei as pessoas erroneamente, mesmo estando cara a cara com elas. E demorei muito tempo para perceber que estava errada. E se esse tipo de erro pode acontecer  com alguém que conhecemos pessoalmente, imagina com alguém que nos comunicamos apenas por meio de um computador... Não é mesmo? Porque aqui temos apenas as palavras e muitas vezes elas são vãs. Não podemos ver os gestos dos outros foristas, nem ouvir o tom de voz. Então é muito fácil que as pessoas sejam mal interpretadas e algo acabe soando diferente do que elas realmente queriam dizer. E realmente acredito que foi isso o que aconteceu nesse tópico. Por mais que passemos muito tempo aqui no fórum, a verdade é que não nos conhecemos totalmente.  Talvez não conheçamos nem 10% do que cada pessoa aquie realmente é. Então acho que devemos ser mais flexíveis com a pessoa que está do outro lado e mais cuidadosos ao refletir sobre determinados comportamentos.  Acredito que o fórum evoluiria mais se cada um começasse a refletir mais sobre o seu próprio comportamento.
Acho que algumas discussões são muito válidas e que trazem conhecimento. Mas eu me pergunto se o desgaste que elas trazem fazem com que isso valha a pena. Às vezes, acho que não. Sinceramente, prefiro pensar sobre minhas próprias atitudes. Acredito que a maioria das pessoas que participam do fórum são bem intencionadas e que todos que responderam o tópico estavam procurando ajudar. Foi realmente uma pena que a discussão tenha gerado algumas ofensas. Mas espero que tenha nos alertado para sermos mais cautelosos em futuros debates.
A propósito, se alguém estiver interessado em meus serviços de carateca, favor encaminhar um MP para que possamos combinar o preço. :ok:
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 12:22:26 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 19 de Junho de 2011, 12:29:51
Carolina:

Parabéns pela sensatez, equilíbrio e busca da paz. Vou tentar me inspirar.

Grande abraço.


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 19 de Junho de 2011, 12:32:45
Aria:

Agradeço a manifestação. Parabéns.

Realmente, todos temos que olhar para nós mesmos...E ter cuidado com o que dizemos.

Grande abraço.


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 19 de Junho de 2011, 12:34:29
Aria:

Ia esquecendo do principal!!! Dependendo da evolução do tópico, mandarei MP para contratação da carateca.

Abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #53 Online: 19 de Junho de 2011, 14:42:46
Prezados foristas:

Primeiramente, parabéns, de novo, ao Alfredo Risk, pelas fotos.

E ao Oberdan Gomes, igualmente. A ele, devo dizer que ninguém questionou a resposta dada por Mr. Hyde, apenas a de Irado.

Congratulações ao Amarildo Cardoso, pela análise.

E ao MGermano, pelo olhar ponderado e abrangente, mais uma vez.

A manifestação infeliz de Guilherme_ji já foi por todos nós criticada, inclusive por mim. E nada justifica seus termos.

Mas convenha-se que a primeira intervenção de Irado no tópico também não foi exatamente um primor de boa educação (sendo de notar que sua deselegância dirigia-se mais diretamente aos respondentes, não ao autor do tópico). Com efeito, começar uma resposta por uma expressão do tipo "que p**** (ou m****) é essa? " não é cabível, entre pessoas minimamente cordatas, a não ser, em alguns raros contextos, em reuniões privadas, e desde que haja extrema intimidade entre elas.

E, depois, sua resposta continuou, aparentando fazer pouco caso das colocações dos que responderam ao tópico: "velocidade? ...aquele efeito...os profissionais (na minha época, claro) usavam assim...".

Veja-se que nenhuma das respostas anteriores ao tópico (dadas por Carolinaacastro, Mr. Hyde e Majewski), com as quais Irado parece divergir,
apresenta erro, parece-me. Podem, apenas, não serem as mais adequadas para um profissional. Mas apresentam resultado (e muito bom), do que dão exemplo as fotos postadas. Então, não havia motivo para desqualificá-las, muito menos tão agressivamente. A não ser que o intuito fosse o de demonstrar mais conhecimento que os outros.

Há, também, data vênia, alguma arrogância (o que, seguidamente, decorre de grande insegurança...) nas linhas citadas, também presente ao final da manifestação: "claro como lama....e tão simples quanto...".

Ainda, não entendi o motivo de ele estar a rolar de tanto rir. Ou de ficar todo sorridente ao, admitindo que sua resposta estava totalmente inadequada ao tópico, afirmar que tentará policiar-se (mas bem pouco...). Estamos a tratar de coisas sérias, de educação, de elegância, de transmissão de conhecimentos, não é hora para tais manifestações pretensamente humorísticas. Seria o momento, isso sim, de admitir também que foi deselegante, e desculpar-se, o que não fez.

Afirma que, anteriormente, participou bastante de foruns de informática, acabando por sair deles em razão da moderação solicitar que "baixasse o nível". À vista do teor de suas manifestações, fico pensando se não saiu deles, além do motivo alegado (quererem que não fosse tão técnico), pelo fato de os colegas reclamarem da virulência de suas manifestações.

Não cabe ficar passando a mão por cima da cabeça do outro (mesmo que seja competente, ainda que seja nosso amigo), sempre desculpando-o, aceitando as grosserias cometidas, as impropriedades gritantes.Há que frear esses arroubos indevidos. Isso beneficiará a todos, inclusive ao destemperado.

Quanto aos que (como ele) resolvem retirar-se de foruns, em razão de pressões tendentes à democratização do meio, tal é simplesmente lastimável.

Há que ter a sensibilidade necessária para adequar-se ao contexto: se está a falar com um novato, o linguajar há de ser um, já se o diálogo for com um interlocutor avançado, os debates podem acontecer em outro patamar. Questão de inteligência, inclusive.

E aqueles verdadeiramente competentes e grandes, em qualquer área do conhecimento, são os que sempre estão dispostos a ajudar os caminhantes, sem escárnio, sem sarcasmo, sem petulância, sem arrogância, com doação gratuita. E que sabem que essa viagem a um plano de conhecimento abaixo daquele em que se encontram não prejudicará em nada sua real sapiência. Ao contrário, a vivificará, ao influxo de dúvidas e questionamentos de uma multiplicidade imensurável. Muitas vezes, inclusive, uma dúvida banal de um aprendiz estudioso e/ou criativo faz com que o "expert" tenha de buscar subsídios mais sólidos para sustentar suas respostas, (re)aprendendo conteúdos que julgava saber razoavelmente.

Espanta-me a empáfia desses senhores que, julgando-se os "bambambãs", as "cerejas do bolo", os indizivelmente maiorais (aqui lembro de um provérbio latino - "de omni re scibili, et quibusdam aliis" (em tradução livre, "de todas as coisas sabíveis, e mais algumas"), resolvem que, muito superiores que são à patuléia, devem isolar-se do vulgo e criar fraternidades dos eleitos...

E sua estultícia é tão incomensurável que julgam que, entre eles, a transmissão de conhecimentos não é mais possível, pois já chegaram ao fim da senda, mumificados nos píncaros do saber...

Bem, quem tem tal visão limitada, excludente e egoísta do saber, quem não tem grandeza para ensinar adequadamente aos iniciantes, quem não tem controle sobre si mesmo, deveria mesmo ir para essas academias de inadequados, esses conciliábulos de sábios excelsos e modestos. Lá, qual numa ABL, poderão tomar seu chá das cinco, ao lado de confrades tão ilustres e sábios como os da ABL (por exemplo: Sarney, Paulo Coelho, Merval Pereira)...E não responder a tópicos claramente postados por iniciantes. Se negam-se a ensinar, de maneira adequada, melhor não colocarem suas colheres tortas.

Tão superiores são tais criaturas que muito raramente vêem alguém minimamente interessante! Ora, ora...

Quanto à questão da "comida na boca do nenê" ou "de ficar emburradinho" ou de "ficar ao nível dos coitadinhos", tal é uma simplificação completamente equivocada, uma elaboração grosseira, primária. O iniciante que pergunta algo está em busca do saber, seja aqui no forum, seja num curso, numa apostila ou num livro. E isso é algo deveras elogiável. Portanto, há de ser ajudado. Como já disse, e repito, entendo que quem sabe mais tem um dever moral de ajudar a quem sabe menos.

Mas o fato de perguntar não significa querer a resposta mastigada. Apenas, devido a seu conhecimento do assunto ser muito tênue, necessita que a solução seja apresentada de maneira simplificada, o que qualquer um, desde que dotado de conhecimento, educação e boa vontade, pode e deve fazer.
 
Quanto a fazer-se perguntas inteligentes: a pergunta de Guilherme_ji não tem nada de burra (e, mesmo que fosse um tanto básica, mereceria respeito e consideração, não agressividade, petulância, sarcasmo). Já a resposta de Irado, como se viu, fugiu à questão proposta...

E no que tange ao forum ficar desinteressante, ou morrer, devido a uma convivência harmônica com os novatos (o que, na visão de Irado, significa "baixar o nível"), tal constitui uma falácia. Sempre existirão confrades sapientes e generosos que não negarão auxílio aos discípulos dedicados e sinceros. E a falta daqueles excelsos e modestos senhores das fraternidades, com rompantes disparatados, nem será sentida. Ao contrário, ouvir-se-ão inúmeros suspiros de alívio.

Por fim, saliento que nas colocações acima não tive o intuito de ferir qualquer forista, pessoalmente. Se alguém assim entender, minhas sinceras escusas.Entendi relevante, apenas, manifestar minha candente inconformidade com algumas idéias apresentadas (as quais, travestidas de defesa do saber e da técnica, em realidade veiculam visões selvagemente  individualistas e elitistas do mundo e do saber, além de tornarem a deselegância e/ou os maus tratos uma coisa aceitável, um pecadilho venial).

Grande abraço.

Prezado senhor.
Sua colocaçao tem bela escrita,
porem desnecesaria.
Muito discurso para pouca coisa.
isto foi somente
alguem que fez uma pergunta e recebeu uma resposta tecnica,
a qual por desconhecimento nao entendeu, so!!!, o resto e novela da Grobo!!.
Quem perguntou deve agradecer que recebeu resposta,
senao entendeu pode ter a humildade de pedir
se alguem pode dar uma explicaçao mas simples
antes devia fazer um curso de varios meses, para chegar a isso,
hoje e muito simples colher informaçao.
Forum e para isto, comunicaçao de todos os niveis.
abs.


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 19 de Junho de 2011, 17:45:50
caramba este topico rendeu
confesso que nao li tudo pois estou na fase de tomar maracujina e aproveitar o forum entao ... sobre as fotos ficaram muito boas, curti muito a evolução que foi feita

abraços a todos
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #55 Online: 20 de Junho de 2011, 00:39:19
Agora é minha hora...

1) Fórum é aberto a todos que respeitarem suas regras. Eu poderia ter moderado o forista guilherme_jj. Não o fiz para que ficasse bem claro que determinados comportamentos/palavras/insinuações não desnecessários.

2) Todas as repostas dadas ao forista guilherme_jj, inclusive a do forista irado, estão tecnicamente corretas (só há uma pequena impropriedade na resposta da forista carolinaacastro quando ela diz que "O resto nao importa tanto". Mas não vem ao caso discutir esse ponto).
Ocorre que, as respostas dadas por carolinaacastro, majewski e por mim mesmo são para um determinado resultado (mais simples, amador). Para resultados TOP, só através de rápido pulso de luz. A velocidade e a quantidade de cliques por segundo, nesses casos, são elementos de menor importância, e isso só se obtém através do método descrito pelo forista irado. Ademais, são técnica bem diferentes. Uma não é necessário muito equipamento/adaptações específicas (por isso mesmo os resultados são mais modestos). A outra exige muito conhecimento, algum investimento e equipamentos/adaptações especializados para fotografia de alta velocidade (que poderá ser utilizada, inclusive, em outros tipos de fotos). Não há nesse caso método certo ou errado, apenas resultados ruins, medianos e excelentes.

3) Os métodos descritos divergem em outro aspecto fundamental e que foi colocado por alguns foristas... A relação quantidade de cliques e aproveitamento de fotos. No método "timing humano" (acabei de inventar...rs) e brust perde-se muitas fotos. No método "irado", após os ajustes iniciais, não se perde nenhuma.

4) Temos que saber respeitar as diferenças dentro do fórum. EU, pessoalmente, me sinto muito incomodado quando um novato entra pedindo consultoria para obtenção de determinado resultado. Pelo simples fato que esse não é meu proceder. Se quer consultoria, pague por ela. Se quer aprender a obter tal ou qual resultado na foto, estude. Dos foristas com esse perfil, nenhum se utiliza do botão 'Pesquisa' do fórum. Perceptivelmente, não usaram o Google. Entram, obtém o conhecimento e vão embora para nunca mais voltar, sem deixar nenhum conhecimento no fórum. EU, pessoalmente, passei semanas frequentando o fórum antes de fazer minha 1ª postagem (e não foi pergunta, porque eu era tão verde que tinha receio de tomar um puxão de orelha dos mais experientes [como de fato aconteceu algumas vezes..rsrs]), mas não peço que ninguém escreva por minha cartilha. Cada um é senhor de seus atos. Só acho muito desperdício de energia ficar ciceroneando uma pessoa que não sabe onde quer chegar.

4) Temos que saber conviver com as diferenças. Se há algum incomodo na resposta do forista irado é porque essa pessoa incomodada não atingiu o mesmo nível técnico que ele. Isso é demérito pessoal? Não. Eu sempre encaro como fomento a atingir um grau mais elevado de conhecimento. "Pô, eu sempre me senti atraído por fotos de gotas. Não sabia que era assim que se fazia. Vou estudar sobre isso". Muuuuuiiiita coisa do que sei foi aprendida por estudos despertados por tópicos altamente técnicos e que eram escritos quase que em grego para mim. Hoje se eu revisito esses tópicos por algum motivo eles já não estão em grego.

5) Concordo com quase tudo que foi dito aqui (uma ou outra ressalva desnecessária para o cerne da discussão)... Só não entendo, sinceramente, o porquê do forista Tom Photo querer tanto ver o forista irado pelas costas. Porque se lemos: ...deveria mesmo ir para essas academias de inadequados..."; "...melhor não colocarem suas colheres tortas..."; e, principalmente, "...E a falta daqueles excelsos e modestos senhores das fraternidades, com rompantes disparatados, nem será sentida. Ao contrário, ouvir-se-ão inúmeros suspiros de alívio...." Para mim, e visto a carapuça que me cabe porque é uma opinião pessoal, é tentar induzir o colega a se retirar do fórum.
Tom, fiz questão de abrir meus post com essa colocação: "Fórum é aberto a todos que respeitarem suas regras".

6) Uma questão menor mas acho que vale a pena ser colocada. Gosto muitíssimo da "Última flor do Lácio inculta e bela" e a utilizo em sua verne clássica em meu ofício mor. Só que aqui não é uma Procuradoria Jurídica ou uma Vara ou Tribunal. O linguajar técnico aqui é de fotografia não de advocacia. Só um toque para que os futuros discursos do colega Tom Photo, pelo único fato de terem sido feitos em linguagens culta, não sejam vistos como afetados, barrocos, campanudos, empolados, enfeitados, eufuísticos, extravagantes, gongóricos, labirínticos,  meândricos, meandrosos, nefelibatas, pedantes, pedantescos, pomposos, presumidos, pretensiosos, rebuscados, retorcidos, retóricos e afins (ufa, acho que esgotei o estoque dessa vez... rs)
FUI!!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 20 de Junho de 2011, 16:02:01
Prezados:

O tópico já foi muto além do esperado, inclusive por mim. E devo dizer que aprendi muito com os esclarecimentos técnicos de todos.

Apenas, finalizando, gostaria de esclarecer algumas coisas (e tentarei ser sucinto):

1) Nada tenho contra a pessoa do Sr. Irado. Que isso fique bem claro. Simplificando: o que eu disse (ao menos pretendi, desculpem se meu engenho e arte foram insuficientes) foi: "Não fique irado!". Eu não falei: "Não fique, Irado." Pois desejo que ele permaneça, ajudando o forum.

Unicamente manifestei descontentamento com sua conduta indevida (WTF). É que entendo que o primeiro dever de cada um é ser educado. E nessa manifestação, a meu ver, postou-se de forma totalmente inadequada.

Isso é algo que incomoda. E apenas coloquei minha colher torta, porque entendi relevante a discussão a respeito desse tipo de situação (que é recorrente hoje em dia, infelizmente). Tais destemperos se tornam habituais e tolerados, em razão de nossa passiva aceitação, sedados que estamos.

Creio que, se não houvesse a manifestação do "judoca agessivo", mais pessoas ficariam incomodadas com o WTF.

E igualmente quis defender o direito de os novatos perguntarem coisas banais, pois entendo que este espaço é de todos. Quem não quiser responder, não responda. Mas, por favor, seja educado!

E defendi, sim (e continuo defendendo, não só aqui, mas em qualquer contexto): aqueles que se julgam "os caras" e que negam-se a conviver com novatos (portanto, gente que não é democrática), deveriam, sim, criar um forum superior, cuja primeira regra seria "fora, novato bobão!", a segunda "vai procurar tua turma!" e assim por diante. Com prova para ingresso, avaliações periódicas, etc.  Mas isto é apenas uma ponderação (quase diria, um recurso estilístico) destinada a fazer pensar, não indução à retirada do Irado ou de quem quer que seja. Até porque duvido deter esse poder...

Encerro essa faceta da questão. E peço, com fervor: "Fica, Irado!". Mas não fiques furioso...;

2) Quanto a minha forma de redigir: gosto de meu estilo e normalmente o uso em qualquer contexto (à exceção de produções textuais pretensamente "literárias").

Não alterarei meu estilo para agradar. Quem não gostar do que lê, por favor, siga adiante. Quem me entenda pernóstico, vá a outro tópico ou resposta, não perca tempo comigo. Se isso dificultar a obtenção das respostas que busco, o maior prejudicado serei eu;

3) Concordo em que a pessoa deva tentar primeiro conseguir, por si, as respostas, seja fazendo cursos, googlando, etc. Eu mesmo, tanto na vida escolar como profissionalmente, normalmente fiz assim. Mas, às vezes, a premência de uma solução faz com que tentemos algo, como a pergunta no forum, sem maior estudo prévio. Só acho que precisa haver respeito aos foristas que pedem um eventual apoio dessa forma. Não há porque vê-los como párias. Até porque um espaço "forístico" deve ser democrático. Ou não?

De minha parte, estou tentando aprender. Consegui um livro de John Hedgecoe, comprei uma apostila antiga da Rio Gráfica, fiz um curso básico. Mas ainda tenho muitas dúvidas, especialmente relacionadas ao equipamento (câmeras e lentes, basicamente).

Fui muito bem atendido, aqui no forum. O José Azevedo me esclareceu muito sobre lentes, ele é um "cara" muito sabido e atencioso. Mr. Hyde e Marcos França também ajudaram. O Diogo Sacramento tem sido um excelente amigo, tirando inúmeras dúvidas. A eles todos, meu muito obrigado. Agora, só preciso saber tudo sobre minhas câmeras (F2 e FM)...E, no futuro, sobre a DSLR que comprar, por ora só tenho uma compacta.

E planejo continuar a perguntar, se nas minhas pesquisas nada encontrar. Se não vierem respostas, lastimarei. Se a resposta for muito técnica, continuarei a tentar que alguém me esclareça, tenho muita humildade e persistência.

Só peço uma coisa, nas eventuais respostas: respeito.

E já tentei ajudar (uma vez só, é certo, pois meu conhecimento é muito pequeno...), um forista que me pareceu mais verde ainda que eu. E consegui. E planejo continuar ajudando, no que puder. Acho que estamos aqui no planeta para isso, ajudar (o que não significa passar a mão na cabeça de quem faz "arte").

Terminei, definitivamente, minha participação neste tópico (parece que ouvi, ao fundo, muitos suspiros de alívio. Porque será???).

Grande abraço a todos, inclusive ao Irado. E desculpem qualquer coisa. Creiam que todas as minhas colocações tinham o objetivo de defender (ou atacar) idéias, não pessoas. Se alguém se julgou ofendido, minhas sinceras desculpas.

Vou ali tomar maracujina e já volto.





agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #57 Online: 20 de Junho de 2011, 17:26:40
Prezados:

O tópico já foi muto além do esperado, inclusive por mim. E devo dizer que aprendi muito com os esclarecimentos técnicos de todos.

Apenas, finalizando, gostaria de esclarecer algumas coisas (e tentarei ser sucinto):

1) Nada tenho contra a pessoa do Sr. Irado. Que isso fique bem claro. Simplificando: o que eu disse (ao menos pretendi, desculpem se meu engenho e arte foram insuficientes) foi: "Não fique irado!". Eu não falei: "Não fique, Irado." Pois desejo que ele permaneça, ajudando o forum.

Unicamente manifestei descontentamento com sua conduta indevida (WTF). É que entendo que o primeiro dever de cada um é ser educado. E nessa manifestação, a meu ver, postou-se de forma totalmente inadequada.

Isso é algo que incomoda. E apenas coloquei minha colher torta, porque entendi relevante a discussão a respeito desse tipo de situação (que é recorrente hoje em dia, infelizmente). Tais destemperos se tornam habituais e tolerados, em razão de nossa passiva aceitação, sedados que estamos.

Creio que, se não houvesse a manifestação do "judoca agessivo", mais pessoas ficariam incomodadas com o WTF.

E igualmente quis defender o direito de os novatos perguntarem coisas banais, pois entendo que este espaço é de todos. Quem não quiser responder, não responda. Mas, por favor, seja educado!

E defendi, sim (e continuo defendendo, não só aqui, mas em qualquer contexto): aqueles que se julgam "os caras" e que negam-se a conviver com novatos (portanto, gente que não é democrática), deveriam, sim, criar um forum superior, cuja primeira regra seria "fora, novato bobão!", a segunda "vai procurar tua turma!" e assim por diante. Com prova para ingresso, avaliações periódicas, etc.  Mas isto é apenas uma ponderação (quase diria, um recurso estilístico) destinada a fazer pensar, não indução à retirada do Irado ou de quem quer que seja. Até porque duvido deter esse poder...

Encerro essa faceta da questão. E peço, com fervor: "Fica, Irado!". Mas não fiques furioso...;

2) Quanto a minha forma de redigir: gosto de meu estilo e normalmente o uso em qualquer contexto (à exceção de produções textuais pretensamente "literárias").

Não alterarei meu estilo para agradar. Quem não gostar do que lê, por favor, siga adiante. Quem me entenda pernóstico, vá a outro tópico ou resposta, não perca tempo comigo. Se isso dificultar a obtenção das respostas que busco, o maior prejudicado serei eu;

3) Concordo em que a pessoa deva tentar primeiro conseguir, por si, as respostas, seja fazendo cursos, googlando, etc. Eu mesmo, tanto na vida escolar como profissionalmente, normalmente fiz assim. Mas, às vezes, a premência de uma solução faz com que tentemos algo, como a pergunta no forum, sem maior estudo prévio. Só acho que precisa haver respeito aos foristas que pedem um eventual apoio dessa forma. Não há porque vê-los como párias. Até porque um espaço "forístico" deve ser democrático. Ou não?

De minha parte, estou tentando aprender. Consegui um livro de John Hedgecoe, comprei uma apostila antiga da Rio Gráfica, fiz um curso básico. Mas ainda tenho muitas dúvidas, especialmente relacionadas ao equipamento (câmeras e lentes, basicamente).

Fui muito bem atendido, aqui no forum. O José Azevedo me esclareceu muito sobre lentes, ele é um "cara" muito sabido e atencioso. Mr. Hyde e Marcos França também ajudaram. O Diogo Sacramento tem sido um excelente amigo, tirando inúmeras dúvidas. A eles todos, meu muito obrigado. Agora, só preciso saber tudo sobre minhas câmeras (F2 e FM)...E, no futuro, sobre a DSLR que comprar, por ora só tenho uma compacta.

E planejo continuar a perguntar, se nas minhas pesquisas nada encontrar. Se não vierem respostas, lastimarei. Se a resposta for muito técnica, continuarei a tentar que alguém me esclareça, tenho muita humildade e persistência.

Só peço uma coisa, nas eventuais respostas: respeito.

E já tentei ajudar (uma vez só, é certo, pois meu conhecimento é muito pequeno...), um forista que me pareceu mais verde ainda que eu. E consegui. E planejo continuar ajudando, no que puder. Acho que estamos aqui no planeta para isso, ajudar (o que não significa passar a mão na cabeça de quem faz "arte").

Terminei, definitivamente, minha participação neste tópico (parece que ouvi, ao fundo, muitos suspiros de alívio. Porque será???).

Grande abraço a todos, inclusive ao Irado. E desculpem qualquer coisa. Creiam que todas as minhas colocações tinham o objetivo de defender (ou atacar) idéias, não pessoas. Se alguém se julgou ofendido, minhas sinceras desculpas.

Vou ali tomar maracujina e já volto.




Como exercicio de comunicaçao e valido e divertido escrever tremendos discursos de fim de campanha.
Mas a coisa e bem simples.
Forum e aberto a todos e a tudo, entao sempre havera diferenças, otimas para todos.
Se alguem pergunta e nao entende a resposta , pergunta de novo, na boa!!!.
Minha ignorancia nunca me permitiu entender toda essa boiolice de
perguntador ofendido x respondedor ofendido, forum nao para ficar emburradinho, e para trocar ideias, de todo tipo,
bem facil e simplinho.
abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #58 Online: 20 de Junho de 2011, 17:31:43
Como exercicio de comunicaçao e valido e divertido escrever tremendos discursos de fim de campanha.
Mas a coisa e bem simples.
Forum e aberto a todos e a tudo, entao sempre havera diferenças, otimas para todos.
Se alguem pergunta e nao entende a resposta , pergunta de novo, na boa!!!.
Minha ignorancia nunca me permitiu entender toda essa boiolice de
perguntador ofendido x respondedor ofendido, forum nao para ficar emburradinho, e para trocar ideias, de todo tipo,
bem facil e simplinho.
abs.

Magoei :(.








 :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 20 de Junho de 2011, 18:03:34
E tinha que ser o Irado..... :hysterical: :hysterical:
pessoal isso ai já passou ,foi.se cada um de nós tiver que dar explicação de nossas opiniões aqui..o tópico fica imenso igual esse.o fórum é democrático,cada um expressa sua opinião de acordo com aquilo que entende,ou seu grau de conhecimento.
O carateca deve estar dando boas risadas pela confusão que ele arrumou....heheh