Autor Tópico: Fotografias de gotas  (Lida 13333 vezes)

guilherme_jj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 10 de Junho de 2011, 22:56:04
Como posso fazer fotos de gotas, aquele efeito de coroa que ela dá quando caí? tenho algumas lentes close-up +1d,+2d,+4d e +10d macro,qual AJUSTE (velocidade, abertura) da maquina para essas fotos e como poderia combinar essas lentes para aumentar meu MAcro (se isso existir)
Minha máquina é sony H1X 20x
valeu galera, espero que possam ajudar
Abraço
Guilherme


guilherme_jj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2011, 22:58:51
o Iso dessa maquina começa em 125 mesmo?


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2011, 23:11:32
gulherme, nao conheco tua maquina, mas se o efeito que procuras é congelar a imagem na hora que cai a gota em outro liquido? nao entedi direito, mas se for isso tem que ter a velocidade do obturador alta. O resto nao importa tanto. Desculpa na sei de que lente estas falando, mas eu usaria uma lente longa e nao uma macro, p ficar um pouco mais longe e nao ter perigo de molhar a camera. Se for o que eu acho que é. Tipo um splash.


guilherme_jj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2011, 23:15:42
O efeito seria esse sim !! o momento exato em que ela toca outro líquido, no caso nao seria uma foto macro???


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2011, 00:16:15
Não. Não seria macro, ao menos na sua H1X. Para fazer macro nessa cam é necessário chegar perto do motivo. Esqueça isso. Para esse tipo de foto, deve ficar, no mínimo a 30cm do motivo. O melhor, no seu caso, é afastar um pouco mais, ficar a um ângulo de 45º ou mais raso, dar zoom (não todo), fechar o diafragma (não todo), subir a velocidade e colocar luz extra na cena.
Foco manual é imprescindível. Ajuste o foco e não mexa mais.
Ah, e cam sobre o tripé com a estabilização de imagem desligada.
Nem sei se tua cam tem todas essas funções, mas essas bridges de hj tem tudo isso. Fuce teu manual.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


guilherme_jj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2011, 00:45:33
valeuuuu essa era a resposta que precisava pq ta dificil conseguir um resultado, mas vo tentando. brigadao


majewski

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • By Leonel Fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2011, 08:50:55
Complementando as dicas do Mr. Hyde, use velocidades altas (acredito que 1/500 ou mais seja suficiente), são suba muito o ISO (deixe entre 100 e 200, compensando com luzes) e use o modo burst da sua câmera. :ok:

[]s,
_________________
José LEONEL Majewski
josemajewski@gmail.com
Visitem meu humilde blog sobre fotografia - http://www.byleonel.blogspot.com/ (voltando a ativa em breve)


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2011, 12:28:35
what the f***k? velocidade? aquele efeito é conseguido com flash eletronico disparado por SOM ou por interrupção de um feixe de infravermelho, simples pra kct, né? os profissionais (na minha época, claro) usavam assim:

prepare tudo (inclusive a pingadeira), focalize com precisão no ponto onde a gota bate, apague todas as luzes. O flash eletronico é disparado pela interrupção do feixe infra-vermelho e vc usa um temporizador digitalizado, ajustado para que:

feixe no ponto "a" interrompido (contador de tempo).. disparo.

o contador de tempo é ajustável, de pico-segundos a mili-segundos (0.000001 a 0.001 de segundo.)

claro como lama, não? e tão simples quanto resolver equação de 3o grau (álgebra) apenas mascando chicletes.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2011, 13:57:22
irado, não assuste o rapaz. Deixe ele fazer as tentativas iniciais e se convencer que resultados mais consistentes só se obtém com equipo próprio ou direcionalmente adaptado para sse tipo de foto.  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


guilherme_jj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2011, 01:34:38
MR. Hade e Irado, não tenho intenção nem pretendo conseguir efeitos profissionais, ate pq tenho outras prioridades, a foto pra mim é curiosidade, diversão...quero apenas resultados que meu equipamento pode alcançar, e se vc se gaba em falar sobre flashes automáticos e a complicaçào deles para um leigo, seria a mesma coisa que eu te chamar para Lutar comigo, nesse ponto talvez eu nao seja tão leigo (faixa Preta há 18 anos, e um cartelzinho legal no MMA), mas nao é o assunto em questao né?. Entrei aqui para ter respostas simples como as 2 acima da sua, e que ajudaram bastante. Então, espero encontrar pessoas mais humildes aqui e nao um Escro%# que nem vc !! Abraço


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2011, 03:15:55
MR. Hade e Irado, não tenho intenção nem pretendo conseguir efeitos profissionais, ate pq tenho outras prioridades, a foto pra mim é curiosidade, diversão...quero apenas resultados que meu equipamento pode alcançar, e se vc se gaba em falar sobre flashes automáticos e a complicaçào deles para um leigo, seria a mesma coisa que eu te chamar para Lutar comigo, nesse ponto talvez eu nao seja tão leigo (faixa Preta há 18 anos, e um cartelzinho legal no MMA), mas nao é o assunto em questao né?. Entrei aqui para ter respostas simples como as 2 acima da sua, e que ajudaram bastante. Então, espero encontrar pessoas mais humildes aqui e nao um Escro%# que nem vc !! Abraço
Sr lutador
querer ouvir respostas banais para um asunto complexo e "escroto"
tudo pode ser tentado de forma improvisada,
ou como se deve.
para brincar vai fazendo testes, as vezes sai alguma coisa parecida.
receber uma resposta tecnica nao e "escroto"
receber uma resposta simplista nao e "humilde".
Isto e para qualquer situaçao da vida,
somos eternos aprendizes.
Abs.


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2011, 10:02:51
(faixa Preta há 18 anos, e um cartelzinho legal no MMA)[...] um Escro%# que nem vc !! Abraço 

pôxa.. sem palavras (rs), me resta rir.
« Última modificação: 12 de Junho de 2011, 10:04:01 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2011, 11:35:07
guilherme_jj, só 2 toques... O que o irado falou está rigorosamente correto. Se está acima da sua capacidade de entendimento isso não é culpa dele. A gente que está do lado de cá do monitor não sabe qual é o grau de conhecimento do colega que está do lado de lá. Como o fórum é visitado por diversas pessoas com nível de entendimento e comprometimento com a fotografia diferentes, a resposta do colega irado pode estar tecnicamente complexa para você, mas está precisamente colocado para um outro colega que visitar o fórum daqui a 2 meses e fizer uma busca sobre esse assunto.
E, tangenciando o que eu já coloquei, ficar de blá-blá-blá do outro lado da tela é fácil. E chato!!! Mas, para a organização do coletivo, o MF tem regras, como p. ex., estas:
2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.


Não segui-las, aqui, traz consequências!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2011, 17:08:44
MR. Hade e Irado, não tenho intenção nem pretendo conseguir efeitos profissionais, ate pq tenho outras prioridades, a foto pra mim é curiosidade, diversão...quero apenas resultados que meu equipamento pode alcançar, e se vc se gaba em falar sobre flashes automáticos e a complicaçào deles para um leigo, seria a mesma coisa que eu te chamar para Lutar comigo, nesse ponto talvez eu nao seja tão leigo (faixa Preta há 18 anos, e um cartelzinho legal no MMA), mas nao é o assunto em questao né?. Entrei aqui para ter respostas simples como as 2 acima da sua, e que ajudaram bastante. Então, espero encontrar pessoas mais humildes aqui e nao um Escro%# que nem vc !! Abraço

Não costumo postar muito, mas essa vai valer a pena:

Faixa preta a 18 anos e não aprendeu o básico: humildade. Não se chega no dojo dos outros desafiando qualquer um assim, você deveria saber. Fórum livre é assim, pergunte o que quiser mas esteja pronto para ter respostas de diversos níveis, inclusive algumas que humilham o que você chama de "conhecimento sobre o assunto".

E relaxa rapaiz, o mundo não é uma grande conspiração contra a sua pessoa.
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2011, 20:23:36