Autor Tópico: O leitor (1ª foto)  (Lida 3944 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2011, 00:01:56
Dondon, acho que a intenção do João é manter o título na zona de foco aceitável. Abertura muito grande pode comprometer essa idéia. Talvez alguma coisa ali pelos pelos 4.0 pode dar certo, a depender a distância com o fundo.

Não havia percebido essa intenção, Hyde. É fácil dar palpite de "orelha"...  :assobi:


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2011, 11:39:34
A idéia é muito boa... :clap: :clap:,a composição ficou bacana,só aplicaria um dof mais curto,desfocando mais o fundo ..vamos aguardar as próximas.
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2011, 11:48:19
Não havia percebido essa intenção, Hyde. É fácil dar palpite de "orelha"...  :assobi:

Fiquei pensando nisso do 'de orelha' que comentou... E quem garante que a 'orelhada' não é minha ao pressupor a intenção do fotógrafo???  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2011, 12:47:24
Fiquei pensando nisso do 'de orelha' que comentou... E quem garante que a 'orelhada' não é minha ao pressupor a intenção do fotógrafo???  ;)

Orelhudos uni-vos! :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2011, 16:51:08
Joao, achei muito boa a sua ideia. Acho que qualquer estudo fotografico um pouco mais aprofundado vale a pena ser explorado. Comeco a sentir um pouco falta disso em minhas fotos.
Em relacao a foto, confesso que nao gostei. Acho que voce poderia ter buscado uma composicao mais agradavel e intimista. A leitura, pelo menos para mim, eh uma pratica individual e intima. Essa foto nao me passa isso. Nem sua luz e nem sua composicao.

p.s. eu nao uso oculos. rsrs
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2011, 19:06:41
A idéia é muito boa... :clap: :clap:,a composição ficou bacana,só aplicaria um dof mais curto,desfocando mais o fundo ..vamos aguardar as próximas.
abs.

Obrigado pelo elogio, Amarildo. Quanto ao DOF, tentei outra hoje com as dicas dos amigos, inclusive esta sua, e postarei ja já. Deixa só eu tratá-la. ^^


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2011, 19:16:03
Joao, achei muito boa a sua ideia. Acho que qualquer estudo fotografico um pouco mais aprofundado vale a pena ser explorado. Comeco a sentir um pouco falta disso em minhas fotos.
Em relacao a foto, confesso que nao gostei. Acho que voce poderia ter buscado uma composicao mais agradavel e intimista. A leitura, pelo menos para mim, eh uma pratica individual e intima. Essa foto nao me passa isso. Nem sua luz e nem sua composicao.

p.s. eu nao uso oculos. rsrs


Nobre Spider, obrigado pelo comentário construtivo. Quando você comenta, eu sempre penso. Neste caso específico pensei o seguinte: até que ponto uma foto pode despertar algo a mais em certas pessoas e em outras não? Aqui no fórum, eu o considero como sendo um fotógrafo "cult". Você sempre posta fotos enigmáticas, com composições diferentes de tudo que vejo por aí. Algumas me agradam, outras não. Mas, por quê? Reconheço que ainda não tenho olhos treinados como os seus, os da Aria, entre outros. Mas, o que me pergunto é: será que um dia os terei ou só nascendo de novo? Será que os livros que leio, as músicas que ouço ou os filmes que vejo realmente me ajudarão a perceber o mundo com (perdoe o trocadilho) outros olhos fotográficos?

É complicado.

Eu me esforço. Procuro pensar como outros estão pensando. Abrir a mente. Mas nem sempre consigo. Simplesmente, às vezes, não acho a menor graça em certa "arte" e não adianta forçar só porque todo mundo acha. Já em outros casos, com uma explicação ou percepção mais avançada, a admiração vem.

Aqui, você me sugere algo mais intimista. Tudo bem. Mas, como? - Eu pergunto. Quando pensei nesta foto, foi algo diferente na minha mente. Infelizmente, não consegui materializar na realidade aquilo que imaginei. Essa foto foi o que chegou mais próximo.

Bom, o que me reta fazer é estudar mais, continuar com a série (já que todos gostaram) e esperar fazer fotos de nível razoável e que agradem ao máximo de pessoas possível, inclusive você, amigo aranha. Hahaha!

um abraço!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 12 de Junho de 2011, 19:33:10
João, esqueça essa história de 'agradar ao máximo de pessoas possível'. Quando a gente tem a técnica sob controle, a gente tem é que clicar e tratar para agradar a nós mesmos. O resto é consequencias, porque, como bem disse, o mundo é construído, ainda bem, pelo diverso. Se todo o olhar de fotógrafo, toda a foto, todo tratamento, todo o olhar de observador, toda interpretação fossem iguais, que graça isso teria?!?!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 12 de Junho de 2011, 19:45:08
Nobre Spider, obrigado pelo comentário construtivo. Quando você comenta, eu sempre penso. Neste caso específico pensei o seguinte: até que ponto uma foto pode despertar algo a mais em certas pessoas e em outras não? Aqui no fórum, eu o considero como sendo um fotógrafo "cult". Você sempre posta fotos enigmáticas, com composições diferentes de tudo que vejo por aí. Algumas me agradam, outras não. Mas, por quê? Reconheço que ainda não tenho olhos treinados como os seus, os da Aria, entre outros. Mas, o que me pergunto é: será que um dia os terei ou só nascendo de novo? Será que os livros que leio, as músicas que ouço ou os filmes que vejo realmente me ajudarão a perceber o mundo com (perdoe o trocadilho) outros olhos fotográficos?

É complicado.

Eu me esforço. Procuro pensar como outros estão pensando. Abrir a mente. Mas nem sempre consigo. Simplesmente, às vezes, não acho a menor graça em certa "arte" e não adianta forçar só porque todo mundo acha. Já em outros casos, com uma explicação ou percepção mais avançada, a admiração vem.

Aqui, você me sugere algo mais intimista. Tudo bem. Mas, como? - Eu pergunto. Quando pensei nesta foto, foi algo diferente na minha mente. Infelizmente, não consegui materializar na realidade aquilo que imaginei. Essa foto foi o que chegou mais próximo.

Bom, o que me reta fazer é estudar mais, continuar com a série (já que todos gostaram) e esperar fazer fotos de nível razoável e que agradem ao máximo de pessoas possível, inclusive você, amigo aranha. Hahaha!

um abraço!

Caro Joao, nao se inquiete em relacao a isso. A foto que voce tirar amanha provavelmente sera melhor do que a que voce tirou hoje. Isso acontece muito comigo. Provavelmente se tudo der certo, daqui a dez anos jogarei todas as minhas fotos na privada. Cada vez que pego na mao (ou vejo na net) a obra de um grande fotografo (renomado ou nao) eu me sinto um cocozinho. Acho que isso faz parte do processo. Acho que o importante eh ter calma e saber dar valor a cada etapa vencida. O importante eh seguir em frente e jamais estagnar.

Em relacao a foto, talvez eu esteja enganado, mas eu pensei nesta primeira foto como a capa do seu livro. Um livro de fotos sobre leitura. Pensando desta forma, nao creio que esta foto tenha força o suficiente pra abrir o ensaio. Quando falo em algo mais intimista, pensei em uma luz mais amena. Gosto muito de ler a noite e pela manha. Adoro aquela luz da manha batendo no livro ou entao aquela luminaria amarelada bem sutil. Veja o exemplo de uma foto do tales neste topico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=53904.0 Apesar dela, a meu ver, ter certos "erros" de composicao e de enquadramento acho que ela transmite bem o clima que eu estou tentando colocar.

Abracao!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Junho de 2011, 19:47:05
É, pensando por este lado... até fico mais confortado.
Bem, seguindo suas dicas, Hyde, e as demais, cheguei a esse resultado. O que acha?



Como esperado, a área de foco diminuiu, mas o DOF aumentou. Tentei focar no título do primeiro livro "Outros tempos". Como meu pai estava lendo um livro da pilha no momento, não ficou igual. A posição dos óculos também foi alterada. O tratamento não foi igual, pois não tinha decorado, mas tentei fazer o mais próximo possível. E aí? melhorou? Piorou? Hahaha! abraços!


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Junho de 2011, 19:50:55
Caro Joao, nao se inquiete em relacao a isso. A foto que voce tirar amanha provavelmente sera melhor do que a que voce tirou hoje. Isso acontece muito comigo. Provavelmente se tudo der certo, daqui a dez anos jogarei todas as minhas fotos na privada. Cada vez que pego na mao (ou vejo na net) a obra de um grande fotografo (renomado ou nao) eu me sinto um cocozinho. Acho que isso faz parte do processo. Acho que o importante eh ter calma e saber dar valor a cada etapa vencida. O importante eh seguir em frente e jamais estagnar.

Em relacao a foto, talvez eu esteja enganado, mas eu pensei nesta primeira foto como a capa do seu livro. Um livro de fotos sobre leitura. Pensando desta forma, nao creio que esta foto tenha força o suficiente pra abrir o ensaio. Quando falo em algo mais intimista, pensei em uma luz mais amena. Gosto muito de ler a noite e pela manha. Adoro aquela luz da manha batendo no livro ou entao aquela luminaria amarelada bem sutil. Veja o exemplo de uma foto do tales neste topico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=53904.0 Apesar dela, a meu ver, ter certos "erros" de composicao e de enquadramento acho que ela transmite bem o clima que eu estou tentando colocar.

Abracao!

É, sábias palavras. Vamos caminhando, então. =D
Bom, eu vi a foto. Realmente, a iluminação ficou bem legal. Infelizmente, acho que não teria condições de fazer algo assim no local da minha foto (biblioteca). Procurei usar a iluminação local mesmo, do abajur da mesinha ao lado. Mas entendi a sua ideia. Muito boa.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #26 Online: 12 de Junho de 2011, 19:53:01
gostei bastante dessa nova versão... :wub:


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2011, 19:56:06
gostei bastante dessa nova versão... :wub:

Ah-ha! =D Obrigado, Elis.
É muito interessante a sensação quando "repetimos" uma foto. Sempre bate a dúvida de qual está melhor. Até você se acostumar com a nova, a antiga fica sempre melhor. (Pelo menos, para mim)

=D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 14 de Junho de 2011, 20:23:32
A foto melhorou muito, mais limpa. Apenas ainda acho que a luz nao ta bacana. Muitas sombras, o segundo livro, provavelmente por ser branco, ta muito reluzente em comparacao ao restante da cena.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 15 de Junho de 2011, 08:36:39
João, muito boa, eu gostei. Bela escolha de tema para série, ainda mais nos dias obscuros para cultura que o Brasil vem passando. (Estou falando de políticas culturais e educacionais mesmo).

Quanto a agradar aos outros, esquece, sempre vai ter alguém que não vai gostar. E não é porque a foto ficou ruim, é por gosto mesmo. E quanto ao que o Spider disse, de se sentir um cocozinho perto das fotos de fotógrafos famosos e jogar as fotos antigas fora, Spider, não faça isso meu amigo! Você tem fotos belíssimas, e as piores, lá do comecinho é o registro da sua evolução! Pratiquei aikidô por um tempo e o velhinho japonês que era o coordenador do nosso grupo sempre dizia que não importa o que você consegue hoje, desde que você evolua amanhã.

Bem voltando à foto. Parabéns. è uma capa belíssima. Quanto ao intimismo que o Spidee falou, em uma de suas fotos tenta inserir, se você tiver disponível, uma poltrona daquelas mais antigas, na composição dá um ar bem nostálgico de sala de leitura.