Autor Tópico: Compra da primeira máquina  (Lida 3273 vezes)

Lennon Kaonne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Junho de 2011, 11:54:28
Pessoal estou planejando comprar a minha primeira maquina compacta de verdade.

Já li algumas matérias aqui no fórum, portanto sei que voceis não me darão nenhum palpite em qual câmera escolher.
Sendo assim vou escolher uma tática para conseguir o palpite de voces.

Eu quero uma máquina que me possibilite boas fotos, com imagens bem definidas, uma máquina ágil que me permita tirar fotos em movimento, de alguma atividade física por exemplo, um zoom razoável, sem a necessidade de ser um super zoom. E que esteja dentro da minha condição financeira, entre 800,00 e 1.300,00 reais.

Pesquisei as seguintes máquinas:

Fz35
Hx1
P100


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2011, 12:17:48
Lennon.
Se não há a necessidade dessa sua nova câmera ser uma super zoom, talvez vc possa incluir na sua lista a Canon G12. Ela está custando (em média) R$ 1200,00.
Abçs.
JQueiroz.


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2011, 12:33:11
Lenon, seja bem vindo.

Nos dê um pouco mais de informações à respeito da sua experiência com fotografia.
Você tem conhecimento de fotometria? Procura uma máquina com controles manuais?
O que considera mais importante para sua futura máquina? Fará vídeos? etc...



Lennon Kaonne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2011, 02:06:33
Cara minha experiencia com fotografia a zero, eu tinha pensado em uma máquina automática.
Porém também gostaria de fazer um curso de fotografia portanto a máquina manual seria mais útil para mim, só que esse curso eu não sei quando vou ter condições de fazer devido a condição financeiro. Então acho que uma câmera automática atenderia melhor minhas expectativas.

Andrei o mais importante em uma máquina para mim é a qualidade das fotos, quero uma qualidade boa mesmo quando der zoom, este não precisa ser o mais poderoso, mas também quero alguma eficiência nele, quero cores próximas da realidade, que tenham vida, e deem vida para a fotografia, que não seja apenas uma imagem no papel, vc consegue me entender? Os vídeos quando possível farei sim, bem menos do que fotografias mas os farei.


WANG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2011, 15:04:57
Galera tbm sou novo no MF, mas estou aprendendo muito com os tutorias e dicas que vcs postam. comprei minha 1º câmera agora ela tá com 3meses é uma hx1, tenho obtido resultados bem legais nela. comecei aprender mexendo em tudo e lendo o q via na net, hj já consigo dominar melhor velocidade, ISO, abertura... mas ainda tô aprendendo.. já até comprei 2 filtros um ND e um PL... vou me diverti um por mexendo e tirando fotos...!!!

se alguém puder dar dicas de como usar + recursos p/ fotografar mesmo com uma compacta seria ótimo...


Lennon Kaonne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2011, 16:04:09
Up para conseguir alguma resposta


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2011, 16:16:28
Lennon, da sua listinha, acho que eu iria de FZ35. não conheço a câmera, mas muita gente fala muito bem dela. E aproveite que tem duas pessoas aqui no fórum vendendo... Estão usadas, mas é pouco uso. Não sei qto tá uma nova (SE vc achar, já que a câmera já saiu de linha e não é fácil encontrar uma nova), mas vale dar uma olhadinha aqui nos classificados.


Mateus Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2011, 17:20:42
Cara, da uma pesquisada na Canon Xs, ela é bem bacana e se enquadra nas suas necessidades.
Designer/Quase Fotógrafo
Canon T1i /Canon 18-55mm f/3.5-5.6 IS /Canon EF 50mm f/1.8 II /Flash 430 EX II
_________________
"Alimente meus olhos"


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2011, 17:49:46
Cara minha experiencia com fotografia a zero, eu tinha pensado em uma máquina automática.
Porém também gostaria de fazer um curso de fotografia portanto a máquina manual seria mais útil para mim, só que esse curso eu não sei quando vou ter condições de fazer devido a condição financeiro. Então acho que uma câmera automática atenderia melhor minhas expectativas.

Andrei o mais importante em uma máquina para mim é a qualidade das fotos, quero uma qualidade boa mesmo quando der zoom, este não precisa ser o mais poderoso, mas também quero alguma eficiência nele, quero cores próximas da realidade, que tenham vida, e deem vida para a fotografia, que não seja apenas uma imagem no papel, vc consegue me entender? Os vídeos quando possível farei sim, bem menos do que fotografias mas os farei.

Lenon,
Infelizmente você terá que decidir alguns pontos. Tentarei ser o mais simples possível:

1º: Limitação orçamentária: seu teto é de R$ 1.300,00. Até aqui sem problemas.
2º: Você quer fazer vídeos, qualidade de imagens e zoom: Aqui temos muitas opções, no entanto, quanto maior a qualidade da imagem, menos recurso você vai ter em virtude da $$$$.
Exemplo:
Com uma Panasonic FZ35 vc terá ótimo zoom, vídeos bons e fotos muito boas em condições de luz ideal. Fotos com pouca luz já não é a mesma coisa, pois ela não tem sapata para flash externo e seu flash é limitado.
Agora, se você partir para uma DSLR, mesmo usada, como a Linha Rebel da Canon, por exemplo, terá fotos bem melhores, inclusive com vídeo, no entanto, seu zoom's serão limitados às lentes que você, por ventura, venha à adquirir. Mas como vc disse que não precisa de muito zoom, pode servir a lente que vem com o kit.
Citei aqui a Canon só de exemplo. Pode ser Nikkon também.

Sou usuário de uma FZ35 e posso lhe dizer que é uma ótima camera, tanto para modo automático (minha esposa usa também), vídeos, como também em modo manual. No entanto, ela é uma compacta UZ (ultra zoom), ou seja, tem suas limitações com pouca luz.
Já as DSLR é outra história. As fotos são muito melhores, mas você terá que desembolsar alguma grana em lentes de zoom ou macro, dependendo do seu gosto. Entendeu?

Na minha assinatura (logo abaixo) tem algumas fotos que fiz com minha FZ. Dê uma olhada e veja se é isso que você espera de uma máquina.
As vezes até compensa você já pegar uma DSLR de entrada.
Se pegar o gosto pela fotografia, já estará com um equipamento mais avançado em mãos. :ok: :ok:





Viniboy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2011, 14:04:01
Olá pessoal! Primeiramente gostaria de dizer que é um prazer
pode participar desse forúm cheio de "mestres da fotografia"!
e de pessoas atenciosas para tirar dúvidas e partilhar conheci-
mentos com quem sabe e com, pessoas como eu, não sabem
de naaada sobre fotografia ou qualquer coisa na área.

Gente, lendo alguns tópicos, achei que esse era o ideal para
tirar algumas dúvidas e ampliar meus conhecimentos também.
Estou na mesma situação do Lennon, onde minha irmã irá
completar 15 anos em agosto. Pretendo dar uma câmera, por-
que fotos é uma paixão dela. Também pretendo dar algo na
mesma faixa do Lennon, entre 800 à 1.300 reais. Já estou me
atualizando sobre as inovações, tecnologias e etc da área, mas
lembrem que eu sou completamente leigo.

Primeiramente as minhas necessidades são praticamente as
mesmas de Lennon também (vocês devem estar pensando:
esse cara quer que agente fale tudo de novo que falamos
para Lennon, kkkkkkkkkkkkk, não é minha intenção, e também
quero iniciar contatos com vocês, até porque vi alguns membros
vendendo câmeras e me interesso também, talves, por comprar algo
semi-novo quase novo, kkkkkkkkkkkk!). Galera, eu quero uma câmera
que tenha um zoom rozoável, mas que prevaleça mesmo a
qualidade de imagem, nitidez, tudo que vocês imaginarem com
relação a isso, que possa tirar imagens em movimento também, com
funções extras interessantes como a do foco nos rostos, sorriso,
que já vi em algumas câmeras, dupla estabilização (nem sei se vocês
intendem isso, caso esteja falando errado! kkkkkk), coisas interessantes
(menos, por enquanto, a tecnologia 3d, pois por enquanto acho algo
que sai muito caro, e que não me deu muita curiosidade. Me digam
também o que acham disso e como é essa foto 3d). Deve ser um equpa-
mento que tanto tenha as funções manuais (acredito que minha irmã e eu
mesmo quando adquiri-la, aprenderemos rápido as técnicas e essas funções,
se não forem muito complicadas), como o funcionamento automático, para
quando eu tirar "aquela primeira foto", logo abrir da caixa, ficar e boca
aberta. Também quero uma ótima qualidade de vídeo. (Acho que estou pedindo
muita coisa, com pouca grana! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas
tenho consciência que com essa grana não irei comprar nada profissional, mas
quero comprar algo que atenda as minhas necessidades e que seja bom, não
uma enganação pelos Megapixels por exemplo)

Já vi inúmeros sites sobre fotografia,  mas realmente aqui estou me sentindo
a vontade e gostei da atenção dos membros. Não lembro em qual, mas em
algum deles, falando que em agosto irá ser um mês bom para compra de câmeras
(dia dos pais, imagino eu), e irá ter algumas novidades da sony e da panasonic
(a lumix gf3, queria que vocês me dessem opnião sobre ela). Esse será o prazo
máximo (desejo que seja) para eu adquiri-la. Gostaria de opniões de todoos!
Eu tenho 17 anos, comecei a trabalhar a pouco tempo, e juntei vários salários
para fazer esse investimento, que eu quero, com a ajuda de voces, valha a pena!
Será, teoricamente, um presente para ela, mas será algo conjunto, da família.

Tenho algumas câmeras em vista, através dessas leituras pela net, ou até aqui mesmo
no munofotografico. Falem-me sobre esses equipamentos e me deêm sugestões!
Lembrando: pode ser qualquer tipo de equipamento, desde câmeras compactas ou
até aqueles kits de SLRs ( acho que chama-se assim aquelas câmeras mais robustas,
que pode-se acrescentar lentes, eu acho), mas que esteja na minha faixa de preço!

Panasonic Lumix FZ35; Canon G12; FujiFilm s2800hd -> http://www.americanas.com.br/produto/7322172/camerasefilmadoras/pormodelos/semiprofissionais/camera-digital-s2800hd-14-mp-c/-18x-zoom-optico-filma-em-hd-e-lcd-3_-+-cartao-sd-2gb-fuji (ela
estava por 699 reais , aumentou um pouco , fiquei com raiva mais talvez não seja a ideal para mim;
Panasonic Lumix GF3 (poderei aguardar o lançamento se for em agosto)







awright

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2011, 14:16:19
eu ia de canos sx30 sem pensar nem meia duzia de vezes, te conta que escolher maquina, computador e celular ja consumio 80% da ram do meu cerebro cada período que precisei investir, muitas opções, muitas variaveis e muita informação as vezes até meio contraditória. Canon e nikon tão num outro patamar que qualquer outra marca inclusive nas compactas. Mas nessa classe a diferença entre as marcas não é tão grande como nas DSLR.

ai um link com os valores no mercado livre na maquina que eu suspeito ser umas das melhores compactas da atualidade

http://lista.mercadolivre.com.br/canon-sx30_DisplayType_G

a p100 da nikon tambem me pareceu bem boa

Boa sorte na escolha e não gasta Ram cerebral demais nisso, uahuahauhaua!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2011, 21:29:31
Awright, vc já viu fotos tiradas pela SX30is? Acredito que não... se tivesse visto, não estaria indicando, rs.
Eu já vi, e vou te contar... eu não queria essa câmera nem de presente. Quer dizer, de presente eu aceitava, pra vender rapidinho e colocar um dinheirinho na poupança, hehehe. Infelizmente ,a qualidade das imagens que ela produz, é sofrível. Pelo menor pra mim, que tenho um certo grau de exigência.


awright

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2011, 09:10:40
bahh pior que não vi, mas as que tu vio foi de varias fontes???
não te esquece que mais importante que a maquina é a pecinha aquela que segura ela, e não to falando do tripé e do monopé, hehehhehe
eu tive uma antecessora dessa a is5s, era realemnete muito boa, mas vai saber tambem né, não é impossivel mas as vezes as coisas evoluem num grau decrescente de qualidade... fico meio assim porque a canon é a maior fabricante de maquinas fotograficas do mundo... mas não duvido de mais nada dessa vida ainda mas se tratando de tecnologia moderna.
ai um link onde tem só fotos da sx30, ve ai que tu acha...

http://www.flickr.com/groups/canonsx30/

« Última modificação: 30 de Junho de 2011, 09:16:11 por awright »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2011, 09:45:20
Awright, essa sua frase "as coisas evoluem num grau decrescente de qualidade" resume perfeitamente o que vem acontecendo com as câmeras hoje em dia.
Eu  naõ acho que o flickr (ou qualquer galeria de fotos) sejam um bom parâmetro pra decidir sobre câmeras, pois pra lá, só vão as melhores fotos, e não necessariamente em tamanho original, pra gente poder conferir bem a foto.
Com certeza a pessoa que está clicando pode fazer a diferença. Mas ainda assim, qdo a câmera não ajuda, a decepção pode ser grande.
Minha opinião pode realmente ser um pouco precipitada, mas foi a primeira impressão que tive da câmera... aquela que fica, rsrs.
O que precisava existir aqui, era um serviço de aluguel de câmeras. Pra gente poder testar tuuuuudo, como existe lá fora. Como seria bom! Eu já teria deixado de passar por duas decepções, que me fizeram desistir de vez dessas câmeras ultra-zoom. Eu agora mantenho minha antiga Fuji S6500fd, que vai "só" até 300mm. E pelo visto, assim continuarei, até quem sabe um dia, comprar uma FZ35 de segunda mão, rs.


awright

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2011, 10:09:57
Pois é colega, só testando mesmo pra ter certeza, bahhh esses ultra zoom é brabo mesmo, serve só pra leigo achar que vai ter uma tele que custaria 5000 dolares numa maquina de 400 dolares, doce ilusão, a tele de 900mm é pura verdade, mas as fotos dessa tele...

infelizmente as coisa evoluem mais em aparencia que essencia muitas vezes hoje em dia, e o pior que muitas vezes isso se aplica ao próprio homem e até a mim mesmo as vezes... e viva o século 21, hehehheheh