Autor Tópico: Ajuda para o cara que menos sabe de fotografia no fórum...  (Lida 5420 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #30 Online: 09 de Junho de 2011, 13:56:54
Sempre ouvi a frase que sobre religião, política e futebol não se discutem...
sempre concordei com essa frase...

Mas hj eu acrescento: sobre religião, política, futebol e marcas de cameras fotográficas não se discutem...  :D


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #31 Online: 09 de Junho de 2011, 16:59:19
Sempre ouvi a frase que sobre religião, política e futebol não se discutem...
sempre concordei com essa frase...

Mas hj eu acrescento: sobre religião, política, futebol e marcas de cameras fotográficas não se discutem...  :D

Perfeito!

Mas voltando ao tema do tópico, algumas marcas evoluiram mais nos sensores, outras no ISO, assim por diante...
O conselho acima é o mais válido, vá té a loja e veja qual te agrada mais com o orçamento que tenha disponível.
Se é novato como eu, pegue uma câmera de entrada e estude, faça cursos. Daí vc vai saber que câmera vai suprir sua necessidade.

Agora, o mais importante é tirar fotos. É o fotógrafo que faz a foto, a câmera só ajuda! hehe


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #32 Online: 09 de Junho de 2011, 18:01:59
Bom, o que eu quis mencionar é exatamente o que o luizfcoimbra disse. A kawasaki tem a melhor moto 250cc no mercado hoje, e vou deixar de comprar ela pq não vou achar peças pq a cb300r ou a Fazer 250 tem mais, melhor revenda? A gente compra uma coisa pensando em revende-la ou em usar? Pentax não dá problema e tem assistências suficientes que consertam. São mais difíceis sim de trocar, vender, arrumar, mas será que isso é um fator determinante pra quem quer a câmera, pra hobbie? O problema que eu levantei é que tanto o colega Alexis Marinho e Amarildo Cardoso, foram radicais em dizer que comprar pentax é se arrepender ou dar um tiro no escuro, eu acoselhei a compra de uma câmera e não desaconselhei a compra de nenhuma delas, atitude exatamente o contrário dos colegas mencionados. Como saber se Pentax vai dar mais problemas do que uma Canon, se será mais fácil vender, se a pessoa irá se arrepender por ter comprado Pentax, Sony, Oly, Panasonic? Não tem como prever isso. O cara pode comprar uma Nikon, ou uma Canon, e depois experimentar uma Pana e gostar... e daí pode dizer que a canon ou a nikon é um lixo. Não posso determinar se uma coisa é boa ou não pelo volume de vendas... a Leica vende pouco e é top. Kawasaki vende pouco e é a melhor moto da categoria 250~300cc. Mas daí entra o preconceito comum, hum será, será, acho que só Honda é Honda...
E assim vai, o que não podemos fazer é desencorajar um colega novato a comprar uma câmera "X", e sim encorajá-lo a comprar uma "Y"... 
« Última modificação: 09 de Junho de 2011, 18:02:55 por Natão »


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 09 de Junho de 2011, 19:52:50
Minha opinião continua a mesma...cada um que compre a cam que quiser,a tv que quiser,a moto que quiser,o dinheiro não é meu mesmo. :D


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #34 Online: 09 de Junho de 2011, 20:40:51
Acho importante avisar o alfacorrea, q as pessoas que dizem p vc ficar com as marcas chaves, acredito que dizem isso (pelo menos eu diria) muito por causa das lentes, pq vc vai comecar a adquirir lentes diferentes da marca ou que sirvam na marca que vc comprar, ai chega a hora de trocar de corpo(corpo da camera) e vc ja tem um monte de lentes...ai vai ficar no corpo da mesma marca. Por isso é mais viavel economicamente. Isso é um saco, mas normalmente a pessoa fica com a mesma marca por causa disso. Mas tb acredito que elas todas sao muito parecidas e o que uma tem de melhor a outra tem outra coisa melhor no mesmo nivel de modelos. entao...Pesquisa bem as especificacoes de acordo com o uso que quereres e escolhe uma.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #35 Online: 09 de Junho de 2011, 21:16:36
Sim, indicar uma marca é bacana, agora tentar reprimir outra é sacanagem. Até mesmo pq a maioria das pessoas aqui não conhecem nada além daquilo que tem em mãos. Daí falar que por causa de ter menor número no mercado é errar é, uma atitude totalmente diferente. Claro, qualquer um pode ter uma opinião sobre o que vale pena e o que não vale. Mas pra mim dizer uma coisa desse tipo é proagar uma idéia falsa.
Quanto a ter mais lentes e tudo mais, isso é meio relativo, visto que poucas pessoas aqui tem mais do que 4, ou 5 lentes, e isso praticamente todo sistema hoje (tirando mount-E sony da Sony nex) tem. Além de que tem muita coisa que também pode ser adaptada.
Digo que além dessas a melhor mesmo na minha opinião, pra quem quer fotografia pra Hobbie é uma Panasonic GF2 pela sua portabilidade e capacidade de adaptar qualquer lente. Mas é evidente, é minha opinião, ninguém precisa compartilhar.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #36 Online: 10 de Junho de 2011, 16:27:09
Vocês espantaram o colega novato cheio de dúvidas... coitado.

Ele levantou a questão sobre as antigas teles Nikon que seu pai tem e nenhum Nikonzeiro respondeu.

Tenho a impressão que o sistema Nikon permite o uso das antigas lentes mecânicas nas atuais DSLR's. Estou certo? Se sim, para ele seria uma boa.

Em tempo, o sistema Canon não permite o uso direto de suas lentes mecânicas (FD) nas atuais SLR's e DSLR's (sistema EF), isso só é possível com uso de adaptadores, que são fabricados por marcas paralelas e nem sempre têm qualidade.

Abraço.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #37 Online: 10 de Junho de 2011, 16:34:55
Em tempo, a Canon não permite o uso direto das lentes FD, mas permite o uso de lentes de dezenas de mount's diferentes com adaptadores simples sem elemento óptico, usando portanto todo o potencial das lentes e sem nenhuma perda de qualidade. E isso com fotometria funcionando perfeitamente em modo Av ou M, em qualquer camera.

Entre as mais utilizadas estão as excelentes Takumares (Pentax) de rosca M42 ou Baioneta K, as Zeiss de rosca M42 (a Zeiss Flektogon 35mm f/2.4 em especial é excelente), as Zuiko de baioneta OM, lentes de baioneta Leica-R e por aí vai.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #38 Online: 10 de Junho de 2011, 16:37:03
Em tempo, a Canon não permite o uso direto das lentes FD, mas permite o uso de lentes de dezenas de mount's diferentes com adaptadores simples sem elemento óptico, usando portanto todo o potencial das lentes e sem nenhuma perda de qualidade. E isso com fotometria funcionando perfeitamente em modo Av ou M, em qualquer camera.

Entre as mais utilizadas estão as excelentes Takumares (Pentax) de rosca M42 ou Baioneta K, as Zeiss de rosca M42 (a Zeiss Flektogon 35mm f/2.4 em especial é excelente), as Zuiko de baioneta OM, lentes de baioneta Leica-R e por aí vai.


Verdade!  :ok:


Boi Velho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 10 de Junho de 2011, 23:56:58
Caro colega Alfacorrea, também espero estar indo a NY em Outubro, quem sabe nos encontremos por lá. Esse tópico ficou pesado hein!. Mas vai minha humilde contribuição, quem faz o fotografo não é a máquina e sim a experiência. Tu estarás em breve na Meca dos fotografos, por aqui, sempre haverá um que dirá A melhor que B. Já possui Nikon, possuo Pentax e Canon hoje. Não tiro razão do Natão, vejo que ele entende bem do assunto, mas como amador e por não querer mais do que seis objetivas ( 1 macro, 3 zoom e 2 fixas )estou investindo mais na Canon, sem desmerecer logicamente as outras marcas.
Acho que a melhor coisa é pegar o instrumento na mão, ver  qual se adapta melhor e ai sim, correr por ai clicando e mostrando aqui pra comunidade o que voce sabe fazer.
Sem querer desmerecer ninguém, fica meu cordial abraço, e Alfacorrea não seja precipitado, pesquise.


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Junho de 2011, 11:26:05
Vou dar minha versão final para esse polemico Tópico.
 Em nenhum momento disse para o colega alfacorrea deixar de comprar tal marca,só falei sobre aquilo que conheço,canon ,a qual eu uso e Nikon,que alguns amigos tem e nunca reclamaram que é ruim,por isso falei que outras marcas seriam um tiro no escuro para mim,pois não conheço como falei no começo do tópico.Jamais vou indicar algo que não conheço para alguém comprar,acho que isso não é ser radical e sim coerente.Cada um tem sua opinião e respeito,mas apartir do momento que me chamarem disso ou daquilo,dou o troco no mesmo tom.
 O colega Natão sempre bateu na mesma tecla,nem por isso fiz ataques pessoais ou fui desreipeitoso.A pentax pode ser boa?pode claro e acredito que não seja ruim,Se ele já usou ou conheçe,tudo bem,mas dar opiniões baseadas pelo que leu na net,ou ouviu por ai que a pentax é boa,é dar opiniões sem conhecimento de causa.
 A Canon e Nikon ,ocupam um espaço de 80% ou mais no mercado mundial,devem ser boas para ter esse volume de vendas.Quanto a falar que Honda é um lixo,tb discordo,tive uma Honda CBR 600 e nunca me incomodou,ao contrário só me trouxe alegrias...hehe,só vendi em virtude de um tombo que levei e de ser uma moto muito violenta,sempre queremos tirar o máximo das máquinas.Em produtos de valores altos temos que levar em conta se tem mercado ou não para usados,ninguém fica a vida toda com uma moto,um carro.etc...Talvez na categoria que o Natão citou a Kawasaki seja melhor,e em outras categorias tb.Emfim,isso aqui não é fórum de motos.....
 Muito se fala que marca x faz sensores para marca y,e dai?Máquina fotográfica é feito só de sensores?
Vc começa com marca x e compra lentes,acessórios,e fica quase que escravo dessa marca,dificilmente alguém troca de mount,e nesse quesito a canon leva pequena vantagem sobre a Nikon que leva vantagem sobre as outras.As lentes são mais em conta e encontra no mercado de usados muito mais facil que outras marcas.por isso acho fundamental não errar no começo.Pesquise bastante antes de comprar sua primeira cam e lentes.Afinal de contas é um investimento considerável.
 Como já disse,sempre respeito a opinião dos colegas e nunca fui contra qq opinião,afinal cada um tem a sua,afinal se todos pensarmos igual,não evoluiriamos nunca.E vamos fotografar que é o que realmente interessa.
Abraços.
 


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 15 de Junho de 2011, 14:39:17
Galera... Estou realmente assustado com o tópico. Antes de mais nada, assustado positivamente, é claro.

Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar que vc's estão me ajudando muito. Ainda que as respostas tenham ficado um pouco mais "quentes", ao menos elas serviram para deixar o tópico bem visitado e com diversas opiniões.

Gostaria de deixar claro a todos: agradeço pessoalmente a todas as pessoas que postaram no fórum. Eu li detalhadamente todas as mensagens e anotei cada informação que me interessou. Agradeço mesmo.

Eu segui uma linha de pensamento e fiz umas seleções com base nas minhas vontades.

Acabei chegando em algo assim:


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 15 de Junho de 2011, 15:45:33
Fab.   Pentax   Canon   Nikon   Canon   Canon   Pentax   Pentax   Canon   Canon

Mod.   K-r   T3   D3100   T1i   T1i   K-r   K-r   T2i   T3i

$$$     699    599    650    594    669    590    625    699    800

Kit   18-55e  18-55    18-55   NÃO   18-55   NÃO   18-55   NÃO   NÃO
        50-200

Vídeo   720p   720p   1080p   1080p   1080p   720p   720p   1080p   1080p

Mp   12,4   12,2   14,2   15,1   15,1   12,4   12,4   18   18

Realmente fiquei impressionado com esta Pentax K-r que tem um kit com 2 lentes (18-55 e 50-200) por apenas US$700,00. O problema é que juntinho desta Pentax vem a Nikon D3100 por US$650,00 com 1080p e 14Mpixels... Dúvida cruel... Logo depois vem a T1i e a T3 com lentes 18-55...


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 15 de Junho de 2011, 16:21:13
Achei esta informação no dpreview.com:

No momento da escrita deste artigo, a Pentax K-r com o kit de lente está sendo vendida nas ruas por aproximadamente $650. Por 100 dólares a menos vc pode adquirir a Nikon D3100 que vem com gravação de vídeo em 1080p e um sensor de maior resolução, ainda que por outro lado tenha especificações mais básicas. A competidora mais óbvia da Sony, a SLT-A33, está disponível por aproximadamente $700. Ela oferece gravação de vídeo com 1080p, um sensor de 14 Mp e disparo de 7 quadros por segundo. A recente lançada T3i tem preço de lançamento semelhante à K-r, mas também vem com vídeo em 1080p e sensor de 18 Mp além de configurações fortes.