Autor Tópico: Livro ou página para iniciar no mundo da fotografia.  (Lida 2910 vezes)

cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Junho de 2011, 13:41:03
Saudações,

Gostaria de sugestões de leitura para quem quer iniciar no mundo da fotografia, tipo um livro ou site, para depois das leituras partir para um curso.

Obrigado
César L. T.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2011, 11:17:23
Tudo bom?
Meu nome é Jean e sou webdesigner e fotógrafo no Rio de Janeiro. Já li diversos livros de fotografia e teria alguns para te indicar, mas preciso saber algumas coisas antes.
Qual o seu nível de conhecimento?
Já tem máquina fotográfica? Qual?
Um abraço.


WANG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2011, 11:24:14
Tudo bom?
Meu nome é Jean e sou webdesigner e fotógrafo no Rio de Janeiro. Já li diversos livros de fotografia e teria alguns para te indicar, mas preciso saber algumas coisas antes.
Qual o seu nível de conhecimento?
Já tem máquina fotográfica? Qual?
Um abraço.


já pegando carona !!
tbm precisaria de umas indicações...
meu nivel de conhecimento é Básico em ISO, Abertura e Velocidade...
nada de fotometria que já vi gente postando.
estou pensado em fazer um curso em setembro!
Maq.: Sony HX1


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2011, 10:17:50
Respondendo ao Jean,

Meu conhecimento é praticamente nulo, comecei a ler agora materiais na internet sobre velocidade, ISO, etc.

Obrigado
César L. T.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2011, 11:04:29
Bem vindo (a) ao fórum cltctba... aqui, vc pode aprender mto...  :ok:


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2011, 10:20:23
Obrigado Elis,

Já estou lendo muitas mensagens do fórum.
Comecei a me interessar tentando sanar as dúvidas de uma amiga, agora sou mais curioso do que ela quanto ao mundo fotográfico.

Att,
César
César L. T.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2011, 10:32:26
Esse blog tb tem excelentes dicas:  http://caliberarectron.tumblr.com/


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2011, 12:35:37
Desculpa pelo sumiço, estive viajando...
Vamos lá.
Para quem está começando e deseja um livro de linguagem fácil, com diversas dicas, mas sem explicações tecnicas. Sugiro a série de 3 livros "Fotografia Digital na Pratica" de Scott Kelby.
Scott Kelby descreve diversas situações e o "pulo do gato" para obter fotos de qualidade profissional (retratos, esportes, eventos, natureza, viagem, estudio). Neste livro, Scott apenas diz como se faz, mas sem entrar em detalhes.

Para quem já tem noção básica e pretende adquirir qualidade em suas fotos a dica é estudar iluminação.
Os livros "Iluminação" de David Prakel e "Luz e Iluminação" de Michael Freeman são tops.
Ensinam a montar estúdios, abrangem os assuntos "WB - Balanço de branco"  e "a Exposição correta" muito bem, demonstram exemplos de um mesmo assunto fotografado em diferentes condições de luz e muito mais.

Para quem deseja fotografar eventos o livro "O Guia de Fotografia de Casamento" por Vinicius Matos dá uma pincelada em tudo o que um fotógrafo em início de carreira precisa saber. Comportamento, direção, divulgação, equipamento, composição e iluminação.

E para quem deseja aprender a fotografar em estudio, os dois livros "Estudio na prática" de Newton Medeiros ensinam através de exemplos o domínio da iluminação e composição para a obtenção do resultado desejado em fotos de produtos, alimentos e modelos em ambientes controlados.

Espero ter ajudado. Estou a disposição.

Jean Yoshii


dmartinezmansell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2011, 22:35:10
São livros muito legais os que vocês falam.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2011, 14:31:54
Como pude esquecer!?

Talvez seja o melhor deles, "Understanding Exposure" por Bryan Peterson, não sei se existe em portugues.
Bryan, neste maravilhoso livro, explica os princípios da medição para uma exposição correta, fala sobre abertura, velocidade do obturador, filtros, filmes, tecnicas especiais e a qualidade da luz.
Este é um exemplar para amantes, iniciantes ou profissionais. Ninguém deveria deixar de conhecer.

=]
Jean Yoshii


veliana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
  • Eternizar as imagens é a mágica!
    • Click Arte Ação
Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2011, 15:54:49
Uma indicação bem didática que faço a quem gosta de ler é os livros do Tom Ang - fotografia digital.
para quem já tem conhecimento básico indico as revistas da Europanet - Técnica e Prática, mesmoque não seja para trabalhar na área essas revistas são bem bacanas.
E claro, uma das mais importantes dicas- pratique muito, leia o manual de sua câmera (saiba pra que serve cada botão, sem medo de desconfigurar ou mexer neles). Muitas câmeras hje vem com um manual que é praticamente uma aula de fotografia e dá um banho em muito livro por ái, porque mostra exatamente o que sua câmera pode fazer.