Autor Tópico: Receita terá ‘big brother’ de voo internacional  (Lida 1607 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Online: 23 de Setembro de 2014, 18:49:13
Fechando o cerco com os sacoleiros internacionais


Receita terá ‘big brother’ de voo internacional

Fonte:  http://oglobo.globo.com/economia/receita-tera-big-brother-de-voo-internacional-14017520

"BRASÍLIA - Os brasileiros que viajam ao exterior para fazer compras estão na mira da Receita Federal. O Fisco trabalha no desenvolvimento de um sistema que promete ser um “Big Brother” dos passageiros internacionais. A ideia é que, na chegada de cada voo, os fiscais da aduana já tenham em mãos não apenas o nome de cada passageiro, mas também a profissão, lugares que visitou nos últimos meses e quantas vezes. Com isso, será possível identificar aqueles com maior probabilidade de terem estourado o limite de isenção de US$ 500 para produtos comprados fora do país trazidos na bagagem.

Segundo o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita, Ernani Checcucci, a ideia do sistema, que está em fase de testes e deve ser implementado em todos os aeroportos em 2015, é dar maior eficiência ao trabalho de fiscalização. Na hora do desembarque, a Receita já terá feito uma seleção prévia dos contribuintes que precisarão necessariamente passar pela verificação de bagagens. O sistema será montado com informações que a própria Receita já tem e com dados de viagem que serão repassados pelas companhias aéreas.

— O sistema ajuda a montar um perfil dos viajantes de modo que a Receita possa selecionar melhor os contribuintes que vai fiscalizar. O processo é mais eficiente e ágil — explicou Checcucci.

Segundo balanço da área aduaneira passado com exclusividade ao GLOBO, no primeiro semestre de 2014, 10,6 milhões de passageiros desembarcaram nos aeroportos brasileiros em voos internacionais. Em média, passaram pela revista de bagagem 130 viajantes por voo. O total pago em tributos pelos não declarantes (pessoas que não declararam mercadorias, mas foram paradas pela fiscalização) somou R$ 129,6 milhões. O valor é mais que o dobro do registrado no último semestre de 2013, de R$ 49,2 milhões."



Segue a matéria no site  :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2014, 19:51:06
Ótimo, se isso facilitar a vida de quem está viajando legitimamente de férias ou profissionais que precisam viajar a trabalho estou totalmente de acordo.
Hoje, por padrão, todos são vistos como sacoleiros até que se prove o contrário.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2014, 20:01:02
Se fosse reverter em benefícios à sociedade...
Mas, como vai tudo para alimentar a máquina de corrupção!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2014, 20:05:47
Acabou a farra do enxoval de bebê em Miami,haha. Não adianta, pra tudo se acha outro jeitinho.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2014, 20:49:28
Uma palavra resume tudo isso: LAMENTÁVEL.

E nós, trabalhadores honesto em um país cheio de corrupção, inflação e arroxo fiscal é que pagamos o pato.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:16:49
Olha, só falta eles abrirem o sigilo bancário e já ficam sabendo quando, onde o cara passou o cartão e quanto foi a fatura.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:34:31
Uma palavra resume tudo isso: LAMENTÁVEL.

E nós, trabalhadores honesto em um país cheio de corrupção, inflação e arroxo fiscal é que pagamos o pato.

Em tese o objetivo desse sistema é pegar aqueles que viajam constantemente para trazer muamba, ou seja, os "fora da lei".
Não dá para reclamar da situação do país ao mesmo tempo em que "peca" também.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, 21:40:39 por sri_canesh »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:40:26
Eu achava mais correto entrar num acordo com o governo assim, reduz o imposto pra 30% e todo mundo declara e paga tudo. Se todo mundo pagasse e eles abaixassem a carga, todos sairiam felizes e a receita arrecadaria mais.

Eu tenho NF da minha 5D mkIII, não acho correto contrabandear, mas já passei com alguns equipamentos fotográficos sem declarar, não dá pra comprar tudo com nota, mas tem vezes que o pessoal exagera mesmo.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:43:47
Eu achava mais correto entrar num acordo com o governo assim, reduz o imposto pra 30% e todo mundo declara e paga tudo. Se todo mundo pagasse e eles abaixassem a carga, todos sairiam felizes e a receita arrecadaria mais.

Eu tenho NF da minha 5D mkIII, não acho correto contrabandear, mas já passei com alguns equipamentos fotográficos sem declarar, não dá pra comprar tudo com nota, mas tem vezes que o pessoal exagera mesmo.

Mas também que combinar com as fábricas. Ninguém até hoje conseguiu me dar uma explicação plausível do porquê da Fuji conseguir trazer coisas a preços decentes enquanto que a Canon literalmente taca o terror nos preços, principalmente se você não é "profissional".


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:47:30
Ótimo, se isso facilitar a vida de quem está viajando legitimamente de férias ou profissionais que precisam viajar a trabalho estou totalmente de acordo.
Hoje, por padrão, todos são vistos como sacoleiros até que se prove o contrário.

Em tese o objetivo desse sistema é pegar aqueles que viajam constantemente para trazer muamba, ou seja, os "fora da lei".
Não dá para reclamar da situação do país ao mesmo tempo em que "peca" também.

Acho que é bem por aí, se for assim acho legal. E, pelo que entendi, é uma forma de seleção para a revista, e não para pagar os tributos obrigatoriamente. Ou seja, se você for selecionado mas estiver dentro da legalidade (abaixo dos US$500), vai ser revistado e passar normalmente. Quem viaja esporadicamente dificilmente seria selecionado para revista.

Se o negócio for feito do jeito certo (ressalva importante!), acho bem válido sim.  ;)


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2014, 22:16:26
Tem nego que viaja todo mês pra comprar câmera e revender aqui, tem o povo de enxoval, os que revendem iPhone etc. Tá uma zona total mesmo, os aviões vêm com tanta muamba que não sei como decolam. De se espantar terem demorado tanto pra tomar uma atitude.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2014, 22:16:51 por toc83 »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2014, 10:13:36
Ótimo, se isso facilitar a vida de quem está viajando legitimamente de férias ou profissionais que precisam viajar a trabalho estou totalmente de acordo.
Hoje, por padrão, todos são vistos como sacoleiros até que se prove o contrário.

Em tese o objetivo desse sistema é pegar aqueles que viajam constantemente para trazer muamba, ou seja, os "fora da lei".
Não dá para reclamar da situação do país ao mesmo tempo em que "peca" também.

 :clap: :clap: :clap:

Acho que é bem por aí, se for assim acho legal. E, pelo que entendi, é uma forma de seleção para a revista, e não para pagar os tributos obrigatoriamente. Ou seja, se você for selecionado mas estiver dentro da legalidade (abaixo dos US$500), vai ser revistado e passar normalmente. Quem viaja esporadicamente dificilmente seria selecionado para revista.

Se o negócio for feito do jeito certo (ressalva importante!), acho bem válido sim.  ;)

É isso que é o complicado, Teté... Ser feito do jeito certo. Vamos torcer pra que seja, né...

Tem nego que viaja todo mês pra comprar câmera e revender aqui, tem o povo de enxoval, os que revendem iPhone etc. Tá uma zona total mesmo, os aviões vêm com tanta muamba que não sei como decolam. De se espantar terem demorado tanto pra tomar uma atitude.

Cara, agora vc tocou num ponto importante. Eu, fico intrigado pra saber qual o esquema os grandes vendedores da internet conseguem manter estoques tão grandes, ou entrar com tanta coisa na mala. (Não vou colocar nomes, mas vcs sabem de quem estamos falando.)

_______________________________________

Já eu, que não vou pros EUA comprar minhas coisas, to tranquilo: :D



toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2014, 11:24:12
Citar
Cara, agora vc tocou num ponto importante. Eu, fico intrigado pra saber qual o esquema os grandes vendedores da internet conseguem manter estoques tão grandes, ou entrar com tanta coisa na mala. (Não vou colocar nomes, mas vcs sabem de quem estamos falando.)

Ah, não é difícil imaginar como rola...  :assobi:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2014, 12:52:17
Ah, não é difícil imaginar como rola...  :assobi:

Então, todo mundo aqui do fórum, quando vai viajar, se peida todo pra trazer uma 18-55 e uma 40mm panqueca, kkkkk
Aí, vê fulano trazendo bagulho direto da BH sem nenhum tipo de treta. É complicado mano.

Meu dinheirinho esses contrabandistas não pegam. Se alguém tiver que "muambar", que seja eu  :D :D :D