Autor Tópico: Lentes projetadas para câmeras full-frame.  (Lida 11998 vezes)

lemoce

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Junho de 2011, 18:04:46
Galera,

Estou estreando no fórum. Preciso de uma ajuda: queria saber se existem lentes projetadas para sensores full frame. Por exemplo uma 17-40 é uma wide na 5d, a distorção, que ela tem, é natural nessa camera. No entando, quando for usá-la numa camera cropada, terei uma distorção de 17mm numa distancia focal real de 27mm. É assim mesmo que a coisa funciona? Antes de mais nada, peço desculpas se falei alguma bobagem, podem ficar a vontade para me corrigir.

abraços a todos
Leandro


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2011, 18:18:33
Galera,

Estou estreando no fórum. Preciso de uma ajuda: queria saber se existem lentes projetadas para sensores full frame. Por exemplo uma 17-40 é uma wide na 5d, a distorção, que ela tem, é natural nessa camera. No entando, quando for usá-la numa camera cropada, terei uma distorção de 17mm numa distancia focal real de 27mm. É assim mesmo que a coisa funciona? Antes de mais nada, peço desculpas se falei alguma bobagem, podem ficar a vontade para me corrigir.

abraços a todos
Leandro

As cameras Full Frame (FF) utilizam lentes EF. E as cameras de sensores cropados (APS-C), utilizam lentes EF-S. A 5D não tem fator de corte, então uma lente 50mm irá te proporcionar uma distância focal de 50mm. Já em  uma câmera com fator de corte (cropada: APS-C), no caso da 7D, por exemplo, ele tem um fator de corte de 1,6, então, em uma lente de 50mm = 50*1,6=80mm. No seu exemplo 17mm= 27,2mm.


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2011, 18:49:52
Oi Lemoce, tudo bem por aí? Sou novato também, mas de qualquer forma seja bem vindo! Não sei se entendi muito bem a sua pergunta, mas vou tentar ajudar: a sua premissa não é verdadeira, porque os maiores defeitos óticos aparecem nos cantos das imagens formadas pelas lentes. Quando você usa uma lente full-frame num sensor cropado, o sensor não tem área para registrar a informação que está justamente nos cantos. Como ele é menor, captura somente uma parte mais central do círculo de imagem da lente e, portanto, aquela parte dos cantos da imagem com mais distorção, vinheta e menos nitidez, não é registrada.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2011, 20:19:01
Simples assim como o colega Luiz Coimbra falou ai em cima. Ma entenda o seguite a imagem gerada pelo sensor cropado não terá a mesma qualidade que a imagem gerad pelo sensor FF. A uma mesma lente transmite a mesma imagem para as duas câmeras, porem a resolução da lente é proporcional a área que luz que está sendo captada.
Então o sensor menor, recebe a mesma imagem da lente com menos luz, e com menor definição, do que um sensor FF (alem de outros fenomenos fisicos). O resultado disso é uma imagem de pior qualidade.
Desconheço que existam lentes com vidro de alta resolução especialmente projetadas para sensores cropados.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2011, 20:55:39
Por exemplo:
Uma lente EF 100mm utilizada num sensor FF é, por óbvio, 100mm.
Uma lente EF-S 100mm utilizada num sensor APSC é, surpresa, 100mm tb. Isso porque a DF (Distância Focal) jamais muda, já que é característica intrínseca da lente.
O que vai mudar é o ângulo de visão proporcionado pela 100mm. Numa FF será 17º e numa APSC será 27º, justamente pelo que foi colocado pelo luizcoimbra.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2011, 00:18:49
Opa, esqueci de falar sobre as lentes pra sensor cropado... Um exemplo de lente profissional (com corpo de metal, vidros ED...) produzida para sensor cropado é a AF-S 17-55mm f/2.8G da Nikon. 


lemoce

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2011, 02:28:41
Desde já agradeço as resposta.

Acho que entendo o que vocês tão querendo dizer.
Então, a distorção seria menos evidenciada numa camera cropada.
Tava pensando exatamente no oposto.  :doh:

:D

vlw amigos, ainda estou estou engantinhando nesse fantástico mundo.
e abraços a todos


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2011, 08:34:53
 :ponder:

Acho que entendi sua dúvida... Na verdade você se preocupa com as distorções causadas pela GA. Se for isso, as distorções podem ser aumentadas com o uso de uma FF. Isso porque, cada lente tem uma característica específica de distorção (barril, spin, etc...) e o crop da APSC corta as brodas, que é onde as distorções são mais pronunciadas, diminuindo assim a sensação de distorção. Pode variar ainda de acordo com a distância da lente ao motivo (quanto mais próximo mais distorção). E ainda, se a lente é uma simples GA ou uma Fish-Eye.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2011, 08:50:20
Só que não se pode levar em contas apenas a distorção, há outro elemento fundamental que é a variação dos planos focais, por mais que a lente não apresente tanta distorção evidente, há uma diferença enorme entre planos focais de uma lente para outra... ou seja, nunca uma 35mm num corpo cropado, gerará a mesma imagem de uma 50mm numa FF, mesmo tendo o mesmo ângulo de visão, pois são planos focais distintos, gerados por comprimentos focais distintos... é como se pegasse uma FF tirasse a foto com uma 35mm e simplesmente cropasse ela.
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 08:53:36 por Natão »