Autor Tópico: O leitor (2ª foto) - A construção do país  (Lida 2895 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2011, 23:07:38
Primeiramente, parabens pela atitude! Isso mostra a sua vontade de fotografar e a sua desenvoltura em correr atras do que quer eh cativante! So por isso eu ja te tiro o chapeu.

Bem, se tenho que escolher uma, fico com a 3. Vantagens dela, maior sensacao de movimento que as outras, composicao e enquadramento mais interessante e a expressao de alegria (ok, misturado com um pouco de acanhamento) do peao. A desvantagem sao os livros. Eles aparecem menos que nas outras fotos.

Estou curioso para ver o resto das fotos!

Abs!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #16 Online: 19 de Junho de 2011, 00:23:12
Pelos livros e pelo fundo estar influenciando menos, a 1 é melhor pro seu objetivo. Como foto em geral, prefiro a 3.


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Junho de 2011, 10:05:25
Primeiramente, parabens pela atitude! Isso mostra a sua vontade de fotografar e a sua desenvoltura em correr atras do que quer eh cativante! So por isso eu ja te tiro o chapeu.

Bem, se tenho que escolher uma, fico com a 3. Vantagens dela, maior sensacao de movimento que as outras, composicao e enquadramento mais interessante e a expressao de alegria (ok, misturado com um pouco de acanhamento) do peao. A desvantagem sao os livros. Eles aparecem menos que nas outras fotos.

Estou curioso para ver o resto das fotos!

Abs!

Obrigado pelas palavras, Spider. Fiquei muito feliz. Sabe, quando eu comecei com esse hobby de fotografia, sempre quis fazer algum foto que transmitisse algo, mesmo que "fabricada" como foi o caso. É o que estou tentando nessa série. Acredite, já tenho muitas ideias para esse trabalho. O tema é vasto. É um pouco complicado colocar em prática. Essa foi só a primeira, que, pode até nem fazer parte da seleção final, dependendo das outras. Vou dar um exemplo: estou tentando convencer alguém a posar semi-nua para mim. Claro, não vou fotografar seu rosto nem divulgar seu nome, mas é complicado.

Enfim, compartilho da sua opinião quanto aos livros. Vendo a foto assim, em 800x600 realmente, os livros não têm grande destaque. Mas vista no tamanho original, o observador pode perceber claramente que se tratam de livros no carrinho.

Mas, uma pergunta: qual o problema na 02 em relação à 03? O movimento? A composição?

abraço!


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Junho de 2011, 10:06:09
Pelos livros e pelo fundo estar influenciando menos, a 1 é melhor pro seu objetivo. Como foto em geral, prefiro a 3.

Muito obrigado pelo comentário. Acredito que 03 foi realmente a mais votada. =)


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Junho de 2011, 10:48:09
Bom, confesso a vocês que fiquei martelando na cabeça tudo o que foi dito e, na impossibilidade de repetir a foto com as dicas dos amigos, resolvi forçar a barra no photoshop. Vejam se fica perceptível:



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 19 de Junho de 2011, 11:11:44
Obrigado pelas palavras, Spider. Fiquei muito feliz. Sabe, quando eu comecei com esse hobby de fotografia, sempre quis fazer algum foto que transmitisse algo, mesmo que "fabricada" como foi o caso. É o que estou tentando nessa série. Acredite, já tenho muitas ideias para esse trabalho. O tema é vasto. É um pouco complicado colocar em prática. Essa foi só a primeira, que, pode até nem fazer parte da seleção final, dependendo das outras. Vou dar um exemplo: estou tentando convencer alguém a posar semi-nua para mim. Claro, não vou fotografar seu rosto nem divulgar seu nome, mas é complicado.

Enfim, compartilho da sua opinião quanto aos livros. Vendo a foto assim, em 800x600 realmente, os livros não têm grande destaque. Mas vista no tamanho original, o observador pode perceber claramente que se tratam de livros no carrinho.

Mas, uma pergunta: qual o problema na 02 em relação à 03? O movimento? A composição?

abraço!

Na minha opiniao, o que deixa a foto 2 menos interessante eh a pose do peao. Ele parece mais desajeitado, menos confiante. Parece ate que esta tentando equilibrar o carrinho. Alem disso, o enquadramento nao passa a sensacao de movimento presente na terceira. O cotovelo direito e a roda do carrinho muito proximos da margem aumenta a sensacao de desconforto.

O fato de uma foto ser elaborada e posada nao a torna menos interessante. Em relacao a foto espontanea, apenas as caracteristicas e habilidades exigidas sao diferentes. Por exemplo, em uma foto posada, o fotografo necessita de mais criatividade. Ele tem que criar o cenario a pose, os trajes, etc. Em uma foto espontanea, eh exigida sensibilidade. Voce enxerga a cena e sente que ela pode ser fotogenica. Cada uma com sua peculariedade e dificuldade.

Em relacao a modelo nua, voce pode ou pensar em pagar ou entao outra opcao seria procurar o departamento de artes cenicas de alguma universidade. Apresente sua proposta, deixe um panfleto com sua ideia e com o seu portfolio. Talvez alguma atriz iniciante ache a sua ideia interessante.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Junho de 2011, 11:17:40
Na minha opiniao, o que deixa a foto 2 menos interessante eh a pose do peao. Ele parece mais desajeitado, menos confiante. Parece ate que esta tentando equilibrar o carrinho. Alem disso, o enquadramento nao passa a sensacao de movimento presente na terceira. O cotovelo direito e a roda do carrinho muito proximos da margem aumenta a sensacao de desconforto.

O fato de uma foto ser elaborada e posada nao a torna menos interessante. Em relacao a foto espontanea, apenas as caracteristicas e habilidades exigidas sao diferentes. Por exemplo, em uma foto posada, o fotografo necessita de mais criatividade. Ele tem que criar o cenario a pose, os trajes, etc. Em uma foto espontanea, eh exigida sensibilidade. Voce enxerga a cena e sente que ela pode ser fotogenica. Cada uma com sua peculariedade e dificuldade.

Em relacao a modelo nua, voce pode ou pensar em pagar ou entao outra opcao seria procurar o departamento de artes cenicas de alguma universidade. Apresente sua proposta, deixe um panfleto com sua ideia e com o seu portfolio. Talvez alguma atriz iniciante ache a sua ideia interessante.

Boa dica! Não tinha pensado nisso. Conheço uma garota que é atriz. Acho que ela topa :D Apesar de ser uma foto posada, foi tentar ao máximo dar um ar de naturalidade na composição. Quando tiver pronto, vamos às críticas. Valeu, aranha!


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #22 Online: 19 de Junho de 2011, 12:18:43
Joao, eu pelo menos gostei muito da sua versao photoshop, achei bem bonita!


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Junho de 2011, 13:44:42
Joao, eu pelo menos gostei muito da sua versao photoshop, achei bem bonita!

Maravilha! Obrigado, Carolina ^^


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 19 de Junho de 2011, 14:31:08
Também gostei mais da 3. Achei que foi a melhor composição. Só não gostei muito do tom. Acho que estou desgostando de sépia.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #25 Online: 20 de Junho de 2011, 00:24:03
Pra mim, a n.º 2. A fisionomia do operário retrata bem o trabalho braçal.
A n.º 1 trás mais destaque aos livros. Também é uma ótima pedida.
Pra mim, 1 ou 2.


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #26 Online: 20 de Junho de 2011, 03:57:50
Gostei das fotos 1  e  3   ... Destaque para 3 ...
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Junho de 2011, 12:12:06
Também gostei mais da 3. Achei que foi a melhor composição. Só não gostei muito do tom. Acho que estou desgostando de sépia.

Pra mim, a n.º 2. A fisionomia do operário retrata bem o trabalho braçal.
A n.º 1 trás mais destaque aos livros. Também é uma ótima pedida.
Pra mim, 1 ou 2.


Gostei das fotos 1  e  3   ... Destaque para 3 ...

Obrigado pelos comentários. É, creio que a 03 foi selecionada. Agora, vou partir para a próxima foto. Obrigado a todos pela ajuda e pela paciência.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 20 de Junho de 2011, 19:47:20
Como fotografia pura e simples a 3 é a melhor foto. Mas pensando em livros, acho a 1 a melhor de todas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


João Lucas Messias

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Junho de 2011, 22:15:16
Como fotografia pura e simples a 3 é a melhor foto. Mas pensando em livros, acho a 1 a melhor de todas.

Então, você usaria a 01 numa eventual série, Hyde?