Autor Tópico: RESULTADO DA 5a ETAPA DO CONCURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA DO MF. - 2011  (Lida 19263 vezes)

Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2011, 08:58:47
Pegando o gancho da Lindsay e trazendo o assunto para o meu caso:
Gostaria muito de ter participado, mesmo com minha pouca experiência. Porém, com o pouco tempo que tenho e a complexidade do tema, foi impossível.
Não sei o que aconteceu com os outros, mas pelo movimento que o Fórum tem, acho difícil que o motivo tenha sido falta de divulgação....


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2011, 13:03:40
Foi uma soma das duas coisas , por isto o interesse foi caindo...complexidade do assunto, 80%, ninguém tem muito tempo livre, e divulgação em local com pouca visita...era somente ver a quantidade de pessoas votando, menos que teria em um combate qualquer na arena  :(


BrunoBarretto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2011, 17:16:29
Boa tarde pessoal!
Venho acompanhando o mundo fotográfico e seus concursos ja faz alguns meses, sempre me prometendo que iria participar no próximo tema.
Realmente tenho que concordar que as vezes fica um pouco complicado com músicas do Chico Buarque, mas por outro lado com elas são possíveis inúmeras ideias e várias interpretações. Ideias eu tive várias, mas sempre complicadas e exigiam tempo.

Pelos comentários da pra perceber que muita gente acompanha e gostária de participar, acredito que uma mudança nos temas possa fazer mutia gente se inscrever.
Gostária até de deixar uma ideia. Temas com uma abrangência maior, como por exemplo sentimentos. Em um tema como "Felicidade" é possível tantas visões sobre o assunto que as vezes uma simples foto possa retratar  o tema.

Mas com certeza, seja la qual for o próximo tema ou música, prometo uma foto minha, e uma maior presença no Mundo fotográfico.

Abraço a todos!
Bruno Barretto.


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2011, 17:46:44
Senhores, vamos dar continuidade ao nosso concurso, eu gostaria de participar. disponibiliza um tema ai para a gente.
Abraço
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2011, 17:48:29
Eu mesmo só percebi agora que tem o concurso. Sinceramente não sabia e gostaria de ter participado, só vi pq usei o link que mostra as dez últimas mensagens postadas.

Já que o concurso é do próprio MF pq não divulgar com um banner? Ou mandar uma MP para todos os membros?

Acho que o problema não foi nem tanto o tema, mas a divulgação.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2011, 18:08:41
Pessoal, assim que tivermos uma posição postaremos aqui. :ok:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2011, 18:23:59
Concordo com as colocações do Lindsay.
Creio que a simplificação dos temas e uma melhor visualização do concurso, como tópico fixo na página inicial, ou mesmo banner ajudaria e estimularia a participação de mais pessoas.
Ao mesmo tempo, também compartilho dos agradecimentos à toda equipe do fórum... que sempre encontra tempo e paciência, além de persistência para manter tudo isso aqui no ar.

Grande abraço a todos, e meu sincero reconhecimento pela dedicação e doação de vcs.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 27 de Junho de 2011, 18:39:19
Mas quando o concurso foi aberto foram enviadas mensagens privadas comunicando. Lembro de ter recebido até.
Acho que a galera não se animou muito mesmo foi com os temas. Particularmente, eu gostei. Acho legal pensar um tema e construir uma foto em cima dele. E as músicas davam margem a várias interpretações. Não achei que restringiam. Mas é apenas uma opinião pessoal. Acho que deve ser feito o que for melhor e mais viável para todos os foristas.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Rac Vi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 27 de Junho de 2011, 22:02:42
Eu estive ausente do fórum por um bom tempo devido ao trabalho. Nem tenho fotografado por absoluta falta de tempo. Mas acho o concurso muito legal, e como disseram em algum post aqui, as letras do Chico Buarque permitem diversas ideias e interpretações. Eu particularmente nunca participei, pois fico inibida. Mas seria bom continuar o concurso.
Rachel Vianna
Canon XSi 18-55 mm + 50 mm f/1.8 + Sigma 24-70 mm f/2.8 + 85 mm f/1.8 + YN 467
Zenit 122K

http://www.flickr.com/photos/rac_vi


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Junho de 2011, 00:32:26
Mas quando o concurso foi aberto foram enviadas mensagens privadas comunicando. Lembro de ter recebido até.
Acho que a galera não se animou muito mesmo foi com os temas. Particularmente, eu gostei. Acho legal pensar um tema e construir uma foto em cima dele. E as músicas davam margem a várias interpretações. Não achei que restringiam. Mas é apenas uma opinião pessoal. Acho que deve ser feito o que for melhor e mais viável para todos os foristas.
Bom eu não recebi MP nem e-mail, quando vi o concurso já estava na terceira etapa, mas como sou novo no forum, e estou ainda conhecendo, porque e aqui tudo é muito segmentado.

Sim a idéia de construir uma foto em cima de um texto é bem legal, mas dependendo da "coisa", essa construção pode ser bem cansativa.

O mundo gira, os gostos se transformam, os jovens de hoje gostam de Justin beiber e Lady Gaga. Para mim, a Madona e o Chico Buarque estão caminhando para uma prateleira nos museus. Estão virando história, sim uma linda história, mas é história.

Quando se misturam as artes, principalmente musica com fotografia, é preciso perceber que a musica segrega, porque existem épocas, movimentos musicais, gerações, influências, gosto musical. Tem gente que gosta de um tipo musical ou de outro, mas esse mesmo indivíduo não suporta muitos outros. A musica segrega ela não é "tão universal" como a fotografia. A musica demanda um entendimento lento, meche com outros sentidos, a fotografia é instantânea, imediata.

Então se o indivídua não gosta, ou não encontra atração pela musica e sua poesia, pode acabar em a musica levando junto o interesse pela fotografia.

Outra coisa, a letra da musica é cantada, interpretada, depende da entonação, da emoção do cantor para o seu mais fácil e rápido entendimento. É muito difícil ler uma letra que não me lembro ou que eu nunca vi, e entender plenamente o que essa letra quer dizer. Sem a entonação da palavra cantada, recitada, com suas paradas, o sentido pode mudar completamente. Isso pode nos obrigar a ouvir a música que não gosto.

Por exemplo, para tentar entender o que significava a musica da 4ª etapa, eu levei mais de uma hora pesquisando, e só consegui chegar a uma conclusão depois que ouvi a mesma musica cantada por vários interpretes, e de ler algumas analises que encontrei por ai.
E depois de perder tanto tempo, só para entender o "tema" fiquei cansado, e sem o tesão para a fotografia. O tempo (leia-se paciência, dedicação antes de ficar cansado) que eu poderia ter aproveitado para pensar na fotografia, na criação da foto em si, gastei tentando entender a letra.

Reparando em mais um fato, pense bem, se tudo tivesse sido fácil penso que haveriam centenas de pessoas participando do concurso, mas acho que não foi o caso.

Por favor não recebam o meu feedback como uma critica destrutiva. Estou dedicando o meu tempo aqui, porque, é assim que eu gostaria que meus clientes se relacionem comigo. É conversando que praticamos as idéias e promovemos o entendimento. Obviamente que se eu não tivesse interesse de ficar por aqui, eu nem teria me empenhado em opinar.

Grande abraço a todos!



 

Conhecimento importa mais que equipamento.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 28 de Junho de 2011, 07:57:37
Acho que seu pensamento é válido, Lindsay e concordo contigo em algumas coisas. Acho que só não concordo muito quando diz que a fotografia é imediata e instantânea. Acho que na fotografia também há estilos variados e interpretações diversas. E é legal pensar o fazer fotográfico. Lembrei da frase do Ansel Adams: "Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos". Então essas diferenças pessoais, não só na área musical, estarão sempre presentes em nossa forma de fotografar. E acredito que quando fotografamos, algumas vezes também somos levados por sentimentos e coisas que nos incomodam ou que não gostamos.
Concordo que realmente nos dias de hoje as pessoas querem tudo com uma maior facilidade. E o que achei interessante no concurso foi justamente esse contraponto. Das 5 etapas que houve, participei de 4. Pra mim, foi um exercício de criatividade. Não foi uma tarefa muito fácil. Mas acho bom sair da zona de conforto de vez em quando. Algumas vezes fiz como você. Pesquisei sobre as músicas na net e tive que ouvi-las várias vezes pra tentar perceber a variedade de significados que elas poderiam ter. Em cada tema, pensei em diferentes tipos de fotos. E me frustrei ao perceber que era limitada, pois não consegui colocar algumas ideias em prática. Avaliei como um exercício de autoconhecimento também. Descobri um pouco o que podia e o que não podia fazer. Mas ainda não desisti de algumas fotos que estão aqui na minha cabeça. Agora, só depende de mim  buscar o conhecimento e os meios de fazê-las.
Acho que se o concurso fosse sobre temas mais simples e comuns, talvez eu tivesse sido bem menos criativa. Mas aí é só minha experiência pessoal. Achei que poderia ser válido colocar aqui. Uma pena que o concurso não tenha dado certo da forma que foi pensado. Apesar disso, acho que as regras podem ser repensadas e as sugestões que foram dadas por todos aqui são bem válidas para aprimorar o concurso. Já até tinha expressado minha opinião para os moderadores antes.
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 08:18:14 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 28 de Junho de 2011, 08:17:24
Ah, faço coro com o pessoal para que o concurso possa prosseguir. :D
Como o MF está de cara nova, será se não haveria a possibilidade de criar um newsletter? Uma das suas utilidades seria comunicar os usuários cada vez que fosse aberta uma etapa.
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 08:31:10 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #27 Online: 28 de Junho de 2011, 09:25:17
Eu acho que toda divulgação é válida, mas não acredito que tenha sido esse o motivo do concurso não ter mais participantes. Eu acho que foi preguiça, mesmo. (IMHO)

Um formato que pode dar certo, é alterar a forma de disputa, com temas variáveis a cada mês, porém com participantes fixos. Aqui mesmo, temos várias pessoas que gostariam que o concurso seguisse em frente. Basta que cada um se comprometa a participar de todas as rodadas. Seria mais um campeonato do que um concurso.

Seja lá como optarem por prosseguir, e eu espero que realmente façam isso. Me comprometo a participar das próximas etapas.

Abraço,



Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 28 de Junho de 2011, 10:17:47
Eu acho que toda divulgação é válida, mas não acredito que tenha sido esse o motivo do concurso não ter mais participantes. Eu acho que foi preguiça, mesmo. (IMHO)

Um formato que pode dar certo, é alterar a forma de disputa, com temas variáveis a cada mês, porém com participantes fixos. Aqui mesmo, temos várias pessoas que gostariam que o concurso seguisse em frente. Basta que cada um se comprometa a participar de todas as rodadas. Seria mais um campeonato do que um concurso.

Seja lá como optarem por prosseguir, e eu espero que realmente façam isso. Me comprometo a participar das próximas etapas.

Abraço,



Não sei se daria certo com participantes fixos. Acabaria que o concurso ficaria dependente de algumas pessoas. Tenho a impressão que inibiria algumas pessoas. Pelo que entendi, novos foristas não teriam como participar.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #29 Online: 28 de Junho de 2011, 10:24:59
Você entendeu bem, Aria.

É isso mesmo. Um numero fixo de participantes, durante o ano todo ou resto dele. Como se fosse um desafio a longo prazo.

Mas é só uma ideia... Ruim, pelo jeito... hehehehe....