Autor Tópico: Compra de câmera (EUA): comprar U$ ou utilizar o cartão  (Lida 3238 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Online: 24 de Junho de 2011, 10:48:31
Bom dia a todos. Qual a opção de pagamento incidirá o menor imposto: comprar os doláres ou utilizar o cartão de crédito?

Quem já tiver comprado alguma câmera nos EUA, preciso de opiniões, dicas

Um abraço!


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2011, 11:27:24
Se vc utilizar o cartão de crédito, vc paga o valor do dólar comercial no dia do fechamento da sua fatura e mais o IOF sobre o valor da compra.

Algo tipo assim: US$1.000,00(câmera)x1,59(taxa)+6,38%=R$1.691,42

Se vc comprar o dólar em uma casa de câmbio, vc paga o valor do câmbio paralelo, que hoje equivale a aprox. 1,70. Então: R$1.700,00

Em termos de economia de dinheiro, acho pouca diferença.

O que faria alguma diferença seria uma possível variação do dólar desde o dia da compra até o dia do fechamento da sua fatura. Se houver uma variação cambial grande, vc se ferra.

Por outro lado, com seu cartão de crédito, vc não fica andando com dinheiro na rua, o que reduz o risco de roubo e perda.

Veja a possibilidade de VTM (Visa Travel Money) que é um cartão de débito. Não sei as contas deste tipo de cartão, mas vc pode "carregar" com o valor específico de $$$ que pretende gastar com o equipamento.

Abraço.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2011, 09:27:58
corrigingo alfacorrea, o dolar do cartão não é o comercial.´Geralmente varia de banco para banco, cada um faz a sua cotação do cd. Com certeza é maior do que o comercial, podem conferir. Eu tinha essa impressão também e depois de várias compras e ligações para meu bancos descobri que não era a cotação comercial. REsumo hoje com o aumento exorbitanto que o PT implementou no IOF de cartão eu desisti de comprar no cartão. Acho que só vale a pena se vc tiver algum programa de milhas.

Outra coisa se for viajar você pode compra o dolar turismo que é melhor que o paralelo.´Dependendo do banco também o valor.

Agora o que vale mais a pena é sacar dolar no exterior se seu banco permitir. No citibank onde tenho conta eu saco com o dolar comercial do dia e paga a mais somente uma taxa de saque que fica em torno de 4 dólares.

É isto. Eu viajo em agosto.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2011, 12:13:31
Em Cash é mais vantajoso (principalmente depois do aumento do IOF) pois a taxa do dólar do cartão costuma ser um pouco maior que a taxa em espécie (pelo menos no banco que eu trabalho) e ainda tem o IOF 6% maior e o risco de variação cambial do dia do pagto da fatura.
O dólar vendido em bancos para motivos de viajem é o turismo que ontem estava por volta de R$ 1,67 e o IOF para compra de espécie é de apenas 0,38%.

No aeroporto de Guarulhos tem uma ag. do Banco do Brasil 24hs, e uma do Santander das 06:00 as 22:00 ou 23:00 (creio que deve haver também um Bradesco e outros, mas não me recordo bem, entre no site do aeoroporto ou do seu Banco e confirme), no Santander até USD 2.000,00 não é necessário fazer reserva é só chegar e pegar, acima disso é necessário agendar com 3 dias de antecedência.

« Última modificação: 25 de Junho de 2011, 12:13:51 por Gularth »
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


lemora

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2011, 09:57:33
No grupofitta  tem uma opcao de voce comprar os dolares e ser carregado n um cartao tipo de credito, mas so quem comprou pode usar a onde estiver comprando , o legal que é mais seguro, e ainda fica um pouquiho mais barato que trocar por dollar vivo. Quando comprei minha camera, tive que comprar dolares porque um amigo tava trazendo , e ele nao podia estar com o meu cartao no meu nome usando la nos EUA.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2011, 10:10:43
Se o seu banco oferecer o serviço de saque no exterior use. É a alternativa mais barata. Pq o cartão vai ter o IOF de 6,38, como dito acima.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2011, 11:35:46
A opção mais barata que encontrei foi fazer a recarga no Visa Travel Money (cartão) que ele está levando para fazer suas comprar nos EUA. Paguei U$20.00 pela recarga + 0,38 de IOF (sim, é isso mesmo) e com o dollar a R$ 1,66. Considerei um ótimo negócio.

Grato a todos!

Agora é só aguardar a 7D + lente 24-105mm f/4 L IS USM + CompactFlash Extreme 16GB + bolsa LowePro Toploader AW75

Ansiedade total!


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2011, 13:34:12
o mais barato é saque lá fora.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


tazzoni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2011, 21:39:27
com esses 6% de taxa no cartao de credito, o melhor mesmo eh tirar o dinheiro la, no cartao de debito


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2011, 23:20:36
com esses 6% de taxa no cartao de credito, o melhor mesmo eh tirar o dinheiro la, no cartao de debito

Não é cartão de crédito. É o Visa Travel Money (à vista) e não tem taxa de 6%. Apenas 0,38% (IOF praticado pelo BB. Sim, é isso mesmo. Vão em uma agência e confiram. Fui anteontem).

E quanto a sacar em dollar, foi justamente por isso que recarreguei o cartão, pois não vou ficar andando com mais de U$ 3000 dando mole.


pmenge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2011, 08:14:27
os cartoes de credito cobram pelo dolar comercial +IOF de ladraõ
os cartões tipo Visa Travel, dolar turismo + IOF baixo
Dolar no saque, comercial + IOF de 2, alguma coisa + a taxa de saque - em torno de 3 dolares a cada 600 sacados.
Levar o dolar daqui, sai comercial + taxa do banco (em torno de 70 a 100 reais por operação dpendendo do banco).
Na média, levando em consideração os riscos e valores, até cerca de 3000 dolares uma alternativo ou outra de cartao, fica quase igual. diferença de 40 a 80 reais.
levar em dindin...nop!!!
sacar lá....tem ladrão (menos, mas...) do mesmo jeito.
Sem contar que, tendo o dinheiro, é mais negocio aplicar em fundo de dolar, e deixar pra pagar aqui. se o dolar subir voce está calçado. se cair paga mais barato. e sai pela média da aplicação e do pagamento.
« Última modificação: 29 de Junho de 2011, 08:18:00 por pmenge »


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2011, 14:12:10
CARTÕES DE CRÉDITO NÃO USAM DOLAR COMERCIAL!!!!!!

É UM ERRO QUE TODO MUNDO ACREDITDA, INCLUSIVE EU.

Eu fiz até uma consulta ao BC sobre o assunto. Os bancos/operadoras de CC NÃO SÃO OBRIGADOS a usar o dólar comercial na cotação de compras internacionais. Ninguém usa. Cada banco tem sua cotação de CC que deve ser checada antes da compra.

Dolar comercial só para saque no exterior.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos