Autor Tópico: Sistema Pentax Q  (Lida 6973 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Junho de 2011, 10:57:29
http://www.dpreview.com/news/1106/11062311pentaxqpreview.asp
Preço inicial de 800 dólares! Sensor de 1/2,3"!
O que voces acham, a Pentax enloqueceu ou existem mercado para este tipo de câmera?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2011, 17:30:28
Eu suspeito que o preco venha cair... alias.. dificilmente eles vendem a MSRP.

Com o preco caindo, e por volta de $650/700, eu suspeito que venha sim roubar um pouco do  mercado que esse sistema esta voltado: camera compactas estilo Serie G da Canon, e nao APS & Micro 4/3.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2011, 21:45:54
Eu achei muito estranho Paulo. Qual a diferença do consumidor pegar uma dessa por 800,00 ou pegar uma UZ
por 400,00 e mais uma LX3 por mais 400,00? Ela nao tem competidor, é uma categoria unica de camera de sensor de compacta que troca de lente.

A Pentax ignorou totalmente DOF e desempenho em ISO alto em favor a portabilidade. Eu acho que esse tipo de câmera precisa dosar muito bem ISO, DOF & portabilidade.

Vamos ver...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2011, 12:01:08
Achei a idéia muito boa, o mundo não precisa de mais um sistema mirrorless de sensor APS-C mesmo. Ou eles faziam um full frame ou um 1/2,3 ou iriam ser mais um na multidão. Não gostei do preço, claro, e nem gostei muito do tamanho, imaginei que poderiam fazer lentes menores. Ah, e a câmera é bem feia. De resto achei bem legal.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2011, 12:09:42
Achei a idéia muito boa, o mundo não precisa de mais um sistema mirrorless de sensor APS-C mesmo.

He he he... eu ja discordaria... O mundo ja pode ate ter muitos sistemas EVIL APS, mas a Pentax nao tem, e um sistema desse com montagem P/K seria um sucesso com a galera que ja tem Pentax APS.

Importante notar a montagem P/K, por que se for outra montagem nova ai seria apenas outro sistema novo, como vc disse.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2011, 15:56:34
Acho que não daria pra usar o mesmo mount K das SLRs, porque a distância de flange seria menor e as lentes não fariam foco. Pelo menos nenhum fabricante fez isso, todos criaram novas baionetas.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2011, 16:02:17
As reações nos fóruns da Pentax no DPreview são variadas, acho que a maioria não se interessou muito.
E 2 das lentes novas.
PENTAX-04 TOY LENS WIDE and PENTAX-05 TOY LENS TELEPHOTO
With their optics designed specifically to retain various lens aberrations, these lenses produce subdued, heartwarming images like photos taken by a toy camera.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2011, 16:12:51
Acho que não foram muito felizes. Ficou com o pior dos dois mundos: o sensor pequeno e a falta de praticidade  :no:
« Última modificação: 26 de Junho de 2011, 16:13:12 por pedro_raythz »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2011, 18:01:58
Acho que não daria pra usar o mesmo mount K das SLRs, porque a distância de flange seria menor e as lentes não fariam foco. Pelo menos nenhum fabricante fez isso, todos criaram novas baionetas.

Obviamente eu estou me referindo a uma camera nova, sensor APS, montagem P/K e sem espelho. Claramente essa camera Pentax Q nao funciona com lentes P/K, tanto que foi criado outro sistema de lentes.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2011, 18:28:56
Obviamente eu estou me referindo a uma camera nova, sensor APS, montagem P/K e sem espelho. Claramente essa camera Pentax Q nao funciona com lentes P/K, tanto que foi criado outro sistema de lentes.

Bernardo, ele quis dizer que nenhuma miroless usa o mesmo sistema. As Olympus criaram o Micro 4/3, as NEX também usam uma baioneta diferente das Alphas, então nas Pentax não seria diferente.

Mas de qualquer maneira tanto para as NEXs quanto para as micro 4/3 há adaptadores, já nessa Pentax será um pouco mais complicado... Adaptando uma 50mm f1.4, ficaria uma 300mm ƒ1.4 O.o'
Para quem fotografa em tele seria um equipamento interessante rs


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2011, 18:51:58
Bernardo, ele quis dizer que nenhuma miroless usa o mesmo sistema. As Olympus criaram o Micro 4/3, as NEX também usam uma baioneta diferente das Alphas, então nas Pentax não seria diferente.

Mas de qualquer maneira tanto para as NEXs quanto para as micro 4/3 há adaptadores, já nessa Pentax será um pouco mais complicado... Adaptando uma 50mm f1.4, ficaria uma 300mm ƒ1.4 O.o'
Para quem fotografa em tele seria um equipamento interessante rs
Do que vc esta falando amiguinho? Daonde saiu que uma lente 50mm ficaria 300mm? Nao estou entendendo nada que vc esta tentando dizer.

Primeiramente, soh por que dois fabricantes tiveram que criar um sistema novo, nao significa que a Pentax seria obrigada a seguir o mesmo. Alias, ao mesmo tempo que todos fabricantes criaram um sistema digital novo, a Pentax foi a unica que manteve a base da montagem a mesma durante a transicao filme para digital.

Segundamente, o produto seria apenas uma camera DSLR APS-C sem o espelho, ou seja, deixaria de ser uma DSLR e seria uma EVIL. A lente 50mm seria a mesma, a montagem a mesma, e tudo o mesmo, apenas removeria o espelho e teria um corpo ainda mais compacto. Apenas isso!

Com tudo isso dito, nao estou entendendo o por que de dizer que a distancia focal mudaria ou que "outras empresas nao consiguiram fazer o mesmo". Oras, que linha de pensamento mais limitada!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2011, 18:52:57
Pedro, essas loucuras de ter uma 300mm equivalentes é o que faz esse sistema valer pra mim!

Tipo, a lente do kit é uma prime f/1.9, que é uma abertura boa pra pouca luz ao mesmo tempo em que a distância focal e sensor contribuem pra um DOF grande. Em outras palavras ela é muito boa pra street ou paisagens, podendo ser usada totalmente aberta em pouca luz e ainda conseguir muita profundidade de campo. Não daria pra fazer isso com uma APS-C e muito menos uma full frame.

Mesma coisa pra quem quer uma supertelefoto razoavelmente pequena. Se lançarem adaptadores dá pra colocar uma pancake da Pentax aí e você pode tirar fotos de pássaros com uma câmera de bolso  :ok:

Essas coisas não são boas nem ruins, são só diferentes. E ser diferente é bom porque trás mais opções, e eu não ia querer uma câmera igual às outras que já existem porque isso seria uma falsa opção.

Agora, só o preço que caga tudo mesmo... deviam colocar numa faixa mais próxima da LX5 ou G12.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2011, 19:11:02
Do que vc esta falando amiguinho? Daonde saiu que uma lente 50mm ficaria 300mm? Nao estou entendendo nada que vc esta tentando dizer.

Primeiramente, soh por que dois fabricantes tiveram que criar um sistema novo, nao significa que a Pentax seria obrigada a seguir o mesmo. Alias, ao mesmo tempo que todos fabricantes criaram um sistema digital novo, a Pentax foi a unica que manteve a base da montagem a mesma durante a transicao filme para digital.

Segundamente, o produto seria apenas uma camera DSLR APS-C sem o espelho, ou seja, deixaria de ser uma DSLR e seria uma EVIL. A lente 50mm seria a mesma, a montagem a mesma, e tudo o mesmo, apenas removeria o espelho e teria um corpo ainda mais compacto. Apenas isso!

Com tudo isso dito, nao estou entendendo o por que de dizer que a distancia focal mudaria ou que "outras empresas nao consiguiram fazer o mesmo". Oras, que linha de pensamento mais limitada!

Uma 50mm acoplado em um sensor de 1/2.3" tem o crop de 6x, equivalendo uma 300mm.
A questão do compacto mantendo o mesmo mount só existe com adaptadores, como o Bucephalus já disse.  :ok:
Eles poderiam vender um kit com adaptador também, mas não há como fugir de um sistema novo, não faria  menor sentido lançar um produto que só pode usar se tiver algum adaptador, um mount que não possuísse lentes. Ou fariam uma câmera maior e a proposta seria outra.

Nesta linha que o Bucephalus disse é uma boa, assim para quem precisa de teles claras (aí sim seria sensacional - minha 70mm 2.4 viraria uma 420mm 2.4), mas aí precisamos esperar os adaptadores...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2011, 19:38:37
Obviamente eu estou me referindo a uma camera nova, sensor APS, montagem P/K e sem espelho. Claramente essa camera Pentax Q nao funciona com lentes P/K, tanto que foi criado outro sistema de lentes.


Esclarecido Pedro? Estava dois ou tres posts acima, era soh vc ter lido!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2011, 20:04:11

Esclarecido Pedro? Estava dois ou tres posts acima, era soh vc ter lido!
:ok: