Autor Tópico: Fotos sequenciais rapidas  (Lida 2959 vezes)

mauricioh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 29 de Junho de 2011, 09:11:11
Sou fotografo amador e estou interessado em comprar uma camera semi ou profissional pq to cansado de fotos demoradas e sem foco na minha digital comum sony w 35. Conheci a Sony HX1 achei muito interessante, mas lendo os topicos tem bastante opinioes contrastantes.
Meu objetivo é fotos macro e de longa distancia (hx1 satisfaz) Mas  com velocidade nos disparos que alguns falaram q ela é lenta. É verdade? QUAL MARCA E MODELO QUE ATRIBUI ESTAS CARACTERISTICAS NUMA CAMERA COMPACTA E DE VALOR ACESSIVEL NA FAIXA DA HX1?
 


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2011, 02:58:02
Mauricio,

A questão da velocidade do foco em compactas é sempre complicada, pois utilizam detecção de foco por contraste, que é naturalmente lenta. Existem bem poucos modelos de compactas com detecção de fase, o sistema usado nas DSLRs.

Principalmente se você pretende fazer fotos sequenciais, a detecção de fase é altamente recomendável, pois o software da câmera pode "acompanhar" o assunto, alterando o foco a cada quadro, inclusive prevendo onde o assunto estará no quadro seguinte. Isto não é possível com detecção por contraste.

Portanto, tenha este critério em mente ao pesquisar sua nova câmera.

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Kong

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.901
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2011, 23:57:16
quem disse que a HX1 é lenta precisa urgentemente estudar um pouco o equipamento..  :no:  :no:
O atraso dela é muito pequeno, se vc aprender a focar o objetivo, e segurar o botao pela metade antes da cena ficar perfeita (tipo um pulo ou coisa do tipo), não tem como perder o momento, claro, sempre tem aqueles limitados intelectualmente que nao entendem que o foco automático precisa de tempo.
 Se precisa focar e disparar rápido, tbm é uma boa camera, tem uma função para esportes onde ela mede o foco em movimento para fotografar algo que se afasta ou aproxima da camera rapidamente.
 O foco NÃO é lento, é bem mais rápido que a maioria das compactas que eu conheço, e muito preciso tbm

Macro: Seu limite é um objetivo de menor que 1cm (só a iluminação é chata, o flash deixa sombra da lente em coisas pequenas como abelhas, pra isso vc da uma de magaiver e monta um trambolho direcionador de luz pro flash)
Longa distância: O Limite para um objetivo de uns 20cm é de uns 20m

Fotos em sequência: (tem detecção de rostos)
Muito boa, rápida e fácil, só ela demora um pouco pra gravar as fotos, o limite é 10 fotos por segundo (10 fotos e para pra gravar), mas demora uns 3s pra gravar as fotos (o que é oficialmente um grande problema), ela tbm antecipa o foco de objetivos e movimento (não lembro o nome da função pq nunca preciso usar)
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, 23:58:34 por Kong »
Sony DSC-HX1, Nikon D90 e Gambiarras / Projeto de fotógrafo amador


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2011, 14:36:26
Compra um T3!
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2011, 15:49:32

Fotos em sequência: (tem detecção de rostos)
Muito boa, rápida e fácil, só ela demora um pouco pra gravar as fotos, o limite é 10 fotos por segundo (10 fotos e para pra gravar), mas demora uns 3s pra gravar as fotos (o que é oficialmente um grande problema)...

Só uma correção:
Para gravar as 10 fotos demora uns 15 segundos, e não 3. E olha que o meu cartão é o High Speed...




mauricioh, seguinte:

Tenho as duas, W35 e HX1, então falo como dono mesmo, não como leitor. Vou responder na ordem dos seus comentários.

A HX1 não é semi-profissional e muuuuuuuito menos profissional. A categoria dela é chamada de UZ (Ultrazoom). É uma câmera compacta, somada a alguns recursos mais complexos (manuais) e com um canhão tele objetivo amarrado no nariz  :D. Não que isso seja um problema, mas não se engane achando que esta guiando uma semi-pró.

A W35 é muito boa pro tamanho dela. Sugiro que pratique mais e estude os recursos da pequena. A minha sempre está a tira-colo, mesmo quando a irmã maior sai pra passear. Da uma olhada nesse meu tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56921.msg543124#msg543124 que as fotos nele são com a W35. Uso ela no modo programável e da pra fazer bastante coisa. Não tenho o que reclamar da pequena notável.

As opiniões sobre a HX1 são diversificadas mesmo. Profissional olha, acha um lixo; Amador olha, adora. São pontos de vista diferentes. Comparada a uma profissional, realmente é um lixo. Pra mim é uma maravilha moderna  :hysterical:.

A macro da HX1 é tão média quanto a da W35. Quanto ao zoom, é show de bola mesmo, da pra brincar bastante com os 20x ótico.

HX1 Lenta? Em que sentido? A HX1 faz 10 fotos em um segundo, o que da inveja na maioria das cams profissionais. Tudo bem que é no máximo 10 fotos e pára pra gravar, ficando uns 15 segundos gravando. Mas da pra fotografar um peixe saltando fora d'água e escolher o melhor momento do único segundo que ele ficou aparente.

Pra qualquer amador, uma UZ é divertimento na certa. Tem várias pra escolher. Uma tem sapata pra flash, outra filma em câmera lenta, outra faz panorâmicas, outra tem mais zoom, outra etc, etc, etc. Tem que avaliar o que realmente faz a diferença pra você.

Eu estava limitado na W35. Hoje, sinto-me limitado na HX1. Mas não tenho grana (ainda  :ok:) para subir mais um degrau (me aguarde T2i!!!) na escalada de câmeras. Mas uma coisa é verdade: tanto a HX1 quanto a W35 são ótimas câmeras, CADA UMA NO SEU SEGUIMENTO.

Sugiro estudar as opções com calma, sem esperar que alguém surja com a solução da sua dúvida, e se possível consiga uma emprestada para testar. Pelo menos pra mim, não é o tipo de investimento que eu gostaria de me arrepender depois.

Abraços e boas fotos!
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


Kong

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.901
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2011, 19:10:03
Só uma correção:
Para gravar as 10 fotos demora uns 15 segundos, e não 3. E olha que o meu cartão é o High Speed...
Tens rasão :ok: é que nunca chego a usar todos os 10 disparos.. sempre são uns 4 ou 5...
Sony DSC-HX1, Nikon D90 e Gambiarras / Projeto de fotógrafo amador


Thiagolula

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2011, 21:44:27
Uma perguntinha qui,

essa Hx1 com ela consigo filmar e mexer no foco da filmagem?

por exemplo, quero filmar alguém andando de bicicleta e quero começar o vídeo em um objeto e depois focar na bicileta,

ela oferece este recurso?

Agradeço... Obrigado. :ok:


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2011, 21:43:35
O Kinder respondeu muito bem a pergunta.
Tenho uma Panasonic Lumix FZ35, que também é deste seguimento e a diversão é garantida. Mas, assim como ele, também estou limitado e busco um up (D5000 ou T1i, quem sabe)

A propósito, as fotos da taturana ficaram show Kinder. Parabéns... :ok: