Autor Tópico: Dúvida cruel: qual destes modelos?  (Lida 2704 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Junho de 2011, 23:43:57
Amigos,

Estou pretendendo comprar uma "velhinha", e depois de muito pesquisar fiquei em dúvida entre as câmeras abaixo. A dúvida é basicamente por conta do formato das baionetas. Qual seria o mais adequado, considerando custo e qualidade das lentes?

- Olympus OM-1 (OM System)
- Canon AE-1 ou A-1 (FD)
- Pentax ME Super (Pentax K)
- Zenit 12XP (M42)

[]s,
Daniel
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2011, 23:51:41
Acho que a mais elogiada que vejo por aqui é a OM-1 e as lentes Zuiko  :ok:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2011, 03:14:54
Acho que a mais elogiada que vejo por aqui é a OM-1 e as lentes Zuiko  :ok:
Pois é... tenho lido muitas recomendações à OM-1... acho que vai ser mesmo por aí :)

Grato!
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


renatocpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2011, 11:34:39
Posso testemunhar a favor da Pentax ME Super e da Canon A1. Mas,um voto com louvor vai para a Nikon FM2.
renatocpaiva


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2011, 12:32:35
A melhor mesmo das de foco manual que tem preço "pagável" é disparada a Nikon FM2, sem a menor dúvida, acima dela temos as realmente top, como a Leica R6 mas custa uma $$$.

Dessas da lista, por experiência própria a OM-1 é a melhor, exatamente por 2 motivos, ela é 100% mecânica e as lentes Zuiko são todas boas. Em segundo lugar, a ME-Super pela versatilidade, preçoe facilidade de encontar lentes.

Embora as Canon A1 e AE1 sejam mais câmera do que a ME-Super, todas as três tem o mesmo problema que é não haver mais peças de reposição novas da parte eletrônica da câmera, ou seja, só conseguindo em sucata. Aí que entra a vantagem da ME-Super, que foi vendida em números algo como 10 vezes mais que as Canon, sendo portanto muito mais fácil de conseguir peças.

Outro fato que hoje em dia é relevante é poder ou não usar as lentes dessas câmeras em câmeras digitais. As lentes da Canon FD tem a distância de registro da lente menor que as de todas as DSLRs, portanto nao podem ser usadas nestas sem o uso do famigerado adaptador com ótica, que degrada muito a imagem. Fica horrivel. As outras, sejam OM, M42, Nikon-F ou Pentax K podem ser usadas com adaptadores sem ótica, mantendo a qualidade da lente. Eu evitaria as Canon FD.

As lentes da Zuiko são bem mais caras que as Pentax-K (falando em originais dos próprios fabricantes). As K são mais fáceis de serem encontradas e servem diretamente nas Pentax DSLR.

Difícil mesmo.

Por flexibilidade, preço e variedade de lentes, vá pela ME-Super. Se já tiver material OM, quiser uma câmera mecânica ou pretender compras as objetivas fixas da Zuiko, vá de OM-1 (As zooms da zuiko em geral não são das melhores).

Falando em Olympus, as recomendadas são as OM-1/2/4  não compre as que os números são de 2 ou 3 dígitos, são muito inferiores e são da série amadora.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2011, 14:50:57
esta aqui parece estar com um bom preço.mas antes de comprar faça varias perguntas para saber se está tudo ok.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-188987069-canon-a1-com-lentes-50mm-e-28-105-mm-ocasio-unica-_JM


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2011, 15:06:24
Pedro, Renato, Antonio e Marcos, fico muito grato pelas respostas.

Realmente é uma decisão difícil, então decidi por... não decidir :)

O Fernando expôs a realidade com muita propriedade, e resolvi optar por ficar com a Olympus OM-1, em um primeiro momento. Depois, com calma, pretendo buscar uma Pentax ME, e a médio/longo prazo, a Nikon FM2, que, em excelentes condições, está um pouco salgada para o meu orçamento atual.

Assim, apesar de não ter sido esta a intenção inicial, formarei minha pequena coleção de "velhas senhoras".

Marcos, já tinha visto esta no ML, mas o fato de não poder utilizar de vez em quando as lentes nas digitais pesou um pouco contra o sistema FD. Mas não está descartada, se no futuro aparecer alguma absolutamente impecável :)

[]s,
Daniel

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2011, 20:05:07
Só tome cuidado com algumas coisas sobre a OM-1

- A bateria é f**a de ser encontarada. A original de mercúrio não é mais fabricada, e as alcalinas que existem agora tem tensão diferente (1.5V contra 1.35V da de mercúrio). Mande ajustar a câmera para as alcalinas.

- A sapata de flash é removível e presa na câmera por uma rosca. Se apertar demais, a sapata racha e depois é complicadíssimo de achar outra do mesmo tipo. Existem 5 sapatas diferentes.

- A melhor é a OM-1N (das OM-1)

- Cuidado com a 50mm 1.8 só compre se o elemento de trás não tiver nenhuma mancha. Este elemento costuma dar um problema e vai ficando fosco e não tem jeito, só trocando. Fora isso é uma excelente lente.


Bem, agora volto pro sarcófago...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2011, 20:40:11
Só tome cuidado com algumas coisas sobre a OM-1

- A bateria é f**a de ser encontarada. A original de mercúrio não é mais fabricada, e as alcalinas que existem agora tem tensão diferente (1.5V contra 1.35V da de mercúrio). Mande ajustar a câmera para as alcalinas.

Já descobri um adaptador que soluciona o problema da bateria:
http://www.smallbattery.company.org.uk/sbc_mr9_adapter.htm

Enquanto não chega, aproveito para exercitar a Sunny 16 :)

Há relatos de que é possível utilizar uma bateria de 1.55V diretamente, com o fotômetro indicando 1 ponto acima do correto. Mas há o temor de queimar o galvanômetro se a câmera receber luz demais. Não vale o risco.

Mandar ajustar seria o ideal, mas não faço idéia se existe algum técnico confiável para o serviço por aqui. Se a regulagem for simples (por potenciômetro) e o acesso simples, posso fazer pessoalmente. Se a regulagem for no próprio galvanômetro, o risco de queima permanece, neste caso o melhor é mesmo o adaptador.

Citar
- A sapata de flash é removível e presa na câmera por uma rosca. Se apertar demais, a sapata racha e depois é complicadíssimo de achar outra do mesmo tipo. Existem 5 sapatas diferentes.

Boa dica. Tem algumas no eBay, mas não são nada baratas.

Citar
- A melhor é a OM-1N (das OM-1)

- Cuidado com a 50mm 1.8 só compre se o elemento de trás não tiver nenhuma mancha. Este elemento costuma dar um problema e vai ficando fosco e não tem jeito, só trocando. Fora isso é uma excelente lente.


Bem, agora volto pro sarcófago...

Estou fechando a compra de uma "não N", por uma questão de conveniência, pois aparenta estar em bom estado e o vendedor é de Brasília também. No meu caso, não faria grande diferença, pois não tenho intenção de usá-la com flash, que é onde está a maior diferença da versão N (LED indicador de flash pronto, e sincronismo automático).

A lente que acompanha é a 50mm 1.4. Ela sofre do mesmo problema da 1.8?

[]s,
Daniel
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2011, 23:00:28
Não, a 1.4 não tem o problema.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2011, 23:04:00
Não, a 1.4 não tem o problema.
Ótimo.

A propósito, obrigado pela "aula" :)

[]s,
Daniel
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2011, 23:31:19
Depois, com calma, pretendo buscar uma Pentax ME, e a médio/longo prazo, a Nikon FM2, que, em excelentes condições, está um pouco salgada para o meu orçamento atual.

Daniel,

Desculpe pelo comentário que farei. Se não ajudar, ignore-o.

Pensa bem se isto vai ser memso o mais conveniente: Olympus, Pentax e Nikon. Com o tempo é natural a gente querer montar um set completo dentro do sistema usado. Você terá três deles para fazer isso. Então... ou você gasta uma boa grana, ou vai sempre ficar pensando que lhe falta algo em alguma delas.

Note bem, não estou dizendo pra você não fazer isso, quero apenas sugerir que avalie bem essa questão. E lhe falo por experiência própria: certa época eu saí dando tiro pra todo lado, no escuro. Gastei muita munição e no fim voltei pra casa com muito pouco "macuco no emborná".
-22.352971,-48.775582


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2011, 23:59:28
Daniel,

Desculpe pelo comentário que farei. Se não ajudar, ignore-o.

Pensa bem se isto vai ser memso o mais conveniente: Olympus, Pentax e Nikon. Com o tempo é natural a gente querer montar um set completo dentro do sistema usado. Você terá três deles para fazer isso. Então... ou você gasta uma boa grana, ou vai sempre ficar pensando que lhe falta algo em alguma delas.

Note bem, não estou dizendo pra você não fazer isso, quero apenas sugerir que avalie bem essa questão. E lhe falo por experiência própria: certa época eu saí dando tiro pra todo lado, no escuro. Gastei muita munição e no fim voltei pra casa com muito pouco "macuco no emborná".

Braga,

Não há o que desculpar, seu comentário é muito válido.

Entretanto, realmente não tenho a intenção de montar sets completos em nenhum dos sistemas. Apenas uma ou duas lentes de maior destaque para cada., A OM-1, por exemplo, deve ganhar apenas mais uma GA, no futuro.

Investimento mais pesado, só mesmo em digital (para o desgosto de alguns, hehe).
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!