Autor Tópico: Filtro para a 7D (lente 24-105mm)  (Lida 1671 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Online: 30 de Junho de 2011, 20:10:06
Boa noite pessoal. Encomendei o "kit" acima e gostaria de saber qual é o filtro que devo colocar nela. Não é especificamente um filtro, mas deve ser assim que chamam, na verdade é o protetor para a lente (arranhão, poeira etc).

Grato.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2011, 21:21:30
Nossa, pesquisei alguns filtros e esse filtro poralizaded da Hoya é um espetáculo! Li a indicação do Gordon Lain sobre o MultiCoated HMC.

Não é algo barato, mas considerando todo o equipamento, considero um investimento bom!

Para quem já tentou um filtro desses (http://www.bhphotovideo.com/c/product/129976-REG/Hoya_X77CRPL_77mm_Circular_Polarizer_Super.html) ou outro poralizado, realmente tem tanta diferença ou é só um "marketing"??


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2011, 00:21:52
O que sugerem:

Um filtro somente de proteção ou compra logo um UV ou polarizado?

Alguma sugestão?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2011, 08:34:15
Não é necessário filtro para proteger a lente. Use o pará-sol para esse fim, mesmo à noite. Todo e qualquer filtro rouba luz e pode interferir na foto. Mas recomendo um polarizador, caso goste de natureza e paisagem, para aqueles dias de céu azul. Dá um up forte na foto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2011, 08:37:53
Obrigado pela sugestão. Pensei em um filtro para proteger não só de arranhões, mas de alguém colocar o dedo ou algo do tipo, e ao invés de limpar o elemento frontal, estaria limpando o filtro. Evitando assim qualquer tipo de arranhão.

O filtro polarizador é P-E-R-F-E-C-T, pra quem curte!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2011, 08:41:46
O pará-sol serve para tudo isso que vc falou.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2011, 09:41:21
Hyde, não acha que o para-sol deixa a câmera, que já não é pequena, maior ainda?

O legal que eu achei do filtro é que não se percebe a sua presença, dependendo da marca e qualidade. Agora não achei barato.

Tem gente que defende o uso e tem o lado oposto também. Mas eu vi umas fotos com um filtro polarizador e fiquei de boca a aberta.

 :D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2011, 09:50:41
Deixar, deixa... Mas há quem sustente que quanto maior a cam mais os clientes ficam  :eek: Esse cara é profissional. Inclusive sei de gente que coloca grip, mesmo sem a necessidade técnica dele, só para dar um ar mais robusto à cam.

Bons filtros não são baratos mesmo. E é muito melhor não usar nada do que usar um filtro fuleiro.

Polarizador é outra história. É um resultado que não se obtém com a pós. EMHO, nada substitui um bom polarizador.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2011, 11:23:56
bem.. TODAS as minhas objetivas PESSOAIS estão com UV HOYA HMC, isso desde sempre.. . Acontece das pessoas (e eu mesmo) meter o dedão na lente por descuido.

resumindo, IMHO: um filtro UV de boa qualidade não interfere com a imagem, não causa reflexão maior do que a própria lente em contra-luz (graças ao multicoat) e fica mais barato do que uma lente riscada ;)

já o polarizador, só mesmo para exteriores.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2011, 13:08:44
bem.. TODAS as minhas objetivas PESSOAIS estão com UV HOYA HMC, isso desde sempre.. . Acontece das pessoas (e eu mesmo) meter o dedão na lente por descuido.

resumindo, IMHO: um filtro UV de boa qualidade não interfere com a imagem, não causa reflexão maior do que a própria lente em contra-luz (graças ao multicoat) e fica mais barato do que uma lente riscada ;)

já o polarizador, só mesmo para exteriores.

Irado, veja esses filtros que encontrei. Qual você indicaria:

1) http://www.bhphotovideo.com/c/product/391169-REG/Hoya_XD77PROTEC_77mm_Clear_Pro_1.html -->> 62.38
2) http://www.bhphotovideo.com/c/product/648155-REG/Hoya_XHD77PROTEC_77mm_Hoya_HD_Clear.html -->> 91.13
3) http://www.bhphotovideo.com/c/product/391177-REG/Hoya_XD77UV_77_mm_Ultraviolet_UV.html -->>78.63
4) http://www.bhphotovideo.com/c/product/574276-REG/Hoya_XHD77UV_77mm_Ultraviolet_UV_Haze.html -->> 98.63
5) http://www.bhphotovideo.com/c/product/652134-REG/Hoya_A77UVC_77mm_Ultraviolet_UV_0_Haze.html -->> U$ 52.35
6) http://www.bhphotovideo.com/c/product/94134-REG/Hoya_X77UV_77mm_Ultraviolet_UV_0_Super.html --->> U$74.85

Eu ouvi dizer que os filtros HMC são os melhores, mas esse ai mais barato de 52.35 é tão pior assim?

O que acham?


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2011, 13:46:40
me pareceram apenas diferentes no marketing - rs. Analise cuidadosamente e prefira qualquer deles que - palavra mágica - sejam multicoated; é um processamento especial onde camadas variadas de fluoreto de magnésio são depositadas sobre o vidro, em ambiente de alto vácuo. Não é um processo barato, mas afinal, o custo de uma lente é bem maior do que um Hoya HMC.  Se for um multicoat sobre ultra-thin glass, melhor ainda.

BTW, um esclarecimento: por melhor que seja um revestimento, AINDA ASSIM ficamos sujeitos às leis de ótica: superficies são refletivas, parte da luz se perderá no primeiro impacto e alguma coisa mais na passagem ENTRE superficies (ar->vidro->vidro->ar).  Mesmo assim, vale a pena. A não ser que vc seja um físico pesquisador com um ENORME laboratório à disposição, isso não vai importar (risos).
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2011, 15:12:31
me pareceram apenas diferentes no marketing - rs. Analise cuidadosamente e prefira qualquer deles que - palavra mágica - sejam multicoated; é um processamento especial onde camadas variadas de fluoreto de magnésio são depositadas sobre o vidro, em ambiente de alto vácuo. Não é um processo barato, mas afinal, o custo de uma lente é bem maior do que um Hoya HMC.  Se for um multicoat sobre ultra-thin glass, melhor ainda.

BTW, um esclarecimento: por melhor que seja um revestimento, AINDA ASSIM ficamos sujeitos às leis de ótica: superficies são refletivas, parte da luz se perderá no primeiro impacto e alguma coisa mais na passagem ENTRE superficies (ar->vidro->vidro->ar).  Mesmo assim, vale a pena. A não ser que vc seja um físico pesquisador com um ENORME laboratório à disposição, isso não vai importar (risos).

Aquele carequinha (Gordon Laing) do cameralabs.com recomenda que seja HMC, isso é referente ao MultiCoated?


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2011, 17:10:54
sim, é. As diferenças são explicadas aqui: http://www.photofilter.com/hoya_filter_information_page.htm

lá vc verá que o indice de transmissão dos HMC é de 97%, enquanto nos Super-HMC é de 99.7% (karakoles). Nunca vi um "super" pessoalmente.. devem até existir mas aí (acho) é questão de fé mesmo.

saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]