Autor Tópico: relação flash x velcidade doobturador  (Lida 2575 vezes)

amboni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 04 de Julho de 2011, 15:28:38
Alguém pode me ajudar nessa? Tento fotografar pássaros usando flash e não consigo "congelar" o movimento das asas, elas ficam borradas.. A velocidade do  obturador não passa de 1/200. (nikon D90 com sb 900). Como faço para disparar o flash com veloc. de 1/1250. Isso é possível?


nomura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2011, 19:45:31
Se vc está com uma nikon d90 basta ir ao menu de definições personalziadas (simbolo de um lápis)  / bracketing / Flash /  FP auto (ligado).


amboni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2011, 18:14:11
Muito obrigado. Vou tentar...


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2011, 14:08:08
Se vc está com uma nikon d90 basta ir ao menu de definições personalziadas (simbolo de um lápis)  / bracketing / Flash /  FP auto (ligado).

não entendi, Nomura , se der me explica ???  :ponder:
pode resumir é claro  :D

Para mim o Bracketing de flash era tipo de bracketing que varia a saída do flash em uma série de imagens.

Na minha época de película o bracketing era uma mudança da exposição em 3 níveis , um na media ,outro acima e outro abaixo , isso era para dar mais certeza da exposição correta em certos trabalhos que tinham que ter mais precisão , o ruim é que gastava mais fotograma...rsrsrs


voltando ao tópico :

para mim o sincronismo máximo dessas câmeras é definido de fabrica , não conheço modo para aumentar
eu aconselho também é tentar usar o método de panning

para congelar uma asa em pleno voo eu lembro que é de 1 / 1000 seg. para cima ,as desconheço uma DSLR dassas comum que tenha esse sincronismo para o flash


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2011, 14:42:34
Para mim o Bracketing de flash era tipo de bracketing que varia a saída do flash em uma série de imagens.

Na minha época de película o bracketing era uma mudança da exposição em 3 níveis , um na media ,outro acima e outro abaixo , isso era para dar mais certeza da exposição correta em certos trabalhos que tinham que ter mais precisão , o ruim é que gastava mais fotograma...rsrsrs


voltando ao tópico :

para mim o sincronismo máximo dessas câmeras é definido de fabrica , não conheço modo para aumentar
eu aconselho também é tentar usar o método de panning

para congelar uma asa em pleno voo eu lembro que é de 1 / 1000 seg. para cima ,as desconheço uma DSLR dassas comum que tenha esse sincronismo para o flash

Lee Oliveira.. a opção de elevar a velocidade de sincronismo do flash na D90 deve estar neste menu, e não necessariamente é uma função de bracketing... na D300s está em outro local.

Da D80 para frente, é possível alterar a velocidade de sincronismo do obturador com o flash, mas isto provoca uma queda na potência o clarão, pois o flash será disparado múltiplas vezes (imperceptível), logo seu alcance fica muito limitado...

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2011, 22:29:14
Lee Oliveira.. a opção de elevar a velocidade de sincronismo do flash na D90 deve estar neste menu, e não necessariamente é uma função de bracketing... na D300s está em outro local.

Da D80 para frente, é possível alterar a velocidade de sincronismo do obturador com o flash, mas isto provoca uma queda na potência o clarão, pois o flash será disparado múltiplas vezes (imperceptível), logo seu alcance fica muito limitado...

 :ok:

Fransergio valeu!!! muito legal isso..voce sabe até quanto de velocidade da para usar e qual distancia ele vai funcionar?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2011, 13:29:02
Para a sincronização total dos 2, 1: Ou vai para as bridges e point and shot (por conta do obturador eletrônico) ou para as MF's e GF' (por conta do obturador em folha). Para os usuários de DRLR, que tem a qualidadeXpraticidade do equipo à disposição é uma escolha inglória... Se for para as primeiras, perde-se qualidade. Se for para a segunda, perde-se praticidade.
SE a velocidade de sincronismo fará grande diferença de qualidade e SE essa diferença se transformar em $$$$$, evidentemente a escolha natural é uma MF. ACHO que a Pentax 645D tem a opção de sincronismo em alta velocidade (necessário confirmação).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova