Autor Tópico: NOVO REGULAMENTO DO CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO 2011  (Lida 6950 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 04 de Julho de 2011, 16:06:19
Para darmos continuidade ao CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO, algumas mudanças nas regras foram necessárias, sendo assim, favor considerarem o regulamento abaixo:

REGULAMENTO DO CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO

1. Formatação: O concurso será anual em formato de gincana e se dará em 10 etapas, sendo uma por mês.
1.1. A fase de qualificação de cada etapa será formada por 01 (uma) única rodada de votações, em que todos concorrerão contra todos.
1.1.1. A foto com maior votação será sagrada campeã da etapa e fará parte do Hall of Fame.
1.1.2. As fotos de cada etapa receberão a seguinte pontuação de acordo com a classificação final obtida:
   1º - 10 pontos
   2º - 8 pontos
   3º - 6 pontos
   4º - 5 pontos
   5º - 4 pontos
   6º - 3 pontos
   7º - 2 pontos
   8º - 1 ponto

1.3. Os participantes só poderão ser identificados ou listados depois de concluída a votação da fase final de cada etapa.
1.4. O participante que identificar sua foto durante o andamento de uma determinada etapa será automaticamente desclassificado daquela etapa pela banca.
1.5. A etapa de número 10 (dez) terá pontuação dobrada.

2. Inscrição: A inscrição se dará por meio de envio da foto, dentro das especificações, para o e-mail indicado no tópico de abertura da etapa do concurso.
2.1. A abertura de cada etapa deverá ser anunciada na sala de concursos até o dia 05 (cinco) de cada mês, acompanhada do tema específico da etapa, de eventuais premiações e qualquer outra informação que se faça necessária para o bom andamento da mesma.
2.2. A imagem deverá ser enviada com dois arquivos em anexo (um em JPG de alta resolução com até 3MB e um JPG com 800 pixels em seu lado maior) acompanhados do nome completo do autor, seu endereço completo, telefone para contato, e-mail e seu nome de usuário no fórum.
2.3. As imagens não poderão conter bordas, molduras, assinaturas ou nenhuma outra marca visível que possa identificar o participante.
2.4. As imagens não poderão ter sido expostas anteriormente no Mundo Fotográfico.
2.5. O arquivo JPG de alta resolução deverá vir com os dados EXIF integrais.
2.6. O arquivo JPG de 800 pixels de lado maior deverá ter seus dados EXIF retirados antes do envio.
2.7. Imagens que estejam fora das especificações dos itens 2.2, 2.3, 2.4, 2. 5 e 2.6 da inscrição, serão notificadas aos participantes, que terão até o prazo máximo de inscrição para reenviar a MESMA imagem dentro das especificações.
2.7.1. Caso o participante não reenvie a imagem no prazo determinado sua imagem estará automaticamente desclassificada.
2.7.2. Valerá como data de postagem a data de envio da imagem dentro das especificações.
2.8. As imagens poderão ser enviadas para o e-mail da organização do concurso apenas no período entre o anúncio de abertura da etapa e à 00:00h do dia 20 (vinte) do mês correspondente à mesma.
2.8.1. Imagens enviadas fora do prazo não serão aceitas.
2.8.2. Para todos efeitos vigora para este regulamento o horário oficial de Brasília.
2.9. É permitido o envio de apenas 1 foto por participante para cada etapa do concurso.
2.10. Não é permitido alterar uma imagem já enviada e aceita.
2.11. A participação é livre e gratuita para qualquer membro cadastrado no fórum Mundo Fotográfico.
2.12. As imagens inscritas não poderão ser fruto de montagens ou manipulações que exijam Layers, máscaras ou qualquer outra ferramenta que permita edições de forma localizada.
2.12.1. Ajustes tonais e de nitidez, conversões em duotone e correções de contraste e brilho são aceitos e encorajados desde que não venham a ferir a regra 2.12.
2.12.1.1. Imagens que alterem as características da cena de forma significativa através de manipulação poderão ser desclassificadas.
2.13. É terminantemente proibida a participação de todos os Moderadores do fórum Mundo Fotográfico.
2.14. O participante pode se inscrever em uma etapa mesmo que tenha deixado de participar de etapas anteriores, podendo disputar o prêmio final se obtiver a pontuação necessária para isso.
2.15. O participante assume total responsabilidade pela divulgação das imagens de terceiros contidas em suas fotos inscritas no concurso.
2.15.1. Recomenda-se que o autor tenha em mãos a autorização para o uso da imagem dos retratados.
2.15.2. Caso haja nudez, total ou parcial, na foto submetida ao concurso, é obrigatório o envio de cópia escaneada da autorização de uso e publicação da imagem, além de cópia escaneada de documento de identificação com foto do(s) retratado(s), sob pena de desclassificação da etapa.
2.15.3. Os documentos acima listados ficarão sob guarda da Equipe de Moderação do Mundo Fotográfico, para posterior utilização, se necessário, com a garantia de sigilo absoluto dos dados e da identidade do(s) retratado(s).

3. Julgamento: O Julgamento será realizado via voto popular.
3.1. Apenas os membros cadastrados do fórum Mundo Fotográfico poderão votar.
3.1.1. Cada membro terá direito a 1 (um) voto por etapa, nominalmente, em lista aberta.
3.1.1.1. O membro participante da etapa terá direito a voto, mas NÃO poderá votar em sua própria foto.
3.1.1.2. A criação de novas contas para fraudar as votações será punida com  desqualificação da foto e até mesmo expulsão do fórum.
3.1.1.3. Os votos serão monitorados por logs completos para ser possível rastrear e identificar fraudes.
3.1.1.4. Em caso de dúvidas sobre a veracidade de um determinado grupo de votos uma banca de moderadores deverá ser convocada, em sigilo, para verificar o ocorrido.
3.2. O moderador responsável pelo concurso pode desclassificar uma foto que não atenda aos requisitos deste regulamento.
3.2.1. Quando o quesito for subjetivo ou descrito imprecisamente no regulamento o moderador responsável pelo concurso deverá submeter à imagem a uma banca de moderadores que poderá, neste caso, desclassificar uma dada imagem.
3.3. Em caso de empates nas etapas o critério de desempate será que a primeira imagem a ser enviada sagra-se vencedora da fase empatada.
3.4. Tema é um quesito desclassificatório.
3.4.1. Os temas não poderão ser modificados no decorrer do concurso.
3.4.2. O moderador do concurso pode, a qualquer momento, convocar por sorteio uma banca de 3 moderadores, para julgar se uma dada imagem atende ou não ao tema proposto.
3.4.2.1. O julgamento da banca levará em conta, exclusivamente, o tema proposto no post de abertura do concurso e seus textos ou imagens de referência, cabendo a cada membro apresentar sua interpretação do mesmo.
3.4.2.2. Caso a banca julgue uma imagem fora do tema ela estará automaticamente desclassificada.
3.4.2.3. Os moderadores sorteados na abertura de uma banca não poderão participar da etapa para a qual foram sorteados, caso o membro da banca já tenha apresentado uma foto essa será automaticamente desclassificada.
3.4.2.4. Os moderadores sorteados para uma etapa não participarão dos sorteios seguintes, até que se esgotem as opções.
3.4.2.5. A abertura da banca não é obrigatória e sua formação só se dará mediante solicitação do moderador dos concursos.
3.4.3. Para desclassificação da imagem o julgamento da banca deverá ser unânime, com a imagem não atendendo à interpretação de nenhum de seus membros.
3.4.3.1. O moderador de concursos não pode desclassificar uma foto por inconsistência com tema se não através da banca.
3.5. O prazo das votações de cada fase será de 08 (oito) dias a contar do início da votação, encerrando-se à 00:00h no dia 29 (vinte e nove) de cada mês, exceto no mês de fevereiro cuja votação encerar-se-á no dia 1º (primeiro) de março.
3.6. As votações serão realizadas na sala de concursos do fórum mundo fotográfico.
3.7. É permitido (e até recomendado) postar opiniões sobre as fotos durante as votações
3.7.1. As opiniões não poderão identificar o autor da foto durante o andamento do concurso.
3.8. O moderador deverá identificar os participantes ao término das votações de cada etapa, assim como as pontuações atribuídas para cada participante no somatório para o concurso anual.
3.9. Uma tabela com a pontuação acumulada de cada participante ficará disponível na sala de Concursos do Fórum para consulta.
3.10. Será considerado como campeão do concurso o fotógrafo que tiver acumulado a maior pontuação ao término das 11 etapas mensais.
3.10.1. Em caso de empate será sagrado campeão o fotógrafo que obtiver o maior número de vitórias nas etapas, caso mantenha-se o empate o  desempate se dará pelo maior número de segundos lugares nas etapas e assim sucessivamente até que se obtenha o campeão geral.

4. Categorias: Não há divisão de categorias ou subcategorias.

5. Premiação:
5.1. A premiação básica para o ganhador de cada etapa consistirá em participar do Hall of Fame da sala de concursos.
5.2. A premiação básica para o grande campeão do ano consistirá na divulgação de todas as suas fotos enviadas no decorrer do concurso no Hall of Fame.
5.3. A banca poderá propor prêmios individuais para as etapas do concurso, desde que os prêmios sejam devidamente anunciados na abertura da etapa.
5.4. A banca poderá organizar uma exposição (virtual ou física) com as fotos ganhadoras de cada etapa, assim como com as fotos enviadas pelo grande campeão durante o ano.
5.5. A banca poderá atribuir prêmios para o grande campeão anual do concurso, que poderão ser acumulados e anunciados no decorrer do ano.

Casos omissos a este regulamento poderão ser julgados por uma banca convocada pelo moderador responsável e adicionados a este regulamento a qualquer tempo.
Em caso de necessidade de alteração de casos previstos neste regulamento estas vigorarão a partir da etapa seguinte, permanecendo para as etapas em andamento as normas que estavam em vigor na data de anúncio dos mesmos.


A T EN Ç Ã O:

Este concurso passará a ter 10 etapas e não 11 como era a proposta anterior. Continuando o tema central CHICO BUARQUE EM 10 FRAMES. Porém, cada etapa terá uma palavra em destaque sugerindo a execução das fotografias e as mesmas devem  estar de acordo com ela ou com a música como um todo.

A abertura da 6ª Etapa acontecerá amanhã, 05/07. Lembrando que a pontuação das etapas anteriores continuam como estão.


« Última modificação: 04 de Julho de 2011, 18:12:02 por elis »


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2011, 16:06:46
Rápido tutorial de como retirar metadados (EXIF) das fotos:


No Lightroom no momento da exportação selecione a opção “Minimize Embedded Metadata/Minimizar Metadados Incorporados”, assim:




______________________
Para quem usa o plugin ‘Mogrify’ deve-se selecionar a opção “Strip all metadata from exported image”, assim:



______________________
No PS CS5 usa-se as teclas de atalho ‘Alt+Shift+Ctrl+S’; ou, clica-se no Menu ‘Arquivo/File’ -> ‘Salvar para Web e Dispositivos/Save for Web & Devices’, assim:



elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2011, 16:07:22
AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM
 
Pelo presente instrumento particular (colocar nome do(a) modelo, nacionalidade, estado civil, profissão); RG nº XXX; CPF nº XXX; residente à (colocar endereço) doravante denominada LICENCIANTE, e (colocar seu nome, nacionalidade, estado civil, profissão); RG nº XXX; CPF nº XXX; residente à (colocar endereço), doravante denominada LICENCIADA, têm entre si justo e acertado o que segue:
1. A LICENCIANTE autoriza a LICENCIADA a utilizar sua imagem fixada na obra adiante especificada:
Material fotográfico no formato de ensaio, em suporte digital e/ou físico.
2. A presente autorização confere a LICENCIADA o direito de usar a imagem da LICENCIANTE fixada na obra acima discriminada como ilustração de (definir a finalidade do uso da foto; ensaio fotográfico para aprimoramento profissional; concorrência em concurso fotográfico; divulgação do trabalho da LICENCIADA na World Wide Web; e, produção de documentos de hipermídia ) durante o prazo máximo de (determine o prazo; 10 (dez) anos).
3. A LICENCIANTE não poderá exigir direitos autorais da LICENCIADA sobre qualquer das imagens captadas, sempre que a fixação desta tenha sido especialmente feita para os fins desta autorização.
4. A LICENCIANTE recuperará todos os direitos aqui cedidos sobre sua imagem fixada em obra que não tiver sido publicada após 1 (um) ano da data deste instrumento, mediante simples carta da LICENCIANTE à LICENCIADA solicitando a revogação da autorização para aquela parte da obra.
5. A presente autorização confere direitos exclusivamente à LICENCIADA, obrigando-se a LICENCIANTE a não autorizar para terceiros a utilização das imagens obtidas através desta autorização, salvo a anuência escrita da LICENCIADA.

Local, data.
_______________________________________
LICENCIANTE
CPF nº

_______________________________________
LICENCIADA
CPF nº


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2011, 16:19:11
Lembrando que o novo regramento só alterou a quantidade de votos (subitem 2.9) e a quantidade de etapas a serem disputadas (item 1 e subitem 1.5). No mais, o regramento se mantém inalterado.

Boa sorte aos participantes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2011, 17:50:02
E agora existe "lembrete" do concurso no banner...  :D


ROBERTO DIOGO

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 287
  • Sexo: Masculino
  • NIKON D80 - D200 - D300
    • www.flickr.com/photos/robertodiogo
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2011, 19:02:32
êba!!!!!!!!!!! :clap: :clap: :clap:
www.flickr.com/photos/robertodiogo
Nikon D80 - D200 - D300
Sigma 135-400mm,  Nikkor 18-55mm, Sigma 70-300mm, Nikkor  50mm 1.8,  Sigma   28-80mm,
Sigma   24-70mm 2.8, Zenit 35mm - Adaptado, Sigma 3.5 28-200mm.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2011, 13:38:02
Algumas dúvidas já foram sanadas no tópico anterior. Favor consultá-lo para esclarecimentos. Dúvidas adicionais podem ser retiradas aqui nesse tópico.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=52659.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova