Autor Tópico: Iluminação com luz continua.  (Lida 12222 vezes)

Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #30 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:37:35
Minha dúvida mesmo seria entre Flash e Luz continua... pq as vezes com o estouro do flash eu perdia muita informação do tecido, e a foto acabava sendo inutilizada...
Alguns tecidos mudam de tom de acordo com a luz, e com o flash eu perco esse efeito. Minha duvida é, com a luz continua eu vou conseguir pegar o efeito do tecido?

Adriano, trabalhar com luz contínua possum um diferencial com relação ao flash que é poder fotometrar com a câmera.. o que com o flash é necessário um fotômetro de mão (ou fazer os cálculos manualmente mesmo)... acredito que, fora isto, os problemas de estouros continuarão os mesmos.

Se for um tecido com um índice de reflexão muito alto, você deverá ter uma fonte de luz grande (ou várias pequena) para distribui-la de maneira uniforme e manter a informação no assunto desejado.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 10 de Agosto de 2011, 09:58:02
Bom Dia pessoal...

leonobox, ta aih um exemplo....


Esse material aih, ele tem tipo gliter e brilha bastante... porém na foto não tem brilho nenhum! Ela está até um pouco subexposta, fiz isso pra ver se aparecia alguma coisa do brilho, mas não adiantou muito.
Pensei em escanear ela, mas no final das contas acabamos por subtituir por outro material...

Abraço


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #32 Online: 10 de Agosto de 2011, 10:33:44
Bom Dia pessoal...

leonobox, ta aih um exemplo....

Esse material aih, ele tem tipo gliter e brilha bastante... porém na foto não tem brilho nenhum! Ela está até um pouco subexposta, fiz isso pra ver se aparecia alguma coisa do brilho, mas não adiantou muito.
Pensei em escanear ela, mas no final das contas acabamos por subtituir por outro material...

Abraço

E viva o controle de conteúdo que não me permite ver fotos do flickr e de um monte de outros hosts... mas vamos lá.

Quando o material fotografado é muito reflexivo, uma das alternativas é aplicar um spray anti-reflexo em conjunto com bons difusores.. não sei como esta solução ficaria no tecido com as características que você descreveu.

Agora não compreendi.. você queria o brilho do tecido, mas o brilho do gliter é basicamente um estouro nos pixels da imagem... é isto mesmo que você queria?

 :shock:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #33 Online: 10 de Agosto de 2011, 10:56:01
Esse material aih, ele tem tipo gliter e brilha bastante... porém na foto não tem brilho nenhum! Ela está até um pouco subexposta, fiz isso pra ver se aparecia alguma coisa do brilho, mas não adiantou muito.
Pensei em escanear ela, mas no final das contas acabamos por subtituir por outro material...
Abraço

Ola Adriano, então, mas que esquema de luz você usou? uma vez para conseguir destacar o brilho das lantejoulas e glitter em um figurino de dança do ventre eu usei um esquema com um softbox grande e a segunda luz com um snoot longo e  espelhos pequenos para refletir a luz e dar brilho nos detalhes, mas ai só fazendo experimentos pra ver como ficaria  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #34 Online: 10 de Agosto de 2011, 11:04:10
Leo, de fato, "todo e qualquer" é exagerado. Mas uma tenda de luz ou uma ATP (Adaptação Técnica Personalíssima), como a que vc fez, ajuda bastante na maioria dos casos.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #35 Online: 10 de Agosto de 2011, 13:49:13
"Certo mais como o pessoal já havia comentado ai em cima o "dimmer" pode ser usado com luz flourescente?"
:no:
NÃO.. nem tente. Embora a fluorescente nos "pareça" contínua, NÃO É. Não vou entrar em detalhes, e ("data vênia") peço para que me acredite: não fará bem ao "dimmer" (normalmente "torra" o triac) nem à lâmpada.

nota: não vou entrar em detalhes técnicos, poupem-se.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 10 de Agosto de 2011, 14:51:06
E viva o controle de conteúdo que não me permite ver fotos do flickr e de um monte de outros hosts... mas vamos lá.

Quando o material fotografado é muito reflexivo, uma das alternativas é aplicar um spray anti-reflexo em conjunto com bons difusores.. não sei como esta solução ficaria no tecido com as características que você descreveu.

Agora não compreendi.. você queria o brilho do tecido, mas o brilho do gliter é basicamente um estouro nos pixels da imagem... é isto mesmo que você queria?

 :shock:

Eu usei 2 flashs um com soft e outro com um soft improvisado com folhas de papel vegetal...!

É, eu preciso de pontos de brilho sem perder a cor e textura do material!
Infelizmente eu não tenho os materiais aqui comigo, senão eu tiraria outras fotos de exemplo.

Mas então um estudio de luz continua não iria me resolver muita coisa... se fizesse total diferença valeria a pena, mas como não faria mta diferença vou usar os flashs e fazer o possivel para sair o mais proximo do real.

Obrigado gente!




irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #37 Online: 10 de Agosto de 2011, 19:01:46
Mas então um estudio de luz continua não iria me resolver muita coisa... se fizesse total diferença valeria a pena, mas como não faria mta diferença vou usar os flashs e fazer o possivel para sair o mais proximo do real.

experimente luz contínua E filtro polarizador. O ideal seriam as luzes cobertas com filme polarizador E o filtro, mas acho que (se achar) vai custar uma nota preta

uma vez comprei vários do edmund scientific mas parece que não tem mais:

http://www.scientificsonline.com/experimental-quality-film-polarizers.html
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Agosto de 2011, 08:55:39
Pois então, o que usar de luz contínua?

Essas luzes brancas como as da foto do leonobox?


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #39 Online: 21 de Agosto de 2011, 22:24:28
Eu queria uma dica de um bom material pra difusor caseiro... alguém!?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #40 Online: 22 de Agosto de 2011, 00:03:02
Tnt ou outro tecido branco fino.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Agosto de 2011, 07:47:39
Papel vegetal é bom tbm...!


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #42 Online: 22 de Agosto de 2011, 08:26:14
ééé vegetal/manteiga me falaram em outro tópico... essa de tecido fino eu nuum sabia... trabalho em uma estamparia, e tem tecido de sobra aos montes... vou pegar uns e testar anoite!! =)


lukaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • Gtek Iluminadores
Resposta #43 Online: 29 de Agosto de 2011, 21:56:10
Seguem minhas duvidas sobre o assunto

 - Difusor de acrílico (tem acrilico "leitoso" / difuso ) funcionaria?
 - Pq nao utilizar iluminacao com leds? Dimmer para led é coisa bem simples..

t+

AT,
Luis Carlos.
http://www.gtek.ind.br


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #44 Online: 30 de Agosto de 2011, 09:26:30
Eu iria de tocha.
Tecido tem como você utilizar tocha para o trabalho.
Se estourou, diminua a pontecia!