Autor Tópico: Iluminação com luz continua.  (Lida 12266 vezes)

leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2011, 23:24:19
Com a base que o Leon mostrou esquenta menos pq a luz é mais concentrada e tem uma gradezinha para circulação do ar, além de pode utilizar vários acessórios Atek (bandeiras, parabólicos, snoot, entre outros... mas assim mesmo esquenta. Já com os "holofotes" tabajara da Sta Ifigênia esquenta bastante mesmo o ambiente.
Esse bagulhinho pra controlar a intensidade de luz se chama "dimmer" e vc encontra por cerca de R$ 25,00.
Tem também umas mesas de iluminação com 4 canais... que na verdade são 4 controles independentes para cada lâmpada... por cerca de R$ 250,00 na Sta Ifigênia (é mais profissa)... mas isso só p/ controlar a intensidade, sem considerar o custo das próprias bases de luz.

Certo mais como o pessoal já havia comentado ai em cima o "dimmer" pode ser usado com luz flourescente?
Ou só com Incandecente? eu acho que gastar muito dinheiro com mesas e etc não é muito o futuro, por enquanto entende? eu só quero algo para estudar!
Obrigado amigo pela atenção.
Abraço
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2011, 01:28:30
"Certo mais como o pessoal já havia comentado ai em cima o "dimmer" pode ser usado com luz flourescente?"

Leandro...
Que eu saiba, luz fluorescente não pode ser controlada por dimmer.
Só incandescente.
Mas incandescente, com ou sem dimmer...  na hora H...  na hora dos cliques (e não me venha dizer que são apenas um ou dois cliques... que não vai dar tempo de esquentar a cara da modelo), pois o que tá rolando...  bem... imagine... tá no início de fevereiro, no verão do Rio de Janeiro e aí... estão lá...  são dois pontos holofotes de luz, um ponto de 500 watts e outro de 250 watts na diagonal da cara...  de cara para a modelo e aí...  clica, clica e...  espera a maquiagem derreter..?
Não, claro que não... a sala tem que ter um ar condicionado béeeem potente, a la pólo sul.
Quem estiver fora do facho de luz, que use casaco a la pinguim.
Custa luz.
Mas, dependendo da época do ano... da cidade... pode valer à pena.
Às vezes eu até gosto de luz contínua, mas o flash...
Nada contra o calor... na praia, OK..?!
Abçs.
JQueiroz.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2011, 06:25:49
Apenas corrigindo informações que costumam ser tidas como escritas em pedra: há sim dimmer específico para fluorescentes. Não sei o nome do produto, mas existe sim.


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2011, 08:47:20
"Certo mais como o pessoal já havia comentado ai em cima o "dimmer" pode ser usado com luz flourescente?"

Leandro...
Que eu saiba, luz fluorescente não pode ser controlada por dimmer.
Só incandescente.
Mas incandescente, com ou sem dimmer...  na hora H...  na hora dos cliques (e não me venha dizer que são apenas um ou dois cliques... que não vai dar tempo de esquentar a cara da modelo), pois o que tá rolando...  bem... imagine... tá no início de fevereiro, no verão do Rio de Janeiro e aí... estão lá...  são dois pontos holofotes de luz, um ponto de 500 watts e outro de 250 watts na diagonal da cara...  de cara para a modelo e aí...  clica, clica e...  espera a maquiagem derreter..?
Não, claro que não... a sala tem que ter um ar condicionado béeeem potente, a la pólo sul.
Quem estiver fora do facho de luz, que use casaco a la pinguim.
Custa luz.
Mas, dependendo da época do ano... da cidade... pode valer à pena.
Às vezes eu até gosto de luz contínua, mas o flash...
Nada contra o calor... na praia, OK..?!
Abçs.
JQueiroz.


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
A lá polo norte foi legal!
rs,rs,rs,sr realmente deve incomodar a luz forte de frente batendo e esquentando a modelo.
Porem, a foto que eu quero fazer é algo simples, é mais para efeito de estudos entende?
Eu quero fazer algo desse tipo para poder economizar.
Ou é melhor ir de vez para uma tocha?

Abração
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2011, 08:49:18
Apenas corrigindo informações que costumam ser tidas como escritas em pedra: há sim dimmer específico para fluorescentes. Não sei o nome do produto, mas existe sim.

Ai ta certo, eu vou procurar esse fim de semana e disponibilizar essa informação tão valiosa.
Abraço e valeu pelo comentário.
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #20 Online: 08 de Julho de 2011, 14:07:55
Apenas corrigindo informações que costumam ser tidas como escritas em pedra: há sim dimmer específico para fluorescentes. Não sei o nome do produto, mas existe sim.

Existe mas depende do reator, tem que tomar cuidado com dimmer comum em lâmpada fluorescente comum. Isso pode ser perigoso.

Na boa, se é para estudar faça um curso que é um dinheiro melhor investido. Gambiarra com iluminação não vai servir se o objetivo é aprender, serve para still e só. Sem contar que hoje vc encontra flashes razoáveis por um preço bom. Tem flash por menos de R$200,00 é só olhar nos classificados daqui mesmo.

Um bom investimento:

http://www.guiaphotos.com.br/livroseditora/iluminacao2/iluminacao.html

[ ]s

Formel


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #21 Online: 08 de Julho de 2011, 17:27:05
Vi auditórios de grandes órgãos (daqui de Brasília) com esse recurso nas fluorescentes. Não sei como chama esse "dimmer" ou se chama assim, mas sei que existe algo que diminui a potencia, mas provavelmente não é pela redução na tensão (como nos dimmers comuns) mas pelo aumento da frequencia, junto da inclusão de ciclos (da frequencia) vazios.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 09 de Agosto de 2011, 07:38:08
Reerguendo esse topico para tirar uma duvida...

A um tempo atraz fiz algumas fotos para uma empresa de tecidos, sinceramente eu achei meio estranho mas aceitei o desafio! (Topa tudo por Dinheiro kkkkk)
Então, eu fiz as fotos, eram por volta de 150 pedaços de tecidos, malhas, estampas e etc...

Eu apanhei, apanhei MUITO, pq tinha coisas lá que com o flash desaparecia, e na luz do dia não ficava como deveria ser!
Photoshop rolou e muito! Pra tentar buscar os detalhes pequenos que não apareciam de jeito nenhum na foto!

São tecidos com brilhos, com efeitos de cores de acordo com a luz é uma doidera!
Fiz as fotos entreguei e tdo certo!

Agora a empresa entrou em contato comigo pra fazer de novo as fotos...
Queria ver se, como o flash fez eu perder informação, uma luz continua iria me ajudar ou pelo menos melhorar? Nunca trabalhei com estudio de luz continua.

Abraço!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #24 Online: 09 de Agosto de 2011, 08:07:42
Se as peças couberem numa "barraca de luz" (light tent), tenho certeza de que facilitaria.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 09 de Agosto de 2011, 08:50:06
a peça pode ser cortada, não tem problema nenhum!

a minha duvida mesmo era se ficaria melhor ou não.

Obrigado,

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:40:00
Adriano, todo e qualquer 'Still' é facilitado com o uso de uma tenda de luz. Já vi (uma pena que não tenho o link) de uma gigantesca tenda que foi contruída especialmente para caber um carro. A foto do produto final era deslumbrante.
No teu caso em particular, as fotos dos tecidos podem (e devem, na verdade) serem trabalhadas para serem um still do tecido. Facilita muito quando se tem o domínio do uso da luz e reflexos dos produtos (quando desejados).

PS: Esqueci que foi vc quem fez aquele belo still de sandálias.  :doh: Ensinando missa a vigário. Foi maus...
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 09:48:43 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Agosto de 2011, 15:51:51
Pois então Hyde,

Minha dúvida mesmo seria entre Flash e Luz continua... pq as vezes com o estouro do flash eu perdia muita informação do tecido, e a foto acabava sendo inutilizada...
Alguns tecidos mudam de tom de acordo com a luz, e com o flash eu perco esse efeito. Minha duvida é, com a luz continua eu vou conseguir pegar o efeito do tecido?

Obrigado pelo elogio Hyde!

Abraço


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #28 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:28:42
... todo e qualquer 'Still' é facilitado com o uso de uma tenda de luz...

Dai tenho de discordar Hyde, pode se dizer que muito still é facilitado com o uso de tendas, mas cada caso é um  caso, quando comecei a fazer fotos ia muito nessa de montar uma mesa still, fazer caixas, tendas... hoje em dia em 99% das fotos que faço Still não uso nem tenda e nem mesa, mas claro que tem casos que são fundamentais para a execução da foto, tanto que comprei uma esses dias mas ainda não chegou...rs

Mas posta ai um exemplo do tecido que não ficou legal Adriano, pra gente ver essa perda de informação, tinha um site bem legal que mostrava vaaaaaarios esquemas de luz, com luz continua e flash, mas não to achando o link, inclusive tinha exemplo com tecidos, toalhas, camisetas... vou ver se acho aqui e posto o link  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #29 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:37:08
Nossa, falando isso até me fez lembrar de uns links que eu tinha aqui... direto do túnel do tempo..rs espia só nas gambiarras que eu fazia...rs







WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).